terça-feira, 27 de julho de 2010

Curtas;

(...) as Azeitonas radiantes de felicidade, vai ser uma boa campanha de angariações!!!

(...) se no Inverno era lama, aos amantes do pó, aproveitei agora que nos caminhos há muito???

(...) a banhos no rio Dão, pescadores nem sabem o que hão-de fazer a tanto peixe, assim vai a nossa praia?!?

17 comentários:

peixe...,  28 de julho de 2010 às 01:11  

(...)ouvi dizer que caiu o "governo"!?

(...)muito pó? A culpa é do S Pedro.

(...)só léria.

Cruzado,  28 de julho de 2010 às 12:56  

Pescadores bárrádos e proíbidos de entrar ao longo de todo o rio dão que é circundado pela Qta,da Adaúfa.
Propriétário da quinta afirma que o rio e terrenos sao privados, será???
Discussão gera-se e á mesmo momentos de pugilismo.
Banhos esses nem pensar, já que todos os caminhos de acesso se encontram cobertos por um denso máto e assim se afasta a hipótese de os bombeiros ou qualquer tipo de emergencia penetrar é que por esta onda de calor que se tem vindo a sentir nada está imune.

MAS QUEM SERAO OS RESPONSÀVEIS???A junta o municipio ou a proteçao civil??
Anda tudo na balda

Tenho dito

Regina Santiago,  28 de julho de 2010 às 18:47  

Prezado Cruzado: apesar de desconhecer os caminhos a que se refere, é de louvar a pertinência do seu comentário.
Pelos vistos, são vias pouco utilizadas, mas nos dois últimos dias, temos assistido ao Inferno em Terra! Isto devia servir de exemplo quer aos proprietários quer às entidades responsáveis por este controlo. No entanto, posso dizer-lhe que a Protecção Cívil, a esta data e neste contexto, tem que atender ao momento e não à prevenção, a qual deve ser feita atempadamente (até ao dia 15 e Abril de cada ano devem terminar as queimadas, por exemplo)! Assim, é caso para dizer: casa roubada, trancas à porta! Se alguma das povoações circundantes viver situações de risco, talvez sirva de exemplo e leve as pessoas ao cumprimento das respectivas responsabilidades.
De qualquer forma, informo-o, igualmente, que na inércia dos responsáveis, pode sempre contactar directamente as entidades oficiais (Protecção Cívil, SEPNA, entre outras que lhe forem indicadas), as quais lhe darão as informações necessárias ou agirão em conformidade ou disponibilidade! Há casos que o melhor é fazermos e não esperarmos que alguém o faça! A ladainha de que ninguém faz, depende de nós e da porta onde batermos! E se não soubermos, devemos ter a capacidade de nos informarmos até conseguirmos a resposta desejada! Educada e oportunamente, devemos lutar pelos nossos direitos!É um bem que nos assiste, basta querer e saber fazê-lo, sem arruaças ou quejandos!

Isabel Tavares,  29 de julho de 2010 às 09:46  

Palavras sábias e sensatas produzidas pela Regina Santiago, nem outra coisa seria de esperar.
Como complemento do que foi dito, acrescento: os rios não são de um único dono, são bens que a natureza põe ao dispor dos seres humanos, eles, como todos os outros elementos terra, deverão sempre, ser preservados com muito cuidado e amor por de todos serem pertença.
Aqueles que se arrogam o direito de posse de propriedade comum a todos, não deve deixar-se dominar, jamais, pela soberba dos seus pensamentos levando com isso à posição, errada, de que o rio é seu. Quanto muito, poderá barrar o uso de passagem nas suas terras para se entrar no rio, mas outros sítios haverá nas suas longas margens, onde se possa entrar e uma vez no rio o seu uso não tem delimitação.
Como não delimitação o longo curso que ele percorre até desaguar no mar. Creio, que não eiste qualquer "proprietário" que tenha o direito ao desvio do seu leito.

