terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Curtas;

(...) SCS soma e segue em ultimo! já se aposta se irá "arrecadar" alguma vitória esta época!!?

(...) inicio de obras nos muros da estrada de Carvalhal, não faz esquecer as não-obras na freguesia, note-se que o multi-associações foi dotado de uma verba a rondar 1€???

(...) ACI deixa acabar o ano sem Assembleia Geral ordinária, nem plano nem orçamento, o que anda a fazer a dita Comissão de Gestão?!!

11 comentários:

Anónimo,  1 de fevereiro de 2011 às 20:05  

ui! agora a que foi...

Carlos Rodrigues 1 de fevereiro de 2011 às 22:38  

Meu Caro

ACI não convocou uma Assembleia Geral Ordinária durante o ano de 2010 ???????
Convocou sim senhor para 29 de Abril de 2010 com ponto único,"Apresentação do Relatório e Contas de 2009" conforme os estatutos e convocatória por mim assinada em 18 Abril de 2010.
Convocou ainda uma extraordinária pelos motivos que são conhecidos e a que me furto agora repetir. Como sabe não sou o presidente da comissão de gestão mas no meu papel de presidente da mesa entendo dever dar uma explicação á questão por si levantada.
Como sabe na sequência da sua demissão a ACI ficou nas mãos da "...dita Comissão de Gestão..." como lhe chama. Essa, ocupando o vazio estatutário, foi eleita em assembleia pela maioria dos votos, tendo aceite assegurar a gestão até próximo período eleitoral, Maio de 2011.
Entendo como normal que uma comissão de gestão que somente assegurou o vazio, deixado com a sua demissão, num prazo inferior a um ano, não deva fazer por isso, Plano e Orçamento, como tal fazendo a sua gestão por duodécimos.
Não incorrendo em nenhuma ilegalidade, deixo-lhe no entanto a nota para o artigo 20ª dos estatutos "A Assembleia Geral terá as reuniões extraordinárias que forem convocadas pelo Presidente da mesa, por sua iniciativa ou a requerimento da Direcção, Concelho Fiscal ou Concelho Consultivo, ou ainda de sócios efectivos no pleno gozo dos seus direitos e que apresentem pelo menos um quinto dos votos da assembleia.", ou para o artigo 173 do Código Civil ,que por ser extenso não reproduzo, mas que aconselho a consultar, em especial no nº 2 .
Como vê meu caro amigo, digo mais uma vez, não existe qualquer ilegalidade, e o amigo, será sempre livre, se achar o contrário, de pedir a convocação de uma assembleia.
No cumprimento das minhas funções, marcarei uma Assembleia Geral Ordinária até Abril deste ano para Aprovação de Relatório e Contas de 2010 e uma Extraordinária para marcação de eleições, esperando eu pessoalmente, que não falte a nenhuma delas, mantendo assim o interesse que lhe é reconhecido, no acompanhamento da vida das associações da nossa terra.
Como seu amigo pessoal e como Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ACI estarei ao seu dispôr para qualquer esclarecimento adicional.

Atentamente

Carlos Aurindo 2 de fevereiro de 2011 às 15:53  

@ Carlos

se quiseres, a de 29 de Abril foi extraordinária com a apresentação de contas, pq o plano e orçamento já tinha sido apresentado em AG, não me recorda a data mas sei que foi em finais de 2009, como mandam os estatutos.

posto o caso desta maneira, sendo que as eleições ainda vêm longe, até lá nada se faz? pois! foi por esta e outras razões q eu não votei a favor da dita comissão.

a propósito, o SANTARENSE de Janeiro?

cumprimentos:

Ordysi

Carlos Rodrigues 2 de fevereiro de 2011 às 17:56  

Meu caro

A Assembleia Ordinaria anual a que os estatutos obrigam, é a de prestação de contas, sendo que essa foi efectuada em 29 Abril de 2010 todas as outras, incluindo plano e orçamento são extraordinárias, como aliás sabes, e não adianta escamotear. Como disse no comentário anterior a gestão faz-se por duodécimos e cabe á direcção da comissão de gestão. Para saberes a planificação dos meses até Maio de 2010 deverás questionar a quem de direito, assim como, o jornal de Janeiro. Eu somente respondo pela acção da mesa de assembleia e pela legalidade ou não da actuação da mesma.
De qualquer modo as eleições serão em Maio e aí fica nas mãos dos sócios alterar a ordem das coisas, com apresentação de listas, sendo que todos nessa altura partem em pé de igualdade. Quanto ás tuas perguntas finais é como digo deves questionar o presidente da comissão de gestão, só ele te poderá responder.

