sexta-feira, 4 de junho de 2010

Corpo de Deus - Santar






Santar, enfeitou-se em jeito de gala, para receber a procissão do corpo de Deus. O Indigente deixa aqui para todos os Santarenses umas fotos das nossas ruas...

17 comentários:

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 13:01  

Bom dia.. SP que posso visito a pagina.Ontem mais que nunca fiquei triste pq nao pude estar presente na grande cerimonia que é o corpo de Deus. Esta tradição nao terminou , e espero que nao termine, pois dinamiza santar e torna as pessoas mais cumplices.. Neste dia todos trabalham para colocar santar Bonito, AINDA MAIS BONITO.PARABENS AOS SANTARENSES E A TODOS AQUELES QUE PARTICIPARAM..

justiceiro,  4 de junho de 2010 às 14:32  

Sim, neste dia todos trabalham para meter Santar bonito, como?

Deviam era trabalhar o seu interior e enfeitar de flores a malvadez que vai por aì, gente.

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 14:40  

Muitas flores foram alegadamente roubadas já para não falar que esta vegetação se torna um perigo para a circulação rodoviaria foi pena as beatas não terem escorregado nelas e batido com a cabeça, acho que só devia ser permitido enfeitar o largo da igreja como nas outras freguesias mas mais uma vez Santar é diferente!

Isabel Tavares,  4 de junho de 2010 às 15:13  

Graças a alguns, a tradição não morre!...

A todas as mulheres e homems de Santar, que colaboraram neste tão lindo trabalho de fé e humildade, num holocasto ao Corpo de Deus, depois de uma semana calcorreando povoações do concelho angariando flores e verduras com as quais elaboraram tão lindo ambiente, independentemente das opiniões nefastas de algumas pessoas cujo único fim é denegrirem o trabalho voluntário que há dezenas e dezenas de anos é levado a cabo por Santarenses que além da fé que os move, fazem questão de cumprir a tradição que já vem dos tempos imemoriais.

Todas as ruas estavam uma beleza, porém, faço aqui uma referência especial ao Terreiro da Carvalha, que, por ser um lugar com uma área bastante elevada, exigiu uma enorme quantidade de flores, roupas, jarras, e sobretudo um elevado número de pessoas que sob um calor tórrido, levaram a cabo um trabalho que, só por uma grande fé e carolice resultou numa verdadeira obra de arte.

Mais uma vez os verdadeiros Santarenses disseram presente.
Todos quantos colaboraram neste embelezamento das ruas que partem da Igreja e todo o itenerário que é percorrido pela procissão, devem estar orgulhosos do seu trabalho e devem sentir-se compensados pelo seu resultado e pela alegria e prazer que causaram não só aos Santarenses, mas também aos muitos visitantes que por cá passaram e puderam admirar tal trabalho.

Obrigado AMIGOS SANTARENSES, pelo vosso trabalho, pela vossa dedicação, pelo amor que sentem pelas poucas tradições que ainda subsistem e se mantêm, nesta linda terra que é a nossa.

A todos bem haja

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 15:20  

sempre bela e bonita se a senhora diz,diz,certo!

do seu fã

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 15:48  

É pena é o alter ego andar atrás sempre da senhora. Será um fã ou insegurança? desonestidade ou continua a brincar com o pessoal?

Isabel Tavares,  4 de junho de 2010 às 17:23  

Meu caro Anónimo das 15,20, compreendo a sua estranheza, mas eu, tal como o meu amigo, não posso evitar que haja alguém que use da sua gentileza, quer o senhor goste ou não. Eu estou e estarei sempre à vontade para me expressar da forma que o meu coração sente. Não se trata, seguramente, do meu "alter ego" como o senhor apelida, nada tenho a ver com a gentileza deste/a anónimo/a, mas também não serei hipócrita dizendo que não me sensibilza esta forma de cumprimentar alguém, que não só eu, mas qualquer outra pessoa.

Dir-lhe-ei, meu carissimo anónimo que já estou demasiado entrada na idade para me envaidecer ou sequer pensar em levantar o meu ego, essas coisas são para gente insegura e com mente menos sã.

Agradeci aos Santarenses, voltarei a agradecer quando tal se verificar justo. Se o Querido anónimo fizer parte destes Santarenses óptimo, também lhe agradeço do coração o espectáculo que ontem tive a alegria de presenciar.

Só lhe deixo um conselho, se é que o quer aceitar. É pena e eu sinto mais do que ninguém, porque também não tenho que censurar quem pensa diferente de mim, que haja pessoas tão azedas e que não suportem um elogio ou uma palavra bonita, isto sem haver necessidade de levantar o meu ou outro qualquer ego de alguém.

Sou pessoa que respeito muito todas as pessoas e nunca me atreveria, dado esse mesmo respeito, a brincar seja com quem for. Será que o/a anonimo/a está habituado/a a proceder dessa forma? Eu não.

Espero que não me leve a mal esta reacção, mas apenas porque a acho injusta e sem fundamento. Fico por aqui com um abraço amigo ao anónimo que julgo Santarense e por esse motivo meu conterraneo a quem desejo as maiores felicidades.

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 19:22  

Querida Isabelita vê os ciumes e os problemas que esta gentalha tenta logo arranjar, nao podem vêr a simpatia no ar sao adeptos da antipatia.
mais uma vez e com sinceridade sou um apreciador nato da sua escrita, escreva sempre que o meu ego agradece.

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 20:29  

ai ai senão fosse tão triste até me ria, mas chego é até pena.brincedeiritas que ja nao fica bem em você.é como dizia o outro, já nem a idade a desculpa.

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 20:59  

pk náo dás a cara? pelo menos disfarça o despeito, e poe de lado a cobardia, isso é k é vergomhoso

Anónimo,  4 de junho de 2010 às 22:05  

como é mesmo seu nome? não percebi a sua assinatura.

Nigaaa,  4 de junho de 2010 às 23:43  

ó meu vai lavá-lo.

Fernanda,  5 de junho de 2010 às 00:27  

Bonitas ruas de Santar
para o Sto.António cortarei uma hastesinha de cerejeira,cheinha de cerejas e coloco á entrada da minha porta ,para quando a procissão passar o padre benzer, assim:
cerejas do cerejal
cerejas ali á beira
abençoados tiros de caçadeira.

Anónimo,  5 de junho de 2010 às 12:12  

Nao brinkem com coisas sèrias.

Anónimo,  5 de junho de 2010 às 13:10  

A todos as pessoas que trabalharam em prol do alindamento das ruas de Santar nas festividades do CORPO DE DEUS o meu bem haja.

SRA Isabel Tavares,mais uma vez muito obrigado pelo magnifico comentário que mais uma vez nos brindou.
Quanto aos seus críticos e falsos amigos,que facção melhor,pois havia mais ruas(por exemplo,Rua das casquilhas....) para alindar mesmo não passando por lá a procissão,não havia flores,mas certamente havia outros produtos mais suculentos,mas também eles perigosos quanto as escorregadelas(existem cordas).

Por agora chega.
Por um Santar melhor.

Anónimo,  5 de junho de 2010 às 14:35  

Flores, rosas e mais rosas para cobrir a maldade interior de alguma gente.

José Manuel,  6 de junho de 2010 às 22:39  

cerejas tao vermelhinhas
ái que se apanham nos caminhos
sao os brincos das orelhas
de todos os pobrezinhos

Enviar um comentário