quarta-feira, 31 de março de 2010

Curtas;

(...) a CVP não deixa de surpreender, que linda ambulância nova?!?

(...) SCS com uma das piores prestações de sempre, leguilha p'ra não descer??!

(...) entre outras, festa da Vila foi um sucesso!!!

Continue lendo >>

domingo, 28 de março de 2010

T-TT Vilar Seco






Isto, na verdade, não há fome que não dê em fartura, e é bem verdade.
Hoje de manhã, 2º Passeio TODO-TERRENO TÚRISTICO, organizado pela Comissão de Festas Populares de Vilar Seco.
Todas estas actividades num só dia em Santar! quem é que diz que em Santar não se passa nada?

Fica mais uma vez demonstrado todas as capacidades naturais e humanas existentes.

Força Santar

Continue lendo >>

sábado, 27 de março de 2010

Música de fim de semana

Continue lendo >>

sexta-feira, 26 de março de 2010

A Peneira

Após longo afastamento sabático das letras deste blog, venho hoje novamente à liça por entender que em Santar tudo se passa de uma forma pouco convencional. Passo a explicar.
No seguimento do post da minha colega Indigente Rute Loureiro acerca da profusão de actividades culturais para o próximo dia 28 de Março de 2010, haja Deus, parece que a nossa terra esta a ver nascer um período de vacas gordas "culturalmente" falando, sim porque o cumular de iniciativas nunca é negativo, já a falta de comunicação e cooperação entre as entidades , não pode de maneira nenhuma fugir ao medíocre.
Nada me move contra pessoas ou instituições em particular, mas estranho que entidades como o Município de Nelas e a Junta de Freguesia Santar se furtem muitas vezes a apoiar iniciativas de promotores bem mais próximos.
Não adianta usar a peneira do titulo para tapar o sol que infelizmente não nos visita, pois todos sabemos o custo de uma iniciativa como esta e não será de certeza o bolso dos estagiários a custear a "boda", com convite generalizado à população e tudo.
Aproveito no entanto para esclarecer que após pesquisa efectuada no site oficial da ESEV( www.esev.ipv.pt) nada conste sobre a digna iniciativa dos seus estagiários, o que de facto me parece estranho.
É no entanto com agrado que vejo uma primeira utilização da Bugaria do Rei para fins lúdicos e culturais e só lamento que o espaço, da forma em que se encontra actualmente, seja só minimamente adequado a tal iniciativa, deixando a nu o incumprimento prolongado e consecutivo das promessas eleitorais dos actuais executivos, quer camarário quer da junta de freguesia.
Aquele espaço tem potencial e deveria ser uma das salas de visita do nosso concelho, mostrando a dignidade a solidez e a verticalidade das gentes de Santar, mas o facto é que tal como as gentes de Santar, o espaço continua no esquecimento, sendo lembrado somente para como,agora, ser algo mais.
Finalizo apelando a todos que o bom senso prevaleça e que se faça de ambas as actividades uma oportunidade única de promover Santar, fazer com que o que começou mal possa acabar bem. Basta para isso não deixar que as vaidades possam causar atropelos e que em vez de disputar a maior fatia de publico ou a melhor organização, se preocupem em cada uma complementar as lacuna da outra, alimentar o "corpo" e o "espírito" e fazer desse dia um ponto de partida, para uma agenda cultural preenchida na nossa terra.
O que parece impossível, ás vezes é fácil, desde que não se queira tapar o Sol com a Peneira.

Continue lendo >>

Hora do Planeta 2010


A WWF organiza, desde 2007, o evento global Hora do Planeta. Trata-se de um apagão que simboliza a luta contra as alterações climáticas que dura uma hora e acontece em simultâneo em todo o mundo!

Este ano a Hora do Planeta acontece a 27 de Março (sábado), entre as 20H30 e as 21H30. E tu também podes participar porque essa noite é também tua!
Na noite de 27 de Março, sábado, entre as 20H30 e as 21H30, apaga a televisão, a consola, o computador e a aparelhagem e liga-te à Hora do Planeta!

Não é com críticas que mudaremos a situação. É com acções!
E acções construtivas e em forma de celebração.
Uma celebração por um Planeta Vivo!

Une-te à Hora do Planeta 2010 e marca a diferença!

Contra o aquecimento global, uma acção global.
Não te estamos a pedir muito: é só mexer um dedo e... Desligar a luz!

Continue lendo >>

quinta-feira, 25 de março de 2010

Coincidências ...

