domingo, 31 de maio de 2009

Curtas;

(...) passadeira de pedra quase toda levantada!!?!!
(...) dá que pensar o abandono dos quintais dentro do povo??!??
(...) limites de Freguesia por assinalar?????
(...) uso do Poli dá vida à Feira!!!!!
(...) ribeira poluída não pode ser esquecida!!?!!

Continue lendo >>

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Musica de fim de semana

Os Táxi editaram no passado dia 22 de Maio o seu mais recente trabalho discográfico. Passados 22 anos sobre a sua separação, "Amanhã" encontra-se já disponível nos escaparates.
O Indigente dedica assim, como musica de fim de semana, um vídeo dos tempos de "ouro" dos Táxi.

Continue lendo >>

SC Santar - Novo espaço na web

O SC Santar mudou recentemente o endereço do seu espaço na internet para o seguinte:

http://scsantar.blogspot.com

Fica a explicação:

"O Sporting Clube de Santar mudou o seu espaço na internet. O servidor onde tínhamos anteriormente hospedado o nosso site vai acabar no final do corrente ano e por esse motivo resolvemos anteciparmo-nos e assim permitir aos nosso sócios e simpatizantes que continuem a ter um local na net onde podem saber informações sobre o clube.
Esperamos que seja do seu agrado."

Continue lendo >>

A força que nos faz continuar...

Ultimamente, alguns dos nossos visitantes, acham que o nosso espaço irá ter pouca durabilidade. Nós, Indigentes, já falamos entre nós sobre esse tema. Claro está que, este espaço não irá morrer assim. E digo assim porque, apesar de alguns comentários mais ríspidos em nossa direcção tem nos dado força e alento para continuar. Evocando um mago da indústria musical, consideramos ser o texto abaixo o nosso lema:

A Gente vai continuar...


Tira a mão do queixo não penses mais nisso
O que lá vai já deu o que tinha a dar
Quem ganhou ganhou e usou-se disso
Quem perdeu há-de ter mais cartas pra dar
E enquanto alguns fazem figura
Outros sucumbem á batota
Chega a onde tu quiseres
Mas goza bem a tua rota

Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada pra andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar

Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém
Somos todos escravos do que precisamos
Reduz as necessidades se queres passar bem
Que a dependência é uma besta
Que dá cabo do desejo
A liberdade é uma maluca
Que sabe quanto vale um beijo

Por: Jorge Palma in "Acto Contínuo" gravado em 1982

PS. Titá! Esta também e para ti, com aquele apelo maciço de rápidas melhoras. Estamos todos contigo!

Continue lendo >>

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Manifesto de Santar para as Eleições Europeias de 2009

À imagem do que está a ser feito em inúmeros sites de outras localidades por esse país e com as eleições europeias na ordem do dia, nada me pareceu mais pertinente de momento do que sondar junto dos Santarenses o que recomendariam, a nível de programa, aos vários partidos e movimentos políticos portugueses que se apresentam ao eleitorado, assim como aos primeiros candidatos das respectivas listas eleitorais.

Ps: Ainda que o número de contribuições não venha a ter significado para se enviar para quem de direito, poderá servir como documento de referência às autoridades locais.

Desafio todos os nossos visitantes a contribuírem para um “manifesto” completando assim o seguinte texto:

“Assente em Recomendações e Sugestões, este Manifesto programático pretende-se como um contributo da População de Santar para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do distrito de Viseu, Portugueses, Europeus, assim recomendaria que:”

Continue lendo >>

Consciência Verde

Observe!


Eu própria nunca tinha reparado, talvez porque passo de carro, atitude incorrecta, para além de poluir o ambiente ainda me passam despercebidas situações como esta.
Esta pequena lixeira estava, porque agora já foi limpa, em pleno coração de Santar, a aproximadamente 15 metros de um caixote do lixo. E como esta existem milhares no mundo inteiro.
É possível que o ser humano continue a tratar o lixo desta forma?
O próprio significado da palavra, transmite a impressão de que o lixo é algo sem valor, sem importância e que deve ser deitado fora.
Ainda hoje perante tão graves problemas ambientais, muitas vezes, o lixo é tratado com a mesma indiferença da época das cavernas, quando ainda não era verdadeiramente um problema, pois devido à pequena quantidade que era gerada a própria natureza tinha facilidade em reciclá-lo.
No entanto, actualmente a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e o sua má gestão, para além de provocar gastos financeiros significativos, provoca graves danos ao meio ambiente e compromete a saúde e o bem - estar das populações.

