terça-feira, 11 de agosto de 2009

Água, rota dos Chafarizes

Fonte da taipa, mais uma fonte emblemática de Santar

43 comentários:

R. C.,  11 de agosto de 2009 às 23:31  

Outra beleza digna deste registo! Rico postal ilustrativo do Património Local! É certo que nem nas melhores condições de salubridade, mas a culpa é de quem se serve do que está ao dispor de todos e, mais uma vez, nem sempre respeitado enquanto tal!
Assim vale a pena! Faça-se o mesmo aos chafarizes que o carecem, que merecem e veremos este rico Património ainda mais rico!
Bem hajam!

Vitorino Morais,  12 de agosto de 2009 às 10:13  

Bom Dia,

Realmente a fonte é bonita,mas emblemático é o acesso que envolve a fonte!Eu que o diga,á 23 anos que sou obrigado a desfrutar desse belo( e desculpem-me o termo) "caminho de cabras". Mas curioso é que realmente o acesso directo para a fonte até está em boas condições,alcatroado e tal...no entanto o mesmo não se pode dizer em relação ao tal caminho que deveria ser a continuação do mesmo troço...á pois esqueci-me...existem lá habitações...essas não interessam pra nada.O que interessa é salvaguardar esta bela fonte!Este belo património!

Já agora fica a minha sugestão aos Indigentes para se denunciar este tipo de parolices...penso que Santar tem realmente muito de bom para mostrar mas também é obviamente necessário informar as pessoas sobre este tipo de episódios e parecia-me bem colocar ao lado desta foto da fonte uma outra que ilustra bem o "tratamento" aos residentes de Santar.

Cumprimentos, Vitorino Morais

Contestatária,  12 de agosto de 2009 às 10:36  

A Fonte da Taipa, fonte onde eu, em menina, ía buscar água para as lides caseiras, uma vez que na altura e já lá vão mais de cinquenta anos, não havia canalizações nas casas, o chamado saneamento básico.

Para quem não é desse tempo e por isso ignora, é que o que agora chamam água com menor qualidade, dizia eu, a água da fonte da Taipa era de uma pureza cristalina. Vinham pessoas de todos as áreas de Santar à fonte da Taipa buscar água para beber. Pessoas havia, que lhe atribuíam curas para algumas maleitas do fígado.

Agora pelo que ouço dizer, esta água é muito maltratada. É pena que se cuide tão pouco daquilo que é melhor de Santar e dentro do melhor estão as nossas águas potáveis.

Tenho esperança, que num futuro próximo, haja alguém que se lembre de preservar este bem precioso, dos mais preciosos que a abençoada terra nos dá.

Neste sentido, unamo-nos para exaltar estas relíquias que os nossos antepassados nos deixeiram e, por incrível que possa parecer, melhor cuidadas do que actualmente.

As águas com o teu segredo
Para um dia revelar,
Como chega sempre a tempo,
Com calma e devagar,

E dizem que tudo deve
às frutas vitaminadas,
Às uvas e às maçãs,
Da sua terra mandadas.

Anónimo,  13 de agosto de 2009 às 10:30  

Aos criticos,esta-se a dar a conhecer ao "MUNDO"o que de bom há em Santar,fontanarios,agua,beleza etc.e veem logo uns .... denegrir o que foi postado com outros comentarios,não sera por mal,mas!!!

Façam o favor de ser felizes

Vitorino Morais,  14 de agosto de 2009 às 10:02  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Um crítico,  14 de agosto de 2009 às 13:11  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vitorino Morais,  14 de agosto de 2009 às 15:01  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 17:14  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 17:53  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vitorino Morais,  14 de agosto de 2009 às 18:41  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vitorino Morais,  14 de agosto de 2009 às 18:52  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
leão,  14 de agosto de 2009 às 19:10  

alerta aos indigentes
nestes coméntários há palavras máis duras.
acho que devem ser retirados

Vitorino Morais,  14 de agosto de 2009 às 19:28  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 20:11  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Carlos Neves 14 de agosto de 2009 às 20:16  
Este comentário foi removido pelo autor.
leão,  14 de agosto de 2009 às 20:21  

@ carlos neves
obrigado pelo seu atendimento.
isto tem que começar a ser um espaço aberto mas digno de se ler e ver.
atenciosamente

PEDRO,  14 de agosto de 2009 às 21:48  

Nao estou a ver o que de mal estava escrito aqui mas tudo bem..Secalhar algo a ver com politica a criticar uns e outros é que devia ser removido e nao uns simples comentarios a defender um bem essencial do dia a dia. Caro leao ve-se que nao faz mais nada na vida.Vamos ter que começar a ter mais cuidado quando se escreve neste blog ou entao deixar de vir aqui comentar porque quando se defende entresses ,os coments sao removidoS.E nao estou aqui a defender ninguem porque quando fui aqui enxovalhado voces nao tiraram os comentarios pk?? fica a pergunta??

cumprimentos PEDRO PINA

Tó Neves,  14 de agosto de 2009 às 22:44  

NÃO PERCEBO NADA DISTO??!!!!

