segunda-feira, 24 de maio de 2010

IC37

Passa ? Não passa? Passa por onde?

Antes que passe e porque o ambiente é um tema que me move e do qual eu sou defensora acérrima, quero realçar que o objectivo de se estudar os impactos ambientais é, principalmente, o de avaliar as consequências de algumas acções, para que possa haver a prevenção da qualidade de determinado ambiente que poderá sofrer a execução de certos projectos ou acções, ou logo após a implementação dos mesmos.
Sabemos que Ambiente tem vários significados para pessoas e realidades diferentes. Não seria então estranho compreendermos que muitos projectos são propostos para ambientes diversos. Então, fazer uma análise ambiental é, antes de tudo, estudar as possíveis mudanças de características sócio- económicas e biogeofísicas de um determinado local.
Antes de se colocar em prática um projecto, seja ele público ou privado, precisamos saber mais a respeito do local onde tal projecto será implementado, conhecer melhor o que cada área possui de ambiente natural (atmosfera, hidrosfera, geosfera e biosfera) e ambiente social (infra-estruturas e sistemas sociais criados).
O estudo para a avaliação de impacto permite que duas situações sejam compreendidas: protecção e preservação do ambiente e o crescimento e desenvolvimento económico.
É sabido que muitas vezes em detrimento destas duas situações prevalecem interesses pessoais e as obras são realizadas nesse sentido, sem olhar a meios para atingir fins. Assim, quero deixar um alerta para os problemas ambientais que cada vez mais se fazem sentir e devem ser uma preocupação constante. Toda a acção humana deve ter como prioridade o ambiente, evitar o mais possível a desflorestação, a destruição de habitats, de ecossistemas, a erosão do solo enfim tudo aquilo que implica a implementação de uma projecto como a abertura de uma estrada. Sabemos que a seu tempo o ser humano sofre e sofrerá as consequências ambientais que são imponentes e irreversíveis.
Por estas razões se passar que passe por onde o impacto ambiental seja o menor possível, respeitando toda a natureza.
Como refere Alfred Russel (1903),
“ O respeito pela nossa maravilhosa natureza nas suas múltiplas relações com a vida humana e com a vida global foi o que me impeliu a este grito pelas crianças e pela humanidade ultrajada… Que esta seja uma prioridade acima de tudo… Não votem em ninguém que afirme: “Não é possível fazer-se.” Votem apenas naqueles que declarem: “ Será feito”.
Man`s Place in the Universe, 1903

15 comentários:

Anónimo,  25 de maio de 2010 às 00:14  

Estou contigo Elsa,até porque sou amante da natureza e adepto colaborador do green-peace.

Anónimo,  25 de maio de 2010 às 12:40  

Dfendo essa causa tbem,revejo-me nos vossos ideais.

António Neves,  25 de maio de 2010 às 17:00  

Devido aos condicionalismos económicos que o país atravessa, não deve ser para breve que este traçado vai avançar, contudo a consulta do relatório de impacto ambiental mantêm-se.

Aqui neste momento não está em causa construir ou não o IC37, mas trazer á discussão publica quais dos traçados prejudica mais ou menos o ambiente, pois todos sabemos que uma obra desta envergadura trás bastantes consequências ambientais nefastas.

Do ponto de vista das acessibilidades esta nova estrada é importante para a nossa região, resta agora saber qual dos traçados serve melhor os intresses das populações, com o minimo de impacto para o ambiente.

Isabel Tavares,  26 de maio de 2010 às 09:15  

Já calculava que devido à crise que atravessamos, ir em frente com a construção desta obra, não seria, de todo, viável, mas ultimamente tenho visto tanta coisa que se faz e não deveria ser feito, atitudes que se tomam que não se deveriam tomar, enfim neste governo desgovernado e louco ao ponto de, também a nós, nos deixar a todos loucos.

Considero, no entanto, que antes de se pensar em avançar com o traçado, estejam reunidas todas as condições, ou seja, estudo do impacto ambiental, expropriações que serão necessárias, escolher o o traçado por forma a que sirva as populações e crie o mínimo de prejuízo ao ambiente.
Além disso, há outro item que deve ser logo de início bem definido, que é o orçamento, porque já estamos habituados às derrapagens constantes nas obras do Estado.

Faça-se o traçado quando se fizer que seja para bem estar das suas populações, que lhes traga vantagens e que não seja mais um elefante branco que mais tarde venha comer ao orçamento da mesa de cada um de nós.

Por fim, quero agradecer ao Tó Neves, que foi muito gentil em facultar as três opções do traçado, mas tenho pena que pouco ou nada se consiga ver. mas espero que esteja na sede do concelho um exemplar exposto de forma a que qualquer interessado possa consultar .

António Neves,  26 de maio de 2010 às 09:41  

@ Isabel Tavares

Só á duas opções para os traçados, coloquei os três mapas para se acompanhar os traçados durante o seu trajecto no concelho de Nelas.

Os mapas estão disponiveis na internet, em PDF, pelo que para os colocar aqui tive que os "passar" para JPG, não conseguindo manter a sua dimensão, tiveram que ser reduzidos logo não são tão preceptiveis.

Um abraço

Carlos Aurindo 29 de maio de 2010 às 10:59  

qual dois traçados servirá melhor Santar?

visto que a Câmara Municipal já se dicidiu pelo traçado norte/nascente, e visto que há outro sul/poente, não seria de melhor realizar uma consulta publica ás populações?

na minha opinião, o traçado sul/poente, seria mais vantajoso para Santar e concelho. se olhar-mos para os dois traçados o sul/poente atravessa ao meio o concelho, servindo assim melhor todas as povoações que ficariam equidistantes da referida via.

proponho portanto que seja posto a discussão publica e abrangente para que a decisão seja a mais acertada em termos ambientais, acessibilidades, turísticos e factores de desenvolvimento de todo concelho.

cumprimentos:

Ordysi

Anónimo,  29 de maio de 2010 às 21:53  

@ Ordysi, há cerca do poste de cima!!!

Tu pensas que o Mundo gira há tua volta?

Anónimo,  30 de maio de 2010 às 00:06  

"há cerca"??? Na realidade há é muita burrice...

Anónimo,  30 de maio de 2010 às 00:49  

Logo knao estraguem a minha tao formosa e cheirosa planta de canàbis ktenho escondida no Picôto!!!?
Deixem pelo menos as plantas em paz::::!!

Anónimo,  31 de maio de 2010 às 01:43  

K esta via passe e kdesapareça por completo com as cerejeiras kpertencem ao (atirador do texas) assim já nao havia tiros de caçadeira sobre alguem que pudesse passar e comer meia duzia de cerejas.

Anónimo,  31 de maio de 2010 às 14:14  

Cuidado Isidro

/Atirador Rambo/, perto dos seus aposentos
Marque bem seu terreno, nao vá o diabo tecelas e o confunda com algum texugo ou porco espinho.

Anónimo,  31 de maio de 2010 às 14:36  

Divulguem lá, até pra bem do povo
Mas quem é esse Rambo Atirador de Santar?????

Rambo Atirador,  31 de maio de 2010 às 19:36  

Vive em cavernas, tem longa experiencia e treinos em forças especiais, cuidado, ninguem o domina...Special number one!

Anónimo,  1 de junho de 2010 às 00:18  

È preciso reagir assim por causas de umas cerejas?meta a arma pelo cu acima:

Fora da lei,  1 de junho de 2010 às 00:57  

Vai-a lá tu meter, pk tà intupido de caroços de cerejas.

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