sexta-feira, 7 de maio de 2010

Civismo onde estás?

Estive fora do blog muito tempo por motivos vários, trabalho, preguiça e talvez ocupado com outras coisas menos construtivas.
As opiniões são muitas, colocar essas opiniões no blog é complicado, porque muitas vezes temos dificuldade em expressar o que sentimos ou pensamos.
Num mundo perfeito das palavras e não passa disso. Palavras e mais palavras, e os actos onde ficam. Muita gente fala da falta de civismo e eu também. Civismo procura-se. Sei onde está a falta dele, nas ruas, na escola, no trabalho, etc. e aqui também.
O que é o civismo? O termo civismo refere-se mais especificamente às atitudes e comportamentos que no dia-a-dia manifestam os diferentes cidadãos na defesa de certos valores práticas assumidas como fundamentais para uma vida colectiva de modo a preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos o seus membros Era bonito se fosse assim. Tudo depende de cada um e para cada um.
Peço desculpa ás pessoas que por bem visitam este blog e que comentaram de forma civilizada, pelos comentários mais infames e “rascas” que por aqui aparecem. Não vou prometer, mas sim tentar fazer deste sitio um lugar onde as pessoas se sintam bem.

48 comentários:

Carlos Rodrigues 7 de maio de 2010 às 21:19  

Meu Caro

De facto assim é,e este espaço tem sido alvo da falta de civismo de alguns, poucos, que nos últimos tempos, se têm esforçado em criar arruaça.
Mas nós, contrariamente a outros,somos pacientes e sabemos aceitar a diferença.Essa pessoa, sim porque eu pessoalmente acho que é só uma pessoa,deverá ter um recalcamento que não o deixa estar bem consigo próprio, e como tal, deve sentir-se atormentado pela sua própria inutilidade.
Nós com o nosso civismo, saberemos aceitar as suas diatribes neste blog, sem censurar, mas confesso que já me deixa um bocadinho cansado, essa incapacidade de var a figura que faz.

Atentamente

Anónimo,  8 de maio de 2010 às 00:48  

POr vezes ao visitar estes espaços, fico perpelexa e doente com alguns comentários. verifico a existencia de um ódio obessessivo contra Aci e o oindigente.
Continuem, sempre com a vossa honestidade que vos è caracteristica.

Carlos Alberto da Costa Liberto 8 de maio de 2010 às 00:56  

Á equipe responsável por este sítio de confraternização Santarense, meus sinceros agradecimentos. Descobri em mim algo que desconhecia graças a vocês. Não imaginam o bem que sinto ao acompanhar e participar do vosso trabalho. Não os conheço pessoalmente, mas admiro e reconheço o talento de quem por abegnação e saber faz o mundo ser melhor.
Cordiais saudações.
Bazófia

Carlos Aurindo 8 de maio de 2010 às 11:08  

amigo Tó

civismo onde estás?

os anónimos menos civicos são o espelho da casa d'eles. mais, atrevo-me a dizer que é falta de educação e respeito.

lutar contra isso é como lutar contra moinhos de vento. a educação e o respeito pelos outros ou se tem ou não se tem. não se pode ir á farmácia comprar.

cumprimentos:

Ordysi

Isabel Tavares,  8 de maio de 2010 às 12:42  

Carissimo Tó, há algum tempo que, efectivamente, não nos brindava com um post seu. Sabe que eu, pessoalmente, estou sempre na expectativa de aflorar os temas que os queridos Indigentes aqui trazem.
O último foi do Carlos Aurindo, muito bem conseguido, assim como aquele da comemoração da ACI da autoria do Carlos Rodrigues.
Todos eles mereceram a minha singela atenção, e tive muito prazer em ler todo os comentários que foram produzidos sobre os mesmos.


E é sobe isso que comento o seu tema, porque não sendo um deles, está interligado.
Se nuns se comenta um tema que é muito bem recebido, tenho notado, para minha tristeza e com cada vez mais pesar, que quase sempre, quando os comentários atingem um certo volume muito positivo, vem sempre alguém, não sei quem nem com que intenções, adulterar e desvirtuar tudo o que atrás ficou escrito.

O seu desencanto acerca da falta de civismo, é o canto do cisne de todos aqueles que querem ver este blog acabado.

Estou convicta que isso não acontecerá, na medida em que ultimamente, tenho visto passar por cá pessoas absolutamente educadas, respeitando as posições de cada um.

Por outro lado, este palavreado menos bonito, e até degradante, só pode partir de pessoas ou muito jovens que apenas o fazem para se divertir, ou, de pessoas com fins escusos, o que é grave.

As pessoas não são más só pelo prazer de o serem, há que saber, lendo nas entrelinhas, o que move esta falta de civismo e de respeito pelos nossos conterrâneos. Afinal somos uma linda Vila com pessoas boas e isso é um facto. Importa, pois, tentarmos compreender a frustação destes comentadores menos cívicos, ou, em alternativa, ignorá-los pura e simplesmente.

Um abraço

Anónimo,  8 de maio de 2010 às 13:02  

Sempre linda e bela nas suas palavras

parabens, amiga.

Titá 8 de maio de 2010 às 16:18  

Carissimos,

Compreendo o Vosso desabafo.
Há dias que entro aqui e fico tão desmotivada que nem consigo comentar.Mas já cheguei à conclusão de que não vale a pena insistir em apelos porque já vimos que de nada nos serve.

Esses dois ou três que vêm para aqui destabilizar já deviam ter reparado,ao fim deste tempo todo, que não vão acabar com o Indigente nem com os ideais que Vos movem.

Concordo com a Sra. D. Isabel quando diz que se tratam de jovens. É também essa a minha convicção. E a não serem miúdos, serão então já casos patológicos dignos de uma rápida intervenção clinica.

No final, são dignos da nossa piedade.

O melhor é ignorar. Continuarem a prendar-nos com as vossas noticias, as vossas acções. Nós, por aqui, só podemos prometer que continuaremos a apoiar-vos com toda a certeza, sempre na ansia de ler mais e melhor e a contribuir com comentários que da melhor forma possivel ajudem a criar o ambiente que desejam.

Cumprimentos a todos,

Anónimo,  9 de maio de 2010 às 01:56  

Paulinha,concordo querida amiga,juntos com educaçao e honestidade venceremos as maleitas que por aqui, por vezes vagueiam.
beijos.

Anónimo,  9 de maio de 2010 às 10:41  

Então mas o civismo tem que dar para os dois lados, porque se é certo que há gente que é mal educada, e isso não deve acontecer, também é certo que vocês são muitas vezes acutilantes nos vossos posts, atingindo muita gente. Também é certo que ninguém é obrigado a ler o que escrevem, mas têm de concordar que quem comenta também está no seu direito de se defender...civismo prós dois lados, certo?

Carlos Alberto da Costa Liberto 9 de maio de 2010 às 14:07  

Os meus direitos terminam onde começam os dos outros. Mesmo estando com razão, se ferir o sentimento do seu agressor ao se defender, você a perde.
Grato pela atenção do amigo Bazófia

Regina Santiago,  9 de maio de 2010 às 17:19  

Quando se trata civismo, quem por motivos vários convive com muita gente e se movimenta por vários locais, como questiona o amigo Tó Neves,a pergunta urge: "Civismo onde estás?".
Curiosamente, e pelo que sei, considerando a profissão que exerço, assim como o sabem as pessoas que de perto lidam com a Escola, a Formação Cívica tornou-se obrigatória nos diferentes ciclos de ensino. Marcada no horário dos Alunos e dos Professores, abordada por disciplinas como a Filosofia e a Psicologia, avaliada na transversalidade (ou seja, por todas as disciplinas), as noções básicas da vivência em cidadania, os direitos e deveres dos cidadãos são temáticas constantes no nosso sistema de ensino.
Assim, não se compreende a postura dos "Senhores" que, feitos arruaceiros, vêm para este espaço numa atitude de boicote ao trabalho e dedicação daqueles que o evidenciam e marcam a diferença!
Retomando a opinião do anónimo das 10.41h, o que está em causa não é a divergência de pareceres!É sim, a nítida falta de educação e formação visiveis no chorrilho de onomatopeias/palavrões (não comentários porque não são textos e se o são não têm qualquer sentido e interesse...), ocultos com alcunhas se só esse submundo entende...Todos temos direito a opinar, não a insultar e muito menos boicotar! Se a esse tipo de comentário corresponde um ajuste de contas, porque não fazê-lo pessoalmente? É medo? Cobardia? Falta de maturidade? Sejam quais foram os motivos, acredito que o Indigente não serve esses objectivos mesquinhos e obscenos!
Quanto às críticas acutilantes, sendo o Indigente um espaço que serve a discussão dos problemas em torno de Santar, é natural que quem crítica o faça da maneira que sabe ou em consonância com ou quem é criticado. Contudo, os visados têm oportunidade de se justificar/defender...dentro dos parâmetros do civismo, pois como diz o Senhor Bazófias, mesmo que se tenha razão, a mesma perde-se na forma como nos comportamos e nos servimos da nossa liberdade! Acima de tudo, podemo-nos expressar, opinar sem insultar! Já várias vezes foi dito que, a arrogância é a arma dos fracos! O diálogo e a discussão são armas que legitimam a nossa condição de cidadãos! Aproveitemo-las salutarmente!

rrrr,  10 de maio de 2010 às 11:28  

Querida Paulinha é com agrado que vejo a energia e força que tenta transmitir aos indigentes no sentido de continuarem, quero lembra-la que já fez parte e fácilmente desistiu. Se todos fizesse, isso não haveria indigente. Queira aceitar um conselho tente agir em conformidade com o que diz.Parece-me que dezis-te fácilmente quando o obstáculo é dificil de alcançar.

Anónimo,  10 de maio de 2010 às 14:22  

ÈS burro, deixa lá a nossa amiga em paz, ela nem te vai responder.

Anónimo,  10 de maio de 2010 às 22:12  

o civismo tem que ser mutuo,não axa amigo tò?visto que é um indigente e na minha opinião um dos bons,seria com muito agrado ver um post seu a falar das atitudes de alguns polemicos colegas seus.

António Neves 11 de maio de 2010 às 10:01  

@ Anónimo das 22:12

Em parte até posso concordar consigo, mas os post's dos meus colegas Indigentes, são assinados, pelo que deverão ser eles consientemente a ponderar o que escrevem e assumir a responsabilidade pela sua escrita.
Eu, pessoalmente, tento que os meus post's e comentários sejam de uma maneira geral, escritos com ética e sem ofender ninguém, fazendo as criticas e opiniões de maneira a respeitar a cordial troca de ideias.
As criticas, quando feitas de um modo civilizado e expondo de uma forma coerente as nossas ideias, acho que não ofendem ninguem, serão antes uma oportunidade de melhoria, e uma ajuda para ver os temas/problemas de outro ângulo.

Anónimo,  11 de maio de 2010 às 20:52  

caro sr. ANTONIO NEVES
pensei eu , sendo o indigente um bog constituido por um grupo de pessoas , que todas as pessoas davam opinião sobre tudo que se escreve no mesmo, ou então a maioria,mas pelos vistos não.Um dos indigentes lembra se de algo e publica e não passa cavaco a ninguem. SERA ASSIM ? abraço.espero pela sua resposta

Anónimo,  11 de maio de 2010 às 20:56  

Alguem tem que o fazer e responsablizar-se, caso contrario entramos numa ditadura papal, nao concorda amigo?

Titá 11 de maio de 2010 às 23:47  

Ao rrrr,

É um facto.
Desisti não pelos motivos que evoca mas por outros. No entanto tem razão e é por isso mesmo que faço questão de, e sempre que posso e dentro dos meus limites, de assumir aqui o respeito, a admiração que tenho pela resistência, paciência, persistencia e trabalho dos Indigentes.

Até à presente data tudo fiz para os apoiar e incentivar. Vale o que vale. Só eles poderão dizer se teve efeito ou não.

Titá 12 de maio de 2010 às 00:24  

É incrivel como este blog já condicionou a nossa inteligência emocional, a capacidade de gerir emoções e conflitos.

Acabei de comentar e fiquei a pensar: O que virá agora? Que mais vão dizer ou usar? Mais uma ratoeira?

Valhe-me uma coisa. Continuo com a consciência de que dei o meu melhor e tomei as decisões baseada na crença de amizades muito longas, que preferi resguardar.

O Meu Pai, a propósito de algo que aqui se passou disse-me uma frase que nunca mais esquecerei:

" Não te justifiques, porque:
Aos Amigos, não será necessário, pois sabem quem és, do que és capaz, e os motivos que te movem.

Aos inimigos, porque por mais que digas nunca acreditarão e deturparão sempre os teus actos"

Não tenho porque me justificar, de facto.

