quarta-feira, 19 de maio de 2010

IC37 - Estudo de Impacte Ambiental

Encontra-se disponível para consulta pública o resumo não técnico do Estudo de Impacte Ambiental do projecto rodoviário do Itinerário Complementar IC37 (Viseu A25 / Seia IC7).
O referido Estudo poderá ser consultado na Câmara Municipal de Nelas ou através do portal da Agência Portuguesa do Ambiente, até 9 de Junho

O perfil transversal do IC37 é 1x1, com uma única faixa de rodagem de 12 mt de largura da plataforma, composta por uma faixa de rodagem de 7mt de largura (duas vias de 3,50mt, uma para cada sentido) e duas bermas exteriores com 2,5mt de largura.
Segundo o estudo, considera-se que o traçado da Solução 2 (com passagem a norte de Nelas), é considerado ambientalmente mais favorável, potenciando o desenvolvimento de uma região que actualmente apresenta deficiências nas acessibilidades, contribuindo para o favorecimento dos projectos turísticos existentes e previstos, nomeadamente na Serra da Estrela.






8 comentários:

Defensores da natureza,  19 de maio de 2010 às 18:32  

Nao vou gostar de ver pinhais e vegetaçao destruída nos arredores de Santar, já para nao falar em toneladas e toneladas de betao armado, será uma catastrofe no meu ponto de vista. Poluiçao sonora e ambiental , afastando assim o habitate de muitas especies de animais,alguns até, já em vias de extinçao que habitam, nos matos e pinhais circundantes á nossa tao pacáta e sossegada vila.

UM apelo:Deixem a natureza e os animais em paz

Quem destroi a natureza tem veneno na própria mesa

Anónimo,  19 de maio de 2010 às 21:16  

Há pois ÈEEEEEEEE``bem visto

Nao vamos deixar esse monumento de betao, fazer frente ao extraordinàrio casario de granito, existente na nossa linda vila de Santar,nem arredores.

BEM LONGE
QUE ESSA TROVOADA CAIA; AONDE NAO HAJA LEIRA NEM BEIRA:

Anónimo,  20 de maio de 2010 às 20:23  

Esse projecto rodoviário passar por a minha quinta,nunca!!!

Carlos Aurindo 21 de maio de 2010 às 10:16  

amigo Tó

sendo eu um leigo na matéria agradecia dentro do possivel uma melhor explicação sobre os traçados.

cumprimentos:

Ordysi

Anónimo,  21 de maio de 2010 às 14:19  

È bom que os Santarenses estejam dentro desse assunto tao importante.

Tò Neves, quando souberes algo de concreto sobre tal assunto, nao hesites em anunciar.

António Neves,  21 de maio de 2010 às 14:42  

@ Carlos Aurindo

Enviei para o teu email do "sapo" o PDF com o resumo não tecnico de impacto ambiental. Os mapas só no sitio da Agência do Ambiente, pois "pesam" muito (77MB).

Um abraço

Carlos Alberto da Costa Liberto 24 de maio de 2010 às 07:34  

Fiquem tranqüilos, para esse projeto ser aprovado falta a CMN acrescentar 79,5 rotundas em torno de Nelas, fora as do Concelho!
Cumprimentos

Carlos Alberto da Costa Liberto 26 de maio de 2010 às 07:48  

O futuro das nossas vidas está na mão de políticos com competência duvidosa. Ao me referir ao número de rotundas, pretendia direcionar o tema para o centro da questão, uma vez que tudo começa e termina em política! Somos escravos, com futuro incerto, dessa governação partidária, cujo interesse maior é defender o partido e seus afilhados, construtoras e banqueiros, em detrimento do País. Temos inúmeros exemplos; esse das rotundas em Nelas, a não conclusão da via que liga Santa Comba a Mangualde, aconteceu no governo de político astuto, com muitas presidências na Câmera de Nelas. A política do PM senhor Professor Doutor Engenheiro Sócrates de não coligação com outro partido para obter maioria no Parlamento, permite-me deduzir que seu partido não quer dividir as bocas (cargos de presidência de estatais ), a teimosia em continuar a endividar o povo com obras muito caras beneficia as construtoras a quem o partido deve acordos de campanha. Não temos dinheiro para saldar a dívida externa e interna, o PIB diminui, e tem a cara de pau de querer contrair, a juros inflados, mais dívida?
Mais estradas e obras não vão aumentar os altíssimos impostos que pagamos?
Tenho como prioridade educação, saúde e segurança! É um absurdo o preço cobrado da banda larga!
Faltam políticas de isenção de impostos para produtos que beneficiem o meio ambiente, que incentivem a compra de aquecedores solares e painéis fotovoltaicos.
O campo está virando mato, o povo continuando a imigrar, as cidades a inchar, a qualidade de vida a diminuir e nenhuma reforma política há a fazer?
Cumprimentos

Enviar um comentário