Uma atitude ambiental sensata consiste em modificar o nosso comportamento em relação aos resíduos que originamos, e portanto devemos fazer o que está ao nosso alcance, a reciclagem.
Elsa Loureiro

Continue lendo >>

Pensamento;

Conhecimento

A coisa mais indispensável a um homem é reconhecer o uso que deve fazer do seu próprio conhecimento.

(Platão)

Continue lendo >>

Convocatória





Aqui fica a convocatória para a prometida assembleia geral extraordinária de "Os Amigos de Santar".
Agradecemos presença maciça de Santarenses que tenham sido ou queiram ser sócios desta associação, pois só com todos pudemos melhorar.

Continue lendo >>

terça-feira, 26 de maio de 2009

Pensamento;

Boa Acção

As acções de cada pessoa são boas ou más consoante a maneira como as outras as comentam.


(Castelo Branco, Camilo)

Continue lendo >>

O Homem ataca...

Na sequência dos ataques verbais e pessoais que têm vindo a ser feitos neste blogue , venho eu agora chamar a vossa atenção para outros ataques que todos nós fazemos diariamente, conscientes ou não, e sem o objectivo de atingir alguém, no entanto atingimos algo , o Planeta Terra.

É com o tema “Consciência Verde” que pretendo sensibilizar para a crise ambiental já há muito instalada, de que tanto se fala e pouco se faz.

Deixando a modéstia de lado , vamos admitir, que nós os seres humanos, somos realmente incríveis, construímos cidades, criamos teorias, inventamos máquinas (…) sempre a pensar , na economia, no conforto, na qualidade de vida, em fim em nós próprios.

Mas que qualidade de vida é esta? Mas que herança vamos deixar aos nossos filhos ? São mascaras de oxigénio, são florestas negras, devastadas pelo fogo?

Não estou a dramatizar estou simplesmente a tentar consciencializarvos para a necessidade ambiental de pôr em prática noções como” desenvolvimento sustentável”, torna-se imperativo encontrar estratégias convergentes e eficazes que envolvam, de forma integrada, todos os sectores da sociedade e gerações de forma a “ pensar globalmente e agir localmente”.

Se cada um de nós fizer pouco será muito para dar resposta à questão abaixo colocada.



Continue lendo >>

Quadrangular em Santar


Irá decorrer nos próximos dias 30 e 31 de Maio um torneio quadrangular organizado pela renascida Associação Cultural e Informativa "Os Amigos de Santar".
O Indigente convida todos os visitantes deste espaço a comparecerem!

Continue lendo >>

domingo, 24 de maio de 2009

Amália Hoje - A Gaivota

"Amália Hoje" é o disco que homenageia uma das mais marcantes artistas nacionais através de um conjunto de versões onde o fado deu lugar à pop.
Nuno Gonçalves, Sónia Tavares (ambos dos The Gift), Paulo Praça (Plaza, Turbojunkie) e Fernando Ribeiro (Moonspell) compõem o projecto, cujo disco foi editado a 27 de Abril.
Boa Semana!

Continue lendo >>

Curtas;

(...) porquê de sermos Bazófias?????
(...) paralelo levantado há muito, mas repor ninguem??!??
(...) sanitários públicos, aonde??!!!!
(...) bico da Misericórdia p'ra que te quero?????
(...) em saldo, Azeitonas dão sopa!!!!!

Continue lendo >>

Espectaculo degradante...



Troca de insultos em directo na TVI

A entrevista de 6ª feira à noite ao bastonário da Ordem dos Advogados no Jornal Nacional - 6ª Feira (TVI), resultou numa verdadeira troca de insultos entre Manuela Moura Guedes e Marinho Pinto.

A jornalista questionou-o sobre ser 'um bufo' e fazer um 'frete político'. 'Olhe bem para mim nos olhos: nunca fiz fretes políticos!', defendeu Marinho Pinto. Moura Guedes fez o bastonário perder a paciência ao dizer que ele pouco fazia 'pela sua classe'.

A resposta foi imediata: 'O que está aqui a fazer é um julgamento disfarçado. Um péssimo jornalismo. Um espectáculo degradante para a Informação e para os bons profissionais desta casa. O que faz aqui é violar o código deontológico. E duvido que o conheça!'

