Tesourinhos da 2 de Fevereiro VII
O Indigente publica aqui mais uma foto raríssima da nossa banda.
Foto cedida gentilmente por o Sr. António Carriço e Mané!
Espaço de discussão em torno de Santar
O Indigente publica aqui mais uma foto raríssima da nossa banda.
Foto cedida gentilmente por o Sr. António Carriço e Mané!
Como é bom ir no carro e ouvir algo como o que aqui vai a seguir.
Aqui fica, mais um tesourinho da nossa banda vinda do fundo do baú!
A foto foi tirada no dia 25 de Abril de 1977.
O Blog Indigente continua receptível a receber histórias ou retratos da nossa banda.
Foto gentilmente cedida por: Marco Peres (Oceano) e Sr. Serafim Pintor.
O Indigente, publica aqui, uma das fotos mais antigas da Sociedade Musical 2 de Fevereiro em formato postal, com a felicitação para nova quadra natalícia/ano novo de 1958/59.
Quem o adquiriu, teve que na altura pagar a simpática e modesta quantia de 20 escudos!!!
Postal gentilmente cedido pela Srª Madalena.
O Blog do Indigente agradece também à Srª Maria de Lúcia Sampaio Oliveira Alves.
A Sociedade Musical 2 de Fevereiro do alto dos seus 117 anos não sente tremores nem tem rugas, porém porque um dia a proveta idade vai chegar, tem neste últimos anos acautelado a sua continuação, tentando a expensas próprias dar continuidade ao seu historial.
Esta sociedade começou com as classes de aprendizagem de modo continuado desde 2007, tentando transmitir ás novas gerações um gosto pela musica em ambiente de sã camaradagem, ensinando estas a respeitar a união e o amor que só esta arte sabe motivar. Decerto não serão todas estas crianças, futuros executantes, mas ficarão com certeza ligadas para sempre a estes momentos. Todos sabemos que a musica tem a capacidade de moldar e definir o intelecto destas crianças e de torna-las cidadãos mais preparados e sensiveis, em suma capazes de ver e entender o mundo de outras formas.
Devem as entidades responsáveis apoiar e incentivar de todas as maneiras possiveis a manutenção desta situação, na maior parte dos casos sem que para isso tenham de fazer esforços acrescidos, quer logistica , quer financeiramente.
Mais uma vez esta associação tem sabido manter-se na vanguarda assegurando o seu futuro sem com isso comprometer o seu presente.Um bom exemplo.
O Indigente dando seguimento ao tema deste mês gostaria de poder efectuar uma Galeria dos Mestres da Sociedade Musical de 2 Fevereiro.Tendo em vista que o espólio da banda nesta galeria é de facto reduzido gostaria de deixar neste espaço o nosso apelo uma vez mais , para que quem possua espólio relativo à banda e em especial aos seus mestres os compartilhe com o blog, para além de os dar-mos a conhecer a todos, estamos a prestar uma ajuda na reconstrução de partes da história de tão antiga instituição. Todo o material recolhido pelo Indigente será pois entregue à associação em formato digital.
Gostaria também de apelar a quem saiba dar informações sobre as pessoas, as sua notas biográficas , as histórias engraçadas, que decerto muitos ainda hoje têm para contar, essas historias devem ser transmitidas a todos para que todos conheçam melhor um pouco mais da nossa terra. Os colaboradores do Indigente dentro das suas possibilidades estarão sempre disponíveis para ouvir essas histórias e fazer o seu registo.
Aproveitamos para deixar aqui as fotos dos mestres prometendo actualizações do post sempre que surgirem novidades.
Pardieiros, Carregal do Sal
Carnaval de Nelas, 1986
Cabreiros, Arouca
"A foto de Cabreiros, aldeia do concelho de Arouca, tem como curiosidade, ter sido tirada com um filme 126mm, e máquina avariou depois, pelo que é a única foto que possuo. Aquela hora andávamos perdidos no meio da serra, pois ninguém sabia onde ficava a aldeia, o contrato foi feito por telefone, bem como as indicações para lá chegar. O pessoal está a aliviar a bexiga pois a viagem já ia longa. Nesta foto estão o Ângelo e o Carlos Pina."
Fotos e legendagem gentilmente cedido por Tonhé
O Indigente, vem por este meio agradecer ao Sr. Presidente da Sociedade Musical 2 de Fevereiro, António Rui, a disponibilidade, e informação que nos está a prestar.
De salientar ainda a divulgação deste mesmo espaço ontem no seu discurso para todos os presentes na comemoração dos anos da sua banda.
O Blog do Indigente agradece, e aquilo que futuramente (sem esquecer o presente e o passado) irá acontecer teremos todos o prazer em aqui divulgá-lo.
Não poderíamos também criar este pequeno comunicado, sem uma palavra a uma pessoa que também nos tem dado muito material da nossa banda!
Ao Tonhé, um muito obrigado também.
Atentamente.
Blog O Indigente
Hoje dia 08-02-2009 foi dia de festa... Sabe porquê?
A
Comemorou hoje os seus...
