terça-feira, 4 de agosto de 2009

Água, rota dos Chafarizes

Fonte do Ervedal, como é das melhores águas merecia outra atenção.

28 comentários:

Tó Neves,  4 de agosto de 2009 às 14:33  

Tanta fonte e tanto abandono!!
A quem de direito, intervelham, como no exemplo já aqui divulgado da recuperação da fonte de Casal-Sancho!!!

perto,  4 de agosto de 2009 às 19:05  

devem estar a pensar ja na campanha eleitoral, nao?
para falarem dos chafarizes... estao danificados e abandonados pq as pessoas tb nao tem zelo por aquilo q ha na terra.

Contestatária,  4 de agosto de 2009 às 19:14  

Contestatária

@perto

Razão absoluta naquilo que diz, não se pode atribuir tudo quanto é mau aos políticos. Os utentes que são os primeiros interessados na preservação do nosso património, em vez de o tratarem com carinho, emporcalham-no, destrôem as coisas bonitas que temos. E nós, também temos a nossa quota parte de culpa, pela simples razão de que não nos opomos a este estado de coisas. Respeite-se o nosso patromónio e respeitar-nos-emos uns aos outros

Contestatária

Anónimo,  5 de agosto de 2009 às 00:40  

viva a politica
viva a neoblank
lixivia
conhecem
eu não
nunca fez nada por santar
por mim ele não se senta outra vez no banco da junta
mulheres ao poder

perto,  5 de agosto de 2009 às 14:44  

pq sera que falam tanto no sr. lixivias ... ele nao esta ca para se defender.. tem as costas largas...
Politica esta a faze la o partido da terra, a dar a conhecer que ze correia se candidata para a camara de nelas e as mulheres por santar. Sou a favor da igualdade, força mulheres.
mas acho engraçado, nas ultimas eleições mts delas nem votaram... nunca s interessaram por santar..mas agora estao interessadas na terra de santar. nunca falaram para as pessoas mas agora candidatam- se. nao me digam como estao em casa desempregadas querem q o ze correia lhe aranje um tacho na camara... vao mas e trabalhar para o duro, como algumas pessoas de santar fazem, deixei se de manias e tiques..

Maria de Portugal,  5 de agosto de 2009 às 18:06  

OH Perto!...

Como é que em Santar existe um experte deste calibre? A minha alma está parva, o meu espírito maluco. Finalmente há alguém que enxerga longe.
Este Zé Correia é um velho raposo, mas já não engana ninguém.

Ao convidar as mulheres de Santar para o Chamado Movimento das Mulheres, não foi, tenham a certeza, para render tributo à classe Feminina, mas, tão só, para as aliciar aos intentos de sua excelência, já que durante 18 anos seguidos mais quatro alternados, fez de Santar aquilo que todos viram, nada!...

Votem nas mulheres, que elas irão seguidamente obedecer cegamente ao velho GáGá, agora eleito o Páxá das quarentonas Santarenses, algumas absolutamente analfabetas e que nem sequer sabem ler o programa do Movimento que integram.

Vivam as Marias do MPT

No meio disto tudo eu sinto-me tristre por ver, mais uma vez, que as mulheres continuam a ser instrumento, para os homens atingirem os seus fins. Só tenho pena que as mulheres não vejam isso e se sintam impantes de vaidade por verem o nome delas impresso num reles papel.

CHOREM MULHERES SANTARENSES, os sinos irão dobrar em memórias de vós, mas o choro terá de ser de tristeza, e os ais que se desprendem das gargantas de cada uma delas é de mágoa por mais uma vez se verem enganadas.

