segunda-feira, 29 de junho de 2009

Curtas;

(...) obras no Francisco Vital já começaram, e no Museu!!???
(...) eco pontos a menos, predomina o lixo no chão!!!!!
(...) esboço do multi-associações exposto na semana do município??!??
(...) CVP Santar sem ambulâncias para socorrer?????
(...) o SANTARENSE vem aí!!?!!

Continue lendo >>

sábado, 27 de junho de 2009

A Festa do Municipio e a ACI "Os Amigos de Santar"







Foi durante aproximadamente uma semana que decorreu no Largo do Município as Festas do Município de Nelas, festas essas que passam por ser também um espaço de divulgação do que se vai fazendo no nosso concelho em áreas como a cultura a educação e o associativismo. Essa montra começa a ganhar dimensão com o decorrer dos tempos e tivemos já nesta edição 73 stands onde foi possível tomar contacto com os promotores das áreas já acima identificadas.
A ACI"Os Amigos de Santar" esteve pela primeira vez representada nos seus já 17 anos de vida, gostaria desde já de endereçar os meu agradecimentos ao sr Presidente da Junta de Santar e ao Vereador Osvaldo Seixas que proporcionaram a nossa presença nesse certame.
A nossa presença foi essencial para estabelecer contactos com outras associações, e dar a conhecer ao grande publico deste concelho que "Os Amigos de Santar" estão de novo de volta e com a intenção preencher uma lacuna no panorama cultural da nossa freguesia.
Ao longo destes 2 meses de actividade, já algumas vozes se levantaram questionando qual o futuro, que este grupo de pessoas será capaz de imprimir a esta associação, sendo ainda cedo para dar respostas peremptórias, tenho a certeza que o tempo as dára. Para já o saldo é positivo, sendo prova disso a largas dezenas de santarenses que visitaram o nosso stand, deixando quase todos palavras de incentivo e estimulo, que da nossa parte não caíram de certeza em saco roto. A esses o nosso

Bem Haja.

Continue lendo >>

Musica de fim de semana...

O Indigente irá fugir ao tema da musica nacional neste fim de semana. E este facto deve-se á morte do Rei da Pop mundial.
Fica um dos hinos de Michael Jackson.

Continue lendo >>

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A CVP em Santar

Mais uma da nossa Cruz Vermelha...
Durante esta noite, o meu irmão, sentiu-se mal na padaria dos meus pais. Prontamente ligámos para a CVP para o puder ajudar. Ajuda essa em vão.
Atenderam o telefone mas disseram que estavam inactivos e que não podiam fazer o serviço. Que ligasse para os BV de Nelas ou para o INEM. Os BV de Nelas prontamente se disponibilizaram...
Pergunto... Então que fazia esse voluntário no quartel? Estava a guardar as ambulâncias? É a estes objectivos que a CVP se propõe?
Com muita pena minha, começo a ter a impressão que, a CVP, está a trilhar o pior caminho, e a ajuda aos Santarenses começa a ser escassa.
Será que se justifica a continuidade desta delegação em Santar? Para mim, desta forma NÃO!

Continue lendo >>

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Água, rota dos Chafarizes

É sem duvida dos chafarizes mais belos de Santar, pena é que a nascente seja fraca e de qualidade assim assim.

Continue lendo >>

Curtas;

(...) a zebra da escola avivada, de dia e com presenças distintas!!!!!
(...) tempo de pensar, no terreiro não estacionar??!??
(...) urgente, parque infantil precisa-se!!???
(...) com as Azeitonas descascadas salta o azeite á vista??!!!
(...) fruta roubada e de origem duvidosa não comprem!!!!?

Continue lendo >>

sábado, 20 de junho de 2009

Musica de fim de semana...



Deolinda - Fado Toninho

Continue lendo >>

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Nova Associação - Divulgação

Como penso que tem interesse para Santar, sobretudo pelo nosso vinho e património, aproveito este espaço para fazer a divulgação de uma nova associação nascida em Nelas:

ASSOCIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA REGIÃO DO DÃO

No dia 9 de Junho de 2009 foi constituída, no Cartório Notarial de Nelas, a Associação para a Promoção da Região do Dão (APRDÃO). São fundadores Eurico Amaral, Jorge Esteves, José Gomes Ferreira, Paulo Sá e Rui Barros.
A eles se associam diversos amigos, que por questões de agenda foi impossível reunir no acto de escritura.
Está a ser preparado o Regulamento interno, após a sua aprovação inicia-se uma campanha de captação de sócios e/ou beneméritos e nessa altura contamos com todos.
A APRDÃO tem sede em Nelas, na Rua da Shell, Bloco 8, Loja 2, mas a sua área de intervenção abrange os 16 concelhos que integram a Região Demarcada do Vinho do Dão.
A Associação para a Promoção da Região do Dão tem como objectivo promover o estudo, discussão, preservação e divulgação da Região Demarcada do Vinho do Dão, do seu património cultural, natural e paisagístico, com especial ênfase para o seu património vinhateiro, gastronómico e recursos turísticos.
Para o efeito, promoverá o estudo, a discussão e a divulgação da região, levando a efeito as acções que forem consideradas adequadas e necessárias.
O que passa, nomeadamente, por:
- Inventariar quaisquer matérias relacionadas com a Região Demarcada do Dão.
- Promover contactos entre os seus associados e associações de carácter
local sediadas na região.
- Organizar eventos de várias índole que promovam a região, nomeadamente, feiras, exposições, colóquios, conferências e actividades similares.
- Cooperar com instâncias oficiais, governamentais e privadas em particular emitindo parecer sobre os assuntos que lhe forem submetidos e fazendo as sugestões e tomando as iniciativas que se afiguram convenientes.

