quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Novo Pároco de Santar

Em 12 de Outubro de 2010, respondendo a necessidades pastorais da Diocese, D. Ilidio, Bispo de Viseu, procedeu a novas nomeações, tendo nomeado o Pe. Nuno Filipe Sousa Santos como novo Pároco de Santar, entrando em vigor esta nomeação no dia 1 de Janeiro de 2011.

73 comentários:

Anónimo,  21 de outubro de 2010 às 13:40  

Que boa noticia
Que grande alegria
Quem é esse padre? Me trace seu parfil.

António Neves 21 de outubro de 2010 às 16:24  

@ Anónimo das 13:40

O Pe. Nuno é o actual péroco de Canas de Senhorim, que vai acumular as duas paróquias.

Anónimo,  21 de outubro de 2010 às 16:35  

As meninas de Santar que se cuidem!

Conceição,  21 de outubro de 2010 às 19:10  

´HÒ;HÒ:HÒ,,,,mehor não podia ser1jovem dinamico
e com uma grande abertura no relacionamento com Deus.

Anónimo,  21 de outubro de 2010 às 23:49  

brigado Tó Neves por esta boa noticia.

Anónimo,  22 de outubro de 2010 às 14:16  

Ainda temos que levar dois meses com este?Será uma eternidade!

Anónimo,  22 de outubro de 2010 às 16:05  

Lembro da chegada a Santar do Sr. Padre Fernando.
Motivado, chegou a ir ao campo de futebol participar de um treino com os jovens, se assustou com o nível de xingamentos em campo e não voltou mais.
Homem de personalidade forte, era amigo dos jovens, promoveu vários eventos culturais e de lazer. Com seu novo carro, Datsun preto (?), mandava buscar padres e outras pessoas nas povoações vizinhas para ajudar nas festas religiosas da igreja.
Mal visto por uns e muito querido por outros, cumpriu o seu papel apegado aos princípios religiosos que pregava.
Neste novo exercício de vida tenha saúde e receba bastante carinho das pessoas amigas que o rodeiam.
Santar se beneficiou com seu sacerdócio. Do seu substituto, se espera bom entrosamento com as pessoas religiosas, ou não, da Freguesia.
Cumprimentos de um afável Santarense

paula,  23 de outubro de 2010 às 10:15  

Quem é que se lembra do padre Escada?
E do padre Amadeu? Pois é lembra-se aqui a minha avózinha mas um deles diz que era muito mau!
Desenvolvam mais sobre estas personalidades fazem parte do nosso historial paroquiano.

Carlos Aurindo 23 de outubro de 2010 às 11:19  

amigo Tó,

agradecido pela noticia, o novo Pároco será bem vindo, até porque, na minha opinião e para bem da paróquia, já era tempo de se ter um Padre que dinamize a nossa paróquia.

o que eu proponha era que se fizesse uma festa de homenagem ao Padre Fernando. apesar d'algumas divergências que possam ter havido com ele, o Padre Fernando esteve entre nós muitos anos.

lanço daqui então esse repto e apelo á participação de todos.

cumprimentos:

Ordysi

Anónimo,  23 de outubro de 2010 às 12:23  

É,... Esteve muitos anos.Só por isso se proponha realisar a festa? Melhor não fazer a festa, é mais digno!
Cumprimentos

Anónimo,  23 de outubro de 2010 às 21:38  

Hó gente da minha terra.

O nosso padre Fernando quer nós queira-mos ó não é diferente só por isso acho que merece uma certa homenagem, na minha modesta opinião é o tipo de pessoa que se gosta ou detesta eu pessoalmente nada tenho contra o Senhor, peço aos Deuses para o que venha possa fazer um bom trabalho, mas também temos de dar o valor ao Sr. Rocha, ganda carola.

Anónimo,  24 de outubro de 2010 às 11:58  

é lamentavel. tanto mal este homem fez e até levou a junventude a deixar de frequentar a igreija, tanto mal os santarenses a sua grande maioria disse mal deste padre, mas agora vem chorar pelo coitadinho que fez muito por santar, tenham vergonha e não seijam ipócritas, isto só em santar, acho que o padre deve ser respeitado mas como um ser humano que deve merecer a compaixão doutros seres humanos, mais nada porque achou que como padre fer muitas borradas

Anónimo,  24 de outubro de 2010 às 12:48  

Não concordo, carola?!

Casualidades,  24 de outubro de 2010 às 12:52  

Assaltos a várias residencias em Santar deixam ficar santarenses em estado de alerta máxima.

Anónimo,  25 de outubro de 2010 às 03:13  

pois se não concordas és igual aquilo que ele foi toda a vida, porque os maus dão-se com, os maus e tens que reconhecer que ele é de maus figados nem nunca devia ter sido padre e agora vens com essa da homenagem és igual a ele.

Anónimo,  25 de outubro de 2010 às 10:25  

Já ontem era tarde, muitos santarenses não sabem da missa a metade e espero que desocupe a casa paroquial que pertence ao povo!
Á alguem em moreira que vai ficar em muito maus lenções!

Anónimo,  25 de outubro de 2010 às 13:39  

Senhores Juizes, estamos em Democracia, respeitem a opinião contrária!

“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até à morte o direito de você dizê-las”.
Quem não aceita opinião contrária, souber o autor desta frase, por favor, a conteste!

Beato sálú,  25 de outubro de 2010 às 14:13  

Serà que o nosso padreco foi assim tão ruím?

Já por acaso se viram a algum espelho? Ou nas vossas casas não existem espelhos para a despestigem da sujeira que vai na ignorancia de alguns!

padre Nuno tambem não quer beátos falsos a baterem-lhe nas costas$$$$$$cuidem-se!!!

