sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ramo da Vindima - O Reavivar da Festa

Foi no último sábado que a ACI "Os amigos de Santar", reavivaram uma tradição há muito esquecida pelos Santarenses. O Ramo da Vindima, voltou a sair ás ruas de Santar, tendo oferecido uma noite cultural a todos os presentes.
O Indigente, deixa uma fotos daquilo que foi o dia.

Inicio do desfile


Desfile...


...acompanhado pelo Grupo de Danças e Cantares "Os Santarenses"


Entrada na Casa de Santar


Entrada no Paço dos Cunhas

onde o Rancho ainda deu um pézinho de dança...

Fados na noite cultural...


E os Viscondes fecharam a Noite...


26 comentários:

Anónimo,  15 de outubro de 2010 às 18:47  

Os camões cantam melhor o fado vale mais o meu Ricardo do que vocês era um ruído que se ouvia.

São,  15 de outubro de 2010 às 23:27  

Bonito!
Pena é existir rivalidades entre duas familias de musicos em Santar, Camoes e Sampaios.
Assim não vamos a lado nenhum, porque este é melhor do que aquele, aquele fulano é pior o outro é melhor.
Temos que ter orgulho em todos, não são todos de Santar?!

João Barros,  16 de outubro de 2010 às 12:03  

PARABENS

Iniciativas como estas devem continuar, para manter vivas as tradições.

Um abraço

Anónimo,  16 de outubro de 2010 às 12:56  

Houve as festas da St,Eufémea

As festas da junta de freguesia no aniversário da nossa vila

As do grupo coral e recreativo de Santar

Tambem as das Vindimas levadas a cabo pela sociedade musical 2 de Fevereiro

Só é exposto aqui as fótos dos vossos eventos que vêm ao encontro das vossas conveniencias.
Alguem pode perder a cabeça e....

Viva o nosso presidente da junta de freguesia
Viva a Sociedade musical 2 de fevereiro
Viva os cantares tradicionais os santarenses
Viva grupo coral que tôdos os domingos canta ás nosssas missas
Viva O sporting Clube de Santar e tudo que seja cultura e elevação da nossa haste santarense

Tudo isto é uma miragem e mórbido para vós

Carla Costa,  16 de outubro de 2010 às 12:58  

Foi de facto muito bonito.

Começando pelo desfile. Fez saudades o balão de papel e depois a canalhada toda, eu também, a irmos seguir onde ia terminar. Foi bom ver os cantadores e dançarinas do rancho no seu trajo de gala.

Veio a parte de ar livre e, conforme disse o Pindalho, mesmo sem equipamento de som próprio para espectáculos ao ar livre (pelo que soube reuniram umas peças de uns e de outros para produzirem aquele som) conseguiram resistir ao frio e à chuva e actuaram.

Bem ou mal, haverá melhores na terra: claro que sim! Haverá melhores da terra a produzirem fora da terra? Claro que sim! Temos assistido aos seus espectáculos profissionais, mas aqui a coisa foi apenas para retomar uma tradição, não para competir com outros ou avaliar se outros tocariam melhor.

Espero que a ACI volte a repetir este tipo de eventos com outros que, como diz o 1º anónimo, cantem melhor. É isso que esperamos. Lá estarei para ver.

Quanto ao ruído eu também achei. Havia muita gente que não estava preparada para assistir a este tipo de espectáculos e passou o tempo, a tentar incluir ruído no espectáculo.

Faz parte de nós. Agradeço à ACI terem tido a coragem de não desmarcarem em face da ameaça de chuva e das dificuldades técnicas.

Gostei muito.

Santarense Amiga,  16 de outubro de 2010 às 15:05  

Diz o certo ao errado, qual é a tua opinião acerca do programa de sábado da ACI?

O errado, muito ufano e imbuído da sua sabedoria balofa, mas plenamente convencido da sua inteligência, do seu saber julgar com justiça e imparcialidade, diz, convicto, e do alto do seu saber: aquilo? mas aquilo foi alguma coisa? Eh pá, tu nunca assistis-te a espectáculos e festas de aldeia como eu! E olha que já foram muitas. Essas é que eram! Grandiosas, com pessoas que sabiam como cantar, pessoas cultas que até sabiam dizer: "Isto, povinho amingo é que é música da boa, cantada por grandes artistas como aqui o nosso amigo Samuel que, por acaso até se entra preso por tráfico de droga, mas há outros ainda melhores, com cantigas de partir o côcô que é caso do Quim,... sim do Quim, aqule que canta aquela moda, espera aí, deixa ver se me lembro!? Ah, já sei, mariazinha deixa-me cheirar teu bacalhau... e outras muitas outras que são pura cultura e sabedoria, instroeem e inducam, por isso é que todos nós semos tão inducados e instrumados. Era disto que a ACI precisava de botar aqui prós santarenses ficarem felizes e contentes".

