segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Pensamentos;

O Carácter dos Homens é Pouco Flexível

É apenas a experiência que nos ensina quanto o carácter dos homens é pouco flexível, e durante muito tempo, como as crianças pensamos poder, através de sensatas representações, através da prece e da ameaça, através do exemplo, através dum apelo à generosidade, levar os homens a deixarem a sua maneira de ser, a mudarem a sua conduta e a desistirem da sua opinião, a aumentar a sua capacidade; o mesmo se passa quanto à nossa própria pessoa. É preciso que as experiências venham ensinar-nos o que queremos, o que podemos: até essa altura ignorámo-lo, não temos carácter; e é preciso mais do que uma vez que rudes fracassos venham relançar-nos na nossa verdadeira via. - Enfim, aprendemo-lo, e chegamos a ter aquilo que o mundo chama carácter, isto é o carácter adquirido. Aí existe, portanto, apenas um conhecimento, o mais perfeito possível da nossa própria individualidade: é uma noção abstracta, e por consequência clara das qualidades imutáveis do nosso carácter empírico, do grau e da direcção das nossas forças, tanto espirituais como corporais, em suma, do forte e do fraco em toda a nossa individualidade.


Arthur Schopenhauer, in 'O Mundo como Vontade e Representação'

25 comentários:

Anónimo,  21 de setembro de 2009 às 16:06  

O,homem, principalmente estes que, daqui, conheço, além de não terem carácter, são maus e invejosos. não têm o altruísmo e a dignidade de, quando não têm argumentos, ficar calados e não ofenderem indiscriminadamente aqueles que se atreveram a desagradar-lhes.

Carlos Rodrigues 21 de setembro de 2009 às 23:39  

O desenho perfeito de 90% dos anónimos que comentam neste blog. É tão simples, mas vá lá fica a esperança de que com o tempo adquiram carácter, afinal nem tudo está perdido.

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 00:01  

@ carlos rodrigues,eu já o adquiri,sim porque já há 3 meses que não comento neste espaço,pois tava a ficar podre,agora espero que os indigentes anonimos o adquiram,sim porque tu sabes que é verdade.
um amigo

Carlos Rodrigues 22 de setembro de 2009 às 00:29  

@ Anónimo das 0.01Hrs

Meu caro

Chame os Indigentes que se passam por anónimos pelos nomes, depois vamos ver se há coragem para desmentir, quanto a saber alguma coisa, parece-me que sabe muito mais do que eu, eu só posso e só respondo por mim, e lhe garanto que nunca escrevi como anónimo neste blog desde que me tornei Indigente, e lhe garanto que a minha palavra não é melhor nem pior do que a sua, é somente igual. Tire daqui as ilações que entender. Quanto ao que diz ser verdade ponha em concreto e veremos até que ponto existe consciência entre os Indigentes. Ora aqui fica um bom desafio.

Atentamente

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 00:50  

@ carlos rodrigues
até posso acreditar na tua palavra,mas o desafio tem que ser lançado entre vocês,porque contino-o adizer-te que há anonimos entre os indigentese máis quase que acredito que a maior parte do veneno que vem para aqui é coméntado por eles
um amigo

Titá 22 de setembro de 2009 às 11:18  

Concordo com o Carlos Rodrigues.
Se há essa desconfiança, chamem -nos pelos nomes e deem-lhes então o direito de defesa e ou de explicação, mas cuidado, já aqui antes se fez acusações injustas e infundadas e nem por isso, houve lugar a desculpas e ou reposições de verdade. Eu própria já fui acusada de ser a autora de um comentário que até era indelicado para mim, e posso garantir-vos que não é uma situação agradável.
Há que haver consciência e nenhuma leviandade.

Pessoalmente, não acredito nessa suspeita. Já aqui o disse anteriormente e repito, não acredito, nem vejo qualquer necessidade ou utilidade em qualquer Indigente comentar anonimamente e lançar qualquer tipo de opinião, que destabilize o trabalho dele mesmo e dos seus companheiros.
Cumprimentos,

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 11:38  

@ titá
és tão ingenua
tu tens duvidas que são eles que máis aqui comentam como anonimos.
fecha-lhe os comentarios a eles e vais ver que nem metade de comentarios aqui tens

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 11:45  

Cresce Titá e não acredites tão cegamente. O maior é aquele que se recusa a ver.

Titá 22 de setembro de 2009 às 12:08  

@anónimos das 11:38 e das 11:45,

Até ter provas, continuarei a acreditar que cada um dos Indigentes está aqui com um objectivo comum e que preza pela dignidade na divulgação da nossa Vila e das suas gentes.

Até provas em contrário cotinuarei a acreditar na verticalidade de cada um destes Indigentes, alguns dos quais conheço há muitos anos e tenho como amigos, para além do facto,que é do conhecimento geral, que um deles é o meu primo mais novo, benjamim de uma familia de bem.

