quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Santarense, passado, presente,...

Vivemos tempos em que temos o mundo inteiro à distancia de um click. Hoje, com as novas tecnologias, o mundo tornou-se uma aldeia global.
A informação chega-nos num ápice, a qualquer hora, a qualquer momento em qualquer lado.
Longe vão os tempos, portanto, em que a informação nos chegava de uma forma completamente diferente, tanto na sua velocidade como no seu formato.

Informar, emitir opinião, discutir ideias, é proprio da nossa sociedade, da de ontem, da de hoje e seguramente da de amanhã!
Numa sociedade onde não se promove a discussão de ideias, de opiniões e de pontos de vista, onde a verdade é uma e só uma prevalece, corre-se o risco de hipotecar o crescimento e o desenvolvimento dessa mesma sociedade!

Pensamos que foi com esse espirito e a pensar nisso, que um grupo de Santarenses, jovens e sonhadores, com uma vontade enorme que a sua terra cresce-se e ao mesmo tempo se desenvolve-se, criou uma Associação que fosse de encontro a estes principios e preenche-se uma lacuna visivel na sociedade Santarense da altura. Nasceu então " O Santarense", face mais visivel da Associação Cutural e Informativa " Os Amigos de Santar".

A Associação viveu tempos de crescimento e dinamismo até então pouco vistos em Santar, com a realização de vários eventos que ainda hoje nos ficam na retina e nos deixa imensas saudades.

Durante bastante tempo, o jornal da Associação, promoveu a discussão, a diversidade de opiniões e informou tantos e tantos conterraneos espalhados pelo mundo fora, fez História e ele mesmo se tornou História.

No entanto e por variadissimas razões, como a saida de algumas pessoas de Santar, o desinteresse de outros e o interesse de outros que só por próprios interesses, tinham interesse em tudo o que pudesse ser interessante, a Associação caiu num vazio directivo que a fez estar inactiva durante algum tempo.

Depois de um periodo de crescimento e afirmação, a Associação estava adormecida, e alguns dos que restavam com o mesmo espirito de quem a fundou, e que acreditavam que poderia ser dada alguma continuidade ao sonho, esforçaram-se por no sentido de a fazer renascer.

Mas parece que o destino estava traçado, aquilo que uma geração inovadora, empreendedora e de principios criara, outra de de principios mais duvidosos, tratou de matar.

Não vamos fazer muitos mais comentários em relação a esse periodo e às ultimas eleições da Associação, porque devem ser motivo de vergonha para alguns e ficam, para o Indigente, como o sepultar definitivo da democracia associativa em Santar. Não fosse a seriedade e verticalidade do então Presidente da Assembleia Geral da Associação e a história talvez tivesse sido outra!

Acreditamos que não se justifique assim tanto, hoje, um jornal em Santar, pelo menos nos moldes do velho " Santarense", mas o que é notório, é a lacuna que existe na area cultural e recreativa em Santar, e essa poderia e deveria ser preenchida pela Associação Informativa e Cultural " OS Amigos de Santar", no entanto perguntamos, aos fundadores, aos coveiros, aos Santarenses em geral, aos amigos e aos inimigos, valeria a pena?

11 comentários:

Anónimo,  22 de janeiro de 2009 às 00:08  

Olá amigos Santarenses.
Eu cá continu-o por terras algarvias.
Sem dúvida que com a net tudo ficou mais "próximo"... O nosso "Santarense" ficará para sempre na nossa memória pelos melhores motivos. Provavelmente, as nossas gentes espalhadas um pouco por todo planeta, sentirão mais a sua falta. Apesar da termos a informação num "click" e à mão, não é a mesma coisa...Com o jornal, ia também um pouco do "perfume" de Santar. É como na música, termos o mp3 ou o disco original...
É certo também que, nos últimos anos, na nossa terra em termos associativos, e não só, pouco ou nada tem existido, o que é uma pena...Acho que existe gente com boas ideias. São essas que realmente se interessam e interessam a Santar.

Saudações Santarenses,

Carlos Santos

Titá 26 de janeiro de 2009 às 11:45  

Antes de mais, os sinceros parabéns aos autores deste espaço.
Já era tempo de, também por este meio, lermos, recordarmos, discutirmos e sentirmos SANTAR. Desejo desde já, os maiores votos de felicidades para este blog, que espero activo, vivo e actual.