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 23:51  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  15 de agosto de 2009 às 01:25  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo,  15 de agosto de 2009 às 01:39  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Contestatária,  15 de agosto de 2009 às 11:30  

Sou absolutamente avessa a qualquer tipo de censura. Nem no tempo da outra Senhora fui alguma vez impedida de dizer o que sentia. Expressava, muitas vezes, a minha mágoa pela forma arbitrária que via usar por pessoas que eu estimava devido aos anos de constante convívio profissional
No exercício das minhas funções, nunca deixei de proteger os mais fracos em detrimento dos mais afortunados. Esta atitude, valeu-me o marcar passo na minha carreira, mas dei tudo como bem empregado porque os frutos que não colhi, dei-os a colher áqueles que defendia.

Vem isto a propósito das várias remoções que nestes dois últimos dias se têm verificado em relação, se calhar, a alguns comentários menos consentâneos com a boa educação e correcção a que tdos estamos vinculados.
E muito maior terá que ser o vínculo e a boa educação, quanto maoir é a exposição dos nossos escritos perante as variedíssimas pessoas que nos visitam.

Não li nenhum dos comentários removidos, mas, pela atitude de um ou mais Administradores deste espaço, algo de grave ocorreu.
Fico muito apreensiva, pois havia comentários que foram postados por pessoas que não são anónimas. Contra os anónimos nada melhor se pode fazer, senão banir unilateralmente comentários menos próprios, mas o mesmo já não se poderá aplicar àqules que se identificam.
Sugiro que a esses se dê uma satisfação do porquê da atitude removedora de um texto, que, se não ofendia ninguém ou não agradava a alguém, tem todavia, o direito a uma satisfação.

Por outro lado, poderei não ter razão neste meu desabafo, porque não sendo anónimos, não podem vir aqui verter asua frustação e/ou a sua arrogância. Arrogância que, mais uma vez repito, é característica dos Basófias.

A humildade, ao contrário do que pensam algumas pessoas,não é um defeito, mas uma enorme qualidade que a grande maioria das pessoas não tem.

Já me alonguei mais do que pretendia, mas ainda assim, deixo o meu apoio a todos os Administrados do blog cuja intenção, ao removerem os textos, não teve outro fim senão cuidar para que haja respeito uns pelos outros.
Podemos e devemos dizer o que pensamos, mas ninguém está acima da censura. A nossa liberdade acaba quando a do nosso sesemelhante começa.

Com amizade

Vitorino Morais,  15 de agosto de 2009 às 12:30  

Bom Dia,

Sra Contestatária,concordo em parte com os seus argumentos,no entanto,peço-lhe com toda a humildade que tenha acesso ( se possível ) aos comentários proferidos por mim durante o dia de ontem(14).Em caso algum utilizei palavras menos dignas,aliás,todas elas são expressamente conhecidas no rico vocabulário português e oficialmente aceites( em caso de dúvida consultar dicionário actualizado,claro). Como é óbvio,e perante esta situação,peço a todos os visitantes que analisem os comentários realizados pelo sr. Carlos Rodrigues em sua defesa quando foi severamente criticado por um anónimo ou mais recentemente os proferidos pelo sr. Tiago Sampaio numa discussão "interessante" com o tão aclamado Bao ( não me parece que o termo "fonix" esteja oficializado pela nossa Assembleia,certo sr. Tiago?)

