segunda-feira, 25 de julho de 2011

Peregrinação de Santar à Nª Srª da Lapa

"Peregrinação de Santar à Nª Srª da Lapa – pelos caminhos esquecidos da vida

O homem é um perpétuo peregrino.
Para peregrinar há que ter em conta que não se trata apenas do acto de caminhar ou executar um trajecto, é reconhecido que peregrinar, pressupõe caminhar motivado “por” ou “para algo”. Por esta razão, a Santa Casa da Misericórdia de Santar, no ano em que comemora o seu 375.º aniversário, entendeu participar neste projecto, que visa recriar e recuperar uma velha tradição, que segundo testemunhos orais de alguns anciãos de Santar e Moreira, esta Santa Casa, fundada em 1636, por Dom Lopo da Cunha, terá apoiado os peregrinos que daqui saíam em peregrinação, até cerca dos anos 20 do século passado, para percorrerem os seus caminhos de fé.
Este projecto obrigou a um exaustivo trabalho de pesquisa, nomeadamente o reconhecimento de caminhos, pontes em uso nos séculos XVI e XVII, as “alminhas” (marcos que sinalizavam as encruzilhadas, descritos pelos peregrinos de então) …
Após este reconhecimento, foi definida a rota de peregrinação, marcada com setas azuis, cor associada ao culto Mariano. Esta escolha passa maioritariamente por caminhos em terra batida, com a preocupação de garantir a segurança e integridade da pessoa do peregrino. Este projecto teve o envolvimento, a determinação e o trabalho do Dr. Maia Rodrigues, bem como o de outras entidades que se associaram a esta iniciativa.
A cada peregrino, foi entregue um documento que dá pelo nome de “ Credencial do Peregrino” para que possa ser assinado e carimbado nos locais definidos para tal.
O peregrino teve oportunidade de percorrer o seu caminho de fé em 3 dias, com saída de Santar no passado dia 15 de Julho e chegada ao Santuário da N.ª Sr.ª da Lapa no dia 17, onde se reuniram, no miradouro da Sr.ª da Piedade, com os outros peregrinos, para partirem em procissão até ao Santuário, empunhando Bandeiras e Estandartes das Associações, Irmandades e Entidades que se associarem a esta Peregrinação.
Porquê peregrinar de Santar até à N.ª Sr.ª da Lapa?
Porque, segundo a lenda que remonta ao ano de 1498, a pastora Joana, muda de nascença, encontrou uma linda imagem da Virgem, quando entrou por entre fendas numa gruta com uma grande lapa.
A mãe desta pastora, cansada de a ver perder tempo com aquela “boneca”, lançou-a à fogueira e Joana, apesar de muda gritou: Tá! Minha mãe! É Nossa Sr.ª da Lapa”.
Este milagre rapidamente passou de boca em boca e muitas foram as peregrinações, a partir daí, a esse local.
Esperamos que este ambiente de fé tenha retorno, de acordo com as pretensões de quem vai fazer a peregrinação e que esta, tenha um sentido e um valor acrescentado que são necessários descobrir a cada pessoa que a realiza.
"
in: blog JOSEMIGUELSILVAJORNALISTA, publicado pelo jornalista Jose Silva da Folha do Centro.

8 comentários:

isabel tavares,  28 de julho de 2011 às 14:44  

Peregrinação pressupõe, à partida, que determinado indivíduo, não necessariamente cristão, não obrigatoriamente com itinerário pré-definido, mas, muitas vezes com tudo isto e, algumas vezes muito mais, caminha sem rumo preconcebido, descansa quando e onde o lugar que encontra preenche o seu estado de ânimo. Só muito raramente escolhe antecipadamente o seu poiso para descansar, reflectir, rezar, falar consigo próprio, mas principalmente com quem acredita(?).
O peregrino é por natureza humilde, com bonomia, compreensivo e solidário tanto como solitário com a dor alheia. A palavra "peregrino" é posterior à criação do reino de Portugal, se tivermos em conta que Portugal nasceu no ano de graça de 1143,quando D. Afonso Henriques, declara guerra a sua mãe D. Teresa, nessa época regente do condado portucalense por morte de do conde D. Henrique e sendo seu filho menor tomou as rédeas do reino e seu filho já com a idade de 16 anos decidiu chamar a si a herança do pai, daí a declaração de guerra a sua mãe devido à recusa desta, em lhe entregar as rédeas para poder governar.
D. Afonso Henriques derrota sua Mãe na batalha de Navas de Tolosa, manda-a prender e deporta-a para Castela.

Santar, povo extremamente católico, vejam-se os grupos que todos anos se formam em direcção ao Santuário de Fátima, não poderia deixar de responder sim ao convite do Senhor Dr. Maia Rodrigues que, em sintonia com a Senhora Provedora da Misericórdia de Santar, decidiram homenagear a Senhora da Lapa, cuja história não é necessario voltar a repeti-la porque já foi relatada.
Tive pena de não me poder juntar ao grupo Santarense que se mobilizou para peregrinar. Pelo que me foi dado saber, a peregrinação foi um êxito. Também não poderia ser de outra forma quando se tem coordenadores com a competência do Sr. Dr. Maia e da nossa Provedora.
Santar vai sendo divulgado pelos melhores motivos. Estou em crer que outras divulgações virão a caminho e, talvez nessa altura, os grupos sejam mais amplos e mais intensos.

umprimentos

Anónimo,  30 de julho de 2011 às 20:36  

Assim é que se fala e talvez eu tambem seija um dos que aderem á ida á senhora da lapa