...convidaram os amigos da...
...Banda Amizade de Aveiro (a quem endereçamos desde já, os nosso agradecimentos)
... e com o resto dos...
... e com aristocracia...
O senhor presidente fez um...
E assinou um...
A aniversariante presenteou todos os presentes com a sua...
Por parte d'O Indigente desejamos muitos anos de vida, com o mesmo empenho e a mesma vitalidade. Já agora gostaria de referir que só fez falta quem lá esteve, e os que estiveram, foi de certeza com boa vontade.
Até para o ano.
Mais memórias de um já longo historial
Fotos gentilmente cedidas pela Sociedade Musical 2 de Fevereiro
Aqui vai uma foto com mais de trinta anos, lança-se o desafio de identificar o maior numero possível de ilustres executantes. A qualidade da foto não é a melhor e por isso fica o original e uma ampliação, mas o desafio fica lançado.
Foto gentilmente cedida por António Rui
Fotos gentilmente cedidas por: António Manuel Sampaio Oliveira
A vocação dos homens desta velha e histórica freguesia de Santar pela música é secular. O aparecimento desta Sociedade Musical 2 de Fevereiro de 1892 é proveniente dessa vocação, pois esta sociedade veio dar seguimento a uma outra que existiu com o nome de Filarmónica Santarense.
Esta Filarmónica Santarense, que teve uma duração de tempo desconhecido, foi a origem da nova Sociedade Musical 2 de Fevereiro. A Filarmónica Santarense tinha acabado, mas o gosto pela música dos homens da terra, esse, manteve-se sempre vivo, como ainda hoje se mantêm.
Assim em princípios de 1890, um grupo de antigos músicos oriundos da já citada filarmónica, apoiados pelo reverendo Padre Amaral Escada e outros de quem adiante se falará, deitam mãos á reconstituição de uma nova filarmónica, tendo como base o instrumental existente e compra de novo instrumental conseguido por subscrição pública.
O instrumental existente, a compra de novos instrumentos, a formação de novos músicos e os vindos da extinta Filarmónica Santarense, fez com que em 2 de Fevereiro de 1892, dirigidos pelo antigo musico e Mestre José Aurindo, tivesse lugar o concerto de apresentação da nova sociedade tendo sido baptizada a esse propósito de “Sociedade Musical 2 de Fevereiro de 1892 de Santar” que se mantêm viva e celebra hoje os seus 117 anos de existência.
Num meio rural como o nosso, não era de esperar ter havido o cuidado de registar todos os momentos bons e menos bons desta centenária sociedade, mas quem entrar hoje na sede verificará que a galeria dos Mestres começa a ser uma realidade e podemos ver já as fotos de Horácio Pessoa, Patrocínio, Carlos Sampaio e Berardo Pereira, mas para que a galeria fique completa faltam ainda as fotos do fundador José Aurindo, do Sr.Povoas, do Sr.Russel, do Sr. Américo, do Sr. João (Nino) do Sr.Quaresma e a do actual Mestre Manuel Sampaio que com tanto brilhantismo tem sabido dar continuidade ao trabalho dos citados mestres como o foi seu pai Carlos Sampaio.
Hoje 117 anos depois a Sociedade Musical 2 de Fevereiro continua a manter altos os seus ditames, é a mais antiga colectividade do concelho e continua o seu trabalho de ensinar as novas gerações sempre com o espírito e o amar á musica que estiveram na sua génese.
É pois pelo que representa, quer para Santar, quer para o Concelho de Nelas, que “O Indigente” tem o prazer de dedicar todo o mês de Fevereiro a tão vetusta associação, tentaremos ser abrangentes na análise e se possível dar a conhecer ainda melhor às novas gerações, a história e as pessoas que como seu esforço e dedicação, têm mantido a chama acesa durante os últimos 117 anos.
Gostaríamos de contar com a ajuda de todos os possam contribuir com fotos, ou pequenas histórias ou curiosidades de modo a podermos fazer um trabalho que não envergonhe a homenageada.
Muitos Parabéns pelos teus 117 anos “Sociedade Musical 2 de Fevereiro”
O Indigente tem o prazer de aqui apresentar o cartaz, para a comemoração dos 117 anos da Sociedade Musical 2 de Fevereiro!
02.02 Segunda Feira
19.00 - Arruada
08.02 Domingo
08.00 - Fontanheiras Santar & Casal Sancho - Arruada
09.30 - Visita ao cemitério
10.30 - Igreja Paroquial - Missa Solene e Procissão
13.00 - Salão do Hotel Rural Quinta dos Belos Ares - Almoço de Confraternização
15.00 - Largo Visconde Taveiro ( em caso de chuva os concertos são transferidos para o Salão do Hotel Rural Quinta dos Belos Ares)
- Banda Amizade - Aveiro
- Escola de Música da S. M. 2 de Fevereiro
- Sociedade Musical "2 de Fevereiro"
- "Os Viscondes" da S.M. 2 de Fevereiro
Aqui fica, e claro, apareçam!
Feliz Aniversário - Blog O Indigente