segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Resumo Histórico Do Nascimento Da Sociedade Musical 2 De Fevereiro De 1892 De Santar



A vocação dos homens desta velha e histórica freguesia de Santar pela música é secular. O aparecimento desta Sociedade Musical 2 de Fevereiro de 1892 é proveniente dessa vocação, pois esta sociedade veio dar seguimento a uma outra que existiu com o nome de Filarmónica Santarense.
Esta Filarmónica Santarense, que teve uma duração de tempo desconhecido, foi a origem da nova Sociedade Musical 2 de Fevereiro. A Filarmónica Santarense tinha acabado, mas o gosto pela música dos homens da terra, esse, manteve-se sempre vivo, como ainda hoje se mantêm.
Assim em princípios de 1890, um grupo de antigos músicos oriundos da já citada filarmónica, apoiados pelo reverendo Padre Amaral Escada e outros de quem adiante se falará, deitam mãos á reconstituição de uma nova filarmónica, tendo como base o instrumental existente e compra de novo instrumental conseguido por subscrição pública.
O instrumental existente, a compra de novos instrumentos, a formação de novos músicos e os vindos da extinta Filarmónica Santarense, fez com que em 2 de Fevereiro de 1892, dirigidos pelo antigo musico e Mestre José Aurindo, tivesse lugar o concerto de apresentação da nova sociedade tendo sido baptizada a esse propósito de “Sociedade Musical 2 de Fevereiro de 1892 de Santar” que se mantêm viva e celebra hoje os seus 117 anos de existência.
Num meio rural como o nosso, não era de esperar ter havido o cuidado de registar todos os momentos bons e menos bons desta centenária sociedade, mas quem entrar hoje na sede verificará que a galeria dos Mestres começa a ser uma realidade e podemos ver já as fotos de Horácio Pessoa, Patrocínio, Carlos Sampaio e Berardo Pereira, mas para que a galeria fique completa faltam ainda as fotos do fundador José Aurindo, do Sr.Povoas, do Sr.Russel, do Sr. Américo, do Sr. João (Nino) do Sr.Quaresma e a do actual Mestre Manuel Sampaio que com tanto brilhantismo tem sabido dar continuidade ao trabalho dos citados mestres como o foi seu pai Carlos Sampaio.
Hoje 117 anos depois a Sociedade Musical 2 de Fevereiro continua a manter altos os seus ditames, é a mais antiga colectividade do concelho e continua o seu trabalho de ensinar as novas gerações sempre com o espírito e o amar á musica que estiveram na sua génese.
É pois pelo que representa, quer para Santar, quer para o Concelho de Nelas, que “O Indigente” tem o prazer de dedicar todo o mês de Fevereiro a tão vetusta associação, tentaremos ser abrangentes na análise e se possível dar a conhecer ainda melhor às novas gerações, a história e as pessoas que como seu esforço e dedicação, têm mantido a chama acesa durante os últimos 117 anos.
Gostaríamos de contar com a ajuda de todos os possam contribuir com fotos, ou pequenas histórias ou curiosidades de modo a podermos fazer um trabalho que não envergonhe a homenageada.
Muitos Parabéns pelos teus 117 anos “Sociedade Musical 2 de Fevereiro”

5 comentários:

Anónimo,  2 de fevereiro de 2009 às 23:08  

Antes de mais, os meus mais sinceros PARABÉNS à Sociedade Musical 2 de Fevereiro.
Permitam-me também duas palavras para “O Indigente”, que eu já conhecia mas não tinha ainda comentado: EM FRENTE, pois Santar (que considero também "minha terra", tal como Oliveira de Barreiros e Aveiro) merece isso e muito mais e, a propósito, que é feito do Santarense??!!
Aqui fica também o programa que, em princípio, a Banda Amizade irá interpretar no Aniversário da Sociedade Musical 2 de Fevereiro, no próximo dia 8:

-RICHMOND AVENUE (Concert March)- Eric Swiggers

-GAGARIN (Three Symphonic Scenes for Concert Band) - Nigel Clarke
1. Road to the Stars
http://www.youtube.com/watch?v=u30CrTaheEc&feature=PlayList&p=0350D23256F1AF1F&playnext=1&index=3
2. Orbit
3. Homecoming
http://www.youtube.com/watch?v=tWXMp_YCtMk&feature=PlayList&p=0350D23256F1AF1F&playnext=1&index=4

-A DIVINA COMÉDIA - Robert W. Smith
1. The Inferno
2. Purgatório
3. The Ascension
4. Paradiso

-PORTUGUÊS CANTANDO - Carlos Marques

1 grande abraço a todos

Armando Luís

Titá 3 de fevereiro de 2009 às 13:13  

Leio com orgulho este post.
Revela muito do quanto tão Nobre é esta VIla e as pessoas que para ela contribuem. A Sociedade Filarmónica, nos seus 117 anos é a prova vida destas catarcteristicas que vincam o povo de SAntar.

O indigente 3 de fevereiro de 2009 às 22:47  

Para o Armando um grande abraço, lógico que Santar também é a tua terra, e nós temos prazer que assim seja,pelo menos falo por mim. quanto a atributos musicais logo tecerei comentários no domingo, mas com a qualidade dos artistas julgo que vamos ficar todos satisfeitos, quanto a mim espero ver-te soprar o instrumento com a devida motivação, nem que para isso tenhamos de pedir ajuda a Baco.

Carlos

Anónimo,  4 de fevereiro de 2009 às 17:46  

Devia pedir-se ás pessoas que conheçam, ou tenham dados sobre a história da banda de Santar, que os fornecessem. Pois a sua história é muito mais do que está aqui publicado.
Como curiosidade, a Banda Filarmonica de Santar, participou em 23 de Janeiro de 1919, numa manifestação de apreço ao então presidente da Comissão administrativa da Camara Municipal de Nelas, Mário Pais da Cunha Fortes, que éra capitão e Provedor da Misericórdia de Santar, integrando um cortejo monárquico a quando da restauração da Monarquia em 19 de Janeiro de 1919.
(in A Voz da Oficina, Viseu, n.º 1133, 23/II/1919, p.3)

O indigente 5 de fevereiro de 2009 às 21:42  

a @Tonhe

Longe da ideia d'O Indigente querer resumir em tão poucas palavras 117 anos de história, no entanto as fontes disponíveis são poucas e a realidade do nosso meio não permite que um repto lançado no nosso humilde espaço, atinja muita gente, porem nem por isso desistimos e no boca-a-boca temos obtido algumas informações, mas que mesmo assim ainda se revelam poucas. Quanto ao espólio da própria banda este revela-se diminuto, até porque com as dificuldades que uma associação como esta tem de lutar, outras prioridades se levantaram ao longo destes anos. Hoje já com um espírito mais aberto e valorizando a sua própria história a direcção, passou a priorizar as coisas de outra forma. Pedimos pois a pessoas como o @Tonhe que se possuírem qualquer artigo, foto, ou até mesmo meras curiosidades, as partilhem com O Indigente, pois para nós será um prazer editar tudo o que nos chegue. Os nossos mails estão disponíveis no cabeçalho da página. Quanto ao que reporta, mais uma vez se denota a importância da nossa banda, estando nos melhores momentos da nossa terra já em três séculos diferentes. Não é para todos.

Enviar um comentário