No post em discussão ( fonte da taipa ) sou claramente uma das pessoas que tem superior crédito para falar sobre a mesma,afinal de contas cresci lá e tenho conhecimento da carga histórica em torno da mesma.Dei o meu ponto de vista em relação ao acesso da dita fonte,que não foi "aprovado" por um anónimo(que exponho aqui perante vós tratar-se de uma pessoa com ambições politico/pessoais bastante limitadas).Sou como sabem uma pessoa que não tem o mínimo complexo em assinar por baixo,seja quais forem as palavras que utilizo e independentemente da "figurinha" visada.Isso porque tenho a certeza que só assim se revela realmente o carácter de alguém.Tenho travado algumas discussões com a chamada "escumalha" porque sinceramente é o termo que associo ás pessoas que fazem com que Santar não vá para a frente,as chamadas "altas sociedades" ou simplesmente " burros vestidos " que continuam sistematicamente a ludibriar todos os Santarenses com falsas expectativas e promessas falhadas.E tanto potencial que existe em Santar para evoluir tanto social como economicamente...

Bem,perante isto vou obviamente de deixar de ser seguidor do Indigente,com pena minha porque penso que foi claramente uma lufada de ar fresco que veio contrastar com a monotonia constante sentida por estas bandas.Mas "romperam" claramente com uma escala de valores que se está a degradar dia após dia neste blog.Espero que se divirtam a ler os tão engraçados anónimos que mais não trazem do que mediocridade e falta de nível neste espaço.

Cumprimentos e continuação de um bom trabalho, Vitorino Morais

Tó Neves,  15 de agosto de 2009 às 13:50  

@ Vitorino Morais
Estou consigo, como Indigente estou indignado, pois li alguns dos seus comentários que foram apagados, e não vi neles palavrões ou expressões que chocassem alguém.
Não estou a entender o que se está a passar, mas, e em abono da verdade, desconfio que estão a existir pressões exteriores sobre este blogue.

Há muita gente que não aceita as criticas, e estou a falar desde dirigentes associativos a politicos, ou pertenços politicos, pois um politico de verdade saber ouvir as criticas e usá-las como meio de progredir e defender os seus ideais.

Sinceramente, e mais uma vez, peço desculpa a quem participa neste espaço de uma forma educada e civilizada, mas não sei o que se está a passar, e estou sériamente a pensar deixar de colaborar com o Indigente, e com as associações de Santar, pois cada vez acho mais que há pessoas que não merecem o nosso esforço pelo desenvolvimento de Santar.

Estou indignado... como defende Mário Soares, ao menos deixem-me o meu direito á indignação..

Contestatária,  15 de agosto de 2009 às 16:33  

Primeiro vou responder ao Senhor Vitorino Morais.

Meu caro seguidor, não deve, não pode, nem aceite ser bode expiatório daquilo que há muito se advinhava. Eu própria me insurgi algumas vezes pelos seu tom sobranceiro com que respondia a determinados comentários aqui postados. Tive a oportunidade de ver a contemporização do seu/sua intorluctor, mas talvez devido à sua juventude, o Sr.Morais não acatava de bons modos aquilo a que se costuma dizer: o "direito ao contaditótiro". Não,qero de forma alguma, dizer que o amigo Morais não estava dentro da razão!... Estava, concerteza, dentro da sua razão, que deve ser sempre respeitada. Mas, Meu Caríssimo e muito querido Morais, permita-me que o trate desta forma, a razão não está sempre do nosso lado, mesmo que nós estejamos convictos de que estamos no raciocínio certo(!?). por vezes o que parece, não é. E como já tive oportunidade de aqui deixar expresso, nós nao somos donos da verdade e da razão embora estejamos convencidos de que estamos no caminho certo.
Acho, contudo, que o bom senso retorne, áquilo que se adivinha como um grave conflito, e que espero,redundará em apenas um choque de ideias, o que é muito salutar, pois da discussão nasce a luz.

Peço-lhe, se a isso tenho direito, de continuar com seguidor deste blog. Não me pergunte porquê, mas sempre lhe adiantarei que há muita gente que, em momentos cruciais como é o presente, decide começar a adoptar o divisionismo para, uma vez frutificado este estratagema, venha a reinar, não sei bem onde, nem sobre quê.

Sua verdadeira AMIGA
Contestária.


_______________________________________


Agora, e no mesmo comentário vou responder ao post do Amigo Tó Neves.

Sabe meu amigo que eu comecei a escrever neste blog discutindo e comentando o que eu, em meu entender,achava ser digno de ser comentado. Comentei muitos posts seus, assim como de outros Indigentes. Todos os meus comentários eram direccionados sobre o tema em questão.

Logo a seguir, vinham comentários que, não tendo nada a ver com o tema, chocavam com os sentimentas mais básicos de quem, na sua sinceridade aqui vinha para comunicar. Senti isso muitas vezes na minha própria pele.