Agora, Fados?! Bem cantados e tocados, com a prata da casa, pessoas que nada têm a ver com os pinocas da moda que só sabem berrar e dizer umas coisitas pra convencer que sabem tudo sobre a arte de actuar, mas olhem meus amigos, aquilo que estes pinocas cantam, não é nada daquilo que nós ouvimos deliciados ao frio e â chuva, feito por amadores que deram a este povo o melhor que de si tinham.

Obrigado grupo amador e apaixonado pela música que nos mostraram.
Obrigada ACI, por teres trazido à memória das gentes desta terra, aquilo que de mais querido havia após a época das vindimas: o ramo.
Isto foi o desenterrar do pasado já um pouco longínquo das nossas tradições.
Rapazes, da ACI e rapazes que colaboraram cantando como cantaram, que pode não ter agradado a todos, mas que aos meus ouvidos soou como música celestial e fez renascer em mim a minha pobre meninice.

Vossa Admiradora

Anónimo,  16 de outubro de 2010 às 17:59  

Obrigada, Isabel Tavares.

Anónimo,  16 de outubro de 2010 às 18:14  

Parabéns ACI.
Como entrar em contacto?

Anónimo,  16 de outubro de 2010 às 18:28  

admiradora agora porque o gordo já lá não está

Isabel Tavares,  17 de outubro de 2010 às 10:13  

Não escrever qualquer comentário no blog, não me inibe de passar por cá e ler o que aqui está publicado. Faço-o frequentemente.

Dado que a ACI promoveu uma linda festa, vim espreitar se havia qualquer referência a esta bonita iniciativa.

Verifiquei o que todos vêm, mas perante o que li em dois comentários, quero deixar duas palavras, a saber:

1º comentário - Anónimo das 17,59, agradeço-lhe que me tenha confundido, pensando ter sido eu a escrever o texto que julgo ser o que antecede o seu. Não fui eu Caro Anónimo, não quero receber louros que não me pertencem, mas deixarei o meu agradecimento pelo seu conceito e também à pessoa que fez o comentário que é real e espelha a forma como antigamente no tempo das vindimas o povo se divertia.

2º comentário - Vai para o anónimo das 18.28.

Considero um comentário totalmente fora do contexto, por duas razões uma impertinente e outra muito pertinente.

1 -PERTINENTE - Já sou sócia da ACI há muitos anos, talvez mais do que o anónimo e com as quotas em dia, contribuindo quando me é possível fazê-lo.
Quero deixar o anónimo eclarecido que dentro da ACI não penso que alguma vez tenha tido inimigos. Poderão existir, quanto muito, pessoas com diferentes pontos de vista do meu próprio.
Quero também dizer-lhe que estive na última reunião onde se decidiu a aceitação do pedido de demissão do Senhor Presidente a quem respeito e não trataria nunca por "gordo" exactamente porque o respeito como respeito toda a gente. Para mim o Presidente cessante da ACI chama-se Carlos Isidro. É assim que o trato e para sua informação nada tenho contra ele, recebi ataques e eles foram tantos que poderiam ter vindo de muitos lados, até de si meu querido anónimo, mas vivemos numa democracia e também não se pode agradar a gregos e troianos, aceito a crítica e se ela for construtiva é, até bem vinda, mas não aceito a falta de respeito.

2 - PERTINENTE - Também quero dizer-lhe que, ao contrário do que possa pensar, fui das poucas pessoas que defendeu a continuidade do Sr Carlos Aurindo na presidência da ACI pelo menos até ao fim do mandato, mas ele foi coerente com a decisão já tomada. Por aí o anónimo poderá aferir da minha "má" vontade contra uma pessoa que respeito.



Espero ter esclarecido as confusões que tenho visto e as insinuaçaões acerca da minha pessoa, porque quando eu quiser dizer aqui algo que possa interessar, fá-lo-ei como agora: de cara destapada e sem qualquer receio de que me critiquem, mas façam-no com respeito e com verdade, eu connvosco procederei de igual modo.


Em tempo: Lembre-se sr. anónimo que só lhe respondi porque gosto da verdade e como a verdade é para mim muito importante,aconselho-o a que nunca tome a "nuvem por juno", porque em qualquer comentário que eventualmente eu aqui venha fazer, o meu nome virá sempre à cabeça!...