Usamos, pois o rio na forma como alvitra a sempre sensata Regina, "sem arruaças ou quejandos".

Anónimo,  29 de julho de 2010 às 10:47  

Concordo com as duas amigas, mas sabem?!Existe gente que pensa que sao os donos do planeta terra.
Obrigado Gina pelas suas dicas.

Carlos Alberto da Costa Liberto 29 de julho de 2010 às 14:41  

Este assunto, somado ao fechamento da nossa escola, vai dar que falar! Proponho a todos interessados, reivindicar por E-Mail, aos nossos dignos representantes na Autarquia de Nelas, o direito cidadão de nos explicarem o que pensam sobre o assunto.

- Qual o futuro da nossa Escola?

-A legislação HÍDRICA contempla espaço para banho nas margens dos rios, de nome, ZONAS PROTEGIDAS. Existe projeto para se aplicar no nosso rio?

Aqui vai o endereço;
Presidenta dajunta
www.isaura.pedro@cm-nelas.pt

ViceP. www.manuel.marques@cm-nelas.pt

Vereadores; www.osvaldo.seixas@cm-nelas.pt

www.maria.afigueiredo@cm-nelas.pt

www.jorge.paiva@cm-nelas.pt

Tem mais dois sem E-Mail, Adelino José Borges e Hélder José Gomes Ambrósio.
Não podia terminar sem antes enaltecer as mulheres Santarenses, são exemplo de educação e saber.
Cumprimento do amigo Santarense

P S – Também vou falar do corte dos amieiros da nossa ribeira, depois dou notícias

Carlos Alberto da Costa Liberto 29 de julho de 2010 às 18:06  

Correção;
No lugar de Presidenta da junta o correto, Presidenta da Câmera de Nelas

Anónimo,  29 de julho de 2010 às 22:28  

Obrigado tambem pelas suas dicas amigo bazófia, é que estes politicos de meia tijéla dá impressao que estao a fazer do povo santarense parvo,,,,força aí Gina tambem contamos consigo, fazer de Santar um lugar mais apetecivel de se viver.
Obrigados

Regina Santiago,  29 de julho de 2010 às 22:33  

Prezado Bazófias:
Tive, há tempos, a oportunidade de ler, num dos seus comentários, o apelo ao optimismo na evolução e nas mudanças rumo ao progresso desta terra.
Cumpre-me dizer-lhe que sou, por natureza, pessimista e quando muito, céptica: duvido de tudo até à hora das certezas.
No entanto, não servindo de exemplo para ninguém (porque reconheço o lugar que ocupo), diga-me, por favor, quais os fundamentos para tal optimismo! Quero partilhar as suas razões, no sentido de acreditar que esta terra sairá, um dia, no marasmo onde estacionou.
A propósito, Vª Exª fez o favor de indicar os contactos dos eleitos pelo povo aos quais devemos questionar o que nos é devido por direito. Ouso questioná-lo: acredita que as pessoas em causa irão ter capacidade de resposta ao chorrilho de questões a problemas elementares ao desenvolvimento de uma povoação? Considerando a experiência de vida do Caríssimo, vale a pena acreditar? Em quê? Porquê? Acredita que a luta desta equipa subsiste pelo bem comum ou por interesses pessoais demasiado evidentes?
O povo serviu, tão somente, de meio para que as pessoas em causa ascendencem ao poder...tudo o resto, talvez volte a ser visível no último ano de mandato!
Desculpe a minha frontalidade! Como é do conhecimento público, apesar de não ser santarense, acredito que o bem das populações quer-se independentemente da naturalidade e da nacionalidade e é este, justa e de forma transparente o meu propósito. Afinal, potencial não falta a esta terra para constar nos roteiros turísticos deste país; falta é quem saiba trabalhá-lo e explorá-lo! Santar não se pode resumir à Casa de Santar e ao Paço dos Cunhas (com o devido respeito por ambas as iniciativas)...
Quanto ao encerramento da Escola do 1º Ciclo da vila, muito lhe poderia dizer, mas creio que seria deveras cansativa! No entanto, permita-me o breve esclarecimento: este ano a escola em causa não encerrará! No próximo, cá quem estiver poderá constatar se a mesma continuará a servir as crianças desta terra. Quanto a intervenções de fundo no edifício, só mesmo os líricos, os utópicos poderão acreditar, para mal de quem precisa. A fuga para os Centros Educativos é mera ilusão que mais tarde ou mais cedo trará à liça outros problemas bem mais graves que agora se ocultam!
Igualdade de oportunidades? Onde? Como? É esse o exemplo dado pelo executivo? As pessoas primeiro, mas só aquelas que interessam e de quem possam ter retorno!
Respeitosamente