Infelizmente, há muitas pessoas nesta bendita terra, que nada sabendo fazer também nada podem dizer.

Em meu entender, nunca os critiquei, porque ninguém pode dar aquilo que não tem.

Os Indigentes ao criarem este espaço, que se diz aberto, não se tem mostrado à altura. Não tem sabido gerir aquilo que criou.

Vem muito poucas vezes a terreiro e quando vem nem sempre é nas melhores alturas nem por doutos motivos, mas isso é outra história. Eu estou atenta e vou tirando as minhas ilacções.

Ao tomar partido e apagar comentários menos circunspectos, perde logo aí, um pouco da sua autoridade, pois que, esta atitude, deveria ter sido tomada logo à primeira prevaricação. Não o foi!.. É como um pai que vai desculpando tudo ao seu filho porque lhe dá jeito, e quando quer tomar uma atitude... é tarde!...

Peço, que não desistam deste projecto. Ele deve manter-se independentemente das vossas posições político/partidárias. Eu também as tenho, mas não as misturo nunca, e mais, nunca troco uma verdadeira amizade por um posto político.
Mais, é agora, nesta fase de eleições, onde cada um está em campos diferentes, que devem mostrar em como a política, não pode, sob pretexto nenhum, sobrepor-se à vossa amizade, ao vosso empenho em elevar Santar à posição a que tem direito por ser terra Nobre e porque tem NOBRES FILHOS.

Com muita amizade
Contestatária

Carlos Neves 15 de agosto de 2009 às 19:01  

@ Contestatária

Chegou a altura de acabar com certas e determinadas coisas que se vêm passando neste espaço. E se as pessoas que comentam não têm educação e não param de vir para aqui discutir o que não interessa discutir, porque aquilo que se pretende é que os cometários versem os temas apresentados e não lutas pessoais e ataques ordinários a várias pessoas, incluindo os Indigentes, se isso não não é regulado por si só, ou seja pelas pessoas que comentam os varios posts deste espaço, então teremos de começar a tomar outras medidas, porque o Indigente não nasceu para isto. Ao longo dos tempos temos vindo a ponderar fechar ou não os comentários e sempre defendemos que com o tempo iriamos vencer quem vem para aqui denegrir este espaço, os seus autores e Santar no seu todo, mas chega-se à conclusão que isso não é possivel, pelo que, outras medidas serão tomadas para combater esse tipo de situações.

Quanto aos Indigentes saberem ou não gerir o espaço que criaram, só tenho a dizer que o Indigente é conduzido de dentro para fora e não de fora para dentro.

Atenciosamente

Carlos Neves 15 de agosto de 2009 às 19:06  

@ A todos quanto comentam neste espaço

Sempre que o vocabulário for menos apropriado e os comentários se tornem dialogos entre pessoas para entrarem em guerras e ataques pessoais, os comentários serão retirados.

Pede-se também que os comentários sejam sobre os posts colocados e não sobre outros assuntos que nada interessam nem vêm enriquecer este espaço.

Obrigado

Contestatária,  15 de agosto de 2009 às 23:08  

Caros Indigentes, agradeço os vossos esclarecimentos e tomo nota dos mesmos, para posteriores situações análogas.

Faço notar, que numa democracia não podem existir dois pesos e duas medidas. Remeto os caríssimos Indigentes para a vergonha que se verificou no caso da CVS, apenas um exemplo, nenhum dos responsáveis veio a terreiro dizer: basta.

Meus caros Senhores, haja equidade, frontalidade e vontade de dizer não quando é necessário, doa a quem doer. É assim que eu considero uma boa gestão seja dum blog seja de um lar, seja de uma grande ou pequena empresa. Digo mais, é nestas pequenas coisas que se pode aferir da compentência ou incompetência de alguém.

Quero que fique claro que estas minhas palavras não são, de todo, uma crítica a nenhum dos membros deste blog, muito embora fique triste por sentir que há qualquer coisa que não está bem.

Titá 16 de agosto de 2009 às 00:03  

Sei de antemão que não se trata de uma medida precipitada. Foi reflectida e dolorosa de tomar e acredito que, esta atitude não peca por falta de equidade, ou de justiça.
O que aconteceu agora e há muito que se adivinhava, foi o atingir de um limite...o limite da paciência.
Apesar de não ser apologista de qualquer tipo de censura ou repressão, acredito que neste espaço há muito que se ultrapassou a fronteira da democracia e da liberdade de expressão, por isso, há muito que se adivinhava um BASTA por parte dos Indigentes.
Este BASTA é pelo bem do propósito a que se destina este espaço e para o qual se predispôs cada um dos Indigentes.
Este BAsta é também pela imagem de Santar e este BASTA é também uma medida pedagógica, de educação.
Que nos sirva a todos de exemplo e que todos os que visitam este espaço reflictam sobre a prestação aqui dada.

Santar Pode,  16 de agosto de 2009 às 10:33  

Só que este "BASTA" veio muito tardiamente, e não me venham falar que foi pensado e repensado, venham antes dizer que só agora é que deu jeito.

Continuo a dizer-me Anónimo até que todos assumam as suas atitudes,  17 de agosto de 2009 às 12:37  

Venho aqui expessar o meu mais verdadeiro NÃO!

Basta de Subserviência a determinadas pessoas, e o que é mais grave, a pessoas que não sendo isentos, vieram, mais uma vez, dizer aqui que já sabiam, que tudo foi pensado e repensado e que o seu final foi retirar.
Mas não foi retirar, foi apagar e se estou errado os Indigentes podem sempre demonstrar que eu não sei pêvas, e só têm um caminho: mostram aquilo que dizem que retiraram. Se isso acontecer, eu venho aqui muito humildemente,pedir desculpas.
Só não percebo porque é que eu não sei o motivo do apagamento dos meus escritos e de outros, e haja alguém estranho a este blog e que apenas se diz seguidora, diga "que sabe de antemão que não se trata de uma medida precipitada. Foi reflectida e dolorosa de tomar (...)"

Afinal em que ficamos? Os que colaboram sabem menos do que aqueles que só muito raramente aparecem e quando aparecem é para dizer que a música é linda e beijos ao meu primo(?)

Indigentes, sejam homens, mas homens que não tenham o rabo preso a nada. Sejam vocês, nem que seja para nos mandar lixar.

Carlos Aurindo 17 de agosto de 2009 às 15:54  

@ atitudes

Como indigente, posso lhe garantir que a linguagem utilizada nos comentários retirados, é de tão baixo nível, diria mesmo vergonhosa, má demais para voltarem a este espaço. Houve alguns visitantes que ainda os leram, caso não acredite, é só perguntar-lhes.

Você deve ser novo neste espaço, porque se não, saberia que a Indigente a que se refere, foi, é e sempre será, desta FAMILIA.

Subserviência? Deve estar a gozar, pelo contrário, por não a praticarmos é que anónimos e niks como você, escrevem neste NOSSO espaço as barbaridades que temos vindo a assistir, a rogo de quem? Porquê?
Cumprimentos:
Ordysi

Tiago Sampaio 17 de agosto de 2009 às 16:54  

@ Continuo a dizer-me Anónimo até que todos assumam as suas atitudes

Caríssimo(a)

Não duvide que esta decisão já não tivesse sido pensada.
Existe, curiosamente, um anónimo que meteu um comentário igual em todos os posts de á duas semanas. É gozo não? Com todos nós! Indigentes e visitantes!
Falta de educação temperadas com os verdadeiros palavrões também residiam...
Gostava de ver este espaço cheio dessas coisas?
Olhe, sabe qual é o problema?
É que agora é que isto vai aquecer, infelizmente, e para que isso não aconteça, maiores medidas ainda poderão vir a ser tomadas, com muita pena nossa.
Para que também não lhe reste duvidas, todos os comentários estão devidamente guardados.


Cumprimentos, sempre a considerar!

Tiago Sampaio 17 de agosto de 2009 às 16:58  

@ Continuo a dizer-me Anónimo até que todos assumam as suas atitudes

Por lapso esqueci-me de lhe dizer, se a Titá não está aqui deve-se a alguém.
Mas descanse que ela tem sempre a porta aberta e lutou e fez muito pelo Indigente.

Titá 17 de agosto de 2009 às 19:39  

O que para aqui vai!...
Antes que a anónima das atitudes invente para aqui mais alguma teoria de conspiração, deixem-me já esclarecer que: Quando digo que sei que esta atitude foi pensada e dolorosa e que o sei de antemão, sei-o eu e todos os visitantes deste espaço que revelaram algum respeito e leitura pelos Indigentes, pois não foram poucas as vezes que estes, em variadissimos post's, alertas e apelos vieram solicitar a urbanidade e a educação, alegando sempre que, apesar de não sendo responsáveis pelos comentários menos próprios, não os eliminavam, porque isso seria contra o principio deste espaço e dos próprios Indigentes. Foram muitas as vezes que eles assumiram que não queriam partir para a censura e filtro dos comentários, por isso, o que eu sei de "antemão", sabe qualquer leitor atento deste espaço.
No entanto, e como já o disse antes, o número e tipo de comentários eram de tal forma indelicados, as atitudes de alguns dos visitantes esquizofrenicos era de tal forma flagrante, que se adivinhava este fim e eu, como visitante deste espaço, e apoiante incondicional dos Indigentes, assumo que apesar de ser contra qualquer censura ou represália, neste caso concreto, concordo com a decisão tomada.
DEixe-me também esclarecer desde já, que na minha opinião é confundido muita vez o papel de colaborador com o do Visitante, levando até outras pessoas a confundir esses papeis. O Colaborador é um dos Indigentes e assina tudo com o seu nome, não anonimamente ...
a si, anonimo das atitudes, vejo como um visitante, não como um colaborador. Tem por isso o mesmo direito que eu: a de escrever disparates, se nos apetecer desde que nunca desrespeite ninguém. (E a mim, nunca ninguém poderá acusar de ter faltado ao respeito a quem quer que seja. Basta abrir o blog e lê-lo com atenção) . Tem o direito de dizer o que muito bem entender e lugar à resposta e eu, como, visitante que o sou agora, tenho direito a ter menos tempo para comentar neste espaço, e até tenho direito de mandar só beijos e abraços para aqueles que me são queridos, e até tenho direito de reservar para mim opiniões mais elaboradas, por receio de deturpações, mau entendimentos, leituras erradas e ficar o tempo que me apetecer na esperança que o nivel por aqui melhore e que ai sim, eu possa dizer o que me vai na alma. Para já, e não sendo eu agora uma Indigente, posso dizer sem qualquer receio, que prefiro guardar os meus comentários para quando o nivel for um bocadito melhor... ou agora, que até nem sou uma Indigente no activo, pode dar uma coisa e começar a responder ao nivel que cada um merece. Gostava disso? Estou certa que não. Por isso, "para grandes males, grandes remédios"

Como disse aqui um dos Indigentes, a minha saída foi temporária e nem é preciso que deixem a porta aberta para o meu regresso. Basta a janela entreaberta, porque tal como combinado pessoalmente com estes, o meu regresso tem data marcada. Mesmo que esse regresso não agrade a todos... como se verifica.
Se por um acaso não voltar a escrever no Indigente, ou a minha colaboração não for mais necessária para este blog, isto ser-me- á dito por um dos Indigentes Colaboradores, não por um Visitante, e mesmo nessa altura, os meus colegas sabem que têm a minha solidariedade e apoio incondicional e que colaborarei com eles e com a Associação no que for preciso. Eu serei sempre uma Indigente de coração, e, mesmo longe e mais distante, seremos sempre uma familia unida.
Espero que com este meu longo desabafo tenha esclarecido também aqueles que me enviaram e-mails sobre o comentário do alegado colaborador e que diziam que os Indigentes me atacaram. NAO. Foi só mais uma confusão entre colaborador e comentador/visitante.
Quanto aos Indigentes, que hoje vieram a "terreiro" Obrigada.
Sem mais demoras, que hoje estou a esticar-me muito para quem é só uma visitante, vai assumidamente, UM beijo enorme para ti meu primo, Um beijo enorme para ti meu grande amigo Carlos, um beijo enorme para os meus queridos amigos Indigentes

Contestatária,  18 de agosto de 2009 às 16:02  

Angustiada e incomodada, é este o sentimento que neste momemto me avassala, porque só hoje me foi possível vir aqui,e só agora dou a resposta que considero meu direito. Fiquei confusa, e peço a alguém responsável por este espaço, que faça o favor de me esclarecer, se a isso se der ao trabalho.

Como é do conhecimento geral, ou pelo menos de quem frequenta este sítio, foram banidos alguns comentários, alguns com assinatura outros apenas com pseudónios ou anónimos.
Houve pedidos de esclarecimentos, que, lamentavelmente, surgiram depois de muita polémica.

Eu que sempre por aqui passei desde o início da criação deste espaço, achei e exprimi inúmeras vezes o meu desagrado pela linguagem que era usada. Nunca foi dada qualquer explicação, por qualquer Indigente, (Vide CVS), salvo o apagamento esporádico de alguns comentários.

