Pensamentos;
A Esquerda e a Direita

Vergílio Ferreira, in 'Pensar' Continue lendo >>
Espaço de discussão em torno de Santar
A Esquerda e a Direita
Info via: www.eleicoes.mj.pt
Os Golpes - A Marcha dos Golpes
A Sociedade Musical 2 de Fevereiro organizou entre os dias 18 a 20 de Setembro as festas das Vindimas.
Fica para já imagens do primeiro dia do programa, com a actuação da nossa banda.
O Concelho de Nelas já foi associado (por Daniel Rodrigues), ao movimento ‘Limpar Portugal’, porque é um dever de cidadania, porque promover a saúde ambiental é preservar a nossa saúde, porque o ‘Coração do Dão’ não merece este tratamento.
Limpar Portugal!
Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de pessoas por concelho ou por zona geográfica, para que todos juntos possamos, durante um dia das nossas vidas, fazer algo de útil por nós, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.
Certos de que muito ainda há a fazer, toda a ajuda é bem vinda! Quem quiser ajudar, basta juntar-se ao projecto no endereço http://limparportugal.ning.com, e integrar o grupo da região onde reside, ou da região que gosta mais. É nesta rede social e na página oficial do evento http://www.limparportugal.org, que se vai dando conta dos desenvolvimentos do projecto.
No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema. in Limpar Portugal.
Eu já aderi!
Junte-se à iniciativa em:
http://limparportugal.ning.com/group/nlsnelas (link)
(texto parcialmente retirado do “Canas em Peso”, publicado por Daniel Rodrigues)
Bica de água, é importante preservar o nosso património...
O Carácter dos Homens é Pouco Flexível
Virgem Suta - Tomo Conta Desta Tua Casa
Festa das Vindimas 2009 – Santar
Largo Visconde de Taveiro
Organização da Sociedade Musical “2 de Fevereiro” – Banda de Santar
Programa
Sexta-feira dia 18
21h30 – Concerto pela Sociedade Musical “2 de Fevereiro”
Sábado dia 19
21h00 – Actuação do grupo “Viscondes” da SM2F
23h00 – Pablo Panchica – “Fado Santar”
23h30 – Grupo “Dupla Luso-brasileiro”
Domingo dia 20
15h30 – Insufláveis (Art&Manha)
16h00 – Grupo de Concertinas “Os Lusitanos”
17h00 – Bernardo Henrique (autor/compositor espinhense)
19h30 – Actuação do duo “Raio X”
Comparece e tráz um amigo – Entrada Grátis
Ser Diferente
Na sua edição de Setembro, a revista "Wine a Essência do Vinho, publica uma prova de vinhos do Concelho de Nelas, na sequência da Prova Vertical organizada pela Câmara Municipal de Nelas, vale a pena ler.
Aconselho também um artigo fabuloso da mesma revista, já disponivel on-line - O Regresso Áureo do Dão - com muitas referências a Santar.
http://www.essenciadovinho.com/revistawine/php/reportagens.php?id=25
A pensar nos mais novos, e agora com o inicio do novo ano lectivo, foi lançado o livro digital "O Nuno escapa á gripe A", iniciativa do Plano Nacional da Leitura em colaboração com a DGS.
Para os pais interessados fica o link:
http://e-livros.clube-de-leituras.pt/elivro.php?id=onunoescapaagripea
Chafariz Rua do Estrumadouro, requalificações!!!???
Chafariz Feira, ...!!!???
Chafariz Rua da Carreira, ...!!!???
Infelizmente, continuo a assistir a comentários neste blog que nada acrescentam ao tema proposto no post, continua-se a desvirtuar o post original com comentários que demonstram como claramente inúmeros internautas não têm noção nenhuma da função de formulários de comentários ou ignoram o tema abordado no texto. A minha intenção era citar alguns, mas nem consegui escolher, dada a abundância de "pérolas". Escrever algo sem tomar alguns cuidados pode ser constrangedor. Mesmo assim, escrevi este post, pois acredito que não podemos viver numa anarquia comportamental na Internet.
O termo troll, no calão da Internet, refere-se a pessoas que perdem o seu tempo a publicar ataques medíocres e comentários beócios com o intuito de irritar e prejudicar de algum modo um utilizador ou grupo de utilizadores de um blog, fórum ou outro tipo de comunidade on-line.
Geralmente, os trolls nem conseguem expressar-se de modo conciso. Abusam dos palavrões e insultam abertamente todos os que aparecem nos seus ecrãs. Há também, em quantidade menor, alguns que têm capacidade para elaborar algumas linhas de texto até legíveis, porém com as falácias e injúrias típicas desta categoria.
É fácil não ser um deles:
No caso de não gostar e/ou não concordar com algo que vir no blog, e a única atitude de que for capaz não ser construtiva, não faça nada;
Não diga no blog nada do que não diria pessoalmente;
O contrário de ser um troll é tratar as pessoas como seres humanos que merecem respeito.
Antes de comentar este post, certifique-se de que compreendeu inteiramente o texto anterior e de que está disposto a ler tudo com atenção. Não quero que ninguém se sinta frustrado por ter o seu comentário apagado porque formou uma opinião sem sequer ter lido o conteúdo do post.
Toranja - Quebramos os dois
Ontem, com a passagem da RTP pela nossa terra, andei a explorar o site na web da RTP.
A dada altura, viajando pelas programações dos vários canais que a RTP nos disponibiliza, descobri que a “nossa” telenovela “Senhora das Águas” está a passar em reposição no canal RTP Memória entre as 12:00 e as 13:00 de 2ª a 6ª feira. Segundo informação do sitio da RTP, ainda só passaram 6 episódios, pelo que ainda podem apanhar o fio a meada!
Relembro que este canal só está disponível a clientes da TV Cabo ou do MEO.
Como não consigo arranjar nenhum streaming online do canal da RTP Memória, fica aqui a lembrança para aqueles que conseguirem ver.
Deixo também um excerto desta telenovela que pôs as nossas gentes durante 150 episódios “no ar”.
Fontanário Casal-Sancho (junto ao Pelourinho), tradicional
Bebedouro Capela de Casal-Sancho, novidade!!!!!
Para os interessados em seguir a emissão da RTP desde Santar, das Festas das Vindimas, o Indigente deixa aqui um streaming disponível:
Basta carregar aqui:
Uma antiga e bela tradição de Santar, os ramos das vindimas no final da safra dos maiores produtores de Santar.
Fotos gentilmente cedidas pela Srª Dª Condessa de Taveiro, refotografadas pelo Tiago Sampaio.
Eis que vemos finalizada mais uma feira do Vinho (de Nelas)… e durante estes três dias em que não resisti a tomar presença naquele que é um dos eventos que mais caracteriza e dinamiza a nossa região, fui pensando…
Dizia a Sra. Dra. Isaura Pedro, na abertura da Festa, “bem vindos ao Coração do Dão”… não tive coragem para me levantar e perguntar “AH?”.
Porque afinal algumas das revindicações Canenses têm razão de ser… e cabe ao Povo acabar com esta corrente que “puxa” para Nelas o que é de mais costumado e mais precioso a algumas freguesias, como se a comunidade Nelense tivesse fundo histórico, essência para acolher determinado tipo de evento que não tem aí o seu berço. Por isto são “meios-eventos” ou “eventos de fachada”.
O coração vitícola, o coração histórico, o Coração do Dão é Santar! Somos nós donos de Solares, do grande e famoso vinho, das paisagens que o criam e até do enoturismo do ano… pergunto eu: o que tem Nelas?! Que estofo tem Nelas?!
Nenhum. É mais um erário, porque sim!
Não podendo apontar o dedo ao actual executivo camarário, porque afinal só deram continuidade ao que algum desconhecedor deliberou peço, Meus Senhores, trata-se de uma questão de dividendos. As pessoas têm que falar em Vinho do Dão e lembrar-se de Santar e não de Nelas… porque Nelas não tem história, não tem secularidade de tradição vitícola… porque Nelas como não tem um Carnaval autêntico, também não tem uma Feira do Vinho autêntica. Santar é a entretela exemplar para esse evento e, modéstia à parte, é mais bela, mais autêntica, mais valiosa e preciosa do que Nelas algum dia será, (por mais eventos de que seja palco)
Espero que no próximo ano os foguetes, PUM PUM, estalem aqui!
