terça-feira, 24 de março de 2009

81º Aniversário da Vila de Santar

Tendo sido no passado sábado 21 de Março 2009 a comemoração de mais um aniversário da vila de Santar, só no dia seguinte tiveram lugar os festejos comemorativos dessa data. Da responsabilidade da Junta de Freguesia, o quadro de festejos não foi de todo diferente do que é habitual nestas datas, as arruadas, o simbolismo do hastear da bandeira, a tradicional missa, o almoço e as actividades lúdicas durante a tarde, recorrendo e bem à "prata da casa", fizeram e bem as suas actuações, a Banda de Santar, o Grupo Cultural e Recreativo de Santar, Grupo de Danças e Cantares "Os Santarenses" e finalmente a coqueluche do momento no panorama musical de Santar, os Viscondes.
Destaco estes últimos por se tratar de um grupo de jovens promissores a que só falta ainda, alguma experiência, mas que com tempo e perseverança e a ajuda de pessoas como o Tó Pindalho ou o Pablo Panchica , apaixonados da musica que saberão transmitir os ensinamentos, assim esta rapaziada os queira receber, mantendo assim vivas as tradições musicais que Santar sempre teve.
Finalizou-se o dia com o tradicional lanche oferecido à população.
Destaco a presença das entidades responsáveis pelos destinos do concelho, Presidente da Câmara e seus Vereadores, o deputado á Assembleia da Republica Hélder Amaral do CDS/PP vários presidentes de Junta e alguns empresários de Santar.
Foi durante o almoço, servido no hotel da Quinta dos Belos Ares, que foi assinado um protocolo com as associações da nossa vila para a utilização do espaço Multiusos a construir no terreno da junta de freguesia no Carvalhinho, espaço esse que Santar já necessita á muitos anos e esperamos, venha a tornar-se realidade.
Gostaria para finalizar de lançar o repto à Junta de Freguesia que irá organizar os próximos festejos do 82º Aniversário (seja ela qual for) de no próximo ano organizar um evento com mais valias do ponto de vista lúdico e cultural, com jogos tradicionais, exposições diversas, mostrando de facto Santar a quem nos visita, o que temos , o que somos, o que nos define como a mais bonita terra do concelho de Nelas.
Não sendo uma critica, há situações em que a ambição nos fica bem, devemos por isso ter a ambição de fazer sempre melhor.

13 comentários:

Anónimo,  25 de março de 2009 às 09:39  

Mais uma vez a Bandeira Nacional foi colocada no lugar errado.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 09:47  

Para quem estiver interessado: Decreto-Lei 150/87 de 30 de Março.
...Artigo 8.º
1 - A Bandeira Nacional, quando desfraldada com outras bandeiras, portuguesas ou estrangeiras, ocupará sempre o lugar de honra, de acordo com as normas protocolares em vigor, devendo observar-se, designadamente:
a) Havendo dois mastros, o do lado direito de quem está voltado para o exterior será reservado à Bandeira Nacional;
b) Havendo três mastros, a Bandeira Nacional ocupará o do centro;
c) Havendo mais de três mastros:
Se colocados em edifício, a Bandeira Nacional ocupará o do centro, se forem em número ímpar, ou o primeiro à direita do ponto central em relação aos mastros, se forem em número par;
Em todos os outros casos, a Bandeira Nacional ocupará o primeiro da direita, ficando todas as restantes à sua esquerda;
d) Quando os mastros forem de alturas diferentes, a Bandeira Nacional ocupará sempre o mastro mais alto, que deverá ser colocado por forma a respeitar as regras definidas nas alíneas anteriores;
e) Nos mastros com verga, a Bandeira Nacional será hasteada no topo do mastro ou no lado direito quando o topo não estiver preparado para ser utilizado.
2 - Em instalações de organismos internacionais sediadas em território nacional ou em caso de realização de reuniões de carácter internacional, a Bandeira Nacional será colocada segundo a regra protocolar em uso para esses casos.
3 - A Bandeira Nacional, quando desfraldada com outras bandeiras, não poderá ter dimensões inferiores às destas.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 11:52  

No que toca á minha pessoa, como Santarense, estarei sempre disponivel para participar em todos eventos em que mostre o que em Santar de bem se faz. Agradecido ao INDIGENTE pela fotografia publicada. Quero tambem agradecer ao Xarila,ao Jorge e ao Couto, assim como a todos aqueles que de uma forma voluntariosa sempre dão uma mãozinha na cozinha.
Cumprimentos:
Ordysi

Anónimo,  25 de março de 2009 às 12:42  

Agradeço desde já a todos os indigentes, por terem criado um espaço, onde se pode pesquisar, consultar e opinar sobre a vila de Santar.

Festejou-se o 81º aniversário da vila de Santar.
Um dia que é de todos os santarenses, mas que não foi para todos.

Vou escrever alguns reparos que espero que sejam levados em consideração no futuro.