Ao CM, Moura Guedes disse: 'Não levei muito a sério. Aliás, nos últimos cinco minutos nem o ouvi', admitiu. 'Foi a primeira vez que um convidado perdeu o controlo. Mas eu estava a fazer o meu trabalho.

Continue lendo >>

sábado, 23 de maio de 2009

Musica de fim de semana...



Vamos cantar o coro das velhas!!

Sérgio Godinho ao vivo no Centro Cultural de Belem

Continue lendo >>

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Pensamento;

Necessidade

É inútil dizer «estamos a fazer o possível».
Precisamos fazer o que é necessário.

(Winston Churchill)

Continue lendo >>

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O dia em que...

No decorrer das duas ultimas semanas dei comigo a pensar na profusão de comentários que têm invadido o espaço do Indigente, e quase mecanicamente, a minha cabeça começou a encher-se de sentimentos algo contraditórios. Passo a explicar.
Quando fui convidado a colaborar no espaço do Indigente, talvez por acreditar, como acredito, ser este um espaço, fundamental na criação de um pensamento e de uma personalidade santarense, "exigi" que este fosse um local de liberdade, aberto a todos os que,como diz a divisa,quisessem discutir Santar, hoje passados poucos meses, sou forçado a reconhecer que fui algo ingénuo.
Acreditava que Santar tinha mudado mais neste últimos 22 anos, em que escolhi, por minha opção, ficar por aqui, para meu espanto e desilusão, verifico hoje que me enganei.
O que por premissa inicial, era um espaço aberto de discussão, tem vindo a tornar-se uma boa oportunidade de alguns menos corajosos, poderem destilar os ódios e os venenos, de se sentirem ouvidos por alguém, de assumirem o papel de destaque, que se calhar a nossa sociedade não lhes dá.
Nada tenho contra o anonimato, os nicks, os heterónimos e ou pseudónimos, compreendo que existam pessoas que por uma questão de timidez, se sintam melhor, com a solidão da escrita, para exprimirem as suas opiniões, no entanto não entendo que certas pessoas, vazias de ideias e de carácter, venham a este espaço, somente para nos fazer perder tempo, e pior ainda, dando a entender a quem não vivendo em Santar e nos lê, que a boçalidade provinciana e a ignorância, moram na nossa terra.
Pode este meu pensamento parecer elitista, mas não o é de todo, admito os erros ortográficos de quem por força da vida, teve pouca escolaridade,compreendo a dificuldade de expressão de quem lê pouco, ou é menos instruído, tudo isso é irrisório se existir lisura, franqueza, frontalidade e acima de tudo honestidade nessas opiniões.
O aviltamento, a agressão verbal gratuita, o insulto e a flagrante falta de educação , são o escudo de quem nada têm para dizer, como tal deixo aqui o desafio a todos, os que visitam e comentam neste espaço, para ignorarem e não comentarem, os que vomitam neste espaço o fel da sua pequenez de espirito.
Fico por isso a aguardar o dia em que... tudo isso mudar.

Continue lendo >>

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Por caminhos de Santar


Continue lendo >>

Pensamento;

A Verdadeira Oportunidade

Uma das palavras que mais maltratadas têm sido, no entendimento que há delas, é a palavra oportunidade. Julgam muitos por oportunidade se entende um presente ou favor ou Destino, análogo a oferecerem-nos o bilhete que há-de ter a sorte grande. Algumas vezes assim é. Na realidade quotidiana, porém, oportunidade não quer dizer isto, nem o aproveitar-se dela significa o simplesmente aceitá-la. Oportunidade, para o homem consciente e prático, é aquele fenómeno exterior que pode ser transformado em consequências vantajosas por meio de um isolamento nele, pela inteligência, de certo elemento ou elementos, e a coordenação, pela vontade, da utilização desse ou desses. Tudo mais é herdar do tio brasileiro ou não estar onde caiu a granada.

(Fernando Pessoa, in "Teoria e Prática do Comércio")

Continue lendo >>

Porque hoje é o teu dia

PARABÉNS CARLOS!

Continue lendo >>

terça-feira, 19 de maio de 2009

Tesouros Santarenses


Marco da Casa de Santar

Continue lendo >>

Por caminhos de Santar


Nem sempre se respeita a natureza...

Continue lendo >>

Por caminhos de Santar


Chá de camomila, para acalmar os ânimos.


