segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Setembro - Mês da vinha e do vinho


Dando continuidade ao alinhamento definido para este ano, o Indigente consagra o mês de Setembro à vinha e ao vinho.

Se existe alguma coisa pela qual Santar é conhecido, é pela qualidade dos seus vinhos. Não me alongarei muito neste post introdutório, pois haverá gente com muito mais qualificação do que eu para poder falar da vinha e do vinho. A única coisa que posso acrescentar é que também eu sou um fã incondicional do vinho da nossa região, especialmente aquele que é produzido nesta nossa terra que efectivamente possui condições únicas para para a produção daquele que para sempre ficará como " O nectar dos Deuses".

8 comentários:

Carlos Neves 7 de setembro de 2009 às 22:48  

@ Carlos Isidro

A foto publicada foi retirada do teu blog, pois na hora não tinha comigo nenhuma que pudesse expressar tão bem a beleza das paisagens que a vinha nos proporciona em Santar. Tenho a certeza que não te importarás por isso! Obrigado pela foto e pela luta em prol do vinho e da vinha, em especial aquele que é feito na nossa terra!

Anónimo,  8 de setembro de 2009 às 01:31  

estes gajos do indigente e da ACI veem agora reclamar de tudo.
porque é que não reclamaram há5 ou 10 anos atrás,porque será?
se a ACI é a assossiaçao de festas e eventos,porque não organiza uma feira de vinho com a envergadura que tem a de nelas.
sejamos realistas porque ninguem é máis santarense do que eu.
a ACI não tem dinheiro para compor a casa do jornal quanto máis para organizar uma feira do vinho.
criticas e máis criticas,tudoestá mál para eles só o jornaleco e as fotos é que tá tudo bem para eles.
não devia ser o jornal santarense mas sim o jornal da caserna.
já agora só falta entregarem o jornal porta a porta para fazerem campanha.
isso sim é o que eles chamam de muito trabalho,porque tudo aquilo que os outros fazem é brincadeira.
desculpem algum erro ou se tratei alguem mál mas ja bebi uns copos.
com o sr. carlos aurindo na presidencia da ACI,acreditem que para o ano temos a feira da vinhaça em santar.
não critiquem se não querem ser criticados.
ass.A VOSSA SOMBRA

António Neves 8 de setembro de 2009 às 11:58  

@ Titá

Quando ler este comentário, partilhe connosco algumas fotos que eu sei que tem, das paisagens vinhateiras de Santar.

Cumpriementos

Contestatária,  8 de setembro de 2009 às 18:00  

Sobre vinho não me alongarei mais do que o suficiente para, caso o Indigente aceite, facultar uma das obras que tenho sobre este assunto, para que possam fotografar paisagens maravilhosas de vinhas, artefactos e alfaias que antigamente eram usadas neste nobre trabalho.
Fico à vossa disposição. Só ponho uma condição: Têm que mandar alguém para fazer as fotos. Sou muito ciosa dos meus livros e não me separo deles.

Contestatária

Titá 8 de setembro de 2009 às 21:46  

@Tonhe,

Desculpe porque só agora vi o seu comentário.

Se se refere às fotografias que tenho publicadas no meu blog pessoal ou naqueles em que participo, está completamente à vontade para as ir lá "sacar". Para mim, que apesar da paixão por fotografia, não me considero uma boa fotográfa, estas imagens nada mais são do que momentos. Momentos captados sobretudo pelo meu coração e que foco para mais tarde recordar e para partilhar com os amigos. Por isso, essas fotos, não estão nem bloqueadas, nem com qualquer sistema de segurança e tem a minha autorização para as usar aqui no Indigente.
Posso, talvez no fim de semana, com um pouco mais de tempo fazer uma selecção das minhas fotografias sobre esta época, vindimas, vinho etc e enviar posteriormente para o seu e-mail ou para o do meu primo Tiago. Assim como posso tentar enviar algumas das digitalizações de imagens de livros antigos que já iniciei ainda quando Indigente, mas que ainda não consegui concluir.
Não prometo nada...vou tentar...
até lá use e abuse daquilo que já tenho publicado.
Cumprimentos

António Neves 9 de setembro de 2009 às 08:31  

@ Titá

Muito obrigado pela colaboração.
Envia o material para o Tiago, pois ele tem mais experiência que eu nestas andanças.

Cps

A. Sacramento Boavida,  9 de setembro de 2009 às 13:33  

A.Sacramento Boavida

Sempre que a oportunidade se me apresenta, venho para estes lados, porque conheço muito bem a Beira Alta e tenho por esta província uma certa admiração, mas também comiseração.
As pessoas sao muito acolhedoras e não deixam ninguém à porta. Já me sucedeu, a mim e à minha mulher, infelizmente já alecida, ter um acidente à saída de Canas de Senhorim, o acidente foi grave principalmente para a minha mulher, pois enquanto não vieram os devidos socorros, o povo de Canas de Senhorim, foi inexcedível em todos os aspectos. Fiquei-lhes eternamente grato, daí o meu interesse por esta região do País. Conheço variedíssimos blogs entre eles o blog canense, o vosso e tantos outros que não vou elencar porque então nunca mais acabava. Mas o meu comentário, hoje dirige-se ao "Indigente".

É lamentável o vocabulário muitas vezes usado neste blog mas também é lamentável que pessoas, que, como eu li neste blog, como Indigentes ou como seguidores, não usem de maior circunspecção em relação às pessoas que aqui vêm. Eu sei do que falo, e não se trata de fazer censura seja a quem for, mas trata-se de cuidar para que o espaço de cada um, seja no trabalho, seja na nossa vida familiar, seja nas nossas opções ao que a vida nos obriga a optar, seja tomado em consideração e respeitado. Há que ser gentil com, quem connosco que colaborar,assim como há que ser determinado e impor regras a quem nos quer, através do achincalhamento, destruir.

Foi o que vi por aqui, e como tenho uma dívida de gratidão com esta zona do pais, não me contive e decidi vir dizer o que pode ajudar a resolver esta falha que sinto existir.

Peço desculpa desta intromissão, mas foi no bom sentido

Enviar um comentário