Mais uma Maria a chorar pela ingenuidade de outras Marias.
Amen

Maria de Portugal

perto,  5 de agosto de 2009 às 18:36  

@maria de portugal
sp ca estive. nada de ironias, gosto pouco delas.. mantive foi o silencio...
realmente tem razao apenas vao ser um instrumento na mao dos homens...mais uma vez. realmente ja s ve a vaidade delas nos imprensos reles de papel, do partido da terra...
Sera que nao veem que nao vao longe ou que as pessoas nao acreditam nelas nem no ze correia... foram mts anos..
Vamos ver os outros que nos vao dar. mal por mal que fique quem la esta..

Maria de Portugal,  5 de agosto de 2009 às 20:01  

Pois meu amigo, sempre cá estiveste (desculpa tutear-te), mas tens que ter mais atenção ao teu povo. Sabes que ele na sua grande maioria é analfabético, e o que não é analfabético é muito crente nos valores daqueles que deles se querem servir.

Para evitar que isso aconteça, são precisos muitos "perto" , a fim de alertarem que o caminho que seguem é o errado, mas se lerem o que o Perto diz, talvez a coisa se remedeie.

Convence-as de que o trilho que levam não é o trilho certo. Já vi que que tentas, à tua maneira, levar o rebanho ao seu redil, mas as ovelhas por vezes são marronas mesmo não tendo cornos, mas têm a manha e a astúcia de quem, não se sentindo amado, decidem enveredar pelos caminhos escusos do mal, pensando que daí lhes virá o que pretendem. Triste dedução.. Elas apenas irão servir para um lauto manjar daquele que, desde há dezoito anos mama nelas.
Cuidado Mulheres de Santar, o diabo espreita, depois não se queixem, Mas tenho a impressão de que vocês gostam!... Suas Maganas!
Cumprimentos.
Maria de Portugal

R. C.,  6 de agosto de 2009 às 00:19  

Ao visitar e ao ler o constante neste espaço, sinto cada vez mais relutância em deixar registo da minha passagem! Mas, ao mesmo tempo, revejo uma atitude de cobardia pelo facto de não deixar,face às barbaridades que aqui constam, o meu parecer!
Suponho que o post aqui apresentado se relaciona com chafarizes...será que cheguei a desoras e perdi o fio à meada? É que de chafarizes pouco se fala!! E, se bem me parece, são, igualmente, pertença do património local! Ou estarei enganada?! O comentário apresentados pelo Caro Tó Neves quedou-se no comentário seguinte, sugerido pela Sra. Dona Contestatária. A partir daí, desfilam nomes, siglas, ideologias políticas, pseudo campanhas ou "campanhas negras" e nada de retomar a essência do apresentado! É a isto que apelidam de "discussão em torno de Santar"? Não o creio!
No entanto, sem nada me incomodar a ruptura dos despropósitos aqui elencados, retomando a temática dos chafarizes, dois aspectos eu gostaria de mencionar. Assim, face à fotografia apresentada, queiram desculpar-me o facto das alegações para tal estado envolverem a intervenção dos residentes! Feita uma análise atenta, facilmente se constata que o estado em que se encontra o Chafariz do Ervedal mais não é do que o resultado das intempéries e da passagem implacável do tempo! Contra esses factores, é da alçada de quem de direito proceder à manutenção destes efeitos nefastos visiveis no património local! Efectivamente, aquando da publicação do registo fotográfico do Chafariz de Casal Sancho (o qual eu desconheço!), é muito provável que o mesmo tenha atingido o nível de degradação que o do Ervedal apresenta! Urge questionar do porquê de dois pesos e duas medidas...Será porque o do Ervedal se situa nas catacumbas e por mais intervenções que aí se concretizem as mesmas não estarão à vista dos passantes? Neste sentido, será um desperdício! A qualidade das águas que poderia ser desfrutada pelos residentes e outros é preterida! Procurem outro chafariz com aspecto mais sedutor! A isto eu chamo negligência, desprezo por quem de direito face ao património local!
Quanto ao dever de cada um de nós, enquanto cidadãos, o seu incumprimento é visível em cada passo que se dê nesta vila! Sugiro que se façam percursos pedestres, que se calcorreiem todos os recantos e que se registem ilaçãoes! Precisamente neste sentido, é de todo pertinente deixar aqui o registo do que se tem passado num chafariz sito ao Bairro do Carvalhinho. Julgarão o relato anedótico, mas corresponde à verdade nua e crua! Ora vejamos: o manípulo da torneira do chafariz em causa aborreceu-se do lugar que ocupava e levantou voo! Passados alguns dias, o mesmo poisou no local que sempre lhe foi destinado: foi reposto! Mas rapidamente se fartou: volvidos quatro dias voltou a sumir-se! Ouso questionar-me: porquê? O pior deste segundo desaparecimento, pressupondo que teve ajuda da mão humana, ousaram deixar a torneira aberta! A mesma jorrou água durante horas, facto vísivel no referido local!!!! Onde paira a "consciência Verde" destes senhores? Será que terão consciência do crime que cometeram? As consequências nefastas que assolam a humanidade com a falta de tão valioso e precioso líquido? Dolo, concluio, má-fé ou mero vandalismo??? O que quer que seja, não é em prol do património local, do bem estar que subjaz ao viver em sociedade e muito menos tem implícitos os tão aclamados os valores ético morais! Quem revela tais posturas é completamente amoral, dado que desconhece as normas básicas do viver em sociedade: o respeito! Por si, pelos outros e pelo que é de todos!
Reitero o lamento: por mais evidentes, explícitas e simples que sejam as explicações, difícil é serem entendidas, assumidas e interiorizadas por quem tão mal escreve e tão mal diz! Sim, porque afinal, não há nada que fuja à língua viperina destas gentes, seja ela qual for a geração ou o sexo ou a formação! Tenham dó!

