segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Água, rota dos Chafarizes

Fonte do Rego, e o poço como estará?

6 comentários:

Contestatária,  17 de agosto de 2009 às 17:41  

A Fonte do Rego, foi, em tempos que já lá vão, uma fonte como tantas outras que houve, e ainda há, nesta terra que um dia alguém, que não eu, e muito menos os meus mais próximos ascendentes, batizaram com o nome que ainda hoje matém. Primitivamente era composta por uma bomba circular em ferro munida de um "punhal" que as pessoas usavam para a movimentar. Antecedia essa bomba uma escada subterrânea que culminava num depósito térreo com nascente, mas perfeitamente à vista de quem quizesse descer e onde, principalmente no verão, as crianças para sentirem a frescura desciam e bricavam. Era, sem dúvida um perigo para nós, na altura crianças, mas que eu tenha conhecimento nunca se verificou qualquer acidente.

Hoje ao passar no local, faço muitas vezes a pergunta a mim prórpia exactamente como o Indigente a pôs aqui: "E o poço como estará?"

A fonte, hoje está menos pitoresta, não nos chama a atenção e quem passa, pensa nela como mais um fontanário. Mas isso é apenas ilusão de quem, não conhecendo o seu passado, não lhe concede senão um simples olhar indiferente à sua tão antiga história.

Quando a bomba avariava, descíamos a escada que dava ao poço, e chafurdavamos o respectivo cântaro para, assim, obtermos o tão precioso líquido.

Os tempos mudaram, e ela, a fonte, mantém ainda, toda a traça da aldeia, está mais limpa, está mais feia, menos bairrista que outrora.

Um abraço da Contestatária

A Água...by Bocage,  17 de agosto de 2009 às 18:24  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  17 de agosto de 2009 às 18:41  

Ao Sr/a que fez o comentário" Fonte do Rego-A Àgua ...por Bocage um conselho deixe as poésias de má lingua para blogs mais condizentes com a dita poésia.
Ficava-lhe bem para tanta asneira junta indentificar-se,para toda a gente lhe bater palmas,não é isso que quer.Já guardei para um dia lhe avivar a memória.

CCSantar

Anónimo,  17 de agosto de 2009 às 19:22  

@ água bocaje.
que grande poesia mas não seria melhor guarda-la para editala no jornal santarense

Carlos Aurindo 17 de agosto de 2009 às 21:12  

@ a água...by bocage

linguagem não própria

Titá 17 de agosto de 2009 às 22:48  

Uma das questões que sempre me preocupou nas minhas visitas a SAntar foi a manutenção, ou ausência desta nas fontes e àguas de SAntar. Hoje, ao fazer uma revisita aos últimos post's do Indigente verifico com agrado que os Indigentes apresentam aqui um verdadeiro inventário das fontes desta Vila. Este inventário poderá ser útil e é, para já e sem sombra de dúvida, muito elucidativo. Por isso, deixo o meu bem haja e os meus parabéns e reconhecimento por este levantamento.
É verdade que foram feitas criticas e sugestões de manutenção e cuidado quer com as fontes, quer com a água e essas sugestões são muito pertinentes, por isso mais uma vez, peço a quem de direito que reconheça este serviço público aqui prestado, e que à imagem de outras vilas por esse país fora, faça um investimento na qualidade e manutenção destas reliquias.
Cumprimentos,

Enviar um comentário