Até provas em contrário não reconheço tamanha mesquinhez em nenhum deles a ponto de pôr em causa o seu próprio trabalho e o de uma equipa que se uniu em prol de algo dignificante.

Ainda que pontualmente se venha a provar uma dessas situações, acredito que haverá uma explicação que deve ser emitida. Só aí, julgarei!

Até lá, não é uma recusa de crescer, nem uma questão de confiança cega, é uma questão de amizade, lealdade e sobretudo uma enorme vontade de não desistir de vez deste projecto que acalentei deste o inicio e que continuo a defender como útil.

Cumprimentos,

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 12:16  

@ tita
como podes defender uma coisa que tu propria puses-te em causa e abandonas-te.
como podes defende-los a eles se nem sequer aqui passas o dia a dia para veres o que se passa.contino-o a chamar-te ingenua,porque afinal nao os conheces assim tao bem

Titá 22 de setembro de 2009 às 12:43  

@ Anónimo das 12:16

Poderia responder-lhe com muito mais minúcia e até sinceridade se assinasse o seu nome e pudessemos manter esta "discussão" ao mesmo nível, mas ainda assim, quero esclarecer que quando deixei o Indigente, fi-lo por questões pessoais, nunca mas nunca por colocar em causa o objectivo do Indigente ou qualquer um dos meus companheiros, administradores do espaço. Aliás, se ainda aqui venho, é exactamente para lhes provar essa lealdade e apoio.
a Inocente fui eu, e fui eu que, por opção pessoal e por razões que não vou agora expôr aqui, baixei os braços. Não eles!

É verdade que venho cá cada vez menos vezes, mas como já o disse antes, preciso "ver para crer"... há que haver provas concretas para uma acusação deste nível.

Relembro no entanto, que este espaço há muito tem um registo de entradas que não é dificil de analisar. Acredito que a maioria das pessoas aqui presentes, tem inteligência suficiente para reconhecer o estilo de escrita e de a identificar na maioria das vezes e há imensos métodos ao alcance de todos na Internet para se identificarem IP e afins. Claro que, também há uma outra centena de métodos para ludibrificar e enganar estes instrumentos, mas...insisto...provas...há que haver provas e de uma vez por todas, assumirmos todos, todos, as nossas opiniões e assiná-las por baixo.

Sempre que me dou ao trabalho de ler os comentários da maioria dos anónimos por aqui, reconheço-lhes paixão nas palavras, certezas absolutas, convicções...quer concorde ou não com eles, a verdade é que a mim me parecem tão convictos do que dizem que por isso mesmo,não percebo, não entendo, não aceito que continuem a esconder-ser por detrás da máscara do anonimato.
Uma das motivações obscuras se quiser, de cada um dos Indigentes, foi também a convição das suas ideias e opiniões, por isso quiseram dar a cara, por isso assinam o que escrevem e têm até orgulho disso.
É nisto que acredito...até provas em contrário.

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 12:56  

@ tita
com muito respeito que tenho por ti,e com os teus pais com quem me dou muito bem,contino-o a dizer-te nao vejas aquilo que nao queres ver.
alguns deles sao a maior parte dos anonimos
um amigo

Titá 22 de setembro de 2009 às 13:18  

Caro Amigo,
Se o é, sabe que os meus PAis me pedem encarecidamente para não continuar no Indigente, sobretudo devido à presença de tanto anónimo indelicado. Sabe também que sou frontal, assim como eles o são, por isso, seja justo comigo e identifique-se.
Eu confesso que, foi também a atitude de muitos destes anónimos Santarenses que discutiam o carácter dos indigentes em vez de discutirem ideias e opiniões sobre Santar como era proposto, que me levou a sair do Indigente. É verdade que também foram muitas as manifestações de apoio e carinho que recebi dos Santarenses. Quer por e-mail, quer presencialmente, durante os dias que estive em Santar. De pessoas inesperadas e que até me comoveram, recebi um leque variado de conselhos e opiniões diversas e a todos agradeço e de todos tenho em consideração a opinião emitida.
Para terminar e porque hoje, já não me restará muito mais tempo para continuar esta discussão, deixe-me só dizer algo:

Que fui inocente e ingénua já eu o admiti aqui há muito tempo e muitas vezes, mas o que quero ser agora, é justa e imparcial!

Se se provar essa acusação, será para mim uma desilusão e razão mais que suficiente para abandonar de vez este espaço, mas até que se prove algo, até que me dêem algo concreto, não quero, não posso vir aqui com essa suspeita no ar. Não é justo, nem correcto.

Ou então se suspeito, como me parece ser o seu caso, não venho cá.
Por isso, peço-lhe se tem provas do que acusa, mostre-as, se só desconfia, não percebo porque insiste na sua presença neste espaço, se afinal até nem é bem assim, dê, por Santar e pelas suas gentes, uma hipótese de se construir aqui, em conjunto, algo de útil, de digno e de que, no final, todos nos orgulharemos.