Anónimo,  6 de agosto de 2009 às 12:29  

@ R:C
minha Cara Senhora, veio agora e Já descobriu a polvora?
Como deve caucular eu sei quem é, aguardo por melhores oprtunidades para desferir aquilo que é.
as melhoras, porque sei que tem anadaddo nervosa.
deixe começar a campanha eleitoral e com a senhora numa lista, vamos trocar ideias nesse sentido,
um beijinho, sempre a istimála e a cnsiderá-la

Maria de Portugal,  8 de agosto de 2009 às 13:34  

A Senhora Dona Regina, está muito chocada com estes comentários, mas a Senhora não sendo de Santar, sabe que nos outros povos, principalmente nos meios pequenos, não se arranja melhor, salvo raríssimas excepções.

à Senhora choca-a, mas infelismente não foi, não é e não será a última.

Respeitosamente

Maria de Portugal

Anónimo,  11 de agosto de 2009 às 22:24  

viva as mulheres quarentonas do MPT não são analfabeticas, nem burras estão com medo delas pois não roubam nada aos mandões!

Querem morrer no poleiro!!

Contestatária,  12 de agosto de 2009 às 18:27  

Sinceramente!... Gostaria de acreditar naquilo que o anõnimo de 11 AG.22.24, chama de quarentonas. Realmente é ser bastante simpático ao dar-lhes esse benefício, chamemos-lhe benefício da dúvida, porquanto as senhoras já serem umas bem entradas quarentonas.

Mas temos que ser benévolos e reconhecer que este grupo merece meças, porquanto abraçou um projecto e vai com ele em frente.

Dá-me vontade de lhes dedicar este poema:

"Oh glória de mandar! Oh vã cobiça
Desta vaidade a quem chamam fama!
Oh fraudulento gosto, que se atiça
Co' uma aura popular, que honra se chama!
Que catigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vâo que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades nêle experimentas!"

Luís Vaz de Camões

esta ode é dirigida aos anacoretas do Deserto

R.C.,  13 de agosto de 2009 às 16:03  

"Dura inquietação d'alma e da vida.
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios!
Chamam-te ilustre, chamam-te subida.
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem o povo néscio engana!"

"Os Lusíadas", Canto IV, est.96

Caríssima Contestatária:
Sem qualquer dúvida, o excerto por si reproduzido é, efectivamente, da autoria de Luís Vaz de Camões! Pena que não seja o que V. Exa. refere: o excerto transcrito e posteriormente continuado por mim, fazem parte do célebre episódio do Velho de Restelo,discurso pronunciado pelo mesmo aquando da Partida das Naus rumo à descoberta do caminho marítimo para a Índia! Segundo os estudiosos, este episódio deve ser analisado na sua perspectiva simbólica uma vez que, Camões, ao colocar estas palavras na boca de "um velho, de aspecto venerando...", fá-lo com o intuito de reforçar a sua autoridade adquirida pela sua experiência de vida! Diz-se também que esta voz representa a alma colectiva de todos os que se opuseram à concretização daquela viagem que "da lei da morte" nos foi libertando!
Espero que não se incomode com o meu esclarecimento pois, quanto aos seus comentários, os mesmos merecem, da minha parte, toda atenção e o devida admiração, sabendo que me revejo em muitos dos seus ideais e comungo com os argumentos que oportunamente defende! Esta minha observação justifica-se enquanto "ossos do ofício" e jamais com a intenção de humilhar ou enxovalhar!
Atenciosa e respeitosamente

M. Regina S. Canelas Santiago,  13 de agosto de 2009 às 16:52  

Ao Exmo. Anónimo(a) de 6 de Agosto (12h29m):
Sem dúvida alguma, mandam as regras da boa educação,proceder à apresentação de desculpas em caso de manifesto incumprimento! As minhas desculpas pela resposta tardia! Mas tal situação tem a sua justificação, a qual passo a explanar: como sou muito lerda e apresento acentuadas dificuldades na compreensão e interpretação de mensagens, necessitei de todo este tempo para digerir tanta informação!
No entanto, apesar da lentidão do meu raciocínio, não quis deixar de dissecar o seu paupérrimo e despropositado comentário! É meu hábito não deixar dúvidas por esclarecer. Assim, vou fazê-lo considerando os aspectos que, a meu ver, o justificam:
1º diz, V. Exa., que vim agora!Pois, está redondamente enganado(a)! Sempre tive residência oficial em Santar; permanentemente, estou nesta Terra desde Março e neste espaço virtual, sou visitante assídua desde que tive conhecimento da sua existência ( o meu 1º comentário data do mês de Janeiro...);
2º Descobri a pólvora? Como lhe disse, sou portadora de limitações ao nível cognitivo! O que divulguei foi apenas a constatação de um insulto público: o desperdício de água!
3ºCuriosamente, é-me tão próximo(a) que até do meu estado de espírito tem conhecimento! E das razões que a tal me conduzem, também são por si partilhadas?
4º Quanto ao facto de fazer parte de uma lista candidata a esta Junta de Freguesia, suponho que tal seja um problema meu, dos meus e das pessoas que me convidaram para o efeito e às quais eu respeitosamente agradeço o gesto assumido! No entanto, talvez não saiba (ou talvez sim)que a minha incursão pela política não servirá para ganhar tachos, panelas, frigideiras e afins para mim, para os meus ou para quem me aprouver. Saberá então que, a minha actividade profissional permite-me não necessitar da política para viver. Não dependerei desta ocupação para sustentar famíla nem tão pouco dela fazer depender o meu futuro ou o de quem mais estimo! Se pensa degladiar-se comigo em praça pública, descanse! Não lhe darei essa satisfação: as nossas batalhas devem disputar-se em campos profissionais sobejamente distintos!
6ºQuanto à troca de cumprimentos, reservo-me o direito de não os aceitar, muito menos os que retribuímos aos que nos são próximos e queridos!
7º No concernente à estima e consideração, tal referência não passa de irona grosseira porque se fosse sentido, não se escudaria sob a máscara da hipocrisia! Faz questão de dizer que sabe quem sou eu, mas permita-me esclarecer que isso não é sinónimo de me conhecer!
8º e último: relativamente ao seu discurso, permita-me duas observações: se assim redigiu para, similarmente, reforçar a entidade oculta pelo anonimato, não prima pela originalidade. Quem navega na blogosfera conhece bem o recurso a esta estratégia! Se o problema do deficiente uso da língua materna lhe é um problema endógeno, aconselho-o(a) a procurar formação no sentido de colmatar as dificuldades diagnosticadas!
E por aqui me quedo! Como pode constatar a isto é que se chama estima e consideração! E uma vez que já sabe quem eu sou, não me sentindo intimidada nem tendo nada a perder, aí vai

Atenciosa e respeitosamente

M. Regina S. Canelas Santiago
(saberão quem sou??)

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 11:46  

@ M.Regina S.Canelas Santiago
Com o maior respeito que tenho por si e por qualquer outra pessoa que escreve neste blog construtivamente,fas-me levantar uma ou mais questões:
1ªNão percebo o que quiz dizer"Saberão quem sou"!!!
2ªPorque antes "RC" ?
3ªO porque da retirada do comentário que veio a seguir ao seu?como o conseguiu?vieram em sua defesa?vejo agora que para alguma coisa a festa do porco assado no seu quintal serviu,ou estou enganado!A Srªmerece respeito,mas cuidado esta a viver em Santar(não prestava para viver) ou estou enganado.
4ºAo administrador do blog que retirou o comentario o porque da sua não indentificação,não quer ser criticado!é novidade,não vi fazer o mesmo a si ou outro qualquer quando uma familia neste blog foi enchuvalhada,mundan-se os tempos as vontades e tambem as pessoas,é pena pois a partir de agora a meu ver,deixaram de ser coenrentes .

Mais uma vez os meus respeitosos cumprimentos.
Peço-lhe desculpa por não me identificar.

Velha Raposa

anonimo,  14 de agosto de 2009 às 12:08  

@ anonimo das 11:46
tenho que lhe dar alguma razão.
isto tornou-se num ciclo vicioso os comentários que são endereçados a eles ou a amigos são logo retirados quando são ataques a mim ou a alguns amigos meus,esses já podem permanecer.

Tó Neves,  14 de agosto de 2009 às 12:19  

@ Velha Raposa e anonimo das 12:08

Quanto a mim como colaborador do Indigente, já retirei alguns comentários, comentando a seguir porque o fiz.

Os comentários que são retirados, (e estes estão devidamente guardados), são-no apenas pela linguagem utilizada, não porque são contra e/ou a favor seja de quem for!

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 12:37  

Ao Tó Neves,deves ser o indigente mais atento,mas agora tal como eu ,anónimo ,velha raposa e outros vai ficar sempre a suspeita da censura,se é que ela já não esta montada,para mim é pena.Já agora havia cravos na pomada de posse mas não eram vermelhos,tal como eu suspeitava,mas ficou a fotografia"APR Dão".

CCSantar

leão,  14 de agosto de 2009 às 12:58  

@ TÓ NEVES
em algum ponto tou de acordo contigo,quanto a coméntários retirados por terem palavrões,ququanto a mim nem sequer deviam escreve-los aqui.
quanto á pessoa a quem foi dirigido esse coméntário, pessoa essa que respeito muito não encontrei lá nenhum palavrão.
agora tenho que dár razão ao anonimo das 11:46,porque é que alguns coméntários que são retirádos identificam-se e este ficou no anonimato.
muitos atáques já houve a mim e com palavrões e não foram retirados.
agora pergunto eu o colaborador que o retirou terá máis voz para pedir aos anonimos para se identificarem.
com todo o respeito acho que não.