Continue lendo >>

Raridades;



Continue lendo >>

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Porque hoje é dia;

Dia Internacional dos Museus

Para quando o nosso? Existe o espaço e projecto falta a vontade?

Continue lendo >>

Por caminhos de Santar



Continue lendo >>

Pensamento;

Santarenses

Em Santar não vive quem quer, vive quem pode.
Sindroma de Santar com vitimas recentes.

(Ordysi, in Conversas de Café)

Continue lendo >>

domingo, 17 de maio de 2009

Curtas;

(...) quatro bandeiras nenhuma da Vila!!!!!
(...) a necessitar de formação, árvores da Taipa??!??
(...) urgente; luz p' Santa!!?!!
(...) concorda com o registo dos poços?????
(...) estacionar nas Casquilhas cada vez mais difícil??!??

Continue lendo >>

Renascer

Em Santar hoje foi um bom dia!!

Renasceu uma associação. Espero ver transformadas em realidades, as vontades de quem assumiu hoje a tarefa, de a manter viva e em actividade.
Só o tempo dirá se tenho ou não razão, no desejo que formulo, mas estou certo que será mais fácil com a ajuda de todos.

VIVA SANTAR !!

Continue lendo >>

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Música de fim de semana!



Bom fim de semana!

Continue lendo >>

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Palavras Próprias

Deixo neste espaço duas coisas diferentes mas indissociáveis, as palavras do Adrião e O Santarense, onde felizmente sempre colaborou, tendo por isso deixado, escritos importantes que também nos compete partilhar.






in" O Santarense" Março 1994

Continue lendo >>

Pensamento;

O que se quereria dizer

... Num futuro anterior estávamos mais á frente...

(Coelho, in Conversas de Café)

Continue lendo >>

Não ?

Num qualquer dia, num qualquer café ouvi, relativamente a aves: “Olham-nos de lado, como se perguntassem o que vamos fazer-lhes. É simples: matá-las é a resposta, não sabemos fazer outra coisa” –ao início tudo era casto, agora despeja-se de tudo…
Agora que as horas me passam despercebidas que as tenho por minha conta vim aqui perguntar:
__ A individualidade, a auto-determinação, a saúde mental, o auto-conhecimento, a lucidez, a independência, a liberdade?!
Com o Carlos Paredes e a sua “Raíz” atrás, atrevo-me a escrever neste espaço. E, vejamos que escrever aqui não é para mim um acto fácil que se faça numa qualquer hora; requer cuidados como que se numa redoma estivesse. E penso, para mim, que deverá assim ser sempre que de algo importante se trate.
A sensibilidade não são letras, não são alusões teóricas evidentes de personagens literatas, de intelectuais sublimes – há valores que se erguem acima de tudo isso.
Portanto escrevo, e não chamo a isto “apelo”, porque não me sinto no direito de apelar ao que quer que seja, antes constato como Indigente (que tenho prazer de ser), o meu progressivo aborrecimento com a maldade que aqui cresce. Tenderá a História do Mundo progressivamente para o mal?
Parece-me que grande percentagem dos comentadores que aqui se deslocam vêm com o único intuito de pôr em causa as ideologias que originaram este espaço.
“Construir em vez de combater” como postou o companheiro Carlos Aurindo. Deixou de se construir aqui… surgem inoportunamente nomes conhecidos e desconhecidos, piadéticos e despercebidos que corroem qualquer construção.
A inteligência não existe como una, não vem das letras, dos títulos… vem da educação, vem da convivência com os outros, dos valores que nos passam. E não, a História do Mundo não há-de tender sempre para o mal, e sim, a liberdade existe – tendo limites e sobriedade capaz de discernir uma critica de uma bajulice pegada como as que aqui se encontram, cada vez mais frequentemente.
__“matá-las é a resposta, não sabemos fazer outra coisa…”
__Não?

