terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curtas;

(...) e os maiores investimentos desportivos resultaram? eu digo; 1-12!!! é caso p'ra pensar; aonde pára o SCS de outros tempos???

(...) bem vinda nova ATM, como o prometido é devido, agradecimentos á Junta de Freguesia:):):)

(...) realizadas que estão as obras na SCMS quando começam as da Igreja Matriz?!?

Continue lendo >>

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Requalificação da Misericordia de Santar

Não pretendo alongar-me nas palavras, mas desde o dia 13 de Novembro de 2010 que a Igreja da Misericórdia de Santar está, do ponto de vista estrutural, oficialmente requalificada, mas melhor do que as minhas palavras ficam algumas imagens.















Aguardamos agora que seja efectuada a requalificação da arte sacra , passo esse mais moroso e decerto bastante mais dispendioso, mas cada passo a seu tempo.

Aos promotores destas obras o nosso bem-haja.

Continue lendo >>

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Ser Beirão...

Recentemente, em conversa de amigos, discutindo a nossa região, veio á conversa a forma como dizemos de onde somos naturais, e o porquê de as gentes da Beira, não serem como as outras regiões.
Quando saímos para outras regiões, seja por motivos de trabalho, estudo, etc., uns dizem que são do Alentejo, do Norte, do Algarve, só depois pormenorizam o local, partem do todo para a parte, e nós Beirões, dizemos que somos desta e daquela cidade, vila, aldeia, partimos da parte para o todo.
Este tema levou a muitas considerações no nosso grupo de amigos, dai me ter lembrado de escrever este texto, temos e devemos orgulhar-nos de sermos Beirões, e dizer: - Sou da Beira, e então depois especificar.
Para mim, ser Beirão, é ter nascido no coração do Planalto Beirão, esse planalto fértil e deslumbrante, situado entre as Serras da Estrela e do Caramulo, com os rios Dão e Mondego a espraiar-se pelo meio.
É nas Beiras, que se situam as 10 aldeias históricas de Portugal, são elas: Almeida, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha a Velha, Linhares, Marialva, Monsanto, Piódão e Sortelha.
Ser Beirão é ter nascido entre o granito e acordar todos os dias vendo o nascer e o pôr-do-sol por entre as serras, os seus deslumbrantes vinhedos, á vista o alto da Estrela normalmente coberto pelo manto branco da neve, desde Novembro até Maio.

O escritor Oliveira Martins, 1845-1894, dizia assim acerca da Beira:
“A Serra da Estrela é a mais elevada das cordilheiras portuguesas; é o prolongamento da espinha dorsal da Península; é a divisória das duas metades de Portugal, tão diversas de fisionomia e temperamento; é finalmente como que o coração do país - e acaso nas suas quebradas e declives pelos seus vales e encostas, existe ainda o genuíno representante do Lusitano antigo. Se há um tipo propriamente português; se através dos acasos da história permaneceu puro algum exemplar de uma raça ante - histórica onde possamos filiar-nos, é aí que o havemos de procurar e não entre os Galegos ao norte do Douro, nem entre os Turdetanos da costa do sul, nem entre as populações do litoral cruzadas com o sangue de muitas raças e com o sentimentos e costumes das mais variadas nações.
O pastor quase bárbaro dessas cumeadas da serra, a topetar com as nuvens, (1800- 2000 metros de altitude), abordoado ao seu cajado, vestido de peles, seguindo o rebanho de ovelhas louras, é talvez o descendente dos companheiros de Viriato”

Vamos pois dizer com orgulho: - Sou das Beiras, sou Beirão!

Continue lendo >>

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A Opinião dos Outros...


Gostaria de partilhar com todos os santarenses a opinião, da sua recente visita a Santar, do Dr. Eduardo Cavaco, director artístico da Banda da Covilhã.

“Em Santar, a humildade e a forma como fomos recebidos, foi generosa. Gostaria de saudar toda a direcção e colaboradores, na pessoa do seu presidente, Sr Rui que foram inestimáveis, e tudo fizeram para que nada faltasse. A Banda Filarmónica 2 de Fevereiro, de Santar com 118 anos completados no dia 2 de Janeiro de 2010, no discurso de encerramento considerou este curso um marco histórico na sua já longa história. A renovação das suas instalações, a aposta numa escola de música com um forte projecto e a renovação instrumental procuram dinamizar uma das colectividades mais antigas do concelho de Nelas. Uma palavra também de apreço e aplauso a todos os músicos, da casa, e alguns que se juntaram, com particular destaque para a Escola profissional de Seia e Conservatório, na pessoa do Prof. Raposo, Gonçalo e Hélder. Trabalho árduo, mas onde nem os mais novos desistiram. Parabéns! Por fim, trabalhar com o Prof. Saiote foi uma excelente oportunidade não só para conviver com um dos grandes nomes a nível mundial do Clarinete, como poder aprender com um grande mestre na arte da Direcção. Bem Haja! Dizer que esta zona de Portugal, com Quintas, Casas Senhoriais e Solares vale a pena visitar. Sair da Covilhã em Direcção à Guarda (A23) – Mangualde (A25) – Nelas – Santar.
Eduardo Cavaco”


In: http://bandadacovilha.blogspot.com/

Continue lendo >>

sábado, 13 de novembro de 2010

O Vinho Dão

(...) Há muitos anos, em tempos remotos, fez Baco uma visita ao seu bom amigo Endovélico, o deus dos deuses da Lusitânia. Atravessou serras e subiu penosamente ladeiras até chegar a terras banhadas pelo rio Dão. Perto daquele local, à entrada de uma tosca cabana de pedra e troncos, havia um casal de lusitanos e um filhito. Baco ao vê-lo, correu para eles gritando:
- Pelos deuses, dai-me de beber!
O lusitano entra na cabana e regressou com uma escudela de barro cozida ao sol, cheia de água.
- Água? Acaso não tendes vinho?
O anfitrião arregalou muito os olhos, cofiou a barba entonça e volveu espantado:
- Não. Nós não sabemos o que é. Quereis vós comer?
E sem esperar resposta voltou com uma perna de cabrito montanhês. À despedida, Baco, comovido pela franca hospitalidade do luso, disse-lhe:
- Ainda um dia hás-de saber o que é o vinho.
Alguns anos mais tarde uma centúria romana, marchando e cadência, parava à porta da singela habitação do lusitano.
Os legionários deixaram a forma e cada um deles abriu uma vala e na vala cada um deles pôs uma videira. Depois, tomaram os lugares e partiram como haviam vindo. Num dos bacelos lia-se esta tabuleta:
“Baco oferece reconhecido”.
Aquelas cepas deram a seu tempo saborosos bagos cujo suco o lusitano espremeu para beber no Inverno numa comunhão de força e rejuvenescimento, e assim, daquelas belas uvas da campanha, que eram uma delícia do bom Baco, havia nascido o generoso e salutar Vinho do
Dão.

Continue lendo >>

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Luto


Faleceu o Senhor Rui Neves, histórico militante do Partido Socialista de Nelas.
Exerceu funções públicas, como Deputado da Assembleia da Republica, Adjunto do Governador Civil de Viseu e Vereador da Câmara Municipal de Nelas, actualmente era membro da Assembleia Municipal.

Continue lendo >>

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Eventos




Continue lendo >>

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Curtas;

(...) em tempo de crise fará sentido um holofote aceso na Junta 24/24???

(...) em Moreira já foram colocados avisos da qualidade da água, e em Santar? estará tudo bem?!?

(...) caiem as primeiras chuvas, e com elas o agravamento do estado dos caminhos, porque será!!?

Continue lendo >>