sábado, 28 de março de 2009

Programa da Semana Santa em Santar

19 comentários:

Anónimo,  29 de março de 2009 às 11:28  

Peço daqui um especial favor, aos moradores e outros, para que nas ruas por onde passa a procissão evitem de estacionar as suas viaturas á hora das cerimonias.
Cumprimentos:
Ordysi

Carlos Rodrigues 29 de março de 2009 às 12:30  

A @Ordysi

Tem toda a razão meu caro, é necessário um pouco de solenidade para as nossas procissões da Semana Santa, e nada custa andar mais cem ou duzentos metros até casa, no fundo o sacrifício nem é assim tanto e a saúde até agradece.
A procissão fica de certeza mais solene e organizada.

O BASOFIA,  29 de março de 2009 às 15:37  

!!! carro branco mesmo em frente a Igreja da Mesericordia,MUITO MAL!!!
!!! carros e jipe junto ao muro,MAL!!!
!!! carros na rua(frente ao Zé Maria)mesmo proprietario do carro branco e outros,MAL!!!
!!!tractor tapado em frente onde se vão colocar as imagens(o mesmo do jipe),MAL!!!
!!!carro no terreiro da carvalha,este ja faz parte do roteiro historico da Vila,pelos anos ,a Junta diz que tira,tira,tira,mas vai la ficando mais uma vez.
Até o carro do Sr.Padre ontem (e não só)estava mal estacionado,não há mesmo respeito nenhum.
Um reparo tambem a organização da procissão,aos Srs. e Sras. do "pau" se não sabem perguntei a quem sabe,não é vergonha!!!
fotos,filmes,sim, mas com organização.
cumprimentos.

Rute Loureiro,  29 de março de 2009 às 16:35  

@ O BASOFIA

Aos carros remeto também o meu aborrecimento e com ele também o meu descontentamento por tais comportamentos. Relativamente "ao pau" e porque também o levo, elucide-me quanto à "vergonha" que menciona no seu comentário, porque realmente não estou a perceber. Claro está que há diversas formas de segurar em objectos, como paus, mas haverá sempre quem se encoste a eles de forma a livremente gesticular as mãos enquanto tecem grandes, e na maior parte das vezes, inoportunos comentários.
Mas sejamos livres, de falar e de trabalhar, pois a democracia é um regime de grande valor.

Anónimo,  30 de março de 2009 às 00:12  

Ao pau não comento,mas....

Mais um pequeno,grande reparo,Sra Mesaria, procissões solenes,gente com muito aprumo,e a Sra de capa e "vara" na mão e de sapatinhas brancas,falta-lhe qualquer coisa,não acha!!!

Santarense atento.

Anónimo,  30 de março de 2009 às 21:55  

A junta tira o quê do terreiro da carvalha?
Só se for a tradição da fogueira de Natal.
Um Santarense em Lisboa.

Anónimo,  30 de março de 2009 às 22:10  

Quando será que Misericórdia vai pedir a presença da GNR, para estar presente nas cerimónias da Semana Santa, assim poderia acabar a vergonha dos carros e tractores mal estacionados, (será que multavam antigos colegas).
Um Santarense em Lisboa

O BASOFIA,  30 de março de 2009 às 22:35  

Caro amigo Santarense em Lisboa,é um prazer que comente neste Blog,mas tem que estar mais bem informado,na verdade a GNR esteve lá,mas só foi para desviar o transito,pois havia carrinhas e carros ,muito mal estacionados.
Quanto ao carro do terreiro da Carvalha,nem quero crer que vamos levar com ele por muito mais tempo,tal como diz o ditado"agua mole em pedra dura tanto bate até que fura".
um abraço para si!

Anónimo,  30 de março de 2009 às 22:40  

Também por cá estive a ver as procissões, e como não psso deixar de observar ainda a procissão vai no adro já se fazem tantos comentários inoportunos e indegestos, sim porque acabei de jantar.
Quando abro este blog espero encontrar comentários que espremidos deitem algum sumo,mas nem sempre parece assim. De facto as aparencias em santar sempre foram muito importantes, ou não fossem os basófias. Mas há tanto sapato engraxado que transporta tanto lixo, de sapatinha branca ou vermelho esta srª mesária não é só grande mas também é uma grande mulher, digo isto nem que seja simplesmente por assumir os seus comentários com o seu prório nome, e não aproveita escoder-se atrás de um nome para os fazer.
Parabéns as procissões correram muito bem.
Continuem.

Rute Loureiro,  30 de março de 2009 às 23:03  

Gostaria de partilhar a história das minhas sapatilhas que não são brancas mas castanhas com uma pequena linha creme no seu contorno.
Ao primeiro dia do mês de Setembro de 1949 Kihachiro Onitsuka fundou a Onitsuka Co., Ltd. Os seus ténis foram os oficiais da comitiva Chinesa nos Jogos Olímpicos de 1972.
Aquando da comemoração do 10º aniversário da empresa, o seu fundador decidiu que a mesma não poderia ser um negócio de família mas sim uma empresa que pertencesse a todos os que a constituíssem, funcionários incluídos. Daqui distribuiu 70% das acções aos seus funcionários, metade do capital total foi literalmente doado a funcionários mais antigos como agradecimento aos seus contributos ao sucesso da empresa. Ainda 20% do capital foi oferecido aos funcionários mais jovens.
Os seus lemas eram “correr como um tigre” e “a sound mind in a sound body”, que basicamente quer dizer, no seu íntimo, que o corpo é reflexo da mente.
Kihachiro Onitsuka era, como podem ver, um homem misericordioso, e de certo também usava as suas sapatilhas. Acho até que deveríamos todos comprar umas Tiger, correr como uns tigres e fugir pois como diria Einstein, “Triste época. È mais fácil desintegrar um átomo que um preconceito”.