Continue lendo >>

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Na publicação de Adrião Polónio de Carvalho, reza assim o inicio do seu trabalho:


"Abertura - A RAZÃO DESTE TRABALHO
É aforismo antigo que só se pode amar aquilo que se conhece.
Este princípio pode muito bem aplicar-se ao nosso Património Artístico e Histórico; no entanto, apenas se pode conhecer divulgando.
Foi baseado neste princípio e pelo grande amor à terra onde nasci, que enfrentei o desafio de catalogar a Arte e a História ainda existentes nesta Terra minha, de origens medievais, a Linda e Senhorial Vila de Santar.
Ao fazer estes trabalhos tive em mente três objectivos: o primeiro, proporcionar a quem visita uma espécie de visita; em segundo lugar, dar a conhecer o rico Património existente com vista à sensibilização para a salvaguarda futura dos monumentos e, finalmente, proporcionar à Autarquia local e concelhia, um instrumento de divulgação da riqueza artística, histórica e monumental existente visando o aproveitamento turístico.
Dado o amadorismo em que este trabalho está feito, que ninguém procure nele aquilo que não pretende dar.
Parafraseando um velho ditado, o meu desejo é:
"atrás de mim virá, quem melhor fará""
Adrião Polónio de Carvalho

Em tão pouco estão aqui as enormes caracteristicas que sempre reconheci ao Adrião: Vontade, generosidade, partilha, modéstia, fé na juventude e no futuro, ironia e humor. Sem dúvida, um enorme Santarense a quem a Vila deve muito e que já tarda em homenagear.

Atrás de ti, pode vir quem até faça melhor, mas não fará com mais amor.

Continue lendo >>

Alerta aos municipios

Hoje, vou aproveitar um acontecimento profissional para fazer um alerta às Câmaras Municipais.
No âmbito da homenagem que aqui se presta ao Adrião, estou certa que seria para este uma grande alegria a aprovação deste diploma, pois, ao longo da sua vida, foi sempre um reinvindicador da boa arquitectura e do urbanismo integrado, respeitador da área envolvente e das tradições de cada região.
Hoje, falo de Arquitectura e das responsabilidades municipais em fazer cumprir Leis de urbanismo, de construção, de edificação, algo que há muito vejo desrespeitado também no Distrito de Viseu e no Concelho de Nelas. No entanto, é um mal nacional, não só do nosso distrito.
Há que aproveitar esta "lufada de ar fresco" para melhorar:

A REVOGAÇÃO DO DECRETO 73/73

Hoje, foi aprovada, pela Comissão de Obras Públicas da Assembleia da República, a Lei que estabelece a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição de projectos, designadamente de Arquitectura, bem como fiscalização e direcção de obra, e que implica a revogação expressa e definitiva do famigerado Decreto 73/73.

Na próxima sexta-feira subirá a plenário para aprovação o 116/X, concluindo assim um longo caminho em defesa do interesse público para o pleno reconhecimento do direito à Arquitectura e para a definitiva obrigatoriedade da prática dos actos próprios da profissão de arquitectura por licenciados nesta área.

Atenção Câmaras Municipais , este novo diploma só vem reforçar a lesgislação já em vigor, que nem sempre se vê cumprida, mesmo existindo já desde 1998, o DL 176/98, de 3 de Julho.



Continue lendo >>

terça-feira, 12 de maio de 2009

Pensamento;

Pense por si Próprio

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem.

(Agostinho da Silva, in "Cartas a um Jovem Filósofo")

Continue lendo >>

domingo, 10 de maio de 2009

Personagens Ilustres

Amanhã dia 11 de Maio de 2009 faz exactamente um ano, que Santar ficou irremediavelmente mais pobre, nesse mesmo dia, há um ano atrás, faleceu uma das personagens mais ilustres da nossa terra, refiro-me ao Adrião Polónio de Carvalho, homem de muitas facetas, que durante os anos da sua vida foi deixando um pecúlio intelectual de peso, que Santar não deve esquecer.
Desde sempre ligado ao associativismo e com um cariz politico sempre afirmado, não era pessoa de virar a cara ás lutas que decidia travar, com inteligência e argucia foi um dos tribunos mais visíveis de Santar, principalmente na Assembleia Municipal de Nelas onde durante muitos anos foi deputado, nunca tendo, nesses tempos evitado as lutas que travava em defesa da sua dama, que tanto amava, Santar.
Ao longo deste mês de Maio e a a partir de amanhã, o Indigente vai relembrar o Adrião e as memórias que deixou num grande numero de cidadãos desta terra, tendo sido uma referência para grande parte da minha geração.
Quer pois, o Indigente, prestar homenagem a este companheiro que partiu, mas que nos deixou um legado importante e que nunca se coibiu de transmitir, o amor pela nossa Santar Princesa da Beira.
Deixo pois o desafio a todos os que queiram relembrar o Adrião, que nos contem as vossas histórias por forma a podermos manter este homem vivo na memória colectiva das nossas gentes.