Anónimo,  17 de outubro de 2010 às 13:05  

Viva os Camoes na musica e associaçoes não á quem nos faça frente.
Honestidade e competencia

Anónimo,  17 de outubro de 2010 às 13:21  

boa tarde
embora nao seja uma pessoa muito culta
vou apenas pronunciar-me sobre este ivento da ACI
dizem aki ke há muitos cantadores em santar e ke os viscondes nada valem
pois lanço um desafio a todos esse cantadores
façam o ke estes miudos fizeram
tokem de borla
os viscondes nao sao profissionais nem amadores ainda o sao,mas o ke tocam é puro é deles nao como alguns ke com uma simples diskete fazem uma festa
estes miudos oferecram-se há ACI apenas por uma sandes sao miudos ke nos tempos livres se juntam e gostam de tocar
sentem-se felizes por faze-lo -ficam felizes e divertem os outros
embora nao colabore com a ACI
FORÇA VISCONDES FORÇA ACI
apoeem estes miudos
abraço

Anónimo,  17 de outubro de 2010 às 13:53  

Os fados foi algum esclarecimento politico? por aquilo que ouvi deu impressão que sim!

Tachos só mais tarde.

Anónimo,  17 de outubro de 2010 às 17:46  

Pois é mas as disquetes é que nos dao dinheiro
Não nos queiram comparar aos viscondes nem a esses fracos fadistas.Se não tocasse nada nao tinha trabalho todos os fins de semana.
E viuse no fado que cantamos na st,eufemea mais afinado do que voces.
Agora das familias nós fomos sempre melhores na musica.
voces tem muita xia.

Anónimo,  17 de outubro de 2010 às 21:56  

ACI não vamos lhes dar o valor que merecem. E eles merecem elogios e muito mais. Este espaço deveria lhes ser dedicado em exclusivo, para nós comentadores, agradecermos o seu trabalho lindo e abnegado em favor do reviver da antiga cultura popular Santarense. No entanto tem gente se aproveitando dos louros da ACI. Eu não sei qual a família que melhor canta e pelo que aqui se opina não vou saber nunca! Sei sim, do seu egocentrismo aqui exposto, que no meu parecer é descabido e ridículo.
Viva Santar, viva ACI e toda a cultura popular, não esquecendo a letra do bacalhau da mariazinha . Tudo faz parte da vida bem vivida em grande e alegre confraternização pelo povo, que este espaço teima em demonstrar para o mundo não existir.
Cumprimentos

Anónimo,  18 de outubro de 2010 às 12:27  

APOIADO ANÓNINO. APOIADO.O que aqui comentou pertence à classe da verdade e se todos nos respeitar-mos e todos unidos puderemos fazer bué coisas baris nesta nossa linda santar

Anónimo,  18 de outubro de 2010 às 12:36  

No cortejo reconheço pessoas do meu tempo que viveram essas experiências no passado. A elas em especial meus aplausos com carinho, sinto saudades do seu convívio. Essas fotos dizem mais do povo Santarense que os comentários aqui postados.
Concordo que aqui só se comentasse a importância do evento organizado pela ACI, seria justo e dignificante para os envolvidos neste evento. A evolução que Santar atravessa, muito bem aqui exposta, pelo alto nível de comentários educados e de excelente confraternização dá para antever um futuro promissor.
Pena que ACI e demais associações culturais não sejam beneficiadas com isso!
Estou a ser irônico, sou da velha guarda e considerado saudosista, reconheço que aqui o modernismo saloio prafentex prevalece.

Anónimo,  19 de outubro de 2010 às 14:32  

@ Anónimo 17/10/13:53

Anônimo do tacho

Que tal um tachinho de 69.000 Euros na CP ...
Outro tacho médio de 200.000 Euros no CTT...
E outro de 365.000 Euros na PT...
Um dos maiores tachos – super tachão – 420.000 Euros TAP. Este voa alto.
São salários mensais fora as mordomias agregadas.
É por isso que governar é interessante para o partido e catastrófico para o País.
As quadrilhas com diversas siglas de apelo popular se elegem para sugar a nossa qualidade de vida , a própria vida e com menos escola o direito de os contestarmos. O judiciário inoperante para punir crimes do colarinho branco – os crimes dos filiados das quadrilhas – e uma forte mídia lhes dando sustentação, dão imunidade aos honráveis Homens Públicos que doam suas vidas para o bem da Nação!
Isto tem alguma relação direta com a maneira de opinar dos Santarenses ?
Tachos...! Que tachos?

Rute Loureiro,  19 de outubro de 2010 às 17:26  

Obrigado ACI pelo programa que nos proporcionaram ! Foi bom de ver e ouvir, há que continuar e melhorar; há quem diga que luta é o caminho, e por dias como aquele vale tudo! Parabéns

Anónimo,  19 de outubro de 2010 às 19:48  

Camoes são trabalhadores e honestos não precisam de palcos para daí aclamarem tachos.