PROJECTO “PATRIMÓNIO DO VINHO E DA VINHA DA REGIÃO DEMARCADA DO DÃO”

Este projecto, coordenado pelo sociólogo José Gomes Ferreira, coadjuvado por Jorge Esteves e Paulo Sá, faz o mapeamento dos produtores e engarrafadores da Região Demarcada do Dão. Usa como critério de selecção as explorações que completam o ciclo do vinho - da produção de vinho de quinta à colocação do produto no mercado. Em termos de trabalho de campo, entrevista os proprietários procurando, por um lado, activar a memória histórica relativamente à sua quinta; e, por outro lado, obter dados de caracterização.
Privilegia, nomeadamente, os aspectos patrimoniais e a paisagem vinhateira característica desta Região. A iniciativa agora em curso pretende contribuir no sentido da Região Demarcada do Vinho do Dão se pensar a si própria e dar-se a conhecer junto da opinião pública em geral.
A amplitude do projecto, cobrindo os 16 concelhos da Região Demarcada, permitirá gerar informação sobre os produtores de vinho de qualidade, o concelho onde se localizam, a área da vinha, as castas predominantes, as marcas e os mercados de destino. Simultaneamente, identifica os principais avanços e recuos, de que são exemplo o momento de arranque da produção de vinho de quinta e as transformações entretanto ocorridas.
regiaododao@gmail.com
O projecto não conta, até ao momento, com qualquer apoio, pelo que é integralmente
custeado pelos membros da equipa.

Continue lendo >>

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Santos Populares;

Esta imagem é de que Santo?

Continue lendo >>

Água, rota dos Chafarizes

Chafariz das Fontanheiras, estará garantida a qualidade da água? Pela imagem é fácil de ver que asseio é pouco mas se a água for de boa qualidade tudo menos mal!
Fica esta chamada de atenção, a quem de direito, para que nos seja garantido a qualidade da água neste chafariz e em todos os outros.
Agradecido.

Continue lendo >>

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Esclarecimento

Na sequência de um comentário anónimo feito no post da Semana do Município, que já ficou lá para trás e poderia não ter o efeito desejado, que pretendo seja do conhecimento o mais alargado possível.


Anónimo, 16 de Junho de 2009 22:54

o carlos cala-te!
ate devias era estar calado...
porque já te viras-te para o lado da isaurinha e do lixivias.
a tua mulher ate vai fazer parte das listas da coligação...
é triste andares com o adelino ate há bem pouco tempo, e agora viras as costas.

Carlos Rodrigues, 17 de Junho de 2009 2:22

Meu Caro

Tenho na minha maneira de agir neste blog uma máxima que não tinha a intenção de quebrar que era a de não responder a anónimos, mas visto que toca num assunto que só a mim diz respeito, vou abrir a tal excepção que confirma todas as regras, cá vai.
Pela referência que faz deve ser um daqueles machos à antiga que considera a mulher, digo esposa, como um buraco com pelos à volta, que lhe deve total obediência e que de vez em quando até serve de saco de porrada.
Já eu considero a minha mulher não apenas como uma extensão de mim próprio, mas na sua individualidade e no direito ás suas opções pessoais, como tal com todo o direito de poder tomar as decisões e ou opções que entender.
Contrariamente ao que diz e perdoo-lhe desde já a ignorância, eu não me passei para lado nenhum e continuo ao lado do Adelino como até aqui, mas como na minha casa não há Vira -Casacas qualquer um de nós assume a posição política que sempre assumiu desde á muitos anos a esta parte.Destaco mais uma vez a sua ignorância por só se lembrar disso agora, é que esta posição é a mesma de á oito anos atrás quando a minha esposa foi deputada municipal nas listas em que agora concorre novamente, e já nessa altura eu também concorri pelo PS. Eu compreendo que a sua massa cinzenta seja pequenina ou inexistente , ou então tem andado muito distraído.
Sabe eu todos os dias dou a cara pelo que defendo e as minhas posições são publicas, e ditas bem alto porque tenho o péssimo defeito de falar de modo a que todos ouçam, já consigo as coisas não se devem passar da mesma maneira.Eu e a minha mulher,amiga,companheira e esposa somos como uma moeda somos só uma mas temos faces diferentes, e sabemos respeitar as nossas diferenças, ao contrário de si somos pessoas esclarecidas,respeitadoras e democráticas, já vi que a sua mesquinhez e ignorância(volto a frisar)lhe tolda o espírito e o impede de pensar, apagando assim o único traço que o separava dos animais.
Espero ter conseguido elucidar as suas duvidas.