Atentamente

Carlos Rodrigues 2 de fevereiro de 2011 às 19:39  

Meu caro

Para que conste e não haja duvidas deixo extracto dos estatutos em vigor, mais precisamente o que diz no seu 19º artigo relativo à assembleia geral
" Artº 19 – A Assembleia Geral reunirá ordinariamente uma vez em cada ano para apreciação e votação do relatório de contas da associação, relativo à gerência do ano findo."
Contrariando assim as tuas palavras acima de que os estatutos prevêem assembleia ordinária no final de cada ano para plano e orçamento. Tornei a ler os estatutos na sua totalidade e não vejo isso em lado nenhum. Corrige-me ou elucida-me por favor caso esteja errado.

Atentamente

Carlos Aurindo 3 de fevereiro de 2011 às 11:38  

@ Carlos

como vinha sendo practica a apresentação do plano actividades em AG ordinária no fim de cada ano e, como é uma das exigências das entidades oficiais a sua apresentação para todos os fins q conheces, pergunto eu: como e o quê q irão apresentar quando for solicitado?

cumprimentos:

Ordysi

Isabel Tavares,  4 de fevereiro de 2011 às 21:13  

Assisti á reunião, na qual foi votada pela grande maioria, a demissão do Presidente da ACI, bem como a votação, também em maioria, a aceitação pela Comissão de Gestão.

Lembro que, alertei para os malefícios que normalmente uma comissão de gestão , mesmo sem o querer, acarrecta para o bom funcionamento de qualquer administração seja ela qual for.

Como sócia, usando dos meus plenos direitos, dissertei para as consequências que uma comissão de gestão poderia implicar.

Não quero, de forma alguma, assacar responsabilidades àqueles que votaram contra o meu parecer devidamente explicado e alertando, sempre para o facto, que, por experiência própria, já sabia o que o futuro nos traria. ´

É sintomátco, não por incompentência da CG, mas pelo facto da inoperância que se enconra, por vício, afecta às CG qualquer que elas sejam.

Vivi e convivi demasiado tempo com este tipo de gestão, sei quais os seus vícios o mesmo que é dizer a sua inoperância independentemente da sua competência.

O que interessa aqui referir e, isso não se pode escamotear, é que uma comissão de gestão. se limita a gerir, nem sempre da melhor forma, os activos/negativos de qualquer, neste caso, agremiação, sem fins lucrativos.

Como sócia, não estou de posse dos estatutos da ACI, mas calculo que mais ou menos eles se regem todos pelos moldes usuais a todas as Associacões sem fins lucratios.

Nestes termos, e dado o que antecede, não deixando de ter em conta a posição do Sr ex-Presidente que, de moto próprio se demitiu das suas funções, pelos motivos que só a ele dizem respeito e que todos os sócios devem respeitar,
também não deve ser do desconhecimento do sr. ex-presidente da associação os trâmites a que obedecem todos os passos a que a ACI está obrigada a percorrer, o mesmo será dizer a obedecer. Felismente que as opções de cada um de nós, não faz jurisprudência, senão seria o caos nas instãncias jurisdicionais.

Como o Meu caro Amigo Carlos Isidro sabe, fui contra a nomeação da CG, por tudo quanto atrás citei, mas perdi.
Como democrata que sou, mas principalmente pelos princícipios que rejem a minha forma de encarar e aceitar a maioria das opiniões, que na assembleia foi claramente emitida, fui derrotada e, logo, assumi que, independentemente da minha forma de pensar, iria aceitar aquilo que a CG determinasse, sem que, contudo, essa minha obrigação me obrigue a aceitar o inaceitáel, ou seja, o incumprimeto das normas a que qualquer CG está obrigada.

Mediante os estatutos, mesmo sem os conhecer em pormenor, acho que, além do incumprimeto da entega em tempo oportuno do Santarense, não vejo, salvo melhor opinião, qualquer sentido de reclamação perante a boa ou má gerência CG de gestão, com a qual, como o caro Amigo Carlos Aurindo sabe nunca estive de acordo. No enanto perdi e aceito as suas decisões. Ao atraso na entrega do Santarense, já muitos outro atrasos se sucederam, demos tempo ao tempo e também o benefício da dúvida, só assim seremos consentâneos e saberems dar valor às incontingências que por vezes a vida nos impõe e cabe-nos a nós utentes/beneficiários termos a complacência e aceitarmos os pontos fracos/fortes dos nossos Amigos que tudo fazem para que, os Associados se sintam satisfeitos com a Associação que ajudaram a criar.