Creio em Deus,  25 de outubro de 2010 às 16:40  

o mal é quando os párocos não sabem cumprir a sua missão e se misturam com quem não devem.
O mal é também quando os paroquianos não sabem qual o seu lugar na vida como paroquianos e passam a querer interferir demasiado ou seja para além do seu dever de cristãos e fieis crentes apenas a Deus e que apenas lhes é permitido amarmo-nos uns aos outros como irmãos. Ajudarmo-nos uns aos outros, respeitarmo-nos uns aos outros como irmãos, porque se frequentam a Igreja sabem, com certeza que foi isso que Jesus pregou na evangelização pelo mundo na sua passagem pela terra. A partir daí, verão Irmãos que a vida não será tão cinzenta como a temos vivido.
De resto, tudo o que para trás está escrito, nada vale ou valerá se não cumprir-mos com os 10 Mandamentos da Lei de Deus.

Anónimo,  26 de outubro de 2010 às 14:27  

Fianalmente boas noticias. vamos ver s agora vamos ter mais gente na Missa porque este ja afastou muita gente

Anónimo,  26 de outubro de 2010 às 14:47  

Cumprir os 10 mandamentos da lei de Deus!!!!!!

Acham que sim? Esta gente vai á missa apenas para bater com a mão no peito, depois saiem a rosnar na vida alheia.Queriam era com uma vara nas orelhas, mas era de marmeleiro.

Anónimo,  26 de outubro de 2010 às 15:15  

Eu cá tenho muito medo de ir á missa
porque penso que o Deus que ali habita é muito mau, ás vezes até me leva a pensar se não é mesmo o diabo, ora vejam:
_1ºDeus queima os maus no inferno, no fogo!
Credam ábernuncia que mêdo!
2ºos bomzinhos vão para o Céu é que na missa só vejo,ódio, vaidade, e aqueles que a frequentam são na maioria as pessoas mais ruíns da santa terrinha.Que deus é aquele?
Como não sou nada perfeito tenho pavÔR a esse Deus.
Não me safo por aquelas bandas
Fumo Chárros,Penso nas mulheres alheias,pratico swing,sou adepto das táinas e do bom vinho tinto,nunca fui a uma igreja, sou comunista, não me sei benzer.
Será que vou para esse inferno que os homens acreditam? Há já sei!!! Tenho uma ideia vou-me confessar ao padre e assim ele me livra de ser queimado nesse fogo?
Já safou tantos,foram logo direitinhos para o céu dos pardais!
Que crenças mais estupidas!!!!!!!!!!!!!!!!!

Balzac,  27 de outubro de 2010 às 21:04  

"Fumo Chárros,Penso nas mulheres alheias,pratico swing,sou adepto das táinas e do bom vinho tinto,nunca fui a uma igreja, sou comunista, não me sei benzer."

Acabaste de revelar um profundo défice de inteligência. Ainda assim para te elevar a auto-estima, Parabéns és o maior!...

bea´to sálú,  27 de outubro de 2010 às 23:48  

Tenho défice de inteligencia?Atão cada um é como é,e tu que tens a inteligencia toda vais logo pró céu, não vais Balzac?

Anónimo,  28 de outubro de 2010 às 10:52  

Bea´to sálú és um cancro da sociédade que DEUS te perdoe prepara-te porque se não compareceres alguem irá buscar a tua alma fujas para onde fugires!

Anónimo,  28 de outubro de 2010 às 11:18  

Tenho formação religiosa como a grande maioria dos Santarenses. Podem muitos não ser praticantes, mas acreditam e até pautam a sua vida segundo as Leis de Deus.
Srs. Responsáveis do post, sinto-me ofendido pelo anônimo das 15:15 H do dia 26/10, peço para ser retirada essa provocação. Agradeço a vossa atenção.
A minha pluralidade não alcança tolerar idiotas que querem destruir o sistema de valores que garantem a minha existência. E, curiosamente, até a dele.
Cumprimentos

Anónimo,  28 de outubro de 2010 às 12:53  

grande festa que vai ser eu só quero encher a pança.

Anónimo,  28 de outubro de 2010 às 17:19  

Eu ainda não comprendi muito bem, qual a vantagem de moderar os comentários, pois se moderar é o que aqui se mostra, como deixar passar comentários execráveis como o das 15,12h do dia 28/10, e cortar outros que nada de condenável contêm, então senhores moderadores têm que aprender qual o verdadeiro sentido daquilo que é lícito e do que é ilícito.Textos que já enviei foram censurados e definitivamente ignorados.
Cumprimentos

Conceição Alves,  28 de outubro de 2010 às 20:11  

Ao anónimo das 11:18

Hó camarada respeita quem opina diferente
Eu não disse que não era crente não vou é atrás das tuas convikçoes nem na dos padres.
Ainda acreditas nesse Deus mau que nos queima no inferno?
Deus é a causa primária de todas as coisas infinitivamente bom, como pode ele criarnos á sua imagem e semelhança, para depois logo nos queimar e aniquilar no inferno.

E digo-te já, não sou nenhuma leiga nesta matéria, apenas tenho percepção psicométrica.

Anónimo,  28 de outubro de 2010 às 20:36  

Amigo Tó Neves
Não retire nenhum comentário aqui postado como o anónimo das 11:18 deseja, para ele aqui vái.


Posso não concordar com nenhuma palavra que sua excelencia disser, mas defenderei até á morte o direito de sua excelencia dizê-las.

António Neves 29 de outubro de 2010 às 09:25  

Não tenho moderado os comentários dos meus post's, nem tão pouco irei apagar os comentários mesmo que não concorde com eles, desde que estes não sejam feitos em linguagem menos própria para este espaço.
Todos tem o direito de verter aqui a sua opinião, desde que respeitem a opinião dos outros e o tema tratado ou proposto a discussão.
Os comentários ficam na consciência de quem os escreve.