Atentamente
Carlos Rodrigues

P.S

E já agora para seu governo eu não sou contra ninguém, isso inclui como disse a Isaurinha ou o Lexivias, tenho é divergências politicas com muita gente, mas sei distinguir a árvore da floresta e não confundo as coisas, já no seu caso eu sei que isso deve fazer confusão ao pequeníssimo cérebro com que Deus o dotou, mas fica o esclarecimento publico.

Continue lendo >>

11 de Junho - Corpo de Deus em Santar




Celebrou-se na última quinta feira, a celebração da festa do Corpo de Deus em Santar. Os Santarenses brindaram o cortejo, enfeitando os largos e criando as já tradicionais passadeiras.
A festa do Corpo de Deus,"é uma solenidade que começou a ser celebrada há mais de sete séculos e meio, em 1246, na cidade belga de Liège, tendo sido alargada universalmente pelo Papa Urbano IV através da bula "Transitus", em 1264, dotando-a com Missa e ofício próprios. Terá chegado a Portugal provavelmente nos finais do séc. XIII e tomou a denominação de Festa do Corpo de Deus, embora o mistério e a festa da Eucaristia seja o Corpo de Cristo. Esta exultação popular da Euraristia é manifestada no 60º dia após a Páscoa e forçosamente numa 5ª-feira, fazendo assim a união íntima com a última Ceia, de Quinta-feira Santa."

Fonte; agência ecclesia


Continue lendo >>

terça-feira, 16 de junho de 2009

Liberdade



Viemos com o peso do passado e da semente
Esperar tantos anos torna tudo mais urgente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
Vivemos tantos anos a falar pela calada
Só se pode querer tudo quando não se teve nada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir


Composição: Sérgio Godinho

Titá! Sangue do meu sangue!
Espero que esta tua ausência, seja breve...
Ainda tentei, mas não consegui...
O resto... Tu sabes...
Volta sempre!!!

Continue lendo >>

A chover no molhado

Pois é, ao ultrapassar certas barreiras, ficamos expostos ao que as pessoas queiram dizer de nós.
Estas podem dizer tudo o que quiserem, desde que nos dêem o direito ao contraditório e através dele poderem chegar ás conclusões que entenderem chegar, não existe no Indigente o delito de opinião.
No entanto, qual estratégia concertada, alguns sem nome, tentam a todo o custo sabotar o trabalho, de quem contra a imobilidade vigente ousou levantar a "voz" e os dedos para sair da monotonia.
Da solidariedade ideológica de meia dúzia de amigos, nasceu algo que, ao que parece, tem vindo a incomodar muita gente. Digo incomodar, porque só quem se sente incomodado, riposta com as armas que, ultimamente se disparam contra o Indigente.
Pode parecer masoquismo, mas os conceitos do Indigente teimam em manter-se, e se sete Indigentes parecem incomodar muita gente, dez ou doze Indigentes incomodaram muito mais, esses que ao abrigo do vazio de ideias, resguardados na sua imbecilidade e numa cada vez mais notória falta de educação, vão de certeza ficar cada vez mais isolados e sumir-se na vertigem da sua própria estupidez.
Como diz uma canção do grande Sérgio Godinho " Aì, só há Liberdade a sério..." eu aos pilares de liberdade que o autor enumera, juntava mais dois que adapto há nossa realidade, o bom senso e o respeito.
A censura seria a via mais fácil, mas isso seria a implosão da génese deste espaço, que se quer livre e participado, do meu ponto de vista pessoal, a censura neste blog é o recurso que os sem nome, querem promover para com o seu veneno "controlar" os conteúdos do Indigente e contra esses declaro guerra aberta.

Mesmo que isso seja... Chover no Molhado.

P.S.

Para a Titá, primeira baixa do Indigente nesta guerra de nervos, fica desde já o meu Bem-Haja,compreendo os teus motivos e tens a minha solidariedade, mas que é pena, isso é.Contamos contigo noutras batalhas.Bjs

Continue lendo >>

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Meu aviso

Perante o sucedido nos últimos dias e sem falar pessoalmente com os meus colegas (que presumo estarem de acordo comigo) faço aqui um primeiro e último aviso:
Parece-me que há uma pequena minoria que teima em fazer deste espaço uma espécie de “despejo” da sua má formação, má educação, falta de valores… entre mais uma série de adjectivos negativos que em nada enriquecem este projecto e deitam por terra o trabalho de todos os Indigentes. Perante isto só mesmo a CENSURA.
Faço então o meu apelo à educação, à seriedade que penso ainda existir nestas gentes! No caso de continuarem com esta atitude proponho uma censura aos comentários que só serão aceites se trouxerem palavreado pertinente de ser lido! A política, entre outros temas podem, a meu ver, ser aqui discutidos e argumentados de forma democrática e disciplinada.

Continue lendo >>

Curtas;

(...) meia Primavera, os Melros fartam-se de assobiar!!?!!
(...) que mau cheiro das fossas das Fontanheiras?????
(...) nova esplanada, zebra avivada, o mesmo serviço??!??
(...) direcção do «bento», o galo da Misericórdia está bom??!!?
(...) novos passeios de Casal-Sancho, quase concluídos!!!!!