Anónimo,  30 de março de 2009 às 23:21  

A cor da sapatinha não importa,mas sim o acto onde elas estão inseridas,quanto a "correr como um tigre"cara Mesaria estamos a falar de uma procissão que por sinal até anda de vagar,quanto a Einstein é verdade o atomos vão-se,mas ha certos preconceitos que ainda se usam em procissões daquela natureza.
Eu vi!!!

OLHOVIVO 31 de março de 2009 às 01:16  
Este comentário foi removido pelo autor.
OLHOVIVO 31 de março de 2009 às 01:18  

É pena que quando certas pessoas estão em actos religiosos tenham como superior interesse apreciar a cor das sapatilhas e outros pormenores, que nada interessam, não sei o que os move, de qualquer forma acho que quem tece comentários deste tipo havia de percorrer a Via Sacra descalço e caminhando por cima de coroas de espinhos, talvez assim expiassem uma parte dos pecados.A outra parte deveria de ser expiada à paulada com a vara da Sra Mesária que que porventura certas anónimos gostariam de levar na mão.
Quanto à Sra Mesária, de ténis, descalça , vestida, ou despida, com capa ou sem ela, continue a fazer o seu trabalho sem ligar a atroadas, porque quem a escolheu sabia o que estava a escolher,e tenho a certeza que o tempo vai demonstrar, que não estava errada. Quanto ao remédio para certa azia, Kompensam .

indigente indiferente,  31 de março de 2009 às 02:31  

Progressivamente as visitas me fazem mais faustoso. È com prazer que vejo este projecto avançar, destacando-se no dia a dia de tão nobre terra e com ele nos patentear com fabulosas querelas de mentes antes retraídas ao seu silêncio – Felicito-vos Indigentes, agradecendo ao “meu caro” a invitação e fazendo a promessa de repetir as visitas, se bem que me apraz ir e voltar compassadamente!
Estando numa indecisão em que post tecer as minhas humildes palavras decidi-me por o presente, apesar do “fresco protocolo” me fervilhar a alma, como é de inferir aliás.
Uma vez exaltado o meu contentamento melancolicamente prossigo, com dolência: as comemorações da Semana Santa deveriam ser por todos nós sublimadas, honram a nossa terra alteando-a a valores incomparáveis, por todo o património histórico que se exibe, pela secularidade dos actos e, primordialmente pelas gentes que os continuam.
Não sejamos ávidos e pérfidos com quem nasceu connosco, que percorre igualmente a nossa nobre terra. Sejamos Nobres. A distinção está nos actos, na força dos braços e do intelecto. A meu ver estes são ímpeto principal aos louros. Não me parecendo elegante enredar com negativismos pouco jocosos por cobiça, ciúme ou um genuíno desejo de segurar na “vara” nesta época litúrgica tão distinta, honrada e reverenciada.
O anonimato não deveria servir para despejarmos boçalmente as nossas pequenas frustrações, também porque quiçá não merecemos qualquer louro. Cristo caminhou de sandálias e na Cruz proferiu, por todos nós, “Pai, perdoai-lhes que eles não sabem o que fazem”. Deixo-vos assim, compassadamente, com expectativa de circunspecção e também com a alforria de calçarem o que vos for mais confortável ao pé!!

Alexandre 1 de abril de 2009 às 00:30  
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre 1 de abril de 2009 às 00:38  

Perdoai-lhes Senhor (não as sapatilhas está claro) porque eles não sabem o que fazem e agradecei-lhes o facto de embelezarem tão digníssima manifestação.

Beijos Rutinha

Anónimo,  7 de abril de 2009 às 18:05  

SO QUERO DAR UMA PALAVRA DE DESPREZO A ALGUNS MORADORES DE SANTAR PELO FACTO DE NAO SABEREM NADA DO QUE SE PASSA NA VILA E DEPOIS PREOCUPAM-SE COM PEQUENOS PORMENORES PARA GANHAR PROTAGONISMO. XARILINHA

Anónimo,  7 de abril de 2009 às 18:08  

so mais uma coisa,nao pensem k é pelos carros ou por o k quer que seja. deviam imformar-se melhor sobre as coisas antes de mandar palpites para o ar a falar de uns e outros.Rute um grande beijo e caga para quem em santar se preocupa mais com os teus tenis do que em fazer ago de util pla nossa terra k nos tanto gostamos. xarilinha

Anónimo,  7 de abril de 2009 às 18:12  

A alturas k sinto um pouco de frustraçao de viver na mesma terra k algumas pessoas k infelizmente nela habitam..a terra mais historica,mais bonita da zona centro e temos k levar com meia duzia de parasitas da humanidade que nunca fizeram nada por santar a criticar tudo e todos. vamos tr um pouco de bom senso e olhar para nos primeiro antes de andar a difamar as pessoas.ah e assinem os comentarios para nos santarenses sabermos quem tanto critica e nada faz!! xarilinha

Enviar um comentário