segunda-feira, 28 de junho de 2010

Comunicado

Pela importância do tema, e pertencendo as escolas de Santar ao Agrupamento Dr. Fortunato de Almeida, creio ser do interesse geral, transcrever aqui o comunicado do Director do AEFA, que se encontra disponoivel no sitio oficial do agrupamento:
Comunicado do Director do Agrupamento de Escolas Dr. Fortunato de Almeida a toda a Comunidade
Escrito por Director do Agrupamento de Escolas de Nelas
Este ano lectivo será certamente recordado pelas mais diversas experiências que, por certo, ajudarão os alunos a crescer e a tornarem-se Homens mais conscientes e responsáveis neste país. Mesmo que tais experiências não tenham sido muito positivas, nunca deixarão de servir de exemplo e de referência para as suas vidas, tendo os pais/encarregados de educação, os professores e todos os adultos responsáveis o dever de os ajudar na sua consciencialização e resolução. As traquinices, as amizades, a participação nas actividades lectivas, as visitas de estudo, a relação com os professores e restantes funcionários e as vivências diárias, entre outras, são o exemplo dessas experiências.
Este ano lectivo também será lembrado por outras razões.
Grandes mudanças se advinham, muitas delas já em marcha, sobretudo na educação. Mudanças que emergem do desgovernado e apressado planeamento e organização do estado que, no âmbito da situação económica do país, não olha a meios para atingir os fins, deixando, no entanto, de fora tantos outros sectores públicos onde podia e deveria cortar e poupar na despesa.
Da fusão ou, como também é referido, do emparcelamento dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas (Secundárias), da área de abrangência de cada Município, irão nascer os Mega-Agrupamentos, novas unidades orgânicas com um novo paradigma organizacional ainda mais complexo, mecanicista e burocratizado. Uma nova realidade que, contrariamente ao preconizado pelas entidades responsáveis, pelo menos nos próximos anos, não trará mais e melhor qualidade à educação, antes pelo contrário! É que atendendo aos indicadores que emergem das várias opiniões livres e conscientes que proliferam na Internet, nomeadamente na Blogosfera, das individualidades e entidades que se manifestam em outros meios da comunicação social e das experiências e conhecimentos acumulados por quem vive e conhece a realidade das escolas, subsistem muitas dúvidas relativamente: (i) à organização e estrutura dos departamentos curriculares, sendo que o elevado número de docentes, a diversidade dos anos de escolaridade/ciclos de ensino e o tempo destinado às reuniões, por certo, implicarão uma menor articulação das matérias e estratégias e uma menor reflexão sobre as dificuldades dos alunos e resultados escolares; (ii) à fusão de culturas de escolas tão diferentes, adquiridas e sedimentadas ao longo destes anos; (iii) à relação (Ou falta dela!) de proximidade com as comunidades locais; (iv) aos comportamentos e atitudes fora das Escolas Sede (Secundárias) dos Mega-Agrupamentos, em que a perda da Direcção autónoma e, consequentemente, a falta de liderança de proximidade nas restantes escolas/agrupamentos esvazia-as de autoridade e constituem um sério convite à indisciplina dos alunos e à ocorrência de situações problemáticas nos docentes e não docentes; (v) à capacidade do Director em se envolver e resolver os problemas dos alunos, mais de 2000 na maioria das situações; e, (vi) à distribuição de serviço e elaboração de horários dos docentes, que poderão desempenhar as suas funções em mais que um estabelecimento, obrigando-os a deslocarem-se diariamente entre estabelecimentos distanciados fisicamente uns dos outros.
Esta é uma mudança imposta pelo Ministério da Educação, que abrange também o encerramento de estabelecimentos do 1º Ciclo com menos de 21 (!) alunos, e na sua génese está um profundo desrespeito pela Comunidade Educativa, nomeadamente pelas escolas, professores, pais e encarregados de Educação e, muito em particular, pelos Conselhos Municipais da Educação que não foram sequer consultados neste processo, apesar da exigência legal.
As questões pedagógicas não podem ser evocadas como sendo a bandeira e o pretexto para tais mudanças. Se assim fosse, e num claro apelo à reflexão e consertada participação (também um dos indicadores de qualidade) de todos para bem da educação, a comunidade educativa seria atempadamente envolvida nos vários processos e, sobretudo, também com devida antecedência, o Ministério da Educação publicaria os diplomas que condicionam toda a actividade actual das escolas, como a reforma curricular, o estatuto do aluno, o estatuto dos professores, a avaliação dos professores,.…o que ainda não aconteceu e estamos no encerramento deste ano lectivo e, simultaneamente, na preparação do próximo ano lectivo de 2010-2011.
Uma coisa é certa, a educação deve continuar a ser paixão e as escolas não devem continuar a viver um clima de instabilidade que se instalou de há uns anos para cá. É preciso acabar e erradicar os conflitos desnecessários que em nada beneficiam a educação do país! É urgente devolver a serenidade às escolas! Ninguém gosta de viver sistematicamente, até mesmo os mais radicais e irreverentes, num local de trabalho imerso em problemas! As crianças são o futuro, para além de serem nossos alunos, na maioria dos casos também são nossos filhos.
A todos os professores, funcionários e pais/encarregados de educação do Agrupamento, bem como a todas as entidades e individualidades, que nestes últimos anos têm desempenhado as suas funções em prol da educação dos alunos do Concelho de Nelas, desejo as maiores felicidades e êxitos profissionais e pessoais.
Boas férias para toda a comunidade educativa, principalmente para os alunos!