Continue lendo >>

À margem de mim mesma

Venho despedir-me. Afirmar que dou hoje por terminada a minha participação como Indigente.
Continuo a declarar que este é um projecto com muito valor, levado a cabo por pessoas que, se já lhes tinha amizade, hoje, tenho-lhes admiração, a todos eles, pela sua postura, verticalidade, pela sua cidadania e vontade de fazer algo por Santar. Tenho orgulho neste projecto, nesta vontade colectiva e sinto uma alegria enorme por ter participado numa acção deste grupo de indigentes que abanou, estremeceu a monotonia, o comodismo a que Santar se tinha dedicado nos últimos anos.
Vocês são extraordinários e de uma persistencia louvável!

Nunca arroguei para mim a boa escrita, sabedoria, pertinência ou razão nos assuntos expostos. Limitei-me a ser eu mesma e a escrever aquilo que, mal ou bem, apesar de longe, sinto e vejo em Santar. Tentei sempre não criticar com maledicência, mas sim de uma forma construtiva e motivadora. Aliás, a minha intenção era a de exaltar o que de melhor há em Santar. Quem me conhece pessoalmente sabe que, pela minha forma de ser, superei aqui alguns dos meus limites. Eu que nunca fui de maledicências ou conflitos, sujeitei-me aqui a ataques e confrontos menos corteses. Eu que se puder, até passo invisível, vi-me envolvida em meias verdades e acabei por descobrir um Santar menos amistoso. Mas este objectivo comum levou-me a aceitar e respeitar, deixar que a liberdade de cada um, tivesse o limite na consciência e no juízo daqueles que nos visitam e dos meus colegas Indigentes. Mas agora, sinto que já não posso ir muito mais além do que já fui.
Esta decisão já tem alguns dias e foi na altura, comunicada aos Indigentes. No entanto, a pedido de alguns destes, prometi repensar, dar tempo ao tempo e repensar a minha saída deste projecto que acalento com carinho desde o primeiro instante em que me convidaram a participar.
Ontem, ao ler alguns dos comentários por aqui colocados pelos visitantes deste espaço, senti-me envergonhada, constrangida, pois percebi que todo o tempo e dedicação que cada um de nós oferece a este espaço, está a ser covardemente utilizado por estranhos, para atacarem e ofenderem pessoas da Sociedade Santarense. Este tipo de comentários já ultrapassa o razoável. Já não é liberdade de expressão, nem respeito por opiniões democráticas, deixa de ser um espaço livre e é sim, a ofensa do mais baixo nível.
Perdoem-me, mas dar a cara por um espaço que ofende pessoas é ficar à margem de mim mesma e da minha forma de estar e de ser e por isso, já nada há para pensar, nem tempo a dar. Saio hoje e enquanto não houver moderação de comentários, não voltarei.
Por mim, peço desculpa por qualquer coisa que tenha escrito e que tenha ofendido alguém. Garanto que nunca foi minha intenção ofender e, ou magoar quem quer que seja. O meu e-mail está no rodapé e se alguém entende que lhe devo qualquer explicação, por favor, diga-me.

Aos Indigentes, aquele abraço e os meus mais sinceros votos de sucesso e de felicidade. Ainda que, não como participante, estarei sempre ao lado de Santar, e ao lado de cada um de Vós para o que der e vier. No que precisarem, contem comigo. Foi muito agradável, reunirmo-nos todos de novo, ao fim de tantos anos e voltarmos a fazer algo juntos.
Aos Santarenses, desejo francamente que aproveitem esta sacudidela e que participem cada vez mais e mais, mas melhor, reconhecendo também o serviço de utilidade pública, que, todos juntos, cada um à sua maneira, podem prestar a Santar .

Viva Santar!!!!
Vivam os Indigentes!!!!

Continue lendo >>

Junho - Mês dos Santos Populares II

Tomei a liberdade de voltar a publicar o post do indigente Carlos Neves, para que se volte ao tema deste mês:

“O Indigente, prosseguindo o seu formato de temáticas mensais, consagra este mês de Junho aos Santos Populares e em especial ao orago da Paróquia, S. Pedro, sendo por isso também o mês dedicado à Paroquia de Santar.Vamos procurar mostrar as tradições destas festas populares e tentar perceber o porquê de algumas, infelizmente, terem desaparecido.Contamos com a colaboração de todos quanto tenham fotografias, vídeos e histórias para contar acerca destas festas e tradições, de forma a serem mostrados aqui neste espaço e porque não, contribuir para que as mesmas sejam reeditadas.”

Continue lendo >>

domingo, 14 de junho de 2009

Agitar as águas

“Não é culpa minha se o copo humano não pode resistir três dias sem beber. Não me sabia tão prisioneiro das fontes. Não suspeitava de uma tão curta autonomia.”
Saint – Exupéry, 1946

Sentada no café, como de costume ao fim de almoço, não pude deixar de ouvir a conversa da mesa ao lado, onde se dizia, que um funcionário da Câmara depois de ter sido chamado e de ter ido ver uma torneira que estava a jorrar água para a via pública, disse: - deixa arder que hoje é feriado amanhã compõe-se.
Ora isto significa que a dita torneira esteve a jorrar água pelo menos 24 horas.

