sexta-feira, 20 de março de 2009

Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Santar - Características

O Indigente tem o prazer de vos aqui mostrar um dos mais belos e elaborado edifícios da nossa vila.
Com uma arquitectura religiosa, maneirista, barroca, rococó e oitocentista, situa-se em enquadramento urbano, erguendo-se recuado em relação à principal via da Vila de Santar.
De planta longitudinal composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, com torre sineira adossada à fachada lateral esquerda, sacristia, anexo e varanda alpendrada na oposta. Fachada principal terminada em empena, de frijo e cornija, rasgada de três eixos de vãos: o central, influenciado pela tratadística de Vignola, composto por portal de verga recta, encimado pela janela da sacada, também rectilínea, ladeada por aletas volutadas e sobrepujada por frontão semicircular interrompido. Fachada lateral esquerda com anexos incaracterísticos, resultantes de uma reforma oitocentista/novecentista, e lateral direita de dois panos, tendo no primeiro, um amplo vão em asa de cesto encimado por varanda alpendrada, disposta em ângulo, com guarda em balaustrada de cantaria, onde assentam colunas toscanas que suportam arquitrave e alpendre; o segundo pano é rasgado irregularmente por vãos rectilíneos, no primeiro piso por duas portas e três janelas jacentes e no segundo, por quatro janelas de sacada e guarda ferro. Interior com coberturas de madeira, na nave em masseira e na capela-mor em falsa abóbada de berço, com silhar de azulejos de estampilha de meados do séc. XIX, de padrão fitomórfico. Nave com coro alto, de madeira, púlpito de talha em branco revivalista neogótica, no lado da Epístola em talha barroca, joanina e do Evangelho neoclássico, com efeito de camarim e retábulos colaterais em talha rococó, de um eixo, que se prolongam revestindo o arco triunfal. Capela-mor com duas tribunas laterais oitocentistas de vão em asa de cesto e guarda de ferro, comunicando com a sala do Despacho, e retábulo-mor de estrutura maneirista, em nicho encimado por tabelas, segundo os esquemas da tratadística de Vignola. Estruturalmente a Igreja influenciou profundamente a Igreja da Misericórdia de Mangualde, construída cerca de um século depois…

in “Município de Nelas – Património arquitectónico”

4 comentários:

Titá 20 de março de 2009 às 11:30  
Este comentário foi removido pelo autor.
Titá 20 de março de 2009 às 11:32  

Não há dúvida que a Misericórdia de Santar é um edificio rico e belo. Talvez dos que mais admiro nesta vila, no entanto, ou talvez por esse mesmo motivo, tenho que fazer aqui um alerta: é premente, urgente, indispensável e adiável que se façam obras profundas neste edificio, que está a ficar degradado a olhos vistos e que seria um crime que os habitantes de Santar permitissem a sua ruína.
Sempre que se aproxima a Páscoa, receio sempre que o coro alto da mesericórdia ceda com todas aqulas crianças. Por FAvor, restaurem a Misericórdia.
É um mês dedicado à vila e ao aniver´sario desta. Um Mês de comemoração, não vou adