sábado, 22 de agosto de 2009

Raúl Solnado / Homenagem

O Indigente, presta a sua homenagem a um dos maiores actores cómicos portugueses de sempre.

Até sempre, Raúl!

6 comentários:

rui neves,  23 de agosto de 2009 às 13:56  

um grande senhor do bom humor que se fáz em portugal

Anónimo,  23 de agosto de 2009 às 17:37  

ate sempre Raul Soldado...
façam favor de ser felizes...

Contestatária,  24 de agosto de 2009 às 09:20  

O Raul, era assim que ele gostava que o tratassem, passou por cá, e não contente por apenas passar, fez questão de, com a sua grande arte, empolgar todos os portugueses.
nao errarei, tenho a certeza, de que não houve uma única pessoa que ficasse indiferente ao seu talento de Homem bom, actor insígne, comediante até à medula.

No entanto, ele tinhas facetas muito acima de todos que inunciei. Ele foi Amigo do seu Amigo, nunca virou as costas a nehum. Tinha também um coração do tamanho do Mundo,exatamente esse coração que acabou por traí-lo, os seus funcionários nunca ficaram sem o seu salário nas alturas das grandes crises, que as houve e muitas no teatro. Chegou a pedir dinheiro emprestado aos bancos para que aqueles que dele dependiam, tivessem o pão na mesa. tudo isso ele fez e muito mais.

Tive a subida honra de conhecer o Raul pessoalmente, quando fui ao Vilaret, sala de teatro criada por ele, tinham-se oferecido uns bilhetes e como era quase uma obrigação tevi que ir. Foi incrível a afabilidade daquele homem. Eu já o conhecia de outras peças, mas ali, no camarim onde o fomos cumprimentar, eu senti a grandiosidade daquela figura que sendo de pequena estatura se me assemelhava a um gigante da arte, do convívio, do amor fraterno, da sensatez, da alegria e espírito que dele emanavam.

Portugal e os portugueses perderam, além do actor, um Homem que foi tudo aquilo que já citei.

A única homenagem que lhe posso prestar, e porque de outra não me lembro e não faria sentido,´é OBRIGADO Raúl

Titá 24 de agosto de 2009 às 21:29  

Merecida homenagem!
Um Excelente Actor!
Um Homem bom e solidário!
Foi "cabeça" de grandes causas sociais, como a Casa do Artista e um persseguidor de sonhos, como o foi o Teatro Vilaret.
Uma consciência civica e social já rara nos tempos que correm e um Lisboeta castiço, tipico, que esgrimia todo o seu orgulho em ser Alfacinha.
Fez-nos rir sem nunca ofender ou melindrar.Isso é, sem dúvida, um dom.
Deixou-nos um lema de vida, que aqui repito:

"Façam o favor de ser felizes!"

Contestatária,  27 de agosto de 2009 às 14:18  

Ressalva:
Neste comentário de Titá, o Teatro Vilaret não foi apenas um sonho, foi um sonho tornado realidade, mas a que preço!... A seguir , veio a criação da Casa do Artista, mas muito mais tarde. Foram estas duas obras, que levaram o Raul a uma situação financeira menos desafogada, mas, entre o fulgor de uma vida cheia,de grandes representações, de viagens ao Brasil, onde a determinada altura passou a sua vida a ser lá e cá. foram realmente os Amores da sua Vida: O VILLARET e a CASA DO ARTISTA.

Peço desculpa por esta intervenção, mas ele, o RAUL,mereceu ser olhado sob os maiores holofotes que nas casas onde ele sempre actuou, e cujas lotações esgotavam sistematicamente, nos ofuscavam, e nos faziam ver no Actor o Monstro da arte que ele sempre foi.

O simples facto da entrada desse Senhor em palco, era sempre motivo de gargalhada geral, mas aquela gargalhada soltada comgosto e Alegria.

VIVA O RAUL

Contestatária,  28 de agosto de 2009 às 12:47  

Realmente, esta insistência àcerca do Raul já se está a tornar fastidiosa, peço pelo facto, a maior compreensão pelo meu andarilhar em volta do Raul, mas quero dar a saber tudo aquilo que eu sei acerca do Raul, quero partilhar a riqueza humana daquele HOMEM.

Em determinada altura da vida dele, foi-lhe feita uma entevista. Nessa entrevista o repórter pergunta-lhe a dada altura, qual a origem do seu apelido "SOLNADO", se era de família e de que ramo da família.
O Raul com o seu ar matreiro e simultaneamente mais cândido deste mundo, explicou o porquê: Solnado.

O pai como quase toda a gente sabe tinha um comércio de vassouras em Lisboa.

E como todas as pessoas dessa época, usava um vocabolário riquissimo, e, muitas vezes à Encostada à ombreira da porta do seu estabelecimento, espera a hora de ir juntar-se à sua família, ou seja fechar o estabelecimento.
Nessa altura não se ligava muito aos horários (tal com aqui em Santar que um dia de jorna era começar às oito da manhã, e largar ao toque das trindades).

Então perguntavam-lhe a que horas fechava a loja, e, invariavelmente ele respondia: "quando for sol nado). ficou conhecido como o senhor Solnado. Daí que o seu filho Raul veio a ter como apelido SOLNADO.

E não há dúvidas quanto ao destino: Ele foi o Sol Nascente da Comédia em Portugal.

Desculpa RAUL, mas eu tinha que divulgar isto.

Enviar um comentário