Passadas que são várias agressões à Língua Pátria, veio um dos Indigentes deste blog, apagar ou resguardar (?) comentários, que, eu pessoalmente nem sequer li e não posso dizer se continham palavras menos correctas.

Perante o protesto de um dos seguidores autores destes comentários, veio o Indigente Senhor António Neves, dizer-se "Pasmo" por não estava a perceber nada do que se estava a passar, porque nada tinha lido que chocasse o sentimento de alguém.(ler comentário do mesmo).

Vieram depois explicações, tentativas de contemporização, não dando razão a A,nem a B. e,eu pessoalmente, fui uma das intervenientes quase que mediadoras.

Perante aquilo que postei, parece-me não ter sido bem aceite.

O Blog é dos Indigentes. Eu também assim o considero, mas por outro lado, ao pedirem o comentário a quem por aqui passa, os senhores vinculam-se automaticamente a esses pedidos e é vosso dever de ser, no mínimo, cavalheiros com as pessoas que deixam o seu comentário nos melhores termos do que são capazes.

O verniz estalou, fui, nada considerada e mais, fizeram-me entender que pelo facto de eu comentar alguns posts, não sou colaboradora.

Nunca quiz ou pretendi ser colaboradora seja do que for e muito menos deste Blog nem de outro qualquer. Os comentários aqui postados por mim, foram-no sempre no bom sentido e porque é pedido) e sem querer ou pretender que me considerassem colaboradora.

Não é esta a minha forma de estar na vida. Quando quero alguma coisa, tenho dois caminhos: se for um bem que se compre com o vil metal, eu compro, se por outro lado for outro bem e que eu desejo muito, luto lealmente por esse bem.

Verifiquei alguns laivos de sobranceria nestes dois Indigentes a que veio juntar-se um terceiro. Respeito total e cabalmente, a vossa posição, não posso é permitir que alguém, por muito que eu respeite e acarinhe, e tenho-os acarinhado e incentivado,venha tratar-me de forma menos correcta

Não aceito este tipo de comportamento vindo de pessoas que se dizem responsáveis e mais, senhores de tomarem posições, que, tanto quanto sei, outros Indigentes não tiveram conhecimento, nomeadamente o Senhor António Nes, que estava tão surpreso como todos quantos não se aperceberem onde estava o problema.

Não aceito lições vindas sejam de quem for, aceito isso sim, uma convera adulta e sem prepotências, porque tal como muitas vezes já aqui disse, ninguém é dono da razão e muito menos da verdade.

Por tudo o que antecede, despeço-me desejando ao Indeígente as maiores venturas bem como a todos os seus membros e seguidores, um por um.


Um abraço da Contestatária
Contestatária

Carlos Neves,  18 de agosto de 2009 às 17:56  

@ Contestatária

Sinto-me na obrigação de ser eu a responder-lhe a este comentário, uma vez que fui eu que retirei os comentários que levantaram tanta celeuma nestes ultimos dias.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que não faço ideia quem seja, mas reconheço-lhe imensa capacidade critica e uma visão e cultura acima daquilo a que estamos habituados por estas paragens.

Relativamente aos comentários retirados, e que não teve oportunidade de ver, garanto-lhe que se me envergonharam a mim, certamente também a envergonhavam a si. Uns usavam de vocabolário não apropriado e outros não eram mais que somente troca de galhardetes entre uma pessoa perfitamente identificada e um anónimo, incluindo linguagem subjectiva e de várias interpretações. Não justifiquei a retirada dos comentários de forma individual, como é normal os meus colegas fazerem, porque coloquei um comentário direccionado a todos quanto comentam neste espaço (15/08 às 19h06) a avisar que as regras iriam mudar!

Compreendo que cause alguma polémica vir agora fazer aquilo que sempre defendemos não vir a fazer, censurar comentários, porque, e como lhe expliquei no mesmo dia 15/08, sempre pensamos que conseguiriamos de outra forma vencer esta guerra, mas infelizmente temos vindo a assistir a uma onda crescente de comentários menos dignos e que não engrandecem nem Santar, nem este espaço!

Todos os dias somos confrontados com a obrigação de fazer opções e de tomar decisões, eu estou habituado a isso todos os dias, na esfera profissional, familiar e social, e considero que pior que tomar uma decisão errada, é não tomar qualquer decisão! E perante isto, e não querendo mais ver o Indigente ser um veiculo para situações que ultrapassam claramente o objectivo deste espaço, e como tenho responsabilidades acrescidas neste espaço, porque o ajudei a criar, tornando-se assim, um filho para mim, e à semelhança do que faço com os meus filhos, aos quais só quero o seu bem, tomei a decisão de ser o primeiro a iniciar uma cruzada contra o status quo instalado! Mal ou bem, veremos!

