sábado, 28 de novembro de 2009

Música de fim de semana



Doismileoito - Bem Melhor

Continue lendo >>

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Quinta do Sobral

Em mais um dos meus passeios pela Web, encontrei recentemente o site da Quinta do Sobral. Poderá neste espaço, descobrir os vinhos produzidos por esta quinta Santarense e também os diversos cabazes bem originais de embalagem.

Dêem uma espreitadela em...

http://www.quinta-sobral.com/

Continue lendo >>

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Curtas;

(...) pergunta, há lugar para duas bandas em Santar?????
(...) carro esbarrado na noite! as carrinhas sem seguro! e que mais???!!
(...) depois das eleições tudo volta ao normal, até os poisos!!!??
(...) Azeitonas em plena colheita, não admira com aquela vestimenta!!!!?
(...) ballet rose no hotel? quem diria!? mas foi só uma miragem!!!!!

Continue lendo >>

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

No Coração do Dão

Paço dos Cunhas de Santar – Largo do Paço, Santar, tel. 232 945 452/ 965 667 899.
Cozinha de autor com base nos produtos regionais. Excelente garrafeira. Preço médio: €35



Em terras de Santar
Na pitoresca e vizinha povoação de Santar são outros os ambientes que nos acolhem – sofisticados –, mas igualmente ligados aos prazeres do palato. Dirigimo-nos ao Paço dos Cunhas de Santar, recuperado o ano passado pela Dão Sul e eleito “Enoturismo do Ano 2008”. Trata-se de um belo edifício setecentista que alberga um restaurante, loja de vinhos e winebar. É rodeado por jardins e pela senhorial Casa do Soito, que integra, ainda, 25 hectares de vinha, hortas, pomares e zona arbustiva. Nela se pretende fazer surgir um hotel de charme, condicente com o edifício já restaurado pelo arquitecto Pedro Mateus, com atelier no Porto, que realizou um notável trabalho de reabilitação desta estrutura, erguida à imagem do estilo renascentista italiano.
Apesar do peso da pedra e dos anos, a sensação é a de que se está num edifício contemporâneo – o que, em parte, é verdade, já que o interior foi concebido de raiz, com excepção do lagar. Essa dependência é agora uma sala destinada a encontros de empresas ou refeições para grupos até 120 pessoas ou workshops e provas de vinhos (aconselha-se marcação prévia).



Refira-se que a vizinha e mítica Casa de Santar, solar dos séculos XVII e XVIII, propriedade da condessa D. Tereza de Lencastre de Mello, há 15 gerações na família, está envolvida neste projecto de enoturismo, pelo que o espaço da adega, capela, cozinha velha, sala dos coches e jardins podem ser visitados. Trata-se de uma excelente forma para abrir o apetite, já que no Paço os jovens chefs Luís Almeida e Diogo Rocha, de 22 e 25 anos, respectivamente, nos irão provar porque são já uma referência na região. Propõem cozinha de autor com produtos tradicionais e pratos tão originais quanto peito de codorniz, trufa laminada e telha de cenoura, trouxa de mariscos acompanhada de creme de abóbora, emulsão de coentros e alho francês ou enrolado de polvo com legumes frescos salteados (a carta varia sazonalmente). Quanto às sobremesas, desde o creme de arroz-doce, com semifrio de canela e estaladiço de limão ao pão-de-ló, com sorvete de citrinos e hortelã, todas as escolhas são acertadas. Só tem um senão… deixam algum peso na consciência (pelo menos).



In "Revista: Rotas & Destinos" / Canas em Peso

Continue lendo >>

sábado, 21 de novembro de 2009

Música de fim de semana

Continue lendo >>

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Curtas;

(...) avenida 25 Abril em nova fase de requalificação.....
(...) bluff, Posto Médico não fecha!!!!!
(...) bob-o-construtor zangou-se com as máquinas, abandonou-as????
(...) novo Lar à vista, parece que é desta!!???
(...) SCS vence rival de longa data, boa.....

Continue lendo >>

sábado, 14 de novembro de 2009

Música de fim de semana



Trovante - Xácara das Bruxas Dançando

Continue lendo >>

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Jardim de Infância - Feira de Outono 2009


Aí está uma actividade do nosso Jardim de Infância. É de louvar este tipo de actividades, até porque além de ser didáctico para os mais novos, é também um estimulo aos mais velhos em manter a nossa Feira.
Havia um pouco de tudo; artesanato, fruta, mel, legumes, utensílios,...etc e muitos clientes. Um exemplo a seguir.
Parabéns aos organizadores.

Continue lendo >>

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Desabafo...

São 5 da manhã, sinto-me triste e desiludido, estou de vigília ás instalações de mais uma empresa que vai encerrar portas…
… mas em que condições? Deixando 60 famílias aflitas e receosas quanto ao seu futuro? Propondo rescisões que não garantem os seus direitos?
Mais uma vez se utilizam estratagemas que só beneficiam a entidade patronal e exploram a fraqueza dos trabalhadores.
Anos de trabalho dedicado que agora não são reconhecidos…
A base de uma estrutura produtiva, que são os trabalhadores, agora apenas á que “descartá-los” para assim ainda se poder encher os bolsos de alguns…
Não chorei, não choro e espero não chorar, porque as lágrimas não resolvem isto.
Vemos assim o Portugal que temos: injusto, corrupto e miserável, mas a esperança está na luta.