PS: Por falar em traquinices…Do que tenho pena, é que os alunos tenham deixado morrer o peixe chamado Jaime, quiçá o prenúncio da mudança.

O Director do Agrupamento de Escolas de Nelas
Jaime Augusto de Matos Torrinhas

8 comentários:

Anónimo,  29 de junho de 2010 às 00:18  

grnd seca este texto
é só meninos bem comportados,há!há!

Anónimo,  29 de junho de 2010 às 12:24  

O Indigente perdeu personalidade?

Anónimo,  29 de junho de 2010 às 12:43  

Personalidade e qualidade!

Anónimo,  29 de junho de 2010 às 12:56  

È só crómos a colocarem aqui temas de cáca, para darem numa de boa educaçao e de tentarem ficar bem vistos, perante uma sociedade que requer uma mudança radical nos seus comportamentos imperialistas e materialistas.
Fo..n-SE todos estes tótós....!

Isabel Tavares,  29 de junho de 2010 às 13:19  

Caro Tó, estou sempre atenta a tudo o que me rodeia, não podia, de forma alguma, deixar passar este post sem, no mínimo, aflorar este flagelo dos Megra-Agrupmentos.

Julgo que a maioria das pessoas que me conhecem, estarão, concerteza, a par do meu problema, ou seja um neto que necessita de um acompanhamento muito especial. Outras crianças há em piores situações e por isso cabe a cada um de nós pugnar pela assistência "VIP" a estas crianças. Salvo o devido respeito por todos os alunos existentes neste pobre país que é desgovernado por um PM absolutamente ausente de tudo quanto é real. É, por consequência, necessário, absolutamente necessário, fazer para que mais de 800 anos de história, não acabem no ostracismo, qual aldeia de Espanha governada por nuestros hermanos insensíveis aos nossos problemas.

Já aqui o disse e volto a dizer, os Mega-Agrupamentos, salvoo melhor opinião, apenas servirão para descaracterizar o actual ensino. O meu neto tem, desde que reside nesta terra, frequentado o Agrupamento de Canas de Senhorim. Neste capítulo, só tenho palavras bonitas para avaliar o trabalho de professores com compentência acima do Bom. Dou graças a Deus pelo projecto que implementaram e levaram a peito concretizando todos os objectivos que, à cabeça, lhes foi imposto. Professores que, além de ensinarem um grupo problemático com êxito, nunca se furtaram a dar amor, muito amor a estas crianças como se de pais dessas se tratassem.

Não só corremos o risco de descaracterização do ensino, tornando-o impessoal e seco, como temos o dever de pensar que, inevitavelmente, irá haver mais desemprego e pobreza no nosso já paupérrimo Portugal. Professores compententes e pesooal técnico e não técnico, correm o sério risco de, de um dia para o outro, ficaram sem o seu ganha-pão. Enfim, há que lutar para que isso não venha a acontecer.

E porque já me alonguei demasiado, não resisto à tentação de citar a velha máxima: "muita gente junta não se salva".

Um abraço de amizade

Anónimo,  30 de junho de 2010 às 17:19  

istou de acordo consigo sra isabel e é pena que aija pais a ligarem pebas a isto

Anónimo,  30 de junho de 2010 às 20:32  

só achei piada ao peixe jaime, coitadinho morrer assim sem ter feito mal a ninguem ainda por cima trazer mau agoiro credo.

Anónimo,  1 de julho de 2010 às 15:01  

onde estão os interessados sobre este caso. que eu saiba não á aqui nenhum professor a opor a decisão contra Mega e não megas agrupamentos meus queridos filhos tenho dois e se isto for avante vou ter que arranjar dinheiro e tempo e mais, os meus filhos nao vao ter tempo pra dormir mas que merda de país e este

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