É com muita alegria que recebo esta última notícia. Finalmente algo que se relacione com a nossa arte de “bem fazer”, o vinho. Agora, vejamos o contexto: comemorações do Aniversário da Vila de Santar, certo? Mas, não teria mais lógica festeja-la no dia?! Humm… estiveram a aprovar os vinhos que iriam expor a provas?! Ora bem, Senhores e Senhoras, Entidades Públicas e demais acompanhantes parece-me de uma extrema falta de ética o que irá suceder! Vejamos: estamos numa época em que Santar vive da tradição de culto, uma época brindada com solenidade, enquadrada no retrato da vida de Cristo, em que por sinal, a Santa Casa da Misericórdia (sempre com a altivez que lhe é característica desde a sua fundação) está encarregue. Parece-me de muito mau gosto, diria sem horizontalidade nenhuma tal organização a cargo da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Nelas! Apraz-me até pensar que é um manejo intrigante, já que de tão distantes que estão as próximas eleições autárquicas, não lhe percebo o sentido!
Sem mais para revelar e manifestando o meu profundo desagrado, perante a sobreposição do programa com o já pensado e exposto pela Santa Casa da Misericórdia para o mesmo dia, e sem até ao dia presente nenhuma tentativa de cooperação, venho aqui, reclamar a falta de respeito de que este acto se abarrota, falta de respeito para quem com tanto empenho, trabalho, dedicação, honestidade, frontalidade e determinação (...) torna a Vila de Santar capaz de referencia a nível Nacional. Caso para dizer que estou, literalmente enfastiada de pensamentos pouco positivos! Mais tenho a declarar que sendo este palanque democrático, não me parece de bom-tom que os Senhores representantes do poder local (Junta e CMN) se enunciem neste “jogos” pouco graciosos. Meus Senhores, não deveis ser Vós os moderadores das actividades locais, não deveis ser Vós os incentivadores primários à cooperação, ao respeito e perpetuação de tradições, à cordialidade e bom senso/educação???! Falhas?! Pois bem, a Vós, que são pagos para gerir as localidades, não vos são admitidas tais distracções! E mais… penso que dividindo o mesmo espaço de Terra, que é Santar, sabemos todos uns dos outros, do que nos move, do que nos contenta, do que nos deleita, das convicções e ambições de cada um – e no meio destes conceitos, estão aqueles que não ousamos falar mas que para qualquer leigo são perfeitamente evidentes, mesmo que encarapuçados em vestes negras, (tais trajes de Semana Santa)!!

Continue lendo >>

Feira Cultural

Continue lendo >>

quarta-feira, 24 de março de 2010

Páscoa em Santar


Continue lendo >>

Via Sacra

Continue lendo >>

domingo, 21 de março de 2010

Semana Santa 2010 - Procissão do Encontro


Continue lendo >>

21 de Março - Dia da Vila



O Indigente deseja um feliz aniversário há nossa vila pelos seu 82 aniversário!
Brinde a vós!

Continue lendo >>

sábado, 20 de março de 2010



Arcede Fire & David Bowie - Wake Up

Continue lendo >>

quarta-feira, 17 de março de 2010

Limpar Portugal








Realizou-se hoje uma limpeza piloto de lixeiras, no âmbito do projecto Limpar Portugal.
A mesma serviu para "afinar" tudo para o próximo sábado.

E tu? Vais ficar em casa? Junta-te a nós no próximo sábado dia 20, pelas 08h00 na Praça do Municipio em Nelas.

Continue lendo >>

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ultima Hora;



Esta madrugada, por volta das 3,00 horas da manhã, tentativa de assalto no Café/Restaurante Central em Santar.
A tentativa não passou disso mesmo porque o Nuno (proprietário) estava acordado e alertou a GNR.
Segundo palavras do Sr. Ferreira, valeu-lhe o proprietário estar acordado e a porta ter uma fechadura resistente.
Caso para perguntar, aonde anda a GNR quando precisamos dela?

Continue lendo >>

sábado, 13 de março de 2010

Música de fim de semana



Girls - Laura

Continue lendo >>

quinta-feira, 11 de março de 2010

Serração da Velha - 2010



A Serração-da-Velha 2010
Fica aqui um cheirinho para os Santarenses e demais interessados. No fim, houve panquê regado com as águas de Santar.

Continue lendo >>

quarta-feira, 10 de março de 2010

Rio Dão





Os caudais deste inverno limparam as margens, será que, a quem de direito, as vai assim manter?
O "Areal", nas Fontanheiras, daria ou não uma bela praia fluvial?
Já é tempo de se fazer alguma coisa, como por exemplo: alindar as margens e criar estrutura básica para acolhimento de banhistas.

Continue lendo >>

terça-feira, 9 de março de 2010

Divulgação


Dia 13 de Março, pelas 15h30, na Casa da Cultura em Oliveira do Hospital, inserido na Feira do Queijo

Continue lendo >>

sábado, 6 de março de 2010

Música de fim de semana



The XX - Islands

Continue lendo >>

quinta-feira, 4 de março de 2010

Curtas;

(...) já repararam na farda nova da CVP? é bonita não é??!

(...) ele só queria sexo!!! e a máquina? quêdê!??

(...) atenção! movimentos de bastidores, cheira-lhes a Misericórdia!!!

Continue lendo >>

segunda-feira, 1 de março de 2010

Conferência - Divulgação


A Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária de Nelas, vai levar a cabo no próximo dia 6 de Março, Sábado, pelas 15 horas, no Edificio Multiusos em Nelas, uma conferência subordinada ao tema "Crescer com Qualidade e em Segurança", que vai abordar temas relacionados com a educação dos nosso jovens.

Fica aqui a divulgação, e o pedido a todos os pais interessados na educação dos seus filhos que compareçam.

Continue lendo >>