Continue lendo >>

Curtas;

(...) um dos tricolores de Casal-Sancho não funciona há muito??!??
(...) rua Nossa Senhora de Fátima, que piso?????
(...) o ideal seria ter um ecoponto em cada casa!!!!!
(...) gordura é formosura, nas Azeitonas é azeite para regar os pratos??!??
(...) todos á assembleia dia 16, "Os Amigos de Santar" tem muito para dar.....

Continue lendo >>

sábado, 9 de maio de 2009

Pensamento;

A Doce Incerteza do Romance

Não vejo nada de romântico numa proposta de noivado. É certo que é romântico uma pessoa estar apaixonada. Mas numa proposta concreta não há romance nenhum; podemos até vir a ser aceites, e na grande maioria dos casos é isso que acontece, segundo creio, cessando nesse momento qualquer excitação. A própria essência do romance é a incerteza. Se algum dia me casar, farei tudo para me esquecer desse facto.

(Oscar Wilde, in "A Importância de se Chamar Ernesto")

Continue lendo >>

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Para descomprimir...

Continue lendo >>

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Carta Aberta

Caríssimos,

Confesso, que desta vez, a minha ausência não se deve tanto ao excesso de trabalho que já me caracteriza, mas sim a um sentimento de frustração e desmotivação. Posso até afirmar que, de alguma tristeza.

Quando abracei este projecto (de braços abertos), foi sem dúvida pelas distintivas que me apresentaram:

• o facto de este blog ir permitir a expressão livre de opiniões fundamentadas e sobretudo de sugestões em prol da Vila de Santar. Não aquelas que se emitem no café, informalmente na rua ou na esplanada, mas a opinião bem intencionada, a sugestão construtiva, repleta e útil.

• Foi também a ideia de divulgar e promover esta Terra a outros horizontes, aos conterrâneos que estão longe ou até aqueles que nem conheciam Santar.

• Foi a ideia, de que de alguma forma, estaríamos a contribuir voluntariamente para o progresso. Alertando para aquilo que está mal, mas que pode ser corrigido, sugerindo até caminhos para resolução de problemas.

• Foi a ideia de podermos de uma forma simples e limpa, apresentarmos ao mundo as nossas gentes, os nossos costumes, monumentos, história etc,

• Um espaço apartidário. Não apolítico, mas apartidário ou com a descrição possível e o respeito devido às nossas diferenças ideológicas.

• Mas foi também, e sobretudo, a ideia de um espaço onde a critica seria frontal, directa, mas sempre construtiva.

A verdade é que, ultimamente, quando entro neste espaço e leio alguns dos comentários que por aqui se fazem sinto que o Indigente se está a afastar dos seus primeiros objectivos. Não tanto pelos que nele participam, que acredito que cada um à sua maneira já tenha sentido o mesmo, mas por alguns dos que nos visitam.

Bem sei, que o Indigente é um espaço público, onde todos podem e devem participar, mas por favor, nunca foi um espaço com intenção de maledicência, de escárnio, de ataques pessoais, de indelicadezas. Isso em nada contribui para o progresso e boa imagem da Vila de Santar, que é na verdade o objectivo comum a todos nós, e o qual nunca devemos perder de vista.

Faço aqui um apelo a todos os que têm contribuído para este espaço. Peço-vos que pensem, que reflictam se de facto, é esta a imagem que querem passar da Vila de Santar? Das suas Gentes, das suas Associações, dos seus Órgãos de Poder?

Há criticas a fazer, sim senhor. Há alertas que devemos gritar. Concordo! Há chamadas de atenção que temos obrigação, enquanto cidadãos civilizados, de realizar. Mas, por favor, com educação, dignidade, respeito, civismo. Sem ataques pessoais, sem má-língua. Por favor, falemos todos em prol de Santar e da crítica construtiva e dos objectivos concretos pelo progresso e pela promoção desta Vila.

Sinto que, apesar de tudo o que disse, devo um Bem-haja a todos os nossos visitantes. Mesmo aos anónimos, que por norma não tenho tanto em atenção. Sinto que devo, um pedido de desculpas a todos os que ao visitarem este espaço já se sentiram ofendidos.
E devo, sobretudo, um enorme abraço aos meus Colegas Indigentes, solicitando desde já que, perdoem este desabafo público, mas foi de facto, a razão do meu silêncio.