Era da liberdade,  29 de outubro de 2010 às 12:28  

Boa Tó Neves,concordo contigo, democráticamente falando!

Não deixes que o teu post seja assombrado por ditaduras, esse tempo já passou, no qual a liberdade de imprensa e crenças religiósas eram perseguidas torturadas e camufladas.

Viva o 25 de Abril
Viva a liberdade!

Anónimo,  29 de outubro de 2010 às 12:39  

Quem não tem competência não se estabelece.
Os indigentes ainda apelam para colaborarmos!?
As pessoas interessadas foram e são aqui muito mal recepcionadas e desconsideradas. A vossa capacidade de desconstruir é notória e persistente. Não parte de vocês um incentivo, uma palavra amiga para quem aqui educadamente vem comentar e falar bem de Santar.
Este post me incentivou a escrever. Gostei! Diariamente escrevo e guardo em arquivo, sinto prazer, sentiria mais se pudesse aqui compartilhar com pessoas amigas de Santar, gosto de aprender.
Os srs. indigentes são os responsáveis por este ambiente de discórdia e pura agressão.
O post das vindimas foi um exemplo de arrogância, vaidade e leviandade de envergonhar todos nós, Santarenses!
Navegar neste mar revolto dá enjôo.
Parabéns, srs. Indigentes, são competentes ao mostrar a vossa inapetência.
Por favor, não entendam esta crítica como ofensa.
Como tem gente que não gosta de cordialidade termino sem insulto.
.

Anónimo,  29 de outubro de 2010 às 14:50  

Pró inferno ninguem me leva vou fugir e fechar-me no quarto a sete trancas, abernuncia da santissima trindade, morrer para depois ser queimada no inferno.
Eu sei k pequei, sou como o Robim dos bosques tirei aos ricos pra dar aos pobres,vou me correntear ninguem me levará para o inferno seus estrapores.

Anónimo,  29 de outubro de 2010 às 17:18  

Alguém me sabe dizer se o novo padre também tem uma irmã???É que quase todos têm.

anarca,  29 de outubro de 2010 às 19:09  

António Neves está de parabens, acertou num tema interessante que vai dar pano para mangas.
Deixem comentar
a voz do povo é a voz de Deus!!!!!!!!!

Anónimo,  29 de outubro de 2010 às 20:46  

Sr. António Neves, entendo a sua resposta, não fosse assim as coisas andariam mais ordeiras por estes lados.
Gostei de ver o interesse das pessoas a defender a Democracia, será que sabem o que é ditadura?
A situação do País é brava, pelo andar da carruagem mais brava vai ficar e aí, ao povo, se vão exigir mais sacrifícios. Quando isso acontecer, vai aparecer um salvador da Pátria, populista, distribuindo pão e clamando frases patrióticas, isso sim é caminhar para o totalitarismo ou ditadura.
O problema aqui é falta de educação, respeito e principalmente tolerância.
Não se confunda alhos com bugalhos, o preço a pagar é bem mais doloroso.
Eu sou intolerante com a mentira e a corrupção dos nossos políticos, essa, a origem de estar o País falido e todos nós mais empobrecidos.

Anónimo,  30 de outubro de 2010 às 12:00  

Perguntar ofende?
Os comentários aqui postados são considerados pelo sr. A.N. -"desde que estes não sejam feitos em linguagem Menos Própria para este espaço"- de "Linguagem Própria" para este espaço!
Senhor A.N., eu discordo. Estes comentários são agressivos´, sem educação e ofendem os sentimentos das pessoas educadas e respeitadoras.
Portanto, um de nós está errado correto?

Anónimo,  30 de outubro de 2010 às 18:37  

Tó Neves mas você ainda acredita que quem vem aqui despejar a frustração tem consciência se nem o nome assinam. Toda a gente suspeita de alguém e fala-se a boca pequena de quem é quem vê por isso parar esta pouca vergonha?
Isto não é liberdade, é falta de respeito para com tudo e para com todos.
Se os Indigentes quisessem mesmo uma discussão útil já tinham feito alguma coisa para mudar o que aqui se tem visto.

Conceição Alves,  30 de outubro de 2010 às 19:55  

Não encontro nada de condenável nos comentários em cima referidos
palavroes absurdos não existem.

Apenas noto, alguem que se julga o salvador da pátria e não aceita pensamento contrário,conduta que não se liga aos ideais de uma sociedade futura aonde os direitos humanos e a liberdade de expressão são fundamentais.

Advogada de Santar,  30 de outubro de 2010 às 20:14  

Nada á demais nos comentários

Como advogada não existe matéria alguma para se instaurar processos de difamação.Sendo assim, indemenizaçoes estão fora do alcance dos intervenientes.

Anónimo,  31 de outubro de 2010 às 12:04  

Dita-educação
Não quero impor a dita-dura, gosto de liberdade regida pelo principio da educação. Não vivo na selva. Sou civilizado.
Se não entenderem, estou certo de que vocês continuarão a assombrar o bom senso, o bom gosto e a boa educação.

P S -Certos comentários dirigidos a pessoas ou instituições, de forma agressiva ou desrepeitosa, só poderiam ser aceitos se comprovadamente identificada sua autoria, uma vez que, por um lado, cada um deve se responsabilizar pelo que diz e, por outro, todos têm o direito de saber porque e porquem estão a ser atacados. Esta regra sendo obedecida, daria mais seriedade ao blog e eximiria de responsabilidade os responsáveis pelo mesmo. Da forma como está, o anónimato protege agressores covardes e torna os indigentes cúmplices de todos eles, portanto sugeitos ao rigor da lei e suas consequências. Sendo assim, devem pensar melhor em relação à pré aprovação.
Porque não instituir como norma a identificação de todos os comentadores?
Santarense Democrático

Anónimo,  31 de outubro de 2010 às 14:27  

Senhores Anónimos do dia 29 (20.46)e do dia 30 (12.00h) e (18.37), venho dizer-lhes apenas algumas frases daquilo que penso e que considero muito importante.

