sexta-feira, 26 de março de 2010

A Peneira

Após longo afastamento sabático das letras deste blog, venho hoje novamente à liça por entender que em Santar tudo se passa de uma forma pouco convencional. Passo a explicar.
No seguimento do post da minha colega Indigente Rute Loureiro acerca da profusão de actividades culturais para o próximo dia 28 de Março de 2010, haja Deus, parece que a nossa terra esta a ver nascer um período de vacas gordas "culturalmente" falando, sim porque o cumular de iniciativas nunca é negativo, já a falta de comunicação e cooperação entre as entidades , não pode de maneira nenhuma fugir ao medíocre.
Nada me move contra pessoas ou instituições em particular, mas estranho que entidades como o Município de Nelas e a Junta de Freguesia Santar se furtem muitas vezes a apoiar iniciativas de promotores bem mais próximos.
Não adianta usar a peneira do titulo para tapar o sol que infelizmente não nos visita, pois todos sabemos o custo de uma iniciativa como esta e não será de certeza o bolso dos estagiários a custear a "boda", com convite generalizado à população e tudo.
Aproveito no entanto para esclarecer que após pesquisa efectuada no site oficial da ESEV( www.esev.ipv.pt) nada conste sobre a digna iniciativa dos seus estagiários, o que de facto me parece estranho.
É no entanto com agrado que vejo uma primeira utilização da Bugaria do Rei para fins lúdicos e culturais e só lamento que o espaço, da forma em que se encontra actualmente, seja só minimamente adequado a tal iniciativa, deixando a nu o incumprimento prolongado e consecutivo das promessas eleitorais dos actuais executivos, quer camarário quer da junta de freguesia.
Aquele espaço tem potencial e deveria ser uma das salas de visita do nosso concelho, mostrando a dignidade a solidez e a verticalidade das gentes de Santar, mas o facto é que tal como as gentes de Santar, o espaço continua no esquecimento, sendo lembrado somente para como,agora, ser algo mais.
Finalizo apelando a todos que o bom senso prevaleça e que se faça de ambas as actividades uma oportunidade única de promover Santar, fazer com que o que começou mal possa acabar bem. Basta para isso não deixar que as vaidades possam causar atropelos e que em vez de disputar a maior fatia de publico ou a melhor organização, se preocupem em cada uma complementar as lacuna da outra, alimentar o "corpo" e o "espírito" e fazer desse dia um ponto de partida, para uma agenda cultural preenchida na nossa terra.
O que parece impossível, ás vezes é fácil, desde que não se queira tapar o Sol com a Peneira.

9 comentários:

Anónimo,  27 de março de 2010 às 14:22  

Pois é Carlos, é tão difícil tapar o sol com a peneira, como memorizar determinadas atitudes e comentários, só para agradar a quem te convém

Titá 27 de março de 2010 às 16:09  

Pessoalmente, e porque estou de longe e nunca compreendo bem os meandros da sociedade santarense, só posso afirmar que fico satisfeita pelo facto da Vila apresentar várias iniciativas culturais e oferecer assim à população opções.

A falta de comunicação entre os organizadores é sempre um facto a lamentar, mas também pode ser indicativo da inexperiência . Essa cordialidade entre organizadores é algo que se alcança com a experiência e o realizar de muitas iniciativas.

Compreendo o desânimo da Rute que se empenha e se dedica a uma iniciativa de que se orgulha e que o faz com imenso carinho.

Todos sabemos, no entanto, que a tradição da Páscoa em Santar é já um marco histórico, social e cultural.Não me parece que venha a ser assim tão prejudicado.

A ambos, desejo os maiores votos de sucesso.

E não posso deixar de afirmar que fico satisfeita pelo facto de existirem iniciativas dispersas que abarquem assim aqueles que nem são crentes, ou por outro lado, aqueles que o são e até preferem que as cerimónias decorram só entre si.
Mais rico socialmente do que isto é dificil.

Cumprimentos a todos e uma Feliz Páscoa

Anónimo,  28 de março de 2010 às 14:06  

Umas no cravo outras na ferradura.

Que este post e seus comentários não estraguem a qualidade e força do post original a que, lamentavelmente, se cola.

Sol com a peneira ou umas no cravo e outras na ferradura?

Anónimo,  28 de março de 2010 às 16:05  

Votaram neles (NOS TRÊS PORQUINHOS),agora teem que os agoentar até acabar a farinha.

E a "festa" de santar, a elevação a vila? Será que eles se tornaram insensiveis este ano á data de 21 de março?

Haverá agora alguma forma de os tirar de lá?

já ouve as festas das vindimas(pela banda)
Agra é afesta de algumas colectividades?
E as outras? Será que não lhes deram votos?
Penso que não é isto que os Santarenses querem?
O que nós queremos é obras, resida o presidente da junta cá ou china.
Fassam obra nem que seja de palha.

Anónimo,  29 de março de 2010 às 09:11  

Ao esperto Carlos Rodrigues, só tenho que lhe dizer que como estagiario/a faço questão de depois de pagar as despezas, lhe mostrarei as facturas, e mais dode dirigir-se á Junta de Freguesia de Santar, e pergunte o que se passa.
deixe de fitas. preocupesse com a sua e deixe o resto.

Carlos Rodrigues 29 de março de 2010 às 12:58  

@ Anónimo das 09.11 hrs

Ao esperto anónimo que é estagiário/a, lá está você a tapar o sol com a peneira, se não compreendeu o alcance do meu comentário esqueça.Já agora para estagiário de uma escola superior, devia-se preocupar mais com o seu português, não vá ter uma má nota por causa disso.

Sempre a considerar.

Anónimo,  29 de março de 2010 às 20:20  

Boa tarde sou o Ricardo Camões (estagiário da ESEV).
Não vou entrar em discussões com ninguém porque o que nós fizemos foi bem feito e disso não tenho a menor dúvida!
Para esclarecer!
No que diz respeito à Misericórdia tive o cuidado de falar eu próprio com a Senhora Provedora e chegámos a um acordo, a feira cultural começou 30 min. mais tarde que o previsto, para que os Santarenses usufruíssem das duas ofertas culturais.
Em relação a consultar se o estágio faz parte do calendário da Escola, lamento mas é informação apenas interna. No entanto podem dirigir-se à Junta de Freguesia e consultar o protocolo.
Resta-me agradecer aos Santarenses a vossa presença.
Com os maiores cumprimentos

Anónimo,  29 de março de 2010 às 23:29  

Na digo nada´,È tudo uma cambáda! vocês queriam todos era uma enchadinha nas maos.

Carlos Aurindo 31 de março de 2010 às 10:31  

quero deixar aqui um registo positivo desta Feira Cultural, conseguiram abrir as portas à realização de eventos no futuro Museu do Vinho de Santar.

parabéns aos promotores, particularmente ao Ricardo

cumprimentos:

Ordysi

Enviar um comentário