Permitam-me deixar uma opinião quanto ao artigo exposto: O Jornal SAntarense é imprenscindivel!
Concordo que, nos moldes em que ultimamente se apresentava, era de pouca utilidade, mas desaparecer de todo, será um erro crasso para uma vila tão importante como a nossa e será, sem dúvida um enorme desgosto e vazio para aqueles que vivem a maior parte do ano longe dessa Vila Jardim.
Independentemente deste espaço e da celeridade que este nos vai proporocionar, o jornal, no velho papel, é para muitos, os mais antigos e tradicionais, algo de precioso!
Peço aos que têm vontade de fazer algo de útil e àqueles que têm esta Vila no coração que, independentemente deste blog, não deixem cair o velho jornal de papel...nem que façam um outro....noutros moldes...

Comigo, caso necessitem, podem sempre contar. Estarei disponivel para ajudar no que for preciso, todos aqueles que têm iniciativa e vontade de gratuitamente promover a vila que todos adoramos.

Parabéns e bem haja ( aos três) pelo espaço útil que criaram.
Teresa Paula SAmpaio

Isa Maria 26 de janeiro de 2009 às 13:09  

Vim aki parar a convite da Titá, feito no meus espaço. Como semprer gostei da sua janela, vim logo aki espreitar. Não é a janela da Tita, mas é um espaço sobre onde se encontra a Tita, que e agora desculpem-me a igonrãncia, não sei onde se localiza SANTAR.
Contu«inuem pois o vosso projecto promete e a voda é consruída de projectos.

jinhos meus

Anónimo,  26 de janeiro de 2009 às 13:19  

Caros santarenses, amigos Indigentes:
Não conheço a vossa terra, mas conheço gente da vossa terra que já me falou dela com saudades e emoção e quando isso acontece é como se uma partícula de nós, um grão de identidade, se cruzasse com esse lugar imaginado e trocassem de lugar, de forma a que algo do lugar fica na pessoa e algo da pessoa se transfere para esse lugar.
Portanto, estou ligada a Santar pela memória da minha amiga Teresa Lança que aí viveu e continua a ir e comigo partilhou um bocadinho dessa sua vida e a desse vosso lugar, pelo que tudo o que possam fazer por ele, resgatando-o do esquecimento, representa um serviço cívico imprescindível e um contributo para auto-estima colectiva.

Um abraço, boa sorte
Desejando conhecer Santar em breve

Margarida Portugal

Titá 26 de janeiro de 2009 às 14:35  

Guida, já estás convidada a vir a Santar! Na minha casa, seja cá ou lá, és sempre bem vinda.

Isa, Tens que visitar Santar rapidamente. É uma vila magnifica no Distrito de Viseu. Conto contigo.

O indigente 26 de janeiro de 2009 às 16:57  

Isamar,

Continue a visitar o blog que em breve ficará mais elucidada acerca da localização de Santar e de toda a sua história.

Margarida Portugal,

Será sempre bem vinda e os Indigentes disponibilizam-se a acompanhá-la e a proporcionar-lhe uma visita guiada pelas maravilhas de Santar.

pb 26 de janeiro de 2009 às 21:20  

vale sempre a pena divulgar a nossa terra, não conheço pessoalmente Santar, apenas conheço de algumas fotos que vi aqui e acolá, conheço isso sim, e que me perdoem alguns espiritos, um nectar dos Deuses tinto de sua cor e que tem o nome da Vossa Terra, falo do vinho de Santar, presença obrigatória naqueles jantares especiais cá de casa. deixo-vos um abraço e um incentivo a que não parem com este vosso sítio.

Anónimo,  29 de janeiro de 2009 às 17:27  

Querida amiga, Caríssimos Indigentes:
Aceito o vosso gracioso convite com o maior prazer, irei a Santar na primeira oportunidade.
Um abraço, keep up the good work

Margarida Portugal

Anónimo,  30 de janeiro de 2009 às 12:44  

Carissima Margarida!

Ficaremos a aguardar pela sua visita!
Será garantidamente bem vinda!

Continue a passar pelo nosso espaço e delicie-se com a beleza que esta bela vila tem para lhe oferecer!

Obrigado pela visita!

Titá 31 de janeiro de 2009 às 18:33  

Guida, espero que isso seja uma promessa. Já estamos a contar contigo e com o pequeno estas férias.

Beijos

Anónimo,  29 de maio de 2009 às 16:45  

Vejam este link

http://www.daosul.com/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=1663

Mafalda de Sampaio
Lisboa

Enviar um comentário