segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Sondagem

O que entende ser mais necessário para Santar no próximo ano e que deveria ser prioridade das entidades politico-administrativas:


Mais investimento Cultural
25 (36%)
Mais investimento Social
8 (11%)
Mais investimento Desportivo
5 (7%)
Mais investimento Areas de Lazer
10 (14%)
Mais investimeno Area Ambiental
21 (30%)

Votos apurados:
69


Numa altura em que serão apresentados Planos e Orçamentos para o o próximo ano, devemos pois ter em conta aqueles que são os anseios da população. Sabendo que as sondagens valem o que valem, não deixa de ser um bom exercício consultar a opinião dos leitores do nosso blog, sobre quais são as suas expectativas para o futuro da nossa terra.
Ás perguntas que fizemos durante as ultimas duas semanas, ficou claro pela percentagem de respostas quais os anseios de investimento e em que áreas, os santarenses, gostariam de ver aplicados os seus impostos, tendo definido pela votação, as prioridades que gostariam de ver cumpridas.
A amostra, não sendo numerosa (69 Votantes) deixa no entanto pistas para quem de direito poder interpretar, o grosso dos votos apontou a Cultura e o Ambiente como as áreas mais carenciadas em Santar.
Estruturas como o Museu do Vinho e o Multiusos, tem definitivamente que sair do papel onde de facto já cumpriram o seu dever e tornar-se realidades, cada vez mais as pessoas tomam consciência de que, somente uma sociedade culta tem possibilidades de melhorar as suas condições de vida, daí a aposta no Ambiente como factor estabilizador fundamental para qualquer sociedade.Uma sociedade culta e educada, vive melhor com uma salubridade ambiental garantida julgo ser isso que pensam 46% dos votantes.
Para Isso é necessário que na nossa freguesia se cumpra a requalificação da ETAR de Santar e a construção da de Casal Sancho, promessas eleitorais da força politica vencedora das ultimas autárquicas, que queremos ver cumprida no decorrer deste mandato e não somente começada em ano pré eleitoral.
O Desporto e Lazer embora com menos expressão em termos de votação não deixam de ter o seu lugar e a sua importância, devendo no entanto ser diversificadas as suas áreas de intervenção, sendo que nos últimos anos o investimento tem sido quase que exclusivamente direccionado para o futebol.
Onde estão os tanques de aprendizagem prometidos no tempo da "outra senhora", e os desportos Indoor, já era tempo de pensar a sério nisso, Santar já merece um pavilhão para desportos colectivos, há que aproveitar o POVT do QREN que 2013 é já ao virar da esquina, depois disso ainda vai ser mais difícil.Finalizo com as zonas de lazer e contacto com a natureza, Santar precisa de jardins, parques de merendas, zonas de lazer infantil, parques com temáticas da natureza, entre outros.
Não basta dizer que Santar é a "Jóia da Coroa", é preciso que esta seja lapidada e polida de forma a que os forasteiros e também os locais possam usufruir do seu brilho.
Ás vezes muito mais do que dinheiro, o que é preciso e imaginação e vontade, se a houver por parte dos responsáveis, tenho a certeza que só temos a melhorar.
Cabe pois a todos nós fazer com que as promessas sejam cumpridas, se não pedirmos o que achamos precisar, jamais seremos atendidos.

Atentamente

1 comentários:

Unknown 18 de novembro de 2009 às 17:30  

Caro Bloguista Rodrigues,

Vejo com desilusão que não consegui aguilhoa-lo a prestar-me instrução sobre o Museu do Vinho.
Quando deixei Santar, o povo não conseguia gerir um lagar comum. Antever um museu, é, e perdoe-me a libertinagem da linguagem, já areia a mais para a minha carruagem.
Depreendo no entanto pelo teor acima exposto que ainda se trata de um projecto que nem saiu do papel (ou do sonho de alguém?), mas que é animador, confesso que sim.

Despeço-me com amizade,
Boa Noite
Delfim Marques

Enviar um comentário