Seria uma hora de trabalho, ou nem isso, que deixava o dito sr. cansado?
Claro que não, mas mais uma vez as pessoas só pensam em si próprias, ou melhor nem em si próprias, porque se a dita pessoa estivesse devidamente informada, saberia que o planeta corre riscos de ficar sem água potável e TODOS, vamos sofrer as consequências dos nossos actuais actos.
A isto também se chama falta de educação, particularmente de educação ambiental. Na verdade apesar da Terra possuir uma quantidade apreciável de água, a maior parte dela não pode ser directamente utilizada pela Humanidade. Cerca de 97,5% da água é salgada, e portanto não é potável, e 1,97% da água potável, não pode ser utilizada porque permanece gelada nas calotes polares e nos glaciares. Isto significa que 0,53% da totalidade da água do planeta pode ser utilizada pela espécie humana.
Prevê-se que em 2025 se acentue a falta de água e 2,5 mil milhões de pessoas terão menos de 1000m3 de água por ano e por pessoa para viver.
Por isso meus amigos não podem continuar a ter atitudes como a supracitada, pois não é a Câmara ou o vizinho do lado que sofre as consequências, somos todos.
Elsa Loureiro

Continue lendo >>

Será que a Boa Educação caiu em desuso?

Diz-se que o Homem evoluiu de um "Homem das Cavernas" para um ser "civilizado"...será? Se assim é, o ser humano está a ter uma evolução nos dias que correm que considero regressiva...
… refiro-me a alguns comentários neste espaço.
Será que o Civismo faz mal a alguém?
Mas como a boa educação parte de casa, e quando não a temos, não sabemos respeitar os demais.
Muitas vezes, testemunhamos situações em que as pessoas, abandonando o que lhes poderia restar de uma boa educação, rompem com todos os outros princípios morais ao desmerecer o valor da integridade do ser humano. A sadia convivência nos nossos relacionamentos constrói-se sobre os alicerces do respeito pelos que manifestam opinião diferente da nossa.
Penso ser necessário para aqueles que consideram ultrapassado o cultivo do respeito mútuo uma urgente retoma de um novo comportamento. A nobre virtude do respeito pelo outro tende a favorecer o florescimento da excelência da democracia, dos direitos e deveres em todos os nossos relacionamentos.
Como dizia o Padre António Vieira: “A boa educação é como uma moeda de ouro, em toda a parte tem valor”

Continue lendo >>

sábado, 13 de junho de 2009

Música de fim de semana...



Rui Veloso - Rapariguinha do Shopping ao vivo no Pavilhão Atlântico comemoração dos 25 anos.
Bom fim de semana!

Continue lendo >>

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Junho - Mês dos Santos Populares

O Indigente, prosseguindo o seu formato de temáticas mensais, consagra este mês de Junho aos Santos Populares e em especial ao orago da Paróquia, S. Pedro, sendo por isso também o mês dedicado à Paroquia de Santar.
Vamos procurar mostrar as tradições destas festas populares e tentar perceber o porquê de algumas, infelizmente, terem desaparecido.
Contamos com a colaboração de todos quanto tenham fotografias, vídeos e histórias para contar acerca destas festas e tradições, de forma a serem mostrados aqui neste espaço e porque não, contribuir para que as mesmas sejam reeditadas.

Continue lendo >>

Semana do Municipio 2009

Apresentamos o programa da Semana do Município de Nelas 2009




De 19 a 24 de Junho um vasto programa de Cultura e Entretenimento



Compareça e divirta-se

Continue lendo >>

terça-feira, 9 de junho de 2009

Escola vs Pais/Educadores

“É lento ensinar por teorias,
mas breve e eficaz fazê-lo pelo exemplo”
Séneca

Quantas vezes ouvimos falar em decisões politicas que afectam o sistema educativo, o direito de sabermos o que se passa com os nossos filhos dentro da escola, o direito de termos um ensino de qualidade, o direito de vermos os nosso ideais, as nossas crenças reflectidas no ensino dado aos nossos filhos, o direito de não nos apartarem das decisões relativas ao futuro dos jovens, o direito de …
Como fazer então, valer os direitos a que bastas vezes nos vimos tentados a reivindicar?
Como fazer dos nossos educandos futuros cidadãos cientes dos direitos que lhes assistem, mas não descurando dos deveres que esses mesmos direitos acarretam?
Não deixemos a educação/formação dos nossos filhos dependentes de outros, a escola faz parte do quotidiano familiar, é um prolongamento do lar, no entanto não deleguemos os nossos deveres nos outros, devemos pois trabalhar em conjunto, opinar, sugerir, criticar, reivindicar, mas faze-lo sempre cientes dos nossos deveres, das nossas responsabilidades como pais/educadores, como cidadão formando outros cidadão para a vida.
Muito importante para alcançar este fim, são as associações de pais, e é com muita tristeza que vejo o alheamento dos pais em relação ás associações de pais da Escola Secundária de Nelas e do Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida.
Deixo um apelo aos pais/educadores, participem na educação dos vossos filhos, através das associações, estas existem para fazer a ligação dos pais/educadores á escola, quantos mais formos, mais poderemos lutar por um ensino de qualidade.

Continue lendo >>

segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Tempo



O tempo
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia, e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, às margens de nós mesmos...".