Deixo aqui uma carta aberta. Deixo aqui o meu apelo.

Atenciosamente,

Continue lendo >>

O Indigente

O Indigente cumpriu o seu primeiro trimestre de vida. Podemos dizer que estamos satisfeitos com o trabalho realizado, e que os objectivos a que nos propomos estão a ser cumpridos. Este espaço foi criado com o intuito de mostrar Santar, o seu Património, as suas Associações, a sua Cultura, a sua História, as suas Gentes, e para que à volta dele se desenvolvesse uma dinamica de participação generalizada dos Santarenses, e de todos os que, por variadissimas razões, têm ligações a Santar. Para um blog que tem como alvo uma pequena população, e considerando que nem toda a população tem acesso às novas tecnologias, atingir um numero médio de quase 150 visitas por dia, não pode deixar de ser considerado um sucesso.
Estes primeiros quatro meses do ano foram pródigos em acontecimentos, o que demonstra bem a actividade cultural, recreativa e associativa que caracterizam Santar. Em todos eles " O Indigente" marcou presença, e através deste espaço ajudamos a dar mais visibilidade à nossa terra e às nossas gentes.
Não podemos deixar de estar agradecidos a todos aqueles que até agora connosco colaboraram e que foram ajuda preciosa para que o nosso trabalho fosse valorizado e de maior valor acrescentado. Uma palavra a todos os seguidores e visitantes do blogue, a vossa ajuda no crescimento deste espaço é fundamental, não só através da vossa participação, mas também na sua divulgação e no engrandecimento dos seus conteudos.
Apesar do sucesso alcançado e de objectivos concretizados, muito mais haverá ainda a fazer, e acreditamos que este espaço tem condições para crescer, não só como uma referencia na divulgação de Santar, mas também como espaço privilegiado de discussão de ideias e pontos de vista, que se querem construtivos e com noção que a liberdade de cada um começa quando acaba a do outro.

Continue lendo >>

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Pensamento;

Construir em Vez de Combater

Creio que uma das atitudes fundamentais do homem humano deve ser a de conhecer em si, numa falta de compreensão ou numa falta de acção, a origem das deficiências que nota no ambiente em que vive; só começamos, na verdade, a melhorar quando deixamos de nos queixar dos outros para nos queixarmos de nós, quando nos resolvemos a fornecer nós mesmos ao mundo o que nos parece faltar-lhe; numa palavra, quando passamos de uma atitude de pessimista censura a uma atitude de criação optimista, optimista não quando ao estado presente, mas quando aos resultados futuros. O mesmo terá já dado um grande passo para impedir os ataques, quando aceitar que só puderam existir porque a sua acção não foi o que deveria ter sido; quando se lembrar ainda de que toda a sua coragem se não deve empregar a combater, mas a construir.

(Agostinho da Silva, in "Textos e Ensaios Filosóficos")

Continue lendo >>

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Pensamento;

Apologia da Preguiça
«Ao tornar-nos disponíveis, a preguiça, limpa-nos do lixo, do trabalho inútil e das ideias negativas».
(Fernando Dacosta, JL,Out. 1987)

... não será «um costume da nossa época» condenar a tão purificadora preguiça? Quem nunca foi erradamente acusado de sofrer duma «preguicite aguda» (única doença que se conhece totalmente benigna)?...
... o «amigo» dicionário chega ao ponto de identificar preguiça com malandrice. Sem comentários!...
... não se deve ver na preguiça um estado de hibernação mental ( no entanto há em muitos praticantes desta modalidade algo que eu não considero preguiça mas sim uma grande falta de interesse pela vida, altamente prejudicial), deve-se ver, sim, uma hibernação para aquilo que nos dá prazer, e que, ao contrário do que se costuma pensar, pode ter uma grande importância para nós, logicamente,...
... será que ir ao café, ouvir musica, passear e mesmo não fazer nada são prazeres importantes? É óbvio que são, pois contribuem para o nosso equilíbrio pessoal e mesmo social...
... é necessário descobrir as nossas capacidades e talentos que nos dêem realmente prazer, para que possamos ser ao mesmo tempo«preguiçosos» e úteis, a nós e aos outros...
... pergunto: não estaria Camões quando escreveu os «Lusíadas», ou Eça de Queirós quando escreveu «Os Maias», ou Vivaldi quando escreveu as «Quatro Estações», ... Pasteur quando inventou a vacina para a raiva, repito, não estariam todos eles mergulhados num produtivo estado de preguiça que os libertou das «chatas» obrigações a que todos estamos sujeitos («o lixo»)? Pensem nisso...
... aprendam a ser bons «preguiçosos»...