Carlos Alberto da Costa Liberto 30 de julho de 2010 às 04:00  

Pergunta-me se sou otimista, respondo-lhe: já passei por todas fases. Na juventude eu emigrei com oito anos e imigrei com onze, aos catorze anos fui trabalhar e à noite estudar até ir para o exército por três anos, saí, e pouco tempo depois já com um bom salário emigrei.
Este País na altura estava a começar a crescer, era uma ditadura de economia fechada. Fui recebido com muito carinho, foi esse carinho que me cativou em criança ( a cultura do povo português era na época berro e pancada, hoje mudou um pouco). Foi quando comecei a ser pessimista, a ditadura amarrava o crescimento do País. Veio a abertura política e a seguir a globalização trazendo muito desenvolvimento para setores já bem desenvolvidos, agricultura, siderurgia e petróleo. O tempo passou e com ele o otimismo voltou.
O que me leva a escrever é descobrir que me sinto bem com isso. A internet foi a revelação que me tornou extrema mente otimista, é uma arma poderosíssima, é a maior revolução ocorrida no mundo, eu costumo dizer, passam-se as idéias para o teclado do computador que as lança no espaço para outras pessoas as pegarem e trocarem experiências ricas de conhecimento mútuo,é um sistema analógico de telepatia, assim parece.
Eu vejo o político da mesma forma que a senhora, por isso a importância de usarmos este meio fabuloso para troca de idéias como as nossas, de revolta e descontentamento para um fim comum de mudança na política. Eu não a conheço, a senhora não me conhece, estamos trocando idéias de uma forma impensável há alguns anos atrás. Eu sou apartidário, vejo a atual política voltada só para defesa dos interesses partidários, seja qual for o partido que esteja no governo.
Recentemente mandei E-Mail para um deputado da emigração, não me respondeu, passados uns dias mandei E-Mail para outra deputada do partido pedindo ajuda, dizendo - procura-se o deputado Carlos Gonçalves, não responde a E-Mail. Horas depois obtive resposta, político não gosta de publicidade negativa. Acredite, funciona. Não vamos destratá-los, vamos praticar o direito que temos de cidadania. Vão nos ouvir e nos responder, são pagos para isso.
Desculpe pelo alongamento, espero tê-la esclarecido
Cumprimentos
P S –Somos minoria no voto, só nos resta esta alternativa.

Regina Santiago,  30 de julho de 2010 às 11:48  

"Político não gosta de publicidade negativa", diz o Prezado Bazófia. Isso só sefor político com escrúpulos e com senso o que não é o caso desta terra! Que importa o insulto, o enxovalho, a " publicidade negativa se as prioridades não se prendm com o bem estar do povo?
Também eu sou apologista, como já o mencionei num outro cmentário, de que na inércia dos responsáveis, devemos tomar a iniciativa, fazer uso do nossso espírito crítico no sentido de resolver os nossos problemas/preocupações. Posso dizer-lhe, igualmente , que com vontade ou sem ela, obtive resposta às minhas ânsias, reconhecendo, contudo, que tal se ficou a dever ao facto de eu ser portadora plena da razão . Partilho com Vª Exª a necessidade de agirmos e não desistirmos! Não devemos é perder a postura e saber como lidar com as pessoas, responsáveis ou não, e saber expor e defender o que nos pertence por direito!
Apesar da nossa diferença de idades, pelo que o Prezado indica, não divergimos nos pareceres. Quem dera que a formação cívica desta gente se revelasse e assumisse um rumo comum em prol do seu progresso e bem estar! Basta de dormência, de apatia e ficar à espera que algo caia do céu!
Até Breve!


