terça-feira, 12 de maio de 2009

Pensamento;

Pense por si Próprio

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de não se conformarem.

(Agostinho da Silva, in "Cartas a um Jovem Filósofo")

10 comentários:

Titá 13 de maio de 2009 às 20:15  

Mais uma vez oportuno e certeiro trazer até aqui o filosofo do povo.

Sibilina,  13 de maio de 2009 às 21:15  

Exacto!? Devemos pensar com a nossa cabeça,mas pelo que vejo, não é isso que acontece. E digo que não acontece, porque verifico que este membro do blog, não faz mais do que pensar pela cabeça de outrém, prova-o o facto de a maior parte dos seus textos serem transcrições de terceiros.
De qualquer forma, tem também o seu mérito, se bem que relativo. Mostra que é pessoa que lê e se encontra actualizada, o que nos dias que correm não é muito usual principalmente nos meios mais do interior do país.
Obriga pelas suas citações, pelo menos é honesto e não toma como seu o que é de outrém
Qualidade rara!

Carlos Aurindo 14 de maio de 2009 às 17:58  

@ Sibilina (o)
Agradecido pelo comentário, denoto que é alguem fora de Santar há muito tempo, estarei certo? A interioridade nada tem a ver com isso mas sim com quem como eu, aprecia a corrente de pensamento de alguns autores e bebe neles o que de certa forma lhe diz alguma coisa, tambem não por incapacidade de pensar ou escrever, preguicite aguda, mas porque, melhor do que eu, já pensou, e está de acordo com a ideia que eu quis fazer passar.
Deixo-lhe aqui um desafio, até para se recriar, partilhe com nós um pensamento de sua autoria.
Cumprimentos:
Ordysi

Sibilina,  14 de maio de 2009 às 21:29  

DESAFIO ACEITE

A reconciliação da tia Conceição com o seu sobrinho Carlos que não Rodrigues, mas antes Aurindo, dois apelidos diferentes,porém fisicamente parecidos, a reconciliação dizia eu, vai ser feita entre nós da seguinte forma: um conto em forma de rima.
Então é assim:

Os dois velhinhos e a morte.


Em certa aldeia indigente,
(isto nos tempos passados),
Viviam mui ternamente
dois velhinhos bem casados.

A mulher ao companheiro
dizia, juntos os dois;
Se tu morreres primeiro,
morrerei logo depois!.

E o marido respondia: Ai mulher,escuta bem:
quando tu morras num dia,
no mesmo morro eu também!

E em coro afectuoso
ambos diziam ali; eu só peço a Deus bondoso
que me leve antes de ti.
E eis que uma pancada forte
na porta se faz ouvir;
Quem é? - perguntam. - A morte!
Quero entrar,


























DESAFIO ACEITE!...

Laringe, faringe esófago

A língua é uma vassoira incomparável,que varre sózinha, nunca se estraga e não levanta pó, o que nunca podemos conseguir das nossas vasouras.

Quando a comida estiver mastigada e os dentes não tiverem mais nada que fazer, a vassoira vai correndo ao longo das gengivas, da direita para a esquerda, de trás para diante, esquadrinhando por todos os cantos, reunindo todas as migalhas da papa que acaba de se formar na boca e, à medida que o monte cresce, a vassoira transforma-se em pá.

Junta tudo sobre o dorso numa pequena bola que fica entre a língua e a abóboda palatina, de modo a não poder sair. Nesse momento a língua fixa a ponta sobre os incisivos superiores, que toma ponto por ponto o apoio, inclina-se para baixo aglutina tudo e despeja o que leu durante as várias horas do dia para matar a ociosidade porque esta é a mãe de todos os vícios. Peneira bem peneirado, e não é que às vezes saiem coisas legíveis e que entretêm alguém

Eis meu amigo Carlos o sentido do meu pseudónio "Sibilina"
Resta deixar aqui uma pequenina correcção à sua perspicácia: Não sou ausente nem há, nem há pouco. Sou simplesmente presente ... em SANTAR minha terra bem amada.

Um abraço e não leve em consideração a minha ironia.

Sibilina,  14 de maio de 2009 às 21:55  

Pedido de desculpas

Por qualquer razão que me escapou, pois durante a elaboração do meu texto "desafio aceite", por obra do demo, fui atender umas visitas inoportunas que me fizeram perder o fio à meada. Como sou por natuzeza um puro desasre em matéria de distração, iniciei outro texto,pelo facto as minhas desvanecidas desculpas.

Carlos Aurindo 14 de maio de 2009 às 22:30  

@ Amiga vassoura
Contagiou-a o "O Indigente", de súbito e a após um inconveniente, escreveu mais um texto. Não, não se faz nada pela metade, há que aproveitar a corrente e o tempo e presentear-nos com dois.
Agradecido pela partilha, dedique-nos mais
Cumprimentos:
Ordysi

Carlos Rodrigues 14 de maio de 2009 às 23:47  

@ Sibilina

Na comparação dos Carlos ( Rodrigues e Aurindo)vejo que não deixou escapar na sua observação a elegância que nos caracteriza, ainda bem que existem pessoas atentas.

Cumprimentos

Condessa das Fontanheiras,  18 de maio de 2009 às 00:49  

Barre barre vassourinha…
denoto a sua elegância que se não for física (à comparação com os meus caríssimos e estimados Carlos) é pelo menos nas palavras… mas como temos por coincidência Santar no coração fica um conselho do cuidado das palavras, não vá a língua enrolar ou a epiglote não “calar” bem a traqueia, ou mesmo morder a língua por descuido …
Cumprimentos da realeza.

Sibilina,  18 de maio de 2009 às 15:41  

Senhora Condessa das Fontanheiras o seu contraditório, despoletou em mim Sibilina inata uma sonora gargalhada!.. Também eu, Sibilina tenho os meus pontos fracos.
Agradeço-lhe o oportuno comentário e em boa verdade lhe digo: Não deixou os créditos em mãos plebeias.
Curvo-me perante Vossa Magestade, Senhora Condessa, e conte,Vossa Senhoria com esta serva sempre ao vosso dispõr.


Abraços demacratas para o nosso SANTAr e particularmente para Vossa Mercê

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 00:53  

Carlos,

trouxeste o PENSADOR.

Claro que pensas, caso não o fizesses não tinhas o discernimento desta escolha. Brutal. Na Universidade Nova estuda-se precisamente este magnífico mestre.

Abraço

Enviar um comentário