Viva a ACI
Parabéns a quem a mantém de pé

Ao Amigo Carlos Aurindo toda a minha consideração e apoio numa outra Presidência
ITavares

BI,  8 de fevereiro de 2011 às 02:42  

SALA DE TERROR


7 de Fevereiro,deriji-me ao posto médico de Santar,para marcar uma consulta. Consulta esta,ficou marcada para o dia 11 de Março.

Tive a sensação que entrei numa sala de terror.

Deparei com rostos que choravam,olhares deprimidos,medo de morrer antes da consulta que ficou programada,para o próximo mês e vozes que protestam o seu descontentamento.

Sentada estava uma senhora, com doença oncológica, que com um cachecol escondia o pouco cabelo que ainda lhe resta. O seu rosto estava coberto de lágrimas, sentia o medo de não ser tratada a tempo. O seu médico de família recusou analisar os seu exames que o próprio tinha requisitado.

Recusou PORQUÊ? Porque esta paciente não
tinha consulta marcada.

SENHOR PRESIDENTE DE JUNTA DE FREGUESIA DE SANTAR,por favor só o senhor pode intervir nesta situação critica e lamentável.

Por favor, faça algo para que os nossos doentes de olhares deprimidos, brilhem de contentamento pela sua intervenção!!!

A sala de terror deixava de existir e passaria a sala de espera, dos utentes do posto de saúde de SANTAR!!!!!!!!!!!!!

isabel tavares,  8 de fevereiro de 2011 às 15:21  

À ou ao "BI", venho aqui e agora para o bem e para o mal, solidarizar-me com o seu grito de alerta. Este grito tenho-o soltado muitas vezes porque não aceito, não posso compreender, a insensibilidade dos respsonsáveis por este país. Dói-me pensar que dezenas de milhares de utentes se vejam na necessidade de esperarem e mendigarem uma consulta, que, no sistema democrático que os polílitos dizem reger-nos, não é natural acontecer. Paradoxalmente, acontece todos os dias, não pela incompentência dos nossos médicos, mas tão só pela insensibilidade dos nos governantes, que tudo deram quando lhes convinha e tudo nos tiram quando vêm as suas ideias megalómanas e interesses pessoais descambarem por falta de boa governação e pelo desinteresse do sistema social que os tem mantido no poder.
Digo-te BI, mesmo que, não sabendo quem és, tens coragem de vir aqui e afrontar as forças ditas democráticas, e desafiares com as forças que tens contra ti e aquelas que eu, mesmo velha, vou unir às tuas. Minha/o amigo/o conta com a minha contestação, e, se quiseres, iremos levar uma contestação do povo de Santar, junto da CMN , que sei ser justo, e irá estar ao nosso, ladoa lado, para levar junto das instâncias superiores o nosso grito de revolta.

Mobilizaremos o povo Santarense, que sei que, indendentemente da consideração que terão junto da nossa ediidade, não deixarão de estar presentes e dizer:

NÃO À FALTA DE ASSISTÊNCIA DE MÈDICOS NA EXTENSÃO DE SANTAR

Tenho 67 anos, e nunca me lembro, durante todas estas décadas, faltar médico em Santar

Em frente, mobilize-se SANTAR, para bem deles, para bem daqueles que contribuem mensalmente para terem acesso à saúde que é o bem mais fundamental de todo o ser humano.
Apesar de eu e meu marido termos médicos que eu pago anualmente não deixarei de vos apoiar


EU ESTAREI AO VOSSO LADO

Anónimo,  11 de fevereiro de 2011 às 09:19  

Porgunto porquê tanta farmalha?
Por acaso já foram perguntar a quem está a liderar o assunto?
Porque serà que andam com esta situação aos tombos e não foram á Assembleia de Freguesia questionar as pessoas que estão á frente desta população?
Será por cobardia ou para se esconderem no anonimato?
Tanto quanto eu sei, a junt de Freguesia está Aberta ao publico, com todos os seus membros todos os dias uteis das 19 ás 20horas.
Se têm interesse dirijam-se lá e ponham todas essas e outras questoes, ou preferem viver na sombra e não darem a cara.
um abraço

josé neves martins,  12 de fevereiro de 2011 às 16:43  

Quem não dá cara é o anónimo da "farmalha", que eu saiba todos estão com identificação à cabeça.
O Senhor perdeu uma oportunidade de estar calado, e nunca censure ninguém quando a razão não lhe assiste, é pelas mentalidades iguais à sua que o País não é mais do que o quintal do vizinho, mas o reinado não é vitalício.

Enviar um comentário