terça-feira, 24 de agosto de 2010

Pensamentos

Virtude e Pecado são Inatos

Nenhum prémio certo tem a virtude, nenhum castigo certo o pecado. Nem seria justo que houvesse tal prémio ou tal castigo. Virtude ou pecado são manifestações inevitáveis de organismos condenados a um ou a outro, servindo a pena de serem bons ou a pena de serem maus. Por isso todas as religiões colocam as recompensas e os castigos, merecidos por quem, nada sendo nem podendo, nada pôde merecer, em outros mundos, de que nenhuma ciência pode dar notícia, de que nenhuma fé pode transmitir a visão. Abdiquemos, pois, de toda a crença sincera, como de toda a preocupação de influir em outrem.
A vida, disse Gabriel Tarde, é a busca do impossível através do inútil. Busquemos sempre o impossível, porque tal é o nosso fado; busquemo-lo através do inútil, porque não passa caminho por outro ponto; ascendamos, porém, à consciência de que nada buscamos que possa obter-se, de que por nada passamos que mereça um carinho ou uma saudade.
Cansamo-nos de tudo, excepto de compreender, disse o escolista. Compreendamos, compreendamos sempre, e façamos por tecer astuciosamente capelas ou grinaldas que hão-de murchar também, as flores espectrais dessa compreensão.

Fernando Pessoa, in 'Livro do Desassossego'

4 comentários:

jornalista Ti urssio,  24 de agosto de 2010 às 14:17  

Por vezes passam meses em que nenhum poste é a aqui publicado, desta vez foram 3!Será para camuflar algo exposto nos de baixo??

ACTUALIDADES EM SANTAR

1ºDesentendimentos em Csal-Sancho dao em tiros de caçadeira,por pouco nao houve vitimas a lamentar.

2ºSantarenses esperam por uma explicaçao verdadeira o que relmente aconteceu com os dinheiros da ACI:

3ºSantarenses pásmam com tanto peixe graúdo a receber rendimentos minimos.

Anónimo,  25 de agosto de 2010 às 12:23  

só visto!
1º?!?!?
2º?!?!?
3º?!?!?
porque será!
tantos a ler,miguem a comentar!
será que!será que!.....não posso crer.
o verão esta a ser quente,mas vai voltar tudo ao normal,ai vai vai.

Figueiredo,  25 de agosto de 2010 às 14:17  

Quero aqui dizer que eu apenas tive o acidente porque tava um gajo a urinar na curva da Santa Luzia com os máximos acessos.

Um grande abraço para os meus amigos que lá iam comigo...

Anónimo,  3 de setembro de 2010 às 15:05  

E EU, DESASSOGADO me encontrava


Fui andando e procurando onde é que se encontrava o prémio da virtude de Fernando Pessoa?
E já que de Pessoa se fala, se torna imperiosa a interrogação!?... de onde imana tamanha virtude? tamanha adoração pela escrita do maior introvertido autor, medroso das mulheres, medroso de declarar ao seu patrão que saía todas as tarde à mesma hora para ir à tasca da esquina beber a sua caipirinha? ou aguardente (como lhe queiram chamar?. Sabem, a vida é feita de atos bonitos e atos idiotas às vezes penso que somos todos alentejanos, aqueles alentejanos que diziam que pra andar de biscleta só precisava de : mão na guiadèra, pés na pidalêra, cú na sentadêra e cornos na azinhêra.
É assim que os portugas veem o FP, ninguém lhe passa cartão, só os pedantes que se intitulem inteletuais mas o pior vai ser quando eu me escafeder, vão todos dizer que eram grandes amigos aqui do zé.

Enviar um comentário