Aos amigos Indigentes e visitantes, desculpem e permitam-me este meu desabafo, numa semana que já vai longa em lutas e desilusões…

Continue lendo >>

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Curtas;

(...) as Azeitonas, de tão gordas, expectantes?!?!?
(...) ultima hora, todos despedidos do Hotel??!!!
(...) ouve-se que o Posto Médico vai fechar!!???
(...) e a CVP, já tem Direcção? ou não?????
(...) pequena rotunda, tem água a mais!!!??

Continue lendo >>

sábado, 7 de novembro de 2009

Receitas - Castanhas


Carne de porco com castanhas (6 pessoas)

1,5 kg de carne de porco (entremeada)
2 dl vinho branco
6 dentes de alho
1kg de castanhas assadas
Sal (qb)

Corta-se a carne em bocados regulares (com cerca de 5cm) e põe-se a marinar de um dia para o outro com o vinho branco, alho e sal.
No dia seguinte, retira-se o alho e levam-se os rojões a cozer no vinho da marinada. Quando estes tiverem um aspecto de cozido, escoa-se o vinho e acrescenta-se a gordura (óleo, azeite, banha, etc) e levam-se novamente ao lume até ficarem louros. Quando os rojões estiverem quase prontos, acrescentam-se as castanhas para que estas tomem o gosto dos rojões. Por fim, serve-se acompanhado com maça crua fatiada.

Bom Apetite!

Continue lendo >>

Música de fim de semana...



Esta semana, mais propriamente na quarta feira, celebrou-se a obra de João Aguardela. O Indigente deixa aqui um vídeo do seu projecto a solo, Megafone.
Para os mais interessados, os discos estão disponíveis para download legal aqui.

Continue lendo >>

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Receitas - Míscaros


Receita para 4 pessoas

Ingredientes:
2 kg de míscaros
1,5 dl de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta


Preparação:

Sacodem-se muito bem os míscaros, escolhem-se cuidadosamente e lavam-se muito bem. A última água não deve ter qualquer vestígio de terra ou areia. Escorrem-se os míscaros e cortam-se ao meio. Numa frigideira aquece-se o azeite e estala-se aí o alho. Juntam-se os míscaros, tempera-se com sal e pimenta e deixam-se fritar lentamente até ficarem escuros, mas não secos.

Bom Apetite!

Continue lendo >>

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Água, Rota dos Chafarizes


Fontanário nas Fontanheiras, sem água, limpeza ou asseio...

Continue lendo >>

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Limpar Portugal


O Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.


Por diversas vezes já aqui divulguei esta iniciativa, gostava de ver os Santarenses a aderiri a este projecto. O concelho de Nelas já tem 22 membros, de Santar, onde me posso incluir, tem mais dois, a Patricia Monteiro e o Carlos Isidro.


Participem e divulguem, sobretudo aqueles que defendem o nosso ambiente e a nossa floresta.


Vamos também limpar as florestas de Santar.

Continue lendo >>

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sondagem

O que entende ser mais necessário para Santar no próximo ano e que deveria ser prioridade das entidades politico-administrativas:


Mais investimento Cultural
25 (36%)
Mais investimento Social
8 (11%)
Mais investimento Desportivo
5 (7%)
Mais investimento Areas de Lazer
10 (14%)
Mais investimeno Area Ambiental
21 (30%)