Fernando Pessoa


Continue lendo >>

domingo, 7 de junho de 2009

Consciência Verde

O NOSSO MEIO AMBIENTE

Quando falamos em "nosso meio ambiente" é importante perceber o sentido da palavra "nosso" dentro de um diferente contexto. O sentido da palavra "nosso" não se refere a algo que nos pertence, como propriedade, como algum objecto sobre o qual temos posse. Falar em "nosso ambiente" diz respeito à "nossa forma de vida" como um todo.
Quando falamos em "nosso meio ambiente" estamos a falar da nossa vida, no seu amplo contexto e tudo o que a ela se relaciona. Estamos incluídos neste meio ambiente, pois ele perpassa – nos e somos parte dele.
Quando falamos que no meio ambiente encontramos tudo o que precisamos para viver, estamos a falar das nossas necessidades vitais, pois sem ambiente não é possível existir vida.
Portanto, quando falamos no "nosso ambiente" devemos perceber que dele fazemos parte e que o que acontece com o meio ambiente acontece connosco. É como falar no "nosso grupo", "nosso trabalho", "nosso corpo", "nosso universo", como algo do qual fazemos parte e não de algo do qual somos donos ou temos domínio.
Vivemos num ambiente sócio – político – económico - cultural que nos coloca numa posição privilegiada e separada do ambiente natural. Alguns discursos apresentam, na sua essência, que os recursos naturais existem exclusivamente para nos servir e que deles podemos fazer uso para o nosso próprio benefício, sem levar em conta a implicação disto para o meio ambiente. Esta cultura consumista, progressista, dissocia e distancia o ser humano da natureza e do meio ambiente colocando-o sempre no topo, num pedestal. Somos "endeusados" por nós mesmos.
É chegada a hora de perceber que tudo está relacionado entre si. É preciso destronar o ser humano como "rei" do universo. Somos nada, absolutamente nada,sem árvores, sem vegetação(...), sem o nosso meio ambiente, por isso devemos preservar e não destruir.

Continue lendo >>

Curtas;

(...) Azeitonas panadas com bicha??!??
(...) caminhos do rio dão barrados por valas?????
(...) que três, o disse, o diz que disse e o disse disse!!!!!
(...) caminho do Porto Carril, para quando a reabertura!!?!!
(...) novas árvores p'rás roubadas, e as mortas?????

Continue lendo >>

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Música de fim de semana...

Desfolhada Portuguesa, original de Simone de Oliveira...



Cover da Naifa

Bom fim de semana!

Continue lendo >>

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Por caminhos de Santar




Continue lendo >>

Por caminhos de Santar




Santar também já foi conhecida pelas suas boas águas. Hoje, já não estou tão certa dessa qualidade, mas existem livros, antigos que referem as águas de Santar, as suas nascentes e as suas fontes, por exemplo a nascente do Ervedal, como "santas águas" e que até, lhes atribuem poderes curativos.

Sendo a Vila de Santar localizada entre várias termas , esta atribuição às suas águas, não me espanta. O que me espanta e entristece é o abandono a que algumas das fontes de Santar estão sujeitas.

A fotografia que hoje deixo aqui, da Fonte da Feira, nem é o maior exemplo do que falo. Há por Santar outras fontes e até mais dignificantes, que estão condenadas ao maior abandono e negligência. Posso referir como exemplo, a lindíssima Fonte que se encontra em frente à Casa de Santar, na Avenida principal da Vila, na estrada por onde passam a maior parte dos visitantes. Essa fonte está por norma cheia de lixo, suja, abandonada.

Não sei a quem de direito se deve reclamar esta situação!
Não sei até, se entendessemos deixar de fazer criticas do sofá, erguêssemos as mãos e fossemos nós mesmos fazer essa manutenção, se o poderíamos fazer!
Mas não posso deixar de reparar e de comentar por aqui o quanto me entristece verificar que estamos a desistir das nossas fontes.

Continue lendo >>

Mistério da Tileiras Desaparecidas

Hoje pela manhã, o meu reparador sono de férias, foi interrompido pelo toque melodioso do meu telemóvel, não é costume, em férias atender o telemóvel a horas tão madrugadoras, mas espicaçado pela curiosidade, atendi.
A voz do meu interlocutor, foi direita ao assunto, pedindo para que eu no meu papel de Indigente, divulga-se o que se tem vindo a passar com as Tílias que têm vindo a ser plantadas na avenida em direcção ao cemitério de Santar, e que são sistematicamente "fanadas" por quem demonstra não ter qualquer respeito pelo que é nosso, sim nosso, e não da junta de freguesia ou de qualquer individualidade pessoal.
O trabalho de arborizar as nossas ruas cabe à Junta, que o tem feito com critério e rigor, trabalho esse, como já foi dito no Indigente, que deve também ser continuado com o tratamento e correcção das árvores já plantadas, de modo o podermos ter árvores bem formadas.
Neste caso parece que os amigos do alheio, mal as vêm plantadas, logo se preocupam em mudar-lhes o sítio.
Como cidadão, não permito que roubem o que também é meu, deixo desde já duas notas,
primeiro dirigindo-me a quem tomou posse do que é de todos nós para lhe dizer:
-Tenha mas é Vergonha e não roube, peça, que se calhar é ouvido, e lembre-se que Deus não dorme.
A segunda nota é um desejo um pouco cruel ,mas que eu , pessoalmente assumo:
-Espero que as árvores que roubou, seja o ladrão quem for, sequem.
Quanto ao meu interlocutor, que bem cedo me chamou a atenção para este facto, o meu agradecimento pela informação, e tenha a certeza que nestas coisas o Indigente estará sempre do seu lado, e eu até sei que a sua opinião acerca de nós não é a melhor, mas... conte sempre connosco.