(in Jornal do Fundão, Luís Pedro de Almeida em 27-5-88)

Continue lendo >>

domingo, 3 de maio de 2009

Curtas;

(...) se tiveres uma dor chama o Gil!!!!!
(...) convocatórias A.F. Santar surte efeito... quase ninguem??!??
(...) hoje ficou garantido que haverá futebol para o ano!!!!!
(...) O Indigente espaço de opinião livre, dá-se voz!!!!!
(...) Florbela casamento em breve!!?!!

Continue lendo >>

sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Indigente e a Politica


Ontem pelas 21.30 Horas no Salão Nobre da Junta de Freguesia decorreu a assembleia da nossa junta , com uma afluência reduzida de interessados a assistir. Foram apresentadas contas relativas ao ano de 2008, que foram aprovadas por unanimidade.
Durante a explanação do senhor presidente da junta foi trazido à baila este nosso espaço, tendo sido caracterizado de forma bastante depreciativa pelo nosso edil, que no entanto, e diga-se em abono da verdade, foi dizendo que até lá havia coisas muito giras.
Eu compreendo que não frequentando o nosso blog, como nos esclareceu, tenha perdido alguns dos momentos de reflexão que se foram fazendo acerca dos mais diversos assuntos, sendo que uns foram mais comentados do que outros, como disse o conhecimento que tem é porque quem o lê, lhe leva essa informação, e pelo que percebi tudo o que leu pareciam ser ataques dirigidos a si ou ao seu trabalho, por pessoas que não se identificam e falam a coberto do anonimato.
O Indigente compreende que quem lhe transmite essas informações sobre o nosso blog, faça uma escolha com a qual nós podemos não concordar, que reflicta a opinião do Indigente ou dos seus utilizadores, de uma forma deturpada e que nada tem a ver com os objectivos do nosso blog.
Dê oportunidade ao contraditório e faça o seu próprio juízo, do que é O Indigente, do que o move e quais os objectivos que pretende alcançar, aprecie o nosso trabalho e critique, porque só com a troca de opiniões e experiências nós podemos evoluir, e que fique esclarecido que nós, não sabemos tudo, mas temos vontade de aprender.
O núcleo d'O Indigente é feito de seis pessoas diferentes, com opiniões próprias e que não têm medo de as assumir, pessoas divergentes em muitos assuntos da côr politica, ao clube de futebol, mas, que no entanto se respeitam nas suas diferenças, como qualquer pessoa civilizada, e que até cumprem critérios de paridade, coisa difícil nos tempos que correm.
Tudo o que ultrapasse este âmbito, está para além da nossa responsabilidade, e não responderemos pelos actos que não temos, mas que por uma questão de democracia não podemos evitar, somos um blog aberto onde todos podem dizer o que quiseram, quer assumam as suas opiniões ou se resguardem no anonimato, não pretendemos ser censores de ninguém, deixamos isso ao escrúpulo ou há consciência de cada um que nos visita, não tolerando somente o baixo nível ou a ordinarice.
Como tive o prazer de lhe esclarecer, O Indigente é parte de um processo de intervenção cívica que tudo fará para inovar, informar e debater, ser interveniente em áreas que em Santar estão completamente virgens. Se quiser entender esse objectivo, como actividade politica, então podemos dizer, que iremos de facto, fazer politica em prol do nosso partido que é Santar e no sentido de engrandecer esse partido
Conte sempre com este blog que não querendo ser partidário das "politicas" baixas dos partidos, não é de todo apolítico e terá sempre a intervenção que os seus mentores acharem necessária, provocando o que gostamos de chamar de "O Efeito Indigente".

Continue lendo >>

Convocatória - Associação "Os Amigos de Santar"

Irá decorrer no próximo dia 16 de Maio, a assembleia geral extraordinária para eleição de novos corpos gerentes para a associação acima referida.



Já nos fazia falta, a nós Santarenses, o "perfume" do nosso jornal.

Continue lendo >>