Votos apurados:
69


Numa altura em que serão apresentados Planos e Orçamentos para o o próximo ano, devemos pois ter em conta aqueles que são os anseios da população. Sabendo que as sondagens valem o que valem, não deixa de ser um bom exercício consultar a opinião dos leitores do nosso blog, sobre quais são as suas expectativas para o futuro da nossa terra.
Ás perguntas que fizemos durante as ultimas duas semanas, ficou claro pela percentagem de respostas quais os anseios de investimento e em que áreas, os santarenses, gostariam de ver aplicados os seus impostos, tendo definido pela votação, as prioridades que gostariam de ver cumpridas.
A amostra, não sendo numerosa (69 Votantes) deixa no entanto pistas para quem de direito poder interpretar, o grosso dos votos apontou a Cultura e o Ambiente como as áreas mais carenciadas em Santar.
Estruturas como o Museu do Vinho e o Multiusos, tem definitivamente que sair do papel onde de facto já cumpriram o seu dever e tornar-se realidades, cada vez mais as pessoas tomam consciência de que, somente uma sociedade culta tem possibilidades de melhorar as suas condições de vida, daí a aposta no Ambiente como factor estabilizador fundamental para qualquer sociedade.Uma sociedade culta e educada, vive melhor com uma salubridade ambiental garantida julgo ser isso que pensam 46% dos votantes.
Para Isso é necessário que na nossa freguesia se cumpra a requalificação da ETAR de Santar e a construção da de Casal Sancho, promessas eleitorais da força politica vencedora das ultimas autárquicas, que queremos ver cumprida no decorrer deste mandato e não somente começada em ano pré eleitoral.
O Desporto e Lazer embora com menos expressão em termos de votação não deixam de ter o seu lugar e a sua importância, devendo no entanto ser diversificadas as suas áreas de intervenção, sendo que nos últimos anos o investimento tem sido quase que exclusivamente direccionado para o futebol.
Onde estão os tanques de aprendizagem prometidos no tempo da "outra senhora", e os desportos Indoor, já era tempo de pensar a sério nisso, Santar já merece um pavilhão para desportos colectivos, há que aproveitar o POVT do QREN que 2013 é já ao virar da esquina, depois disso ainda vai ser mais difícil.Finalizo com as zonas de lazer e contacto com a natureza, Santar precisa de jardins, parques de merendas, zonas de lazer infantil, parques com temáticas da natureza, entre outros.
Não basta dizer que Santar é a "Jóia da Coroa", é preciso que esta seja lapidada e polida de forma a que os forasteiros e também os locais possam usufruir do seu brilho.
Ás vezes muito mais do que dinheiro, o que é preciso e imaginação e vontade, se a houver por parte dos responsáveis, tenho a certeza que só temos a melhorar.
Cabe pois a todos nós fazer com que as promessas sejam cumpridas, se não pedirmos o que achamos precisar, jamais seremos atendidos.

Atentamente

Continue lendo >>

Curtas;

(...) triste e abandonada, eis que jaz junto à rede de vedação??!!!
(...) as chuvas trazem à luz do dia a qualidade das obras começadas!!!!!
(...) já com ar-condicionado, Pimentinha vive dias muito frios!!!!!
(...) preocupação crescente, água de rede e fornecimento eléctrico!!???
(...) horário da missa de Finados, bem ou mal?????

Continue lendo >>

Divulgação

Realizou-se no passado dia 30 de Outubro, a Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária de Nelas, tendo sido eleitos para o próximo biénio os seguintes elementos:

Assembleia Geral
Presidente: António da Costa Quintas
Vice-Presidente: Arminda Almeida Pais Dias
Secretária: Maria Isabel Paiva Pinto

Conselho Fiscal
Presidente: Artur Jorge Santos Ferreira
Relatora: Maria Alexandra Tavares Magalhães Brandão
Secretária: Isabel Maria Sobral Silva Ferreira

Direcção
Presidente: António Manuel Silva Liberato
Vice-Presidente: António Manuel Fernandes Neves
Tesoureiro: Vitor Luciano Silva Correia
1º Secretário: Cândida Paula Santos Loureiro Figueiredo
2º Secretário: Elsa Sofia Barros Mendes Viana
Vogais: António João Gonçalves Moreira
Paulo Manuel Pinto Pereira
Maria Adriana Pinto Viegas Jesus Saúde
António Miguel Niza Loureiro

A nova direcção da Associação, convida todos os pais a terem uma intervenção activa na educação dos seus filhos/educandos, para tal estamos ao vosso dispor, para qualquer contacto utiizem o endereço electonico da Associação: apesnelas@sapo.pt

Continue lendo >>

100000 – O número da viragem


A Internet tem destas coisas. Diria, mais a blogosfera. O Indigente tem sido atacado desde á uns meses largos para cá por ofensas e falta de educação por parte de certa gente.

Isto faz com que se comece a tornar uma bola de neve, e faz com que nós, Indigentes, tenhamos que tomar alguma decisão neste tema que começa a ser algo pesado para este espaço.

Não é isso que queremos mostrar. Não é a falta de educação e o ataque pessoal que queremos transmitir, queremos sim, dignificar e debater uma terra que é nossa e um bem comum onde todos nascemos e vivemos e há qual só queremos o melhor. Somos bazófias, sim, somos, e este espaço deu para entender isso.

Sendo assim, o Indigente encontra-se neste momento com os comentários moderados (finalmente dirão alguns), pelo que os comentários escritos pelos interessados, terão aprovação por parte dos administradores deste espaço.

Esperamos que com isto, possamos ter um espaço melhor, educado e sem ataques!

Obrigado pela vossa compreensão.


Continue lendo >>

Receitas, Arroz deTortulhos

Os nossos Tortulhos serão o equivalente aos haggis escocês;




Arroz de Tortulhos
Façam um refogado num tacho de barro com azeite e alhos esmagados.adicionem a cebola picada e deixe cozer suavemente até a cebola estar macia.Juntem um pouco de chouriço de carne cortado em cubos muito pequenos.Deixem alourar tudo.Juntem o arroz e os tortulhos e mexa para o arroz absorver a gordura.Regue com a água a ferver e adicionem um pouco de ervas aromáticas, pimenta e sal.Introduzam o tacho no forno bem quente e deixem cozer durante 15 minutos
Bom apetite!

Continue lendo >>