Uma referência de Angola.
Ouvi por aí esta semana!
O formato dos blogues (blogs) surgiu há mais de uma década como versão digital de diários de viagem (blog é contração de weblog - e "log" é o termo em inglês para essas narrativas), chamou a atenção ao dar voz a uma geração especializada em falar sobre si mesma e mudou a internet ao permitir que qualquer um, mesmo sem conhecimento técnico, pudesse publicar os mais diversos assuntos.
Unidos em torno deste formato, os utilizadores formaram a entidade – blogosfera.
Pelos nossos lados, é difícil encontrar pessoas que saibam argumentar, expor as suas opiniões, ouvir as opiniões de outrem e ser imparcial numa discussão, sem levar o resultado para o lado pessoal. Quando o assunto são as associações, religião e política então? È melhor nem imaginar! E se não se concorda com a opinião de “Sicrano”, somos antidemocráticos, autoritários, derrotistas, etc.
Assim como há pessoas que acham certo denegrir uma instituição e/ou figuras públicas fazendo da violência e má educação um argumento. Quando se pede uma explicação do porquê de tudo isto ninguém consegue explicar e argumentar sobre os factos e/ou temas de forma clara, concisa e CIVILIZADA.
Será que não sabem que é a imagem de Santar e suas gentes que mais perdem?
A crescente preocupação pela preservação do património originou um turismo específico que levou ao nascimento do termo turismo cultural. Termo muito conhecido actualmente e que é a chave para o desenvolvimento económico e social.
O conceito de turismo cultural é relativamente vasto e inclui áreas muito diversas, tais como, arte, arqueologia, etnologia, património monumental e edificado, gastronomia, festas, usos e costumes, património natural e agrícola, cultura oral, etc. Áreas que têm sido desenvolvidas localmente na criação de novas ofertas de lazer, como parte integrante de uma política de desenvolvimento sustentado.
Na implementação de um turismo cultural as visitas a museus, exposições temporárias, sítios arqueológicos e unidades etnográficas devem ser um complemento ao contacto directo com o meio ambiente e áreas rurais e com a população local que é a principal detentora dos usos, costumes e tradições.
Este desfrute e conhecimento converteu-se no objectivo mais apreciado pelo turista que pratica este turismo tão específico e que é atraído por formas de vida, infelizmente, já desaparecidas na maioria das nossas sociedades, que hoje passaram a ser contempladas com nostalgia e um certo romantismo fruto das carências que as caracterizam.
Os projectos de cariz cultural devem contemplar à priori vários aspectos de extrema importância, tais como a contratação de equipas especializadas e interdisciplinares, a investigação sobre a realidade e envolvente social, cultural e comunitária, a necessidade de articulação entre os diversos projectos, a definição de objectivos, os custos adicionais de manutenção e o orçamento anual necessário para o seu pleno funcionamento.
Aos aspectos explanados anteriormente deve-se juntar o mais importante neste tipo de projectos; o envolvimento directo da população local, detentora do saber fazer e principal gestora e fruidora do seu património cultural, para que o desenvolvimento que daí advir seja um desenvolvimento sustentável.
Envolver directamente a população local implica a educação da mesma, ou seja, o faze-la perceber que o conhecimento secular que detêm, o território que usufrui e trabalha, a casa que habita, os utensílios que utiliza, as datas que festeja são importantes e únicas. Por tudo isso deve sentir orgulho de saber o que sabe, viver onde vive, fazer o que faz e festejar o que festeja.
No caso particular do nosso concelho e da nossa freguesia, temos um património natural e edificado que ainda não sabemos potenciar.
Tenho esperança, que associações e grupos de cidadãos que se estão a interessar pelo assunto, como o caso do Indigente a ACI e a APRDÃO, venham a desenvolver o turismo cultural na nossa região.
A Sociedade Musical 2 de Fevereiro, presenteou no passado dia 28 de Agosto, todos os Santarenses com um concerto ao ar livre, com o coreto como fundo de cenário.
Com uma noite de Verão agradável, os Santarenses, saíram a rua para deliciar o ouvido!
Boa iniciativa!