Tiago Sampaio 14 de agosto de 2009 às 14:51  

Meus Senhores e Minhas Senhoras!

Sabem o que é respeito por mulheres casadas e mãe de filhos?
Sabem o que é educação?

@ Velha Raposa e anonimo das 12:08

A velha raposa já está fácil de identificar!!

Fui eu que retirei o comentário. Dizem que não faltaram á educação, mas se fosse vossa mulher queria ver se gostavam.

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 16:40  

@ TIAGO
Olá tiago, tens toda a razão, mas quando foi atingida a familia do Sr. Presidente da Junta de Freguesia, tu não procedeste da mesma forma.
E tambem faltaram á educação ou ainda pior, tentaram denegrir o nome das pessoas e a sua honra e dignidade.
pois é o indigente servesó para quem vocês querem.
Mas tu lá sabes porque o fizeste só agora, mas eu tambem sei.
Ficate bem agora, pedires desculpa por não teres ajido da mesma maneira, porque senão ficamos a saber que tu tens dois pesos e duas medidas, e tu sabes que eu tenho razão.
Um abraço.

Tiago Sampaio 14 de agosto de 2009 às 18:55  

@ Anónimo(a)

Carissimo(a)

Eu Lixivias só conheço as que estão á venda nos hiper/super-mercados. E só algumas!

Agora diga-me. Eu costumo frequentemente falar com esse senhor a quem vocês chamam de Lixivias.
Ele nunca me apontou o que quer que seja relativamente a algum comentário aqui escrito.
E deixe-me que lhe diga que já tive algumas conversas acesas e educadas com este senhor!
O Indigente serve para toda a gente e quem se sentir mal por aqui tem bom remédio!

Relativamente ao peso e a medida isso cabe a vocês anónimos porque esses sim são paus de dois bicos e de dois pesos e de duas medidas!

Mais, gostaria de lhe dizer não só eu faço parte do Indigente e eu tal como outros colaboradores deste blog já foram atacados e não foi por isso que os comentários foram removidos.

Sabe, o que é demais parece mal, e a boa educação cabe em todo lado!

Cumprimentos/Beijinhos sempre a considerar!

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 22:22  

Pois é isto está de mal a pior.
É verdade ou não que há pessoas dentro do Indigente que ao sentirem-se apertados mandão comentários em anónimo, mais ainda aquelas frases curtinhas e cheias de interrogações são ou não geradoras de confusão e muita polémica???
Se calhar também isto vai ser apagado,mas também é para o lado em que durmo melhor...
Também sei que já muita baboseira por aqui descargada.
Para que não possa a ver critérios desmedidos,por que não sempre que se fize-se um comentário fosse obrigado deixar o seu e-mail.
Até uma próxima se não chover.

Anónimo,  15 de agosto de 2009 às 00:05  

Tiago és .... ou estas a fazer os outros ser,no meu caso respondo a dizer que és,não faças só o que te convém a ti e a alguns dos outros indigentes,o bom censo acabou.

Tiago Sampaio 15 de agosto de 2009 às 02:54  

@ todos os anónimos

Falar em anónimo é fácil. Difícil é dar a cara!

Tó Neves,  15 de agosto de 2009 às 07:19  

@ anónimo das 12:37 do dia 14:
Não percebi a da fotografia da APRDÃO???
O que é que a APRDÃO tem aver com este assunto?

Contestatária,  17 de agosto de 2009 às 09:24  

À Exmª Senhora Professora Regina Canelas

Só hoje me apercibi da sua simpática correcção ao canto de LVC. Sendo eu Contestatária, não me atrevo, como é óvbio, contestatar tamanha erudição.
Por quem é, minha cara Senhora, agradeço o esclarecimento e o meu conhecimento ficou ainda mais rico depois que teve a amabilidade de vir aqui e em tom tão delicado, citar o resto do canto camoneano.

Com os melhores cumprimentos

Contestatária

Enviar um comentário