Santar,sempre foi, é e será, terra de homens com H. Desde que sou gente, e com entendimento, o respeito e admiração que sempre nutri por estes Santarenses, é, ainda, hoje similar perante aqueles que ainda restam, infelizmente já vão sendo muito poucos.

Aflige-me enormemente, verificar que, no que respeita à rectidão de carácter, já nada seja como outrora. De notar que eu sei quem vem aqui adulterar todo o rumo que alguns da 2ª e 3ª gerações que me precederam, esse ser abjecto, tenta fazer vingar não a anarquia, mas o desprazer da vida pura e sã, devido à sua própria frustação. Este indivíduo, que sistematicamente aqui está a ofender todo um Santar, toda uma ética, toda a vivência, aquela vivência da qual recordo com saudade dos meus tempos de criança, em que nunca tratava os meus conterrâneos mais velhos do que eu, por você e nem sequer por Zé, maria, ou antónio. porque seria faltar-lhes ao respeito. Nossos pais se tal ocorresse, sabiam chamar-nos à razão e tal não se voltava a repetir, o tratamento era sempre Sr ou Sra fulano. o tratamento aos pais seria sempre Meu Pai, Minha Mãe, Vossemece isto ou aquilo.

Eu chamo a isto respeito e deferência, coisa que não é difícil de aprender, mas dado que já nada destes tratamentos se usuam e até soariam a servilismo ou, para os mais maldosos, "tratamentos fascizantes" e os tempos mudaram graças a Deus. Mas a educação e o respeito que todos nos devemos uns aos outros, esse, não mudou, não mudará nunca. Isto nada tem a ver com o direito de cada um opinar, mas alto lá, opinar sim, mas nos mesmos termos em que é feito o convite à opinião.
Assim não o entendem os Senhores Indigentes que, sempre que há uma alusão aos comentários menos correctos, nos dão a resposta que o Sr, AN deu, levando-me a concluir que calar e dar o seu aval como é o caso, "todos têm direito a comentar"(...) "fica na consciência de quem os escreve", não contribui para o civismo e ducação que devem ser apanágio de todos os seres humanos sem excepção.

Mas este blog é "sui generis" e dadas as circunstâncias acho que as pessoas de bem, que reclamam com todo o direito contra este tipo de linguagem devem pr um ponto final e ver como eu: vejo em cada ponto final, um novo ponto de partida.

Respeitosamente

Anónimo,  31 de outubro de 2010 às 21:54  

O sr. A.N. parece que não está neste planeta, ou então quer fazer dos santarenses seres do terceiro mundo, acontece que, nem os santarenses são seres do terceiro mundo nem sequer são estúpidos como o sr AN quer fazer crer e além disto tudo não são ´só os santerenses que vêm este pequeno espaço sem interesse intelectual, mas cheio de maldade e sempre com intenções malévolas aqui despejadas por uma única pessoa. O Sr,A.N..sabe bem quem é, eu também sei, e todos os que aqui param também sabem. Essa pessoa já está afastada de uma direcção, resta agora afastá-la do número dos Indigentes. Depois, entrará aqui sempre que quiser, mas já sem o direito de moderar seja o que for. Acho que não será necessário dizer mais nada, tenham um pouco de dignidade e acabem com esta forma de gerir, se o resto dos Indigentes não tem coragem para tomar uma decisão, só posso considerar que haverá algum de vós com o rabo preso, sejam homens frontais e honestos, não deixem que uma maçã podre que existe no cesto estrague o resto da fruta.
Mais não digo, mas muito haveria para dizer.
só tenho mais uma coisa a declarar, se têm dúvidas daquilo que aqui afirmo, passem a pente fino todas as opiniões mais polémicas e vejam qual é o fruto que é, está, ou sempre foi podre. ACABEI

Isabel Soares,  1 de novembro de 2010 às 18:02  

Mas que linguagem?!!!
Por vezes fico perplexa!!!!!!!!!
Quem são vocês?????Donos da verdade, perfeitos os escriturariamente correctos...!
ÀI, a voz do meu povo, que no campo deixa seu suor entoando melodias, para esquecer seu trabalho árduo.
Ài, meu povo, vosso vocabulário é belo.
Assim,assim.....Dá cá um chinguito ó pás o palhinhas está na possa a refrescar a água pé.
Que saudades!!!

Barros Borges,  1 de novembro de 2010 às 19:41  

Afinal o nosso pároco não está maluco, hoje no cemitério fez lá uma boa prática, mas vale tudo pra deitar abaixo.
Uma coisa é não gostarem dele, agora ter o dom da palavra sermonial ai isso tem e recomenda-se.