P.S.No meu comentário anterior, onde se lê "ascendencem", deve ler-se ascendessem (prtérito imperfeito do conjuntivo, tempo e modo que exprime a condição). as minhas desculpas.


P.S.

Carlos Alberto da Costa Liberto 30 de julho de 2010 às 13:18  

Senhora Regina Santiago
Político é igual em todo lado.
O povo não sabe usar os seus direitos para exigir responsabilidade do político, eles agem muitas vezes com irresponsabilidade. Cito o acidente da ponte de Castelo de Paiva, ELES mataram 59 pessoas,e fica tudo numa boa, desaparem da mídia durante um tempo e aí voltam, o povo tem memória curta!Tenha fé, a política vai mudar, veja o exemplo dos EUA, a internete colocou no poder um negro que se esforça para governar, pressionado pelo conservadorismo Repúblicano.
Eu estou fazendo a minha parte, se não der certo não desistirei, me acho responsável por, até hoje, ter ficado insensível ao descaso pólítico.
Lembro com saudade as pessoas fazerem referência com o levantar do chapéu e se curvando ao se cruzarem com as pessoas importantes da terra.Essas pessoas eram consideradas inferiores pela sociadade mandante, o povo calava. Este saudosismo é saudável, são referências positivas que me levam a agir, contrarindo algumas pessoa que acham o contrário.
Cumprimentos

Anónimo,  30 de julho de 2010 às 15:06  

comungo totalmente da vossa opiniao
nao desistam nunca de mostrar os vossos ideais.

PERDOAI-LHES SENHOR QUE ELES NAO SABEM O QUE FIZERAM,  30 de julho de 2010 às 22:44  

VERGONHOSO VERGONHOSO

SACARAM O BLOGUE DA MORTE DO SR,PROFESSOR DE MUSICA, FOI TARDE AMIGOS, A DOR E A FALTA DE RESPEITO E
DESIGUALDADE ATÉ NOS NOSSOS ENTQUERIDOS FALECIDOS FOI NOTÁVEL PELOS VIAJADORES DESTES ESPAÇOS, SEJAM HOMENS E MAIS HUMANOS SUA CAMBADA DE CANÁLHAS, OU RETRATAVAM OS DOIS AMIGOS FALECIDOS OU ENTAO NENHUM.
PERDOAI-VOS SENHOR QUE VÓS NAO SABEM O QUE FAZEM!
PAZ ÁS SUAS ALMAS

Anónimo,  31 de julho de 2010 às 01:08  

Verifico que foram retirados dois posts deste blog. Posts referentes a dois individuos falecidos e nos quais os seus amigos deixaram as palavras que entenderam como homenagem.
A sua supressão causa grande consternação por indigna.
Esperar a calada da noite e suprimir as homenagens aqui prestadas, não abona os sentimentos do autor desta decisão. É pena que isto tenha acontecido pois ilustra bem a indole de quem cometeu tamanho sacrilégio

Anónimo,  31 de julho de 2010 às 11:07  

È falta de respeito para com os falecidos e para nós que aqui deixamos as nossas condolencias ás familias, mas enfim esta canalháda age desta forma.
Paz ás suas almas.

Anónimo,  31 de julho de 2010 às 11:46  

inda á gente que defende estes gajos, eles num valen nadica nem o sal que comem é isto gostar de santar e dos santarenses? eles defende é os interesses deles devem perguntar a quem lá pos o foto ele deve saber porque apagou tudo,axo que foi o neves

Enviar um comentário