segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Montanhistas de Santa Maria

Tendo lido alguns dos comentários sobre o actual pároco de Santar, Pe. Fernando, lembrei-me de um movimento que por sua iniciativa foi criado em Santar, e que muito ajudou na formação dos jovens, nos quais me incluo, foram os Montanhistas de Santa Maria.


Quero aproveitar este espaço, para solicitar a quem tenha fotos, documentos e memórias deste movimento em Santar, que as compartilhe para podermos efectuar uam resenha histórica deste movimento na Paróquia de Santar.


8 comentários:

Anónimo,  26 de outubro de 2010 às 23:48  

obrigado Tó por te lembrares deste grande grupo que eramos!
lembro-me desses bons momentos passados por este grupo,eramos uma familia.
momentos bem passados,grandes enventos,lembro-me daqueles acampamentos numa tenda numa quinta com bastantes ectares de macieiras onde essa quinta tinha uma piscina enorme, eramos aspirantes e pupilos de viseu,santar,e alguns de moreira. lembro-me tambem das actividades passadas no cemitério velho junto a misericórdia de santar onde nos juntava-mos 1hora antes da missa.tive o prazer de ter uns bons aspirantes como xefes por exemplo"tó alvaro" bom aspirante e gostava muito de nos orientar, depois foi substituído por o "zé-manuel" de moreira homem 5* fazia-mos o que queriamos enquanto com os outros não havia horas para tudo horas pra rezar horas para a brincadeira, depois veio o sr. Matias mutio boa pessoa com uma cultura 5* sabia conversar conosco,fazia-nos sentir bem todos os domingos tinha um tema diferente para debater,por fim veio o "zé-pais" outra pessoa formidavel ou seja todos aqueles que por mim e meus colegas passaram foram todos amaveis.
lembro aqui uma pessoa de quem nos tinha-mos imenso medo mas eram uma pessoa impecavel e fundador e amigo dos Montanhistas o Padre Coelho de Viseu,para onde iamos ele acompanhava-nos sempre. lembro-me nos acampamentos ele apareçer com o seu OPEL-KADET azul que ja conheçia-mos ao longe.para mim uns dos melhores padres que vi ate hoje muito atencioso com a juventude muito amavel e amigo de ajudar.
nos tinha-mos uma farda que era composta por calça castanha,camisa creme,e lenço ao pescoso laranja e kiko castanho,ja os aspirantes so mudava o lenço que era azul.
fico por aqui espero que colegas meus que deixem aqui os vossos comentarios porque fomos e seremos a ser a familia montanhista.
obrigado
montanhista de santar
nuno baptista

Anónimo,  30 de outubro de 2010 às 18:39  

Haja um comentário positivo! Aleluia!

joao de melo,  26 de novembro de 2010 às 15:41  

Ola, eu sou o joao de melo, sou de viseu.
Tambem fui montahista de santa maria, e recordo com alegria.tenho contactos ainda com ex-montahistas e pertencentes aos fundadores.
grande grupo

Z.P.,  16 de janeiro de 2011 às 22:22  

Ainda bem que há pessoas a recordar esses bons momentos passados, e que na vida nunca vão esquecer."GRANDE GRUPO DE AMIGOS,UMA FAMÍLIA DE VERDADE"!!!
Como dirigente desse movimento, recordo tambem com muita saudade esses anos vividos com toda a juventude, com quem tive relacionamento.Quero através deste meio enviar um forte abraço a todos os MONTANHISTAS e que nunca esqueçam o que se aprendeu.Lembram-se?
PELA VIRGEM,MAIS E MELHOR.
Z.P.

olga lopes,  24 de novembro de 2011 às 12:44  

Fui montanhista em viseu. Recordo com mta saudade todos esses tempos

Corgas 14 de abril de 2012 às 12:41  

Eu tambem fui Montanhista ,,,algo que se perdeu ao longo dos anos mas sempre recordado por aqueles que fizeram parte .

Anónimo,  11 de julho de 2012 às 14:17  

Olá!

Eu também fui Montanhista de Santa Maria em Viseu! Entrei com 6 aninhos e só saí com 18, quando o grupo de extinguiu... Pena, ainda dá saudades. Ana Rita

Anónimo,  3 de abril de 2013 às 23:29  

Eu também fui montanhista em Vila Chã de Sá durante 18 anos. Recordo com muita emoção todos os momentos vividos, lembro-me do padre Coelho, do padre Dário e do nosso padre Manuel que esteve sempre do nosso lado. A todos um abraço muito forte e não se esqueçam: Pela Virdem Imaculada, sempre mais e melhor!

Enviar um comentário