Um santarence,  20 de outubro de 2010 às 08:43  

Os Camões são pessoas honestas, mas em Santar não só os Camões que são honestos, há graças a Deus nuita gente honesta em Santar, e o facto dos Camões estarem sempre aqui dizendo que são honestos parece que todo o resto das pessoas são desonestas. Tenham tino e respeito por outros artistas que deram o que puderam e que até foi bonito, que sem serem profissionais deram horas de distração ao povo de Santar.

Anónimo,  20 de outubro de 2010 às 10:43  

Parece que os pequenos pires aqui discutidos pelas famílias em questão são muito muitíssimo, relevantes...!Tachos... Enganaram-me!
Temos assunto mais importante.
ACI, A C I é o tema do momento!Parabéns ACI.

TÓ CAMÕES,  29 de outubro de 2010 às 22:32  

quando tive conhecimento deste blog visitei-o uma meia duzia de vezes mas ao ver o constante baixo nivel dos comentarios,passei a visita-lo so quando a festas ou algum acontecimento relevante em em santar mesmo assim tarde e amas horas,como foi o caso.e hoje 29 de outubro ao deparar com tamanha cobardia nao podia ficar indiferente.nao acredito que os comentarios que falam em familia camoes sejam feitos por eles muito menos por aqueles que estao ligados a musica,isto para mim e mais uma novela de baixo nivel e cobarde de alguem a quem os camoes musicos devem fazer muitas insonias.e que ha dias um amigo,muito antes de eu( hoje)dar com isto me dizia que andavam tambem a fazer comentarios nada abonatorios em nome dele, como vêm isto ja e acto recorrente.como posso ter opiniao musical de uma coisa que nao vi?poes nesse dia encontrava-me a fazer uma animaçao termal em s. p. do sul.cantaram bem ou tocaram mal?diz o povo e bem, quem faz aquilo que sabe a mais nao e obrigado,mas por experiencia propria nao e facil pisar um palco.agora em relaçao aos musicos que vejo nas fotos, mamede,armando e pindalho estes dois ultimos amigos e companheiros de muitas horas musicais quer no grupo coral e banda panorama nao precisam apresentaçoes. podia fazer uma sintese a alguns comentarios mas como vêm a maioria nem sabe escrever o nome e com gente doida sem moral e cobarde que sao a vergonha deste lindo santar quero e bastante distancia.P.S. nao acham estranho às horas que sao feitos os comentarios?poes é sao horarios de quem nao faz nada na vida, ou de alguem que tem um emprego e nao um trabalho.
como nao sou cobarde,assino

TÓ CAMÕES

carlos,  1 de novembro de 2010 às 18:24  

Assim é que é trabalhar sempre em pról de Santar aqui é só ensovalhar os musicos da terra
mas na minha opinião são todos bons.
Fico feliz por Santar ter tanta veia prá musica e todas as familias da terra sao honestas.

Isael Tavares,  8 de novembro de 2010 às 12:06  

São todos bons sim senhor, eu tenho muito orgulho nos Camões, familia que amo, mas também naqueles que nos deliciaram com a sua actuação na festa da ACI. Todos deram o seu melhor, tal como os Camões dão sempre o melhor de si.
Por favor, deixem de envenenar aqueles que trabalham e aqueles que os ouvem, além de nestes dois grupos eu incluir todos os meus queridos SANTARENSES a quem desejo sempre o melhor que a vida tem.
Amo-vos Santarenses
Amo-vos grupo dos Camões
Amo-vos grupo que cantou na ACI.

Continuem a dar alegrias a Santar, porque, poderá parecer o contrário, mas Santar, na sua grande, mas grande maioria, gosta de vos ouvir cantar. E não duvidem, que a série de comentários negativos, vêm de uma só pessoa e servem para gerar a guerra entre todos nós.
Este comentário vem tardio, mas não tão tardio que impeça de ser lido por todos e por todos apoiado.
Só espero que não aconteça o seu boicote

E, como tenho comentado quase nada, mas vejo o plágio de que sou vítima, peço a todos que, ao lerem um comentário anónimo não mo atribuam porque em quaalquer circunstância, seja ela qual for, o meu nome será sempre a referência de quem o escreve e nestes termos:

Como sempre,
Isabel Tavavres

to pindalho,  8 de dezembro de 2010 às 00:51  

Gostem do comentario do To Camoes,Nao queiram criar guerras onde nao existem as familias camoes e sampaio a nivel musical sao unidos e esta a vista que estao juntos em varias associaçoes em santar. Aos cuscos, conflituosos que andam a ver e houvir atras das esquinas. E se deram alguma vez algo a santar foi com o intuito de receber algo em troca. vivam os Camoes vivam os Sampaios e vivam todos que se esforçam para que esta linda terra seja cada vez melhor.

Enviar um comentário