Relativamente à sua indignação pela forma como eu disse que o Indigente era conduzido de dentro para fora e não de fora para dentro, sinto muito, mas não poderia reagir de outra forma, porque não aceito que alguém coloque em causa as decisões tomadas pelos Indigentes, porque são eles, mal ou bem, que dirigem este espaço, incluindo até, que algum Indigente ponha em causa qualquer decisão de outro Indigente. Este espaço, é um espaço livre, mas dentro daquilo que é o razoavél! Compreendo perfeitamente, que pessoas como você se sintam também parte integrante deste espaço, o que achamos perfeitamente legitimo, não podemos é, deixar que outros, que não vêm acrescentar qualquer valor a este espaço, se possam sentir também nesse direito! Também a decisão de mudar as regras passa por essa vertente!

Resta-me dizer que, embora não a cohecendo, não me restam duvidas que é uma mais valia para este espaço e que não seja por isto que vai deixar de dar o seu valioso contributo ao Indigente.

Atentamente,

Carlos Neves

Anónimo,  19 de agosto de 2009 às 23:12  

O Tonhé não aparece nas reuniões e depois diz que não sabe o que se passa e que tá incomodado e tal.
O Outro, o mano, diz que tinha que ser e v~em logos os outros a acudir, mas não se percebe nada e voces também já nao sabem o que andam a fazer.
O morais vai deixar de seguir porque não o deixam dizer asneiras e pelo ar, vai fazer queixinhas
A contestatária sente-se angustiada e incomodada porque a falar de atitudes pra cá e pra lá foi apanhada como anónima e depois diz que o verniz estalou ah pois estalou e á muito tempo
falam da linguagem usada e de querermos tirar o tacho ao lixivias mas ser-se maria hoje amnhã conceição e depois Jaquina é de muita cultura...
E a titá decidasse Ou é Indigente ou não é...mas tem que tomar um partido.se ainda não percebeu ainda vai a tempo, aqui todos teem um partido. E o seu qual é?
E os outros indigentes também já largaram o barco?
Isto já acabou foi?Andam todos a fazer birra
Atensiosamente
O Costa

Carlos Neves,  19 de agosto de 2009 às 23:35  

@ Costa

É muito fácil vir aqui ser contra tudo e contra todos. É se preso por ter cão e por não ter. Pois bem, Sr Costa, tinha que ser, sabe porquê? Porque prefiro ser censurado por cortar comentários que em nada dignificam este espaço, do que ter que estar sempre a ouvir que o Indigente é um espaço de má educação e de lavagem de roupa suja. E olhe que durante muito tempo também eu acreditei que as coisas poderiam ser diferentes!

O Indigente não acabou, não vamos fazer esse gosto a algumas pessoas que gostavam que ele nunca tivesse existido, e vai seguramente continuar a prestar um serviço a Santar, que é isso que o Indigente faz, prestar serviço a Santar e aos Santarenses, por muito que queiram dizer que não, por muito incomodo que possa causar!

Anónimo,  20 de agosto de 2009 às 10:43  

Ninguém anda a fazer birra andam mas é a fazer campanha que é daí que vem o poder
Santar é que pode

Carlos Neves,  20 de agosto de 2009 às 11:05  

Podem por favor, comentar sobre a fonte a que é dedicado este post em vez de virem para aqui com manobras de diversão?

Agradecemos

João Canhoto.,  20 de agosto de 2009 às 21:49  

O Sr, Costa é burro, mas sábia toda.

Tó Neves,  21 de agosto de 2009 às 15:51  

@ Sr. Costa:

Para saber que faltei a uma reunião, o sr. Costa sópode ser membro dos orgãos sociais da Banda de Santar, ou alguém da direcção lhe disse que eu faltei, pois éra a unica reunião agendada, mas não lhe disseram porque tive que faltar?
Para a minha falta ser comentada, algo se passa, e leva-me a pensar que os restantes membros da direcção da banda tornam publicas as reuniões, sem antes ouvirem os outros, no que a eles diz respeito!
Por isso Sr. Costa, informe-se melhor, e para lhe ser sincero ainda bem que não fui á dita reunião, pois vem-se discuti-la para a praça publica, e eu não me revejo nessas atitudes.

Atentamente

Enviar um comentário