Despeço-me, deixando mais uma vez o meu maior respeito pelos Indigentes e cumprimentos aos restantes visitantes.

Anónimo,  12 de maio de 2010 às 12:51  

Titázita,nao, nao,nao desistas por favor !.

Levanta as armas e dá shots de amor
como sempre foste a nossa flor


Volta sempre querida´,nao baixes armas estamos aqui sempre de braços abertos para te receber.

Beijinhos pra nossa tao querida Titá.

Anónimo,  12 de maio de 2010 às 16:34  

Sempre linda e bela nas suas palavras

Carlos Alberto da Costa Liberto 13 de maio de 2010 às 02:33  

´Pelo que presumo, tem alguém interessado em criar mal estar aos participantes deste espaço de discussão e confraternização Santarense. A quem interessa que isso venha a ocorrer? A pessoa está com medo de nos juntarmos para pensar Santar e seus problemas?
Os indigentes merecem todo o nosso apoio e gratidão pelo belo trabalho de divulgação da nossa terra, cabe a nós mostrar o povo que somos, com intervenções civilizadas de gente bem educada.
Cumprimentos a todos

Anónimo,  13 de maio de 2010 às 20:03  

É uma tristesa.Revolta. Se calhar era melhor se andasse aqui a enchovalhar os indigentes e o pessoal de Santar como outros fazem. Mas já todos sabemos donde vem isto. Titá o meu abraço pela postura que sempre teve aqui.E se calhar você até nem nunca desistiu.

Isabel Tavares,  14 de maio de 2010 às 11:54  

Não queria voltar a este tema uma vez que já fiz o comentário que julguei mais consentâneo com o meu pensamento, no entanto, depois de ler alguns comentários de anónimos que julgo estarem fora do contexto, só posso dar razão ao amigo Bazófia. Qual o interesse nesta destabilização. Já por várias vezes aqui disse, que a discórdia não é saudável.

Todos nós temos a nossa forma de estar na vida e desde que ela não ofenda o próximo, porquê contestá-la?

Temos o direito de concordar ou não com as opiniões que aqui se emitem, mas nunca censurá-las, Pois seria uma intromissão nas ideias que cada um professa.

Já aqui me manifestei envergonhada pela forma como se vêm misturando os comentários: a grande maioria vem aqui e dá o seu melhor, com respeito e educação, e quando pensamos que tudo está no bom caminho aparece a desilusão.

Eu costumo dizer que a nossa mente anda sempre em frente numa escala evolutiva e pergunto-me, muitas vezes, quando chergaremos ao topo da escada? No mais elevado nível espiritual?

Considero que não, pois neste mesmo sítio estamos a testemunhar uma espécie de fragmentação espiritual. No âmago desta fragmentação está aquilo a que chamamos consciências não-vulgares, ou de forma mais simples: devemo-nos preparar, aqui e agora, hoje e amanhã, para saber até onde pudemos ir com a nossa observação crítica, sem o que, corremos o risco de nos estarmos a magoar uns aos outros conscientemente e em constância.

Cruzado,  14 de maio de 2010 às 12:58  

Não percebo sinceramente qual o tamanho interesse que estes últimos comentadores têm pelos coments alheios. Se vos incomoda as asneiras, a linguagem mais obscena, então porque estão constantemente a pôr em causa e a opinar sobre isso??? Quem foi que vos deu o direito de pensar que a vossa opinião é a mais "politicamente correcta" e o calão é de baixo nível?? Quem vos garantiu que no topo da escala está a boa educação??? Todos se agridem verbalmente, uns utilizam a dureza das palavras "feias" e outros realizam um longo e aborrecido discurso com elaborados textos que mais parecem histórias de adormecer.

Constantemente reparo que grande parte dos comentadores aqui expostos censuram as asneiras e a linguagem obscena.Porquê?? Será que muitos de voçês não têm na vossa vida particular algo muito mais obsceno a esconder do que simples linguagem?? E no entanto quase que ficam escandalizados por uma asneira ou outra... Por favor...Aqui ninguém deve julgar ninguém! Todos sabemos que volta e meia caem autênticas "bombas" em Santar sobre reais escândalos, algo realmente obsceno, envolvimentos reais de pessoas comprometidas, relações proibidas e nem vou mais por aí...E vêm para aqui agora ficar todos indignados por meia dúzia de asneiras que até fazem bem para tirar um sorriso da cara até mesmo de alguns Indigentes.