Carlos Liberto,  30 de julho de 2011 às 21:11  

Senhora Isabel Tavares, sobrou a nossa participação para “animar” o indigente. Sei de outro blog que já tem dois seguidores e também fala de Santar.
Conhecendo o nosso povo, gentes com capacidades que tão bem descreveu e, também, outras qualidades, fixando-me no último parágrafo do seu comentário, acrescentaria a palavra união (grupos mais unidos). Por experiência, pesa-me dizer que não partilho do seu otimismo, mas espero que o que crê venha a ocorrer, para o bem de Santar. Precavido, vou tentar não me cansar na espera. Não sou pessimista:um dia, Portugal vai mudar o paradigma da velha e emproada cultura social.
Cumprimentos do amigo santarense
CAL

P S- Neste momento está decorrendo o sorteio dos grupos da Copa de 2014. Portugal ficou no grupo F. Esta Copa vai ter mais uma equipa, além do Brasil, jogando em casa.

isabel tavares,  31 de julho de 2011 às 11:54  

Obrigado AMIGO pelas suas palavras sempre tão pofundas e cheias de amor-pátrio e amor Santarense. Pena me dá sermos tão poucos e ainda menos com optimismo, mas sabe Amigo sou pessoa cheia de Fé, com grande carinho pelo ser humano e choro porque não me é dado o poder de acoitar em mim tanta alma que sofre de fome, sem casa, sem amor, principalmente as crianças e os idosos postos para um "canto" pelos próprios filhos, que se esqueceram das dificuldades que esses homens e mulheres passaram para os criar.

O seu primeiro parágrafo é uma verdade nua e crua, mas creio que os que ficaram honram com suficiência o nome da sua terra. Parabéns a esses !...


Um abraço amigo

Anónimo,  13 de agosto de 2011 às 11:16  

Olá Isabel Tavares:
Permita-me corrigir algumas das afirmações do seu 1º comentário.
Segundo a Wikipédia, o termo "peregrino" aparece em Português desde a 1ª metade do séc XIII. Só que, na verdade, o Português apenas passou a ser escrito em documentos oficiais (de estado, mosteiros por exemplo) desde o Rei D. Dinis (isto é, desde a 1ª metade do séc XIII). O que não quer dizer que o termo peregrino não existisse no Galaico-português antes da fundação do Reino de Portugal.
A outra questão que se deve corrigir é que a Batalha de Navas de Tolosa (seguindo, novamente a Wikipédia)"A Batalha das Navas de Tolosa (em árabe Al - Uqab, معركة العقاب), conhecida simplesmente como "A Batalha" nas crónicas da época, foi travada em 16 de Julho de 1212, perto de Navas de Tolosa, na actual Espanha." Provavelmente estava a referir-se à Batalha de S. Mamede que veio a dar origem ao Tratado de Zamora (em 5/10/1143), data aceite como a fundação do Reino de Portugal.

i.t.,  18 de agosto de 2011 às 17:54  

Caríssimo Prof. agradeço a correcção, assim onde se lê "batalha de Navas de Tolosa, 1143", deverá ler-se: "Batalha de São Mamede (1143), que deu origem à criação do Reino de Portugal". Errei a Batalha mas não a data. Não costumo, aliás, nunca consultei a Wikipédia para o pouco e mal que aqui deixo. Tive a sorte de ter tido uma grande Professora, obviamente já falecida, que a mim e a todas as alunas que conduziu, nos ensinou com sábia mestria. Sei que a minha memória já não é a de uma "tenager", mas amigo, faço o que posso mesmo que de vez enquando tropece e fique com um grande "galo".
Seja o amigo quem for, um abraço e obrigada pela correção.

PS - no que se refere ao "peregrino" nós chamávamos-lhe "viandante", coisa de velhos!...

isabel tavares,  18 de agosto de 2011 às 18:08  

Caro Anónimo
Já que estamos em maré de correções e antes que me volte a corrigir, vou eu fazê-lo, onde se lê "tenager" deverá ler-se "teenager".
A memória falha, mas os dedos também.

isabel tavares

Anónimo,  13 de setembro de 2011 às 20:28  

Olá amigos:
Antes de mais muito obrigado pela forma simpática como se referiram à 1ª PEREGRINAÇÃO À SR.A DA LAPA.

Aproveito para informar que, mais uma vez, vamos fazer UMA PEREGRINAÇÃO À SR.A DA LAPA.
O 1º trajecto - DE SANTAR A GERMIL - realizar-se-à no próximo dia 18/09/2011 (Domingo).

Neste dia não vamos ter apoio. No entanto essa ausência não constituirá qualquer dificuldade, tendo em atenção o percurso em causa.

As outras 2 etapas serão realizadas nos dias 24 e 25 de Setembro (GERMIL - SENHOR DOS CAMINHOS e SENHOR DOS CAMINHOS - LAPA) .

Inscrições pelo e-mail peregrinacaoalapa@gmail.com
ou telefone 963967675:
NOME, MORADA E Nº DE BI/CARTÃO DE CIDADÃO.


CUSTOS A SUPORTAR PARA QUEM AINDA NÃO FEZ, ANTERIORMENTE, QUALQUER PARTE DO PERCURSO:

Credencial e diploma - 1,00 euro

Refeições diárias: almoço/jantar entre 6 e 7,50 euros cada almoço e jantar

Dormida: SE HOUVER QUEM A PRETENDA, INFORMAREMOS O PREÇO

O transporte até ao início de cada etapa e o regresso a casa é da responsabilidade de cada um (a Misericórdia de Santar pode assegurar o transporte de retorno da Lapa a Santar, por preço a definir em função dos peregrinos que solicitem o transporte).

NÃO HÁ SEGURO para a peregrinação pelo que, se alguém quiser terá que o fazer, individualmente.

UM GRANDE ABRAÇO,
Luís Maia Rodrigues

Enviar um comentário