sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pensamentos

O Mau Também Pode Ser um Bom Amigo

É possível que os maus sejam entre si prazenteiros, não enquanto maus ou nem bons nem maus, mas enquanto, por exemplo, ambos são músicos, ou um é melómano e o outro cantor; e enquanto todos têm algo de bom e nisto se harmonizam entre si poderão, ademais, ser reciprocamente úteis e prestáveis, não em sentido absoluto, mas em vista da sua escolha, ou enquanto não são nem bons nem maus. É igualmente possível a um homem de bem ter um amigo medíocre; cada qual pode, de facto, ser útil ao outro em vista da escolha, o medíocre pode apoiar utilmente o projecto do bom, e este último pode secundar com utilidade o projecto do incontinente e do mau em conformidade com a sua natureza; e desejará para o outro as coisas boas: em sentido absoluto as coisas absolutamente boas e, de modo condicional, os bens que são tais para aquele, enquanto o ajudam na pobreza ou nas enfermidades, e estes em vista dos bens absolutos: como, por exemplo, tomar um remédio; não o quer, de facto, por si mesmo, mas em vista deste fim determinado. Além disso, [o bom pode ser amigo do medíocre] naqueles modos em que também os não bons seriam entre si amigos. Pode um, de facto, ser aprazível não enquanto mau, mas enquanto partilha uma das propriedades comuns, por exemplo, se é músico. Também enquanto em todos há algo de bom; por isso, alguns associam-se, inclusivé, ao homem bom. Ou enquanto se acomodam a cada qual: todos têm, de facto, algo de bom.

Aristóteles, in 'Ética a Eudemo'

Continue lendo >>

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Relatório e Contas 2009 ACI "os Amigos de Santar"


Foram hoje aprovadas em Assembleia Extraordinária da ACI "Os Amigos de Santar" as Contas 2009. É de referir que as contas apresentadas se referem a um período inferior a um ano, visto que a reactivação da associação foi efectuada em 16 de Maio de 2009.
Fazemos questão de tornar publicas as nossas contas porque, nada temos a esconder e pretendemos que o máximo de pessoas possível as possam analisar. As contas interessam essencialmente aos sócios, mas tendo em vista que estas resultam em grande parte da participação do povo, entendemos que lhes devemos essa satisfação.Como presidente da Assembleia Geral desta associação, deixo a todos os que, de alguma forma, participaram o meu

Bem-Haja

Continue lendo >>

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Missa Comemorativa do 18º Aniversário da ACI

Pois é, a ACI atingiu a maioridade, nada melhor para a comemorar do que realizar uma missa evocativa do momento na nossa paróquia, mas uma missa diferente.
Se bem se pensou, melhor se fez, e de facto o resultado foi exposto à vista de quem se dirigiu este domingo, 25 de Abril à nossa igreja matriz. A "furar" a normalidade, desde logo, uma Igreja muito bem recheada de pessoas que movidas pela fé, ou por mera curiosidade, fizeram questão de aí se dirigirem.
Nos "mentideros" da nossa freguesia há muito que se comentava, nem sempre da forma mais correcta, o atrevimento da malta da ACI em andar por aí a dizer que iam cantar uma missa. Mas que loucura, esses gajos que só sabem beber e fumar charros, como é voz corrente na boca de certas pessoas, iam finalmente meter a pata na poça, e ficar ainda mais mal vistos, imaginavam essas pessoas.
Mas felizmente a realidade quase sempre causa desilusão a esses arautos da desgraça alheia, a missa do 18º aniversário da ACI foi um sucesso, foi uma aposta na diferença, mas uma aposta bem pensada, treinada e executada.
Gostaria de partilhar este momento com algumas pessoas, pois foi também delas, uma parte do trabalho e como tal devemos tornar públicos esses agradecimentos.
Em primeiro ao Padre Fernando que ao invés da sua idade, aceitou desde logo o desafio que lhe foi lançado à mais ou menos dois meses atrás, mostrando com isso que do alto dos seus 86 anos ainda consegue entender a modernidade e não teve medo de arriscar, à Dª Rosália que desde o inicio acarinhou a ideia e nos deu força,ao Pablo Panchica, ao Tó Pindalho ao João pela casa, trabalho, paciência e talento que decidiram partilhar connosco, a estes amigos de longa data o nosso bem haja.
Aos colegas cantores da ACI e ao Carlos Pina a minha vénia pois de facto foi um esforço que não foi em vão, mas que foi feito com muito gosto e isso transbordou para fora para quem quis ouvir aquela singela hora de "cantoria".
Aos restantes membros da ACI, que tiveram de fazer o trabalho que nos cabia enquanto estávamos nos ensaios, para eles também o meu agradecimento.
Por ultimo o mais importante agradecimento, o que quero fazer ao publico que com sinceridade e entusiasmo nos brindou com um caloroso aplauso, satisfeitos com o que tínhamos acabado de fazer, reconhecendo o nosso esforço e dando incentivo para experiências futuras, a todos o meu mais sincero obrigado, são momentos como este que nos dão alento a nós, e azia aos nossos detractores, a esses sejam eles quem forem, recomendo uma dose de sais de fruto.