Por vezes a linguagem do povo faz muito bem...é honesta e directa, mesmo que por vezes seja algo "porca". Mas mais vale isso do que estar aqui com palavras finas e rabiscos de poetas quando na verdade nada mais se tem além de ...LÉRIA!

Penso que todos os Indigentes perceberam e gostaram do que acabei de transmitir.

Cumprimentos

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 14:53  

para o CRUZADO

Gostei,curti bué o teu texto em cima, deves ser um gaijo fixe cá dos meus meus.

Parabens, pk infelizmente á pessoas k se julgam mais dk
outras.

1abraço, teu texto está 5estrelas.

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 15:52  

tanta estupidez. tenham dó

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 16:39  

Muito bem cruzado...

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 17:10  

sai um cruzado prá nesa do canto

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 18:02  

CRUZADO, vês a inveja,escreve mais, vamos derrubar esta onda názi e lutar pela igualdade na sociedade Santarense aonde o 25 de Abril ainda chegou.

Abaixo a escrita e a onda NÀZI.

MAR,  14 de maio de 2010 às 18:05  

São "cordiais" saudações
Imitem "carissimos" palavrões
Debatem ideias e ou ideais
Soem,ou nao iram alem cais

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 18:24  

A verdade é que há realmente indigentes que são úteis e que prestam um grande favor à sociedade santarense trasmitindo ideias e acontecimentos que agradam a todos os santarenses. Mas se há ou não "bombas" que caem
no meio de Santar, o certo é que ninguém tem o direito de falar sobre isso. Quem está no meio delas que se defenda. Espero que este blog seja um blog de informação e não "mulheres do soalheiro"(sem querer ofender as mulheres)porque no melhor pano cai a nodoa e muitas vezes o que mal diz é aquele que pior se comporta...tenho dito

Cruzado,  14 de maio de 2010 às 19:00  

Muito bem...uma resposta defensiva inicialmente para depois acabar com uma "facadinha", quase parece a transição defesa/ataque do Benfica.

Sem dúvida que os Indigentes são muito úteis á sociedade santarense, caso contrário nem poderíamos estar agora a ter esta conversa!Ninguém tem direito de falar sobre as "bombas"??? Então as "curtas" são o quê???Só não são investigadas também pelo Judite do post da Missa ( falarei futuramente sobre essa anedota das investigações ) porque ele ainda não percebeu o quão bem estão camufladas!

Foi bastante irónico o momento da "bomba" lançada por uma anónima ( quase de certeza ) no post de Sua Santidade, visto que momentos antes eu tinha referido a tal obscenidade escondida por trás de grandes figuras e ...PUM! Caíu mais uma! Percebem agora que é escusado andar aqui a acusar uns de linguagem imprópria ou vocabulário indecente porque mais cedo ou mais tarde alguém se baixa e lhe vêm o...vá rabinho :)

Cumprimentos

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 20:22  

CRUZADO

Por agora basta, penso que a caricatura papal em causa, ou seja, a sua santidade, aprenda a liçao e se converta nas boas maneiras de igualdade e respeito pelo próximo.

E tu, seu granda bacano, aparece sempre,apreciei as causas que defendes sem ofender ninguem.

VIva o Cruzado

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 22:09  

Parabéns Cruzado, assim é que se fala! "Sempre lindas e belas as suas palavras".

Anónimo,  14 de maio de 2010 às 23:40  

Ò cruzado kem és tu?Nao mdigas que és o NIGAA k a PJ procura?

lombardo da sampdoria,  15 de maio de 2010 às 16:53  

Eu quase que tenho a certeza quem é o cruzado e penso que o cruzado ao ler estas minhas palavras tambem tem quase a certeza de quem eu sou. :-)

Ouve como um ladrao!,  15 de maio de 2010 às 18:49  

"Listen Like Thieves"

On the talk back show
On the radio
At the local bar
In the hot traffic
By the red tail lights

Everybody's down on their knees
Listen like thieves
But who needs that
When it's all in your hands

And we take it down
To the end of town
Where they have control
But they're loosing touch
When the lights go out

You are all you need
You are all you need
So don't hesitate
There's no time to waste
You just do it for yourself

Implástro dos comentários,  15 de maio de 2010 às 19:19  

Sempre linda e bela nas suas palavras

Anónimo,  15 de maio de 2010 às 20:16  

Mi no compreendo
mi ser o cabo dchadita qt áde incabàr

mi ser from espinal=santar

Cruzado,  16 de maio de 2010 às 10:24  

Sr. Lombardo da Sampdoria

Ainda me lembro de voçê falhar dois penaltys seguidos num jogo do Calcio frente á Juventus, realmente voçê era um jogador algo bizarro, talvez tão bizarro como o Karoglan que jogou no Braga...