Anónimo,  2 de novembro de 2010 às 01:10  

@Anónimo, 31 de Outubro de 2010 14:27

Anônimo Santarense nos diz do respeito dos jovens pelos mais velhos!
Acrescentaria: antes do 25 de Abril, o idoso não era abandonado pelos filhos!
Será que existe alguma relação?
As pessoas ajudavam-se nas tarefas do campo, era um mutirão de reciprocidade.
Ainda hoje, essas poucas pessoas remanescentes, o fazem. Exercem o hábito amigo de troca entre si dos produtos que colhem da terra. Eram mais humanos, não tinham muitas posses, mas sobrava calor humano e muita vontade de ajudar o próximo, a satisfação sentida do dever cumprido era a melhor das pagas.
Da pouca instrução sobrava solidariedade e muita educação.
Os tempos mudaram, falta amizade, mas, poderemos nos considerar mal educados?
Este blog passa um exemplo de povo desunido e mal educado porque aqui os senhores indigentes consentem um ..., criador de casos.
Sou responsável, como os demais, pela imagem positiva do povo de Santar, faço parte, de nascença, dessa briosa gente, motivo do meu protesto.
Com meus respeitos

Anónimo,  2 de novembro de 2010 às 11:17  

Ao Sr. anónimo do dia 31 de Outubro de 2010 14:27, sabe quem são esses seres e na verdade já o sabe toda a gente. Os instrumentos da actualidade permitem facilmente identificar esses frustrados e os Santarenses de burros e estúpidos nada têm e há muito perceberam o que aqui se passa: As simulações, as acusações, as ofensas gratuitas o destabilizar só porque sim, a linguagem, enfim. Mas se o sabe toda a gente e se todos têm esses meios para o fazer não o sabem também os Indigentes? Sabem concerteza. A questão é porque se demitem eles de gerir um blog e porque não exigem eles o respeito e a educação no sentido da tal discussão em torno de Santar. Será que afinal é isto que entendem por discussão, ou será que afinal até preferiam ver por aqui uma discussão saudável, opinativa mas respeitosa?
Esse ponto final a que se refere como um novo ponto de partida já o está a ser para muitos que ao longo do tempo foram aparecendo aqui com o intuito de contribuir e pouco a pouco foram sendo afastados e porquê? Porque as pessoas de bem nada querem com espaços assim.
Que seja um novo ponto de partida então, porque há muitas formas de os Santarenses contribuirem para Santar e em discussões em torno de Santar, não tem que ser num blog como este.

Anónimo,  2 de novembro de 2010 às 13:10  

A arte de saber Português

Grande advogada que Santar tem!..., além de nada dizer para além daquilo que todos nós sabemos até o mais humilde e com apenas o 1º ciclo escolar, dá também um mau exemplo na sua ortografia.
Tenha cuidado senhora advogada, não vá, perante a barra de um qualquer tribunal, defender um incauto cliente que, confiando a sua defesa à senhora Dra, veja o Venerando Tribunal na Ilustre pessoa do Douto Juiz, rir-se a bandeiras despregadas da ignorância da língua portuguesa, mas não só, dando erros gramaticais.
Ou será que a autora quis brincar aos advogados? Pois minha senhora devo dizer-lhe que não se brinca com coisas sérias.
Estou brincando e o meu comentário está isento de qualquer ideia malévola.

Anónimo,  2 de novembro de 2010 às 13:25  

Anónima C.A. não sou um dos “ salvadores da pátria “ que no caso em questão eu chamaria defesa da ética e do bom relacionamento, que ao ser praticada, vai melhorar a comunidade Santarense e por tabela a nossa tão mal gerida Pátria. Na união está a força para nos impormos, na desunião o desalento e a servidão imposta pelo cabresto dos corruptos políticos. Para os nossos filhos terem futuro cabe a nós, pais responsáveis, a moralização da classe política, a Democracia nos OFERECE esse direito que nos era negado na ditadura. Pois temos que aproveitá-lo, se não, tem sentido o momento que vivemos, somos cordeiros mansos distribuídos por vários rebanhos comandados por partidos espertos que além de nos tosquiarem em vida roubam o futuro dos nossos filhos.
O momento político é tão grave que temos que pôr de lado pequenos interesses e nos unirmos. Nós somos o poder, os políticos são nossos servidores. Vamos exigir que se faça justiça, a corrupção tem que ser punida com cadeia e devolução do patrimônio roubado, o País tem dono.
Todos nós temos culpa e por isso é nosso dever reverter a atual situação. Para isso acontecer, cabe aos Srs. Indigentes facultar, disseminar o entendimento nesta bela e tão carente Freguesia, desprezada pelo poder político culpado pela desertificação e a ruína da agricultura de subsistência.
A nossa desunião é enfermidade a combater na Democracia participativa.
Esta política vigente é contra os Direitos Humanos dos mais necessitados.
A quem interessa a total liberdade sem responsabilidade? À Democracia geradora do bem comum não é!
Saudações Santarenses

Anónimo,  3 de novembro de 2010 às 11:43  

Nada mais verdade Anónimo. Ao olhar em frente nada mais vejo senão o passado já longínquo, aquele passado em que a quase generalidade dos Santarenses, andavam mal alimentados, mal vestidos, a maioria era analfabeta, as crianças íam descalças para a escola, para a missa para qualquer arraial. O poder era só de três ou quatro famílias, os usurpadores do nosso trabalho da nossa dignidade. A mesquinhez da parte do senhorio era o pão nosso de cada dia. Hoje é isso que eu vejo. Estamos numa mudança de ciclo, mas esta mudança só acontecerá se nós classe média/baixa deixarmos. É agora, nesta hora crucial que eu gostaria de ver a bravata aqui muitas vezes exposta, vir reclamar em peso perante os responsáveis pela desgraça que os corruptos e sus muchachos trousseram a este pobre País. Os responsáseis têm que responder pela situação para a qual nos arrastaram.

Anónimo,  3 de novembro de 2010 às 12:28  

Também reparei no bom português da sra. advogada que ao escrevê-lo denunciando-se, querendo esta fazer-se passar por alguém que não é, mas a isso também já vamos sendo habituados. É advogados, é psicologos, é professores e até frases em latim na esperança vã de levarem estes pobres a pensar que é alguém que não tá nem aí.Só para que fique claro há de haver...leva h e se pensar bem verá que há lugar a muitas queixas...