Continue lendo >>

sábado, 24 de abril de 2010

Música de Fim de Semana



Deolinda - Um contra o outro

Continue lendo >>

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Futebol Santar

a bola? em Santar? só na próxima época...
na última divisão distrital!!!

o árbitro parece que estar a apontar o numero de espectadores,
tarefa fácil, não eram muitos!!?

de tão descrentes os jogadores do SCS até rebolavam na lama!!!
ou seria pela falta de honorários???

Continue lendo >>

Convocatória

Continue lendo >>

sábado, 17 de abril de 2010

Música de fim de semana



Wraygunn - Keep On Prayin'

Continue lendo >>

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Petição pelo IC37

Caros Amigos

Está disponível para ler e assinar a petição online: «QUEREMOS A IC6, IC7, IC37»
Esta petição destina-se a pressionar para a construção destas vias, que tanta falta fazem ao progresso da nossa região, para assinar sigam o seguinte link:

http://www.peticaopublica.com/?pi=DESENV

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.
Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigado

Continue lendo >>

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Cultura no interior...

Nos últimos tempos tem-se assistido a uma grande e diversificada oferta de actividades culturais em Santar, sinal de que as associações Santarenses estão vivas.
Santar sempre teve quem lutasse contra as adversidades, sobretudo as sentidas numa freguesia do interior. Interior, onde a cultura ainda é o parente pobre.
Com tal empenho das associações e indivíduos que prezam por oferecer uma vasta oferta cultural em Santar, urge pensar nos equipamentos de apoio, que em Santar são inexistentes.
Não é fácil realizar obras de cultura no interior do país. Se já é difícil fazer obra para atender às questões básicas da população, realizar obras de cultura ainda surge como um luxo, e por isso é digno de enaltecer o esforço das associações e do poder público, na procura de colmatar essa falta.
Santar, com o seu património, as suas tradições, e com os projectos que as associações estão a levar a cabo, poderia ser um “motor” muito importante para o crescimento do turismo no nosso concelho, turismo, que como diversas vezes já aqui defendi, poderá ser uma oportunidade para a criação de riqueza e emprego, na nossa cada vez mais débil economia.
Em jeito de conclusão, é hora de unir esforços, associações e poder público, para que se possam criar em Santar as infra-estruturas que faltam a nível cultural. Mas estes esforços só serão válidos com um bom entendimento entre as diversas associações da freguesia e o poder local, só assim, unidos, se poderá engrandecer Santar e as suas gentes.

Continue lendo >>

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Curtas;

(...) reestabelecida a água!!! tempo de procurar alternativas, ou não??!

(...) "alerta", inscrições abertas para médico de família, já tem???

(...) vamos todos apoiar o SCS, manter-se será importante!!?

Continue lendo >>

sábado, 10 de abril de 2010

Música de fim de semana



Linda Martini- Adeus Tristeza

Continue lendo >>

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Gag's

Em Casal-Sancho

Um homem por causa do vendaval que se fazia sentir,
Prendeu a casa a uma figueira...

Continue lendo >>

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Semana Santa 2010 - Missa da Ceia do Senhor e Adoração do Santíssimo






Continue lendo >>

domingo, 4 de abril de 2010

Páscoa Feliz



O Indigente deseja aos seus visitantes uma Páscoa feliz!

Continue lendo >>

sábado, 3 de abril de 2010

Música de fim de semana

Continue lendo >>

Concerto de Páscoa

Continue lendo >>

sexta-feira, 2 de abril de 2010

5ª Feira Santa






De Quinta Feira Santa o inicio foi assim; mais tarde a procissão dos "Fogarelos" decorreu normalmente. Alguma gente de Lisboa, imigrantes e gente das povoações limítrofes.

É a Páscoa em Santar.

Continue lendo >>

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa - Preparativos




Santar, veste-se para o auge da Semana Santa.

Continue lendo >>