Insisto, confio nos Indigentes.

Hoje, falei demais e alonguei-me em imensos discursos, peço desculpa por isso. Quis defender um projecto como defendo todos os inumeros projectos em que me envolvo, mas também não quero aqui impôr a minha opinião pessoal, nem alongar-me sozinha nesta discussão.Se foi essa a ideia que transmiti, peço desculpa.

Cumprimentos a todos,

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 13:29  

Titá,Paulinha

Nesta discusão onde estão os restantes Indigentes? V~e-los poraqui ou estás sozinha a defender isto tudo e a todos?
Tal como te disse uma vez foste a unica pessoa digna neste blog e que mantiveste alguma consistencia do principio ao fim. Obrigado por isso, agora esquece...vai à tua luta que não et meerecem. Falas sempre com a alma e nesse teu blog é que continuarei a ter noticias tuas. Aqui por ser teu amigo espero não voltar a encontrarte.
Primo

António Neves 22 de setembro de 2009 às 14:22  

@ Anónimo das 13:29

Talvez nem todos tenham a disponibilidade para estar sempre a acompanhar os comentários do blogue.
Este post já teve 12 comentários hoje!

Como Indigente ainda não me tinha metido nesta discussão, pois há muito que condeno quem critica (bem ou mal) sem se identificar.

Tive em tempos uma troca de comentários por utilizar um nick, o qual deixei, passando a usar o nome próprio para evitar equivocos, mesmo assim, aconteceu-me o mesmo que á Titá, caí na armadilha de alguns anónimos e na ânsia de defender este espaço e dos projectos em que acredito, foi mal interpretado custando-me a saída de um projecto ao qual estava ligado há mais de 20 anos!

Quanto ao haver Indigentes a comentar como anónimos não acredito, pois tenho-os a todos como pessoas de boa-fé, independentemente das nossas escolhas partidárias, relegiosas, clubistas, etc.

O propósito do Indigente mantem-se - DISCUTIR SANTAR - no que de melhor ele tem e também alertar para o que está menos mal, e é para isso que servem os comentários: Para propor soluções, alternativas e outros modos de olhar os assuntos.

Em jeito de conclusão, o que dizer dos anónimos que aqui criticam as próprias organizações/associações a que pertencem, pois não tem coragem de o fazer abertamente?

Á consideração

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 17:11  

@Tita
perante este silêncio ainda mantens a tua certeza?

Tiago Sampaio 22 de setembro de 2009 às 19:01  

Anónimo, 22 de Setembro de 2009 17:11

Silêncio?
Nós falamos encontramos-nos, pessoalmente ou virtualmente. No entanto não entendo, o ataque destes ditos anónimos, que, insistem em acusar-nos de sermos nós os mesmos.
Confesso, que já comentei com Indigentes, que este espaço terá uma queda de comentários no pós eleitoral!A ver vamos, como diz o ceguinho...
Não acredito em Indigentes anónimos. (Ponto final)

@ Titá! :)

És única...

Cumps a considerar!

Anónimo,  22 de setembro de 2009 às 23:22  

Ai ai ai
Vamos mas é dar porrada no lixivias e deixarmos-nos de tretas

leão,  22 de setembro de 2009 às 23:41  

tem cuidado porque o lixivias ainda pode dar porrada é em ti.
por falar em lixivias será que ainda não foste ao médico para te receitar um medicamento para as insonias.
insonias sáo dificeis eu sei.
mas há um bom medicamento para isso basta engulires uma bola de ténis e já ficas com um cerebro a funcionar

Anónimo,  23 de setembro de 2009 às 20:16  

ui
mas ele já não tá na farmácia para me aviar esse remédio

Anónimo,  24 de setembro de 2009 às 08:54  

mas se lá fores confirma porque podem te dar veneno e sujeitas-te a uma dose de ensaboadela politica, pois é lá que é a sede do PS.
Ou não sabes que se faz mais politica que outra coisa..............

Anónimo,  24 de setembro de 2009 às 12:07  

Há bons empregos...
e no estado!!!

Anónimo,  24 de setembro de 2009 às 12:10  

opás a sede do PS não é para os lados do rio,ou é na adega do gajo que não gosta de santar

Anónimo,  24 de setembro de 2009 às 15:22  

Ele gosta é do Pingo Doce, mas sem caixas, ele o gajo da adega.

falcão,  25 de setembro de 2009 às 00:52  

qual é o pingo doce sem caixas é do gajo da adega,o gajo que diz que santar não presta,o gajo que disse que santar não prestava para educar os filhos dele sim tou a falar do cabeça de lista do ps.
eu quero conhecer esse pingo doce tou com dificuldades na vida

Enviar um comentário