11h: Missa na Igreja Paroquial
"Cada macaco no seu galho"
Religião é religião, politica é politica.
Inúmeros agradecimentos à junta e à câmara, porquê?

12h30m: Almoço convívio (por convite)

Como santarense sinto-me no direito de optar em participar, ou não, em todas as comemorações do 81º aniversário da vila de Santar. O que não foi o caso.

- Convites para quem?

. Para todos os comerciantes?
Foi pena é que ou não os conhecem a todos, ou será que foi por mero esquecimento!!!

. Convites para quantos pessoas: um, dois, três, ou para toda a família.

. Moreira já fez parte da nossa freguesia, mas já lá vão vários anos.

. Lamento, num almoço do aniversário da vila dos santarenses, cerca de mais ou menos 50% dos convidados, não o serem.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 14:08  

CARO "ORDYSI" TAL COMO O FIZ COM O INDIGENTE TAMBEM A TI TE TIRO O MEU CHAPEU PORQUE ESTAS SEMPRE PRONTO A AJUDAR TUDO O QUE SEJA PARA PROMOVER SANTAR,JA TE VI EM ASSOCIAÇÕES,NA POLITICA,NOS AMIGOS,ETC.UM BOM EXEMPLO A SEGUIR É PENA QUE AINDA HAJA EM SANTAR GENTE QUE PREFIRA CRITICAR TUDO E AJUDAR NADA,NÃO PRESTÃO.
A PREPÓSITO AS "FEBRAS" ESTAVAM MUITO BOAS.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 14:25  

Deves ter um conhecimento reduzido em relação a mim, porque por exemplo nunca fiz parte de uma associação.

Identificas-te como Basofia e caracterizas-te bem. Entendo essas pessoas, como pessoas que falam, falam e não fazem nada.

Titá 25 de março de 2009 às 15:15  

Apesar de estar longe e não ter participado directamente nesta comemoração, fico satisfeita pelo que, através do Indigente, me chega deste dia.

Tal como o Tonhe, não pude deixar de reparar nas imagens que aqui partilham, no pormenor da Bandeira. Infelizmente, é um erro crasso, que nada tem de pormenor, mas sim de grave e que se vê muito, em todo o país e em circunstancias até mais formais. Santar não foi excepção. Ficou aqui o alerta e estou certa de que não se repetirá.

Tal como o autor deste post, também sinto um enorme orgulho na beleza desta vila, no entanto sinto que nós Santarenses temos uma enorme falta de ambição e que, mesmo quando a há, mais são as vozes criticas do que os braços que a erguem.
Há muito que pudemos e devemos fazer por esta Vila. Há muita necessidade que tem que ser colmatada, muita situação a dinamizar, potencializar.A matéria prima existe, falta a motivação das pessoas.

Independentemente da politica ou da ausência dela, pormenor que, não é de todo uma característica do Indigente, creio que este espaço serve igualmente para se apontar também o que ainda há para fazer e desde já, disponibilizarmo-nos para sugerir e até fazer o que for necessário para o evoluir desta magnifica terra.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 16:06  

CARO BRUNO PINA, "DE ASSOCIAÇÕES NÃO FIZESTE PARTE`"É PENA PORQUE SE CALHAR DAVAS VALOR A QUEM POR VEZES LA PASSA,MAS TAMBEM NADA TE PERGUNTEI!
QUANTO A "BASOFIA" É PARA MIM UM ORGULHO ,NÃO RENEGO A MINHA ORIGEM COMO SANTARENSE QUE SOU.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 23:10  

....Os sinos ja tocão!
....associação em perigo!
....Golpe palaciano!
....Abram os olhos santarenses!

Anónimo,  26 de março de 2009 às 22:51  

Como Santarense que Sou só tenho uma coisa para dizer.
Vamos deixar de nos criticar um aos outros e fazer mais pela nossa terra.

Carlos Rodrigues 26 de março de 2009 às 23:07  

Meu Caro Anónimo

A critica não tem que ter forçosamente uma carga negativa, e senão houver critica parece que passámos todos a gostar de verde ou vermelho.O problema é a intenção da critica, quando é acintosa e destrutiva, feita pelo simples prazer de contrariar. Quanto a fazer algo mais por Santar, o necessário é que se dêem passos nesse sentido, mas passos efectivos, já passou a altura em que só os "bitaites" chegavam, não basta querer fazer alguma coisa pela nossa terra, é preciso fazer, mesmo que possa estar errado, e nessa altura será necessário ter o espírito aberto e a humildade para saber ouvir as criticas e tentar melhorar.

Anónimo,  5 de abril de 2009 às 02:43  

Os sinos tocam levemente, o toque de rebate está a chegar até poque os palacianos já se juntaram para quererem mandar.

Anónimo,  29 de abril de 2009 às 19:46  

É de lamentar que aqui só estejam fotografias dos vips ...
Onde estão as do povos?
Que foi quem pagou ou vai pagar a factura mais ainda que os mantem.

Enviar um comentário