Continue lendo >>

O sábado ...

Passados dias depois da minha falta de tempo ridícula, (pela qual peço, desde já as mais sinceras desculpas) venho hoje expor o que foi e o que ficou daquele que não foi um Sábado comum. Não me predisponho a descrevê-lo, mas a escrevê-lo tal como sensivelmente o experimentei.
A Santa Casa da Misericórdia de Santar homenageou a Sr. Drª Lucília Paiva. Sendo de tão merecido destaque este dia, passado um ano do seu falecimento, permitam-me, a mim, que o escreva.
A vida aparece-me inicialmente como uma grande árvore, de ramos extensos e luzidios … que no seu todo formam aquela grande copa, majestosa e harmoniosa convidando-nos a “entrar” e a escolher um ramo de percurso… nós, obedientemente escolhemos um só, e vamos.
A Dr.ª Lucília Paiva foi, para mim, um exemplo que em pouco tempo conseguiu mostrar tudo. Mostrou-me que o nosso ramo se pode prolongar, tornando-se numa verdadeira Sequóia em tamanho, e assemelhando-se a uma espécie ainda mais bela se assim o desejarmos.
A vida é ascendente. E é nesta ascendência que a revejo, como uma alma leve, de ambições fortes e determinadas, de palavras encorajadoras e, o mais importante, capaz de alcançar metas, de uma persistência inigualável e incapacidade moral de fugir às dificuldades. É assim, o optimismo e a bondade, de valores que realmente se podem erguer aos louros a uma altura merecidamente alcançada.
Mas isto é pouco perante o que ficou, o que fica aos olhos de todos. O Sábado foi um só dia que se destacou entre todos os outros em que fazemos a nossa homenagem individual a uma Senhora Nobre de valores eternos.
As actividades que a Mesa Administrativa elaborou decorreram perfeitamente e destacaram-se pelos elogios dos convidados, sendo marcadas pela seriedade e profissionalismo que caracterizam os funcionários desta Santa Casa.
Como vida ascendente, com valores que já mencionei (e que nunca serão suficientes) parece-me que num gesto igualmente minucioso a Dr.ª Lucília se fez rodear de pessoas capazes de, numa oportunidade, mostrar o seu valor. Pessoalmente, revejo-me numa minha homenagem dupla, pois sinto que a copa da árvore que cobre esta casa está em expansão e se torna cada vez mais sustentável e enaltecida pelos que conhecem e reconhecem o seu trabalho. E a minha homenagem “dupla” dirige-se à Dr.ª Lucília pelo que ficou perpetuado no tempo, pelo que criou, pelo que sonhou, mas também à Dr.ª Infância Pamplona pelo que continuou, pela ambição, pela coragem e pela satisfação com que trabalha pela nobre causa que é acção social. Esta Santa Casa e de certo uma grande parte do povo de Santar se sentem agradecidos pela continuidade, pelos valores que continuam e crescem nesta Casa de todos.
Mas estas minhas palavras, que tendem a construir-se em elogios serão sempre vagas e diminuídas. E a minha posição é de Santarense, que vê a árvore em expansão e que se orgulha deste crescimento, que não é um só ramo mas vários imponentes, deste brotar natural que só alguém de braço forte, de determinação exaltada, de valores supremos e ambições límpidas consegue dirigir.
O meu Obrigado, por tudo!

Continue lendo >>

Crise...

Para reflectir...

"Não podemos esperar que as coisas mudem se fazemos sempre o
mesmo. A crise é a melhor bênção que pode suceder a pessoas e
países, porque a crise traz progresso.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite. É da
crise que nasce a inovação, as descobertas e as grandes
estratégias. Quem supera a crise supera-se a si mesmo, sem ser
ultrapassado. Quem atribui á crise os seus fracassos e a sua
desgraça, viola o seu próprio talento e respeita mais os problemas
que as soluções.

A verdadeira crise é a crise da incompetência.

Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma
lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que desabrocha
o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é carícia.

Falar da crise é promovê-la e calar-se na crise é exaltar o
conformismo.

Em vez disto, trabalhemos no duro. Acabemos de vez com a única
crise ameaçadora: a tragédia de não querer lutar para a superar. "

Albert Einstein

Continue lendo >>

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Pensamento;

O Futuro de Portugal

O que calculo que seja o futuro da raça Portuguesa? - O quinto império. O futuro de Portugal - que não calculo, mas sei - está escrito já, para quem saiba lê-lo, nas trovas de Bandarra, e também nas quadras de Nostredamus. Esse futuro é sermos tudo. Quem, que seja Português, pode viver a estreiteza estéril do catolicismo, quando fora dele há que viver todos os Protestantismos, todos credos Orientais, todos os Pagaísmos mortos e vivos, fundindo-os no Pagaísmo Superior? Não queiramos que fora de nós fique um único Deus! Absorvamos os Deuses todos! Conquistamos já o Mar: resta que conquistemos o Céu, ficando a terra para os outros, os eternamente outros, os outros de nascença, os europeus que não são os Portugueses. Ser tudo, de todas as maneiras, que a verdade não pode estar em faltar ainda alguma cousa! Criemos assim o Pagaísmo Superior, o Politeísmo Supremo! Na eterna mentira de todos os Deuses, só os Deuses todos são verdade.