Anónimo,  3 de novembro de 2010 às 12:41  

Alguém tenha a coragem de dizer a estes tristes que já toda a gente sabe usar instrumentos do blog e do google para descobrir de onde vêm este tipo de comentários e que estas pessoas estão a expôr-se sem pudor sendo dignos da nossa piedade.É que já da´mesmo pena.

Anónimo,  3 de novembro de 2010 às 12:58  

Senhora Isabel Soares, a senhora deve estar a precisar de ir ao oftalmologista, ou então não sabe descirnir entre o correcto e o incorrecto, enim é uma questão de opinião e eu respeito.
Mas a sua forma e estilo denunciou-a/o.
Já aqui foi dito que os Santarenses não são estúpidos, são é irreverentes

Anónimo,  3 de novembro de 2010 às 18:44  

Sério? Anónimo das 12.41!... Grande Técnico Informático deve ser o Amigo!. Sinceramente, às vezes tenho problemas com o meu PC e sem saber a quem recorrer aqui nsta bendita terra, fico sempre à mercê dos técnicos em Viseu e não queira saber o quanto isso me custa em euros. Veja lá que tempo eu tenho perdido e o dinheiro que tenho gasto, tendo aqui mesmo ao lado um expert em informática.
Uma vez que consegue com a sua "ferramenta" saber quem sou, diga-me onde mora para quando eu precisar de arranjar esta maquineta o chamar.
Fico-lhe gratíssiomo pela informação.

Cruzado,  3 de novembro de 2010 às 20:46  

só carolas em santar,só carolas.
Tanta pessoa a expôr sem pudor seus dotes
na escrita.
Viva Santar estou com todos, vamoa á luta.

Rosa,  3 de novembro de 2010 às 21:01  

Quem escreve melhor em santar é a querida ISABEL TAVARES, meus parabens.
Volte rápido com os seus belos sonêtos a muitos passam despercebidos e a mim me encantam.

Anónimo,  4 de novembro de 2010 às 00:40  

Minha mãe para não dar o braço a torcer quando resolvo argumentar com vontade, me diz: sais ao teu avô és teimoso como ele! Reconheço que tem razão, meu querido avô assinava o jornal República, gostava de política, de viajar e esteve emigrante no continente Americano.Sou parecidíssimo, sou ele? Não, sou outra pessoa, eu tenho a herança genética do meu avô, homem de fortes convicções.
Que assunto tão despropositado, dirão! Ocorreu-me contar para melhorar um pouco a leitura do post e também demonstrar que não desisto, sou teimoso!
E vou continuar a defender meu ponto de vista! Concordo, a pessoa em questão è conhecida e amiga dos Srs. Indigentes – afirmação dada pela dra. (!?) Anônima, num dos seus comentários postado já há algum tempo – é subserviência?! Essa pessoa tem uma bela estratégia..” falem bem ou mal, mas falem de mim”
Os indigentes amam Santar, não gostam é de alguns comentários –adivinhem quais ? - e, principalmente, comentar! Estou a brincar.
Terminando, “não é o poder que falta, é a vontade”- Mo-Tsé. Fil. Chinês

Anónimo,  4 de novembro de 2010 às 10:11  

Essa triste pessoa aqui referida se acha mais importante que o nosso Abade Padre Fernando. Como em outro post anterior, essa gente se supera para aparecer.
O engraçado é que não têm semancol, já os indigentes.. !
Parabéns Srs. Anônimos sois energia positiva dando luz a este blog,, defendendo Santar da narrativa negativa, aqui imposta, por quem não quer bem a Santar.
Salve a salutar opinião amistosa.
Padre Fernando, defendo o que o Sr. sempre pregou, somos prova que seu trabalho deu frutos, obrigado.

Anónimo,  4 de novembro de 2010 às 14:31  

já repararam quem são os autores dos últimos comentários? Depois venham acusar outros...que vã ver. Já faltou mais!!!

A Indignação em Pessoa,  4 de novembro de 2010 às 14:32  

Anónimo do dia 4, 10:11

Ao cruzado, 3/11-10:46, mas só hoje, dia 4/10 foi dada visibilidade(curioso)

Pois, há pessoas triste, tristes de diversas formas, aquela que mais lastimo, é tristeza de um ser humano vivendo de fígado constantemente adoentado, a bilis a incomodá-lo tornando a vida num inferno para si próprio, mas, e é isso que nos preocupa, a sua bilis e maus fígados tentam contaminar também aqueles que vêm aqui cheios de vontade de colaborar, de fazer com que todos os Santarenses estejam unidos e se respeitem, principalmente se respeitem, uns aos outros.
Há uma, só uma, pessoa que entra nos comentários só para desmoralizar, deitar abaixo, recusando-se a aceitar que poderão haver outras pessoas melhores que ele. digo ele porque dele se trata.
Este ser aparecido de um qualquer planeta que tem andado a orbitrar à volta das estrêlas mais brilhantes deste MARAVILHOSO SANTAR, tem um satélite ou acólito qual anjo do mal, para o incitar à maldicência à inveja à frustação, à ignorância da moderação, à aceitação de seus semelhantes, que, não têm, necessariamente, ser iguais a Esta aberração que só aqui aparece para deitar abaixo. Meu lindo objecto da inadaptidão, da insolvência, dono da cabeça onde só existe lama e a que ele chama cérebro, a sua acólita que também não aceita que haja pessoas na verdadeira acepção da palavra, e se encontra frustrada porque esperava da vida coisas diferentes, mas que nunca conseguiu obter, porque a sua vida é tão inóspita que o tempo se encarregou de a tornar estéril.
Eu, um ser que ama a Deus sobre todas as coisas, que ama e é solidario com os meus amigos e amigas Santarenses de bem, porque é isso que manda a doutrina que aprendi, aqui em Santar através da catequese ministrada pelos Sr. Padre João e depois com o sr. padre Amadeu a quem viria a suceder o Sr. Padre Fernando Santos, pessoa que respeito e a quem desejo uma retida da vida eclisiástica cheia de paz e com direito a uns anos de bom e profícuo descanso, fico absolutamente siderado quando leio coméntários de alguém que na sua primeira linha escrita diz, cito: "Essa triste pessoa aqui referida se acha mais importante que o nosso Abade Padre Fernando. Como em outro post anterior, essa gente se supera para aparecer". Fim de citação.