Espero que o Balrrog se contenha mais nos seus punchs "esticados" hahahaha


Cumprimentos

Anónimo,  16 de maio de 2010 às 12:07  

Uma coisa é certa o cruzado percebe de futebol.

Anónimo,  16 de maio de 2010 às 12:38  

Esta gente tem problemas na vida,coitados.

Carlos Alberto da Costa Liberto 16 de maio de 2010 às 13:43  

Vivemos em sociedade tendo que obedecer à nossa constituição, sem ela deixaríamos de existir como País. A falta de educação vai contra as leis que nos regem e, por isso,alguns indivíduos não se ajustam ao meio em que vivem. É muito comum eu parar num semáforo vermelho e o motorista atrás de mim buzinar para eu avançar, não satisfeito, gesticula e esbraveja. Como forma de atenuar a ofensa penso para comigo: vai com Deus que um dia encontrarás um pior que tu,que te dará o troco. E isso irá acontecer, com certeza! Pauto a minha vida em princípios civilizados, éticos, portanto educados. Recebi de famílias em Santar quando criança, muito amor, carinho e afeto, fui tratado por elas como se filho fosse, lhes devo muito do que sou, minha imensa gratidão a essas pessoas pobres porém riquíssimas de sentimentos nobres, em momento oportuno as nomearei.
Sinto orgulho de minhas raízes, motivo de estar aqui a participar e contribuir com isso para o enaltecimento do povo de Santar.

Cumprimentos a todos Santarenses neste belo domingo de sol

Anónimo,  16 de maio de 2010 às 20:19  

Bazófia e quando o senhor era da nossa idade, 14,15,16, era igual a nós agora,deixem-nos rir,traulitar,futubular,asneirar,curtizar,punhetar,estudançar,abanar a carola,carolarETC;ETC;ETC;a vida è isso,
somos jovens energicos de Santar,deixem-nos viver, o planeta tambem nos pertence.

PF.Nao pensem mal de nós.

Anónimo,  17 de maio de 2010 às 17:17  

Cambada de mete nojo qua andam por aqui, Vão trabalhar!

Anónimo,  17 de maio de 2010 às 19:34  

Juventude desmiolada e sem tino, até onde ides? vivem como se fossem deuses, mas a vida vai ensinar-vos que há regras e entre essas regras inclui-se a boa educação.

Pensais que tendes muita graça falando da forma que escrevem sem tom nem som sem respeito ou piedade, sem dignidade e sem peias entre o que é digno e o que é indigno.´

Tenham vergonha, aprendam a viver em sociedade. Vocês têm todo o direito às vossas ideias e têm o direito ao respeito de todos pelas vossas ideias, mas não têm o direito de chegar aqui ou a outro lado qualquer com o deboche com que o fazem. Pensam que usando este comportamento verbal se afirmam como homens? Gostaria de vos ver cara a cara e perante todos os que aqui vêm e que se respeitam todos uns aos outros, para aferir dessa vossa afoiteza linguistica que só vos deixa envergonhados e nos envergonha a nós.

Respeitem os Santarenses já que não vos respeitais a vós próprios.

Os vossos pais não gostariam de saber o tipo de linguagem que aqui vêm vomitar, e se de tal têm conhecimento e nada fazem, então aplica-se a máxima de todos conhecida: "Tais pais, tais filhos", mas eu não acredito que os vossos pais ficassem orgulhosos desse palavreado desenfreado e ordinário de que vocês tanto parecem gostar.

Pensem e reflictam, amanhã não gostarão de saber que os vossos filhos vos copiam no desbragamento em que vós entrais de ânimo tão leve sem pensar que estão a magoar quem é educado e respeita o seu semelhante.

Enviar um comentário