(Fernando Pessoa, in "Portugal entre Passado e Futuro")

Continue lendo >>

terça-feira, 2 de junho de 2009

Consciência Verde

Observe!
Todos os bens disponíveis na Terra e que o homem pode utilizar em seu benefício são designados por recursos naturais. Na actualidade a humanidade depende de uma grande variedade de recursos naturais que permitem o aumento da complexidade das actividades humanas e ao mesmo tempo desenvolver uma maior autonomia e capacidade de sobrevivência. No entanto os seres humanos devido a uma maior dependência do meio que os suporta, têm vindo a aumentar a exploração dos mais variados recursos naturais, o que pode ter graves consequências para as gerações futuras. É cada vez mais importante pensar numa gestão racional dos recursos naturais, no sentido de conseguir um desenvolvimento sustentável, isto é, um desenvolvimento que vá ao encontro das necessidades das pessoas no presente sem comprometer as gerações futuras.
Mas não é isto que se passa, observem a foto acima, sabem onde é?
Já todos viram o impacto ambiental provocado pela acção humana, neste local, que se designa por Fontanheiras. Creio que até mesmo a senhora condessa das Fontanheiras já reparou para esta paisagem que outrora era uma aldeia rodeada de vasta vegetação, hoje está degradada e amanhã como estará?
A exploração de areia implica a remoção de enormes quantidades de solo e a destruição do coberto arbóreo, o que causa alterações profundas na paisagem natural.
Vamos passar à prática e peço a quem de direito, que faça algo, nem que seja para obrigar à simples reflorestação, pois é URGENTE conciliar o progresso e a tecnologia com soluções que apostem numa redução dos simples impactos ambientais, de modo a permitir a vida num planeta saudável.
ps. Vá lá Sr.ª Condessa das Fontanheiras ponha a plebe a trabalhar. (...)
Elsa Loureiro

Continue lendo >>

Quadrangular

Hoje a A.C.I."Amigos de Santar" já pode fazer um balanço do que foi a realização do 1º Torneio Qadrangular.
Desta feita e com a intenção de saber qual o estado de afinação, da engrenagem que é o grupo de trabalho desta associação,podemos dizer que com alguns reajustes, podemos fazer melhor.
No entanto um dos objectivos foi alcançado, e muito contribuiu para isso a adesão do sempre disponível povo de Santar, que também gosta de ver a sua terra em actividade, nunca desprezando quem por isso faz.
Os praticantes denotando, mais ou menos "ferrugem", também não quiseram ficar mal na fotografia, dando corda aos músculos e batendo-se galhardamente em busca da vitória, que não a águia do Benfica.
Ao longo do fim de semana, reuniram-se pois os ingredientes, que fazem a população de Santar sair para a rua, para o fresco da noite , destes dias quentes de primavera, dando movimento à Feira.
Resta-nos pois seguir em frente e arriscar um projecto um pouco maior e com uma dinâmica um tudo nada, diferente.
A todos os que com a sua comparência, deram uma ajuda a esta associação, o nosso mais sincero,

Bem Haja





Equipe Lar Cheio, os vencedores.

Continue lendo >>

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Peugeot-Citroën de Mangualde recebe novo modelo


"A Peugeot-Citroën de Mangualde (PSA) vai produzir um novo modelo já no próximo semestre de 2010. O investimento ronda os 23 milhões de euros e o objectivo é fabricar 160 veículos por dia.A garantia foi dada esta segunda-feira pelo director-geral da empresa, Juan Antonio Munõz Codina, que não quis, no entanto, adiantar qual será o modelo.Também o ministro da Economia, Manuel Pinho, recusou-se a adiantar pormenores em relação ao veículo, dizendo apenas que «que não lhe cabe a ele anunciar, pois trata-se de uma decisão interna».

Contratação de novos colaboradores afastada.

De acordo com o director-geral da empresa, este novo modelo não vai implicar a contratação de mais trabalhadores. A empresa vai contar com os actuais 800 colaboradores.Em relação ao «lay-off», este vai passar de 4 para 2 dias antes do Verão. Manuel Pinho, aplaude esta medida e acrescenta que «no contexto de crise, especialmente o que atravessa o sector automóvel, o caminho é não baixar os braços, porque assim quando começarmos a recuperar vamos ter um Portugal mais sólido»".


in: IOL Diário Link

Boas noticias para a nossa região!

Continue lendo >>

Pensamento;

As Calorias

As calorias são pequenos animais que moram nos roupeiros e que durante a noite, apertam a roupa ás pessoas.

(Custódio, in "No seu Melhor")

Continue lendo >>