Pasmo eu, pasmam os que aqui estão, pelo menos aqueles que possuem um senso comum, pelo arrazoado ininteligível deste frequentador, que se esqueceu de dizer quem é essa pessoa, mas que eu, habituado às senilidades com que de vez enquando nos brindam, vou ter o atrevimento de pedir aos presentes que não tentem compeender aquilo que é incompeensivel.
Desejo ao nosso amigo anónmo das 10.11, que só pode vir de um dos indigentes, senão olhem para a data e hora da publicação deste comentário. Ficamos sempre desconfiados quando um qualquer de nós envia um comentário e esse comemntário demora, no mínimo 24 horas a ficar visível. Este Senhor continua a fazer dos Santarenses estúpidos, mas acho que a ignorância não vem dos que aqui vêm cheios de boa vontade, e tentam dar o seu melhor, mas vem, estou convencido, da própria toca onde são despejados os comentários daqueles que, humildemente, aqui continuam.
Aconselho o Sr a deixar de atacar, pessoas que pelo que leio aqui, estão acima da sua moral tanto no que toca a cultura, como educação e, principalmente, respeito que desconfio que o Sr. não sabe o que é.

Ao sr. cruzado, ninguém deve desculpas pois parece que o Cruzado odeia pessoas que saibam português e como tal quando escrevem qualquer coisa, fazem-no da forma que sabem e a que estão habituados.
Será crime?
Para mim é um prazer ler aqui comentários com cabeça, tronco e membros. Desculpe lá eu não ser analfabeto, e vou continuar a procurar comentários que além de bem escritos são, sobretudo educados e apõem aqui aquilo que muito honestamente pensam.
O discuro foi longo mas a intenção é apenas uma: mostrar que Santar tem muita gente que sabe escrever e sabe o que diz. Ao contrário do amigo cruzado que nada sabe escrever e muito menos sabe o que dizer.

Anónimo,  4 de novembro de 2010 às 17:17  

Um discurso tão longo para depois não assinar o nome nem dizer o nome do dito Sr ...me engana que eu gosto!

cruzado,  4 de novembro de 2010 às 18:40  

Para o indignação em pessoa
Escreve muito bem mas não diz nada....

advogada santarense,  4 de novembro de 2010 às 23:34  

Pasmada,pasmada
Desconhecia totalmente a não possiblidade de um doutor juíz ou qualquer patente da mais letrada instituição não dar erros ortográficos.
Vou instaurar um processo judicial na comarca de Nelas imediatamente, baseado nos novos prófes que são autenticas barras no português erros nem vê-los, apenas faltas.Boa!Vão ser chamados á barra dos tribunáis para assim poderem depor nos repectivos processos, aonde são inseridos como réus dos céus.

Anónimo,  5 de novembro de 2010 às 09:54  

Este ultimo comentário é um arrazoado de mentiras e pior, se apropria dos comentários dos outros e atribui a outro seus comentários, He,He,He não deixa de ser hilário.
Continua a escrever mal, com muitos erros e o pior é não ter nenhum censo de humor.
O outro anônimo que acusa de ser tudo e ainda de desagregador é seu oposto em tudo, defende o bom nome de Santar e apregoa o diálogo como forma de entendimento e ainda escreve bem melhor, talvez por não ser Advogado e usar palavras mais populares.

O seu comentário riquíssimo de desaforos nos diz bem a pessoa que é, não precisa de acusação, ela própria se entrega.
No post das vindimas apagaram alguns comentários, recomendo copiarem e guardarem este comentário, ( 04/11/2010- 14:32 ) vai ser proveitoso no futuro.
Cabe aos Srs. Indigentes se pronunciarem. Quem fala a verdade?
Muito mais podia comentar mas deixarei para outra oportunidade.

P S – A carapuça encaixou direitinho

Testemunha à disposição,  5 de novembro de 2010 às 12:37  

Senhora Advogada Santarense, vá nessa, eu que fiz o comentário dos erros gramaticais, dou a mão à palmatória e, perante a sua resposta, não posso deixar de concordar consigo.
Realmente os nossos juízes estão a pedir todos, sem excepção, que os metam na prisão pelos erros judiciais (intencionais ou talvez nim nem sim), que têm vindo, cada vez com mais assiduidade, a cometer perante pessoas que, muitas vezes, estão inocentes.
Mas se a nossa mui ilustre e insígne jurisconsulta quizer levar a causa à barra dos Venerandos Tribunais, conte com o meu apoio, serei digna testemunha sem mácula, e o meu depoimento será levado em consideração.

Anónimo,  5 de novembro de 2010 às 18:02  

Ao Sr Balzac de 4/10, 17.17H.

Eu sei que o comentário da "testemunha em pessoa" é longo, muitas vezes eu fujo de ler comentários tão extensos, desta vez li, porque se sou capaz de ler um livro com centenas de páginas, mal seria se me acomodasse e deixassede ler o comentário que citei, e fiz bem, pois o texto não só está bem elaborado como é um belo comentário cheio de substância e com um carisma interessantíssimo. Se o amigo não gostou é porque não quis perder tempo e pensar em profundidade, olhe que o texto diz muito, faltou-lhe apenas o nome do ou da visada, mas eu considero que "para um entendedor, meia palavra basta", não concorda?

Deixe lá, eu respeito e compreendo.
Desculpe eu tratá-lo por "amigo", mas aqui no Alentejo é uso corrente tratarmos toda a gente dessa forma.

Anónimo,  5 de novembro de 2010 às 21:49  

Arrepiante!!! O que aqui se está a tentar fazer é mesmo muito feio muito mau. Bem revelador do carácter das pessoas que por aqui param.
Indignado com a permisao dos Indigentes é o minimo que posso dizer.
As acções ficam com quem as fazem, concordo e no fim é mesmo a isso que nos agarramos, comparando as acções de uns e de outros.

Advogada santarense,  6 de novembro de 2010 às 00:29  

Vê amiga, a amiga me dá razão
Juízes é como as cunhas ás vezes com uma certa sedução hipnotizam e o ladrão sai como bonzão.
beijos queridas.

Anónimo,  6 de novembro de 2010 às 11:30  

Estranha forma de vida.
Os indigentes compactuam com uma pessoa que é isso tudo que deixa transparecer ao escrever. No seu comentário os adjetivos a classificam, sendo desnecessárias outras palavras.
A censura aqui praticada, depois de muitas ofensas e provocações pessoais, ofensa a instituição religiosa, ao Sr. Abade e até o desaforo de permitir comentários de divulgação e exaltação às drogas, crime passível, esse sim, de punição por Lei, permitem a publicação de um longo, repetitivo e mal educado comentário mentiroso com muitas palavras de baixo calão.
Como uma pessoa que se acha ofendida por uma palavra se defende com tantas outras de pior definição!
Cito um exemplo em outro post mais recente: um comentário injurioso e difamador, sem o nome de seu autor, é publicado. É essa força estranha que comanda os indigentes, quem será?
Alguma pessoa comum ou até advogado pode usar este blog para difamar o Presidente da Junta de Santar? Pode, mas para isso tem que assinar o nome, se não o fizer o responsável da ofensa são os indigentes.
Ameaças veladas de ir para a justiça aqui são feitas, não me intimidam, pelo contrário, me animam, é só dar o nome que eu me identificarei.
Cumprimentos

Anónimo,  6 de novembro de 2010 às 17:07  

Bastante feio? Arrepiante?, nuito mau? atão o que é mau anónimo de 5/1o, 21,49?atão os palabróes e ovecinidades que se tem olhado neste indigente não é arripiante? nao é mau?, não é feio? nao veio dezer aqui essas coisas todas quando debia, isto cheirame a esturro ou bocê é cegueta ou no comprende nada de literatura, vá dar umas lissõsinhas e despois venha dezer o que é que no gosta eu sei do que é que vocé no gosta mas fica pra manha, e agora que isto tá tao jiro

Isabel Tavares,  6 de novembro de 2010 às 20:38  

Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Santar, o sr, é um representante de Santar, o povo elegeu-o e, quanto a mim bem, não estou arrependida de ter votado no sr. e não só votado mas acompanhado a sua campanha, e por esse motivo, eu continuo a acreditar no Sr.

Infelizmente, há pessoas que vêm aqui não para comentar os posts aqui plantados, mas apenas e sem tocar no tema em questão, ofender, vilipendiar e dar a voz a outros seus iguais.

A minha pessoa nunca foi, em toda a minha vida tão perseguida e por quem? não sei, só posso conotar estes ou estas indívíduos/as como arruaceiros/as que não têm rumo na sua vida e por via disso não respeitam o rumo de vida que nós, visados, teimamos em seguir e respeitar quando se trata dos nossos semelhantes. Eles merecem-nos respeito e eu respeito-os, mas tristemente o tratamento que dispenso aos meus conterrâneos, náo é retribuídos na sua totalidade, graças a Deus que julgo serem muito poucos, talvez dois no máximo três.

A esses eu digo e recomendo, tenham calma, tenham contenção naquilo que dizem e afirmam, não vilipendiem pessoas que, na vida não desejam mais do que viver em paz e se possível em perfeita harmonia com as pessoas e nomeadamente, com todos os Santarenses sem excepção.

Gosto dos meus conterrâneos, vivi como eles pelo menos os da década de 60/70, todas as dificuldades por todos nós conhecidas. A vida foi difícil para todos nós, por favor, peço aos meus conterrâneos, a quem muito considero, parem com os ataques declarados ou velados, a vida não é isto que alguns aqui vêm apregoar, a vida é bem mais difícil para todos nós do que aquilo que a grande maioria pensa. Atavessamos um período terrível a todos os níveis, se estivermos unidos as dificuldades, que tudo indica, estão a ameaçar-nos, resultarão menos doridas porque todos estaremos unidos e todos teremos uma palavra amiga uns para os outros.

Apesar de há muito me ter eximido de vir aqui opinar, tenho lido os muitos comentários que aqui aparecem, a minha última intervenção neste blog foi aquando da festa do ramo de vindimas da ACI. Por incrível que pareça, até por vir aqui aplaudir a iniciativa, fui, imediatamente achincalhada.

Claro que fiquei triste, Respondi e fui embora. Hoje regresso porque não pactuo com injustiças, o Sr. tem trabalho fixo, pois que Deus o ajude, nesta época em que quase ninguém sabe o que fazer à sua vida, sem saberem como irão alimentar os seus filhos, que haja alguém que respire com alívio.

E, como sempre, sou

Isabel Tavares

Anónimo,  7 de novembro de 2010 às 16:16  

Censurado
É bom ver gente interessada em defender valores morais e de tolerância que este blog teima em desconsiderar.
"DA OBSERVAÇÃO"
Não te irrites, por mais que te fizerem...
Estuda, a frio, o coração alheio.
Farás, assim, do mal que eles te querem,
Teu mais amável e sutil recreio...
Mário Quintana

Enviar um comentário