quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ausencia...

Há um certo tempo que denoto uma ausência deste blogue.
Outrora com muita actividade, hoje passa por um marasmo, apenas quebrado de tempos a tempos por postagens de dois bloguistas.
Antes um veiculo de discussão de Santar e levando-o por esse mundo fora, agora tantos acontecimentos, actividades culturais e tantas outras coisas que não são divulgadas como no passado.
O Indigente já foi uma referência para Santar, louvado por alguns, criticado por outros e até, arrisco-me a dizê-lo temido nalguns meios!
E agora?
Por mim, tenho pena não estar “mais perto” dos acontecimentos, pois não ficariam por ser aqui lembrados, veja-se mesmo agora, durante esta semana, a visita pastoral de D. Ilídio Leandro á Paróquia de Santar, e nem uma única palavra…
Fica este meu pequeno desabafo, não querendo criticar ninguém, mas apenas dar um “grito” de alerta.
Saudações santarenses!

15 comentários:

Regina Santiago,  30 de novembro de 2011 às 23:29  

Prezado António:
Para que não restem dúvidas, limitei-me a "copiar/colar" o que escrevi:

Caros Indigentes:
Agradeço e retribuo os votos de um Feliz Ano de 2011 (apesar das ameaças)!
Contudo, o que me traz aqui e deixar o meu comentário é, exactamente, a V.expressão:"certo que nos iremos encontrar por aqui muitas vezes." Confesso que sinto algum cepticismo face a este parecer!
Quem visita, regularmente, este espaço virtual, pode constatar o declínio visível deste projecto.É só fazer a análise dos posts publicados em 2009 e os divulgados em 2010. O blog perdeu fôlego! Poderão , para o efeito, alegar a má qualidade/educação de alguns comentadores, a vida pessoal e profissional dos próprios Admnistradores, entre outros aspectos, os quais eu respeito solenemente. Mas, por outro lado, citando " um espaço de discussão em torno de Santar", transparece a ideia que Santar não apresenta problemas dignos de discussão. Feita uma consulta na blogosfera vizinha, sem conhecer a realidade, através dos blogs, tenho conhecimento dos reais problemas que preocupam aquelas gentes, os quais fazem questão de denunciar ( os Srs. Administradores sabem-no bem!). Outra questão passa pela moderação dos comentários que afastou muitos dos pseudo-comentadores que aqui vinham para "destilar os ódios de estimação" e proceder ao insulto avulso e gratuito. Pergunto: onde é que eles param? Gente tão douta não será capaz de tecer, educadamente, as suas opiniões?
São desabafos que ficam, no sentido de fomentar a existência deste espaço e de lhe confeis a pertinência e utilidade q que os Srs. Administradores se propuseram.
Atenciosa e respeitosamente
Que dizer relativamente ao ano que agora finda??? Apenas reitero o transcrito! Atividades?Inúmeras. Divulgações? Escassas ou nulas!
Sem qualquer intenção pejorativa, "O Indigente" há muito iniciou a rota da "morte anunciada"!
Esperemos que não.
Respeitosamente

isabel tavares,  1 de dezembro de 2011 às 11:14  

Bom dia António Neves,
Tenho, ainda que muito exporadicamente,o hábito de abrir o blogue passear um pouco, mas infelizmente nada há que me prenda na visita que aqui faço.
Digo-o com pena,mas a partir de determinada altura, verifiquei e tive que me render à evidência, ser estéril o meu esforço. Tudo o que de aceitável aparece em Santar, é fadado para a curto/médio prazo, morrer.
Todos nós iremos ter o mesmo destino, mas em condições que só Deus determina: o quando, o como, o onde e em que tempo Ele o fará e não receberemos qualquer aviso.
Era previsível que esta morte lenta se iria dar.
Julgo, no entanto, que o António, não sendo o maior culpado, para mim será o que menos culpa tem, também não pode lamentar-se do abandono dos frequentadores em relação á sua vinda aqui.
Senão, vejamos, há quanto tempo da parte dos responsáveis, salvo a rubrica "curtas" não aparece aqui nenhum post? O que pretende o António que os frequentadores comentem?. Sabe perfeitamente que só os administradores podem postar.
Feito este reparo, devo dizer-lhe que, tal como o António, também sinto e tenho as minhas desilusões. Como disse, houve ataques, houve insultos, houve críticas. Eu aceito as críticas construtivas, mas os ataques e/ou insultos não os recebo mas também não os ofereço.
Foca, e muito bem, o facto de nada se ter dito acerca da visita do Senhor Bispo. Meu amigo, no meio deste deserto de ideias haveria e há sempre algo a dizer, Porém não me sinto disponível para o fazer. Tenho razões para me retirar. Elaborar textos era um dos meus obis, mas circunstâncias recentes não mo permitem.
Há pessoas com muito maior capacidade do que eu para o fazer sem ser "censurado".
Só respondo ao seu"grito" para que saiba que alguém está atento ao que se passa, eu estou e no que respeita à visita do Senhor Bispo o meu contributo é dado diariamente, discretamente e sem alardes. Assim ficarei, mas digo-lhe que tenho pena que, outros que não eu, se quedam pelo silêncio e com isso, mais uma vez se esvai algo que prometia ser bonito.

Um abraço

Carlos Aurindo 1 de dezembro de 2011 às 15:25  

amigo Tó

o esvaziamento de conteúdos, quanto mim, que o INDIGENTE está a sofrer, prende-se com o facto da não motivação que os "indigentezinhos", se é que posso falar assim, porque eu continuo a dizer que sou um indigente convidado, na maior parte do tempo o dedicarem a outras actividades que não este conceito de divulgação de SANTAR para o qual este espaço foi criado.
muito se opinou sobre o INDIGENTE, e mais uma vez na minha opinião, alguns dos "indigentezinhos" não aguentaram a "pressão" da participação em tão ilustre espaço.

cumprimentos:

Ordysi

isabel tavares,  1 de dezembro de 2011 às 19:25  

Carlos Isidro, houve tempo em que por motivos que ambos desconhecemos nos degladiámos, porém pelo menos da minha parte, houve sempre a aceitação de que duas cabeças não pensam de igual modo.
O respeito que sempre nutri por todos aqueles que administram o blog, mantém-se sem, contudo, abdicar da minha independência e da qual sempre fiz questão de dar a conhecer.
Continuo com o mesmo sentido, ou seja: respeitar sempre as opiniões diferentes da minha, mas, "martelando" sempre naquilo que a minha opinião acha ser mais justo. Claro que não quero com isto dizer que a certeza era eu e o errado era o outro, mas foi sempre essa verticalidade que defendi e pela qual pugnei não deixando que adulterassem o meu sentido de vida e de justiça.
Estive enganada? Possivelmente sim. Mas o que sempre afirmei continuo a afirmá-lo, este blog precisava de pessoas que ao invés de se proclamarem donos da razão e, mais grave, donos e convencidos de que o blog tendo sido criado para servir, apenas servia para os servir a eles próprios.
Perante tais circunstâncias, os frequentadores desapareceram, ninguém gosta de ser maltratado mesmo que haja frequentadores que, não tendo intenção de ofender, o fazem sem contudo, querer fazê-lo.

Desta atitude resultou a fuga e poucos restaram para comentar o que os administradores iam postando.
Lembro-me, e pode ser comprovado, que a última vez que aqui entrei, fi-lo com um comentário que, para mim, foi um contributo que considerei muito aceitável. Mostrava algo de que todos os portugueses se devem orgulhar: a nossa secular lusitanidade, nossas origens, a formação do nosso solo lusitâneo e suas civilizações, etc. etc.
Encabeçava esse comentário com um agradecimento ao autor do post que me permitiu explanar o sentido e o conhecimento que adquiri através de empenho estudioso que deve caracterizar o cidadão que fala do seu país. Não sei até hoje, se magoei alguém, pois que, a partir daí o blog emudeceu!...
Se algo se passou por minha incúria em preservar a identidade literária do meu antagonista, peço desculpa, a minha intenção nunca foi essa e muito menos contra quem estimo por razões de proximidade familiar e respeito que sempre tenho por todos e mais ainda pelos meus conterrâneos.

Fui longa como sempre, não é amigo? Não sei dizer em poucas palavras o muito que o meu estado de ânimo sente. Santar, ou os Santarenses sentem um estrabho prazer em magoar e destruir tudo o que de bom podem ter.
A escolha é livre, mas depois não têm de que se queixar.
Adeus Amigo e para usar o termo do Tó, subscervo a seu "grito" de alerta.

Com amizade
Isabel

João Rego,  4 de dezembro de 2011 às 21:29  

Infelizmente o indigente reflete a resignaçao que em Santar existe,contiuamos a assobiar para o lado,indiferentes ao laxismo que se abateu sobre a nossa terra.
Lamento a ausencia de debate em torno dos problemas e dos desafios futuros.
Em Santar continua-se infelizmente a cultivar odios de estimação,predominando sempre o interesse pessoal sobre o interesse da cominidade.
Gostaria de ver em Santar uma discussão saudavel em torno de projectos de futuro que podessem trazer a Santar,tudo aquilo que penso todos ansiarmos.
Espero que o indigente continue a existir e espero também que nos sirva para de forma construtiva e saudavél divulgarmos e discutirmos o futuro da terra que todos amamos.

António Neves 5 de dezembro de 2011 às 10:53  

Quero desde já agradecer a quem ainda vai visitando este espaço, e tecendo as suas opiniões.

Todos os comentários aqui escritos sobre o meu post merecem a minha atenção e concordância na sua maioria, e o apreço por que comentou.

Mas um com o qual me identifico e concordo plenamente é com o do João Rego, pois como ele, tenho notado uma ausência de discussão e um alheamento por parte dos acontecimentos, (bons ou maus) que por Santar tem ocorrido.

Carlos Liberto,  5 de dezembro de 2011 às 13:34  

Concordo com o que foi dito, acrescentaria mais um motivo que no meu entender foi fatal para a “queda” de produção(?) deste blog: a desunião dos "indigentezinhos" (não entendi)! Vaidades? Pode ser!
Tenho o maior respeito por todos, pela importância do seu trabalho, no que isso representa de importante para a comunidade santarense, não posso dizer o mesmo das suas habilidades em lidar com o público e da sua receptividade. Sendo filho da terra e estando fora do país, nunca me senti em casa , sempre me senti um estranho no ninho, salvo o carinho de algumas poucas pessoas, a elas devo em grande parte a minha participação.
Nunca houve um trabalho de equipe, num grupo de trabalho não pode ter gente desagregadora, sei o mal que causa, aprendi na profissão a lidar com isso.
Já que falta motivação e interesse dos "indigentezinhos" pela vitalidade deste blog, porque não permitir que colaboradores possam assinar postagens de interesse de Santar?
Dada a importância da continuação do blog, um dos indigentes poderia ficar responsável pelas postagens do colaboradores. Não falo em meu interesse, sei quando afastar-me de lugares onde minha presença é incomoda.
Desejo a todos Boas Festas e um Feliz Natal.

Anónimo,  8 de dezembro de 2011 às 21:52  

deviam ter cuidado com o lápis azul, cortaram discussão de ideias e confundiram com as pessoas,

isto já foi lugar de discussão dos interesses de Santar, mas com o Presidente da Junta a VOTAR CONSTANTEMENTE contra Santar, não há pachorra, e muito menos que a Junta faça das pessoas burras.

Que dinheiro para o Museu do Vinho?
Que dinheiro para o Multiusos?
aqueles protocolos para enganarem na altura das eleições,

vão-se embora, os santarenses iam ficar gratos.

Anónimo,  9 de dezembro de 2011 às 01:32  

o edificio Multiusos NÃO CONSTA no GOP(plano) das obras previstas para 2012. Perguntem ao presidente qual foi a contrapartida

Minatol,  9 de dezembro de 2011 às 20:28  

Boa Noite,

A culpa disto tudo foi do Taguelas...

Santarense,  9 de dezembro de 2011 às 22:13  

Caros Indigentes,

Coloquem os comentários como estavam á 1 ano atrás,caso contrário vão continuar a comentar para as paredes. Se isto é um blog deixem o pessoal falar á vontade.

Cumprimentos

Anónimo,  13 de dezembro de 2011 às 00:27  

dia 15 de Dezembro lá vão os eleitos locais votar CONTRA SANTAR na assembleia municipal.
Expliquem ao povo porquê?
Porque votam para Não fazerem o museu do Vinho?
Porque votam para não fazer o multiusos?

Anónimo,  13 de dezembro de 2011 às 01:33  

porque apagaram o EDIFICIO MULTIUSOS das obras a fazer pela cãmara em 2012?
logo a obra que os Santarenses escolheram como prioritária,

porquê?

Xarila,  13 de dezembro de 2011 às 21:57  

Se esse Taguelas não fosse um lérias ainda poderíamos ter o Indigente com comentários sem censura. Xarila 4Ever,Amo o Cavaco Silva.

Carlos Rodrigues 16 de dezembro de 2011 às 11:10  

Meus Caros

Não questionando os critérios de moderação do autor do post, gostaria de dizer que foi por causa da falta de coragem muitos comentadores em assumirem as suas opiniões e darem a cara, que o Indigente está no estado em que se encontra. A desmotivação de escrever neste espaço prendeu-se principalmente com a actividade de comentadores que mais do que discutir Santar, se preocupavam em destabilizar ou discutir ódios pessoais, desvirtuando por isso o principal objectivo do espaço. Sou, como sempre fui, a favor da abertura do espaço sem moderação, mas isso só será util se quem comenta, tiver a coragem de assumir a sua opinião e não se esconder num anonimato protector para poder despejar as alarvidades que entender.Todos temos direito de opinião e nunca ninguem foi preso por delito de opinião. Se todos assumirmos isso o Indigente poderá e sairá de certeza do estado moribundo em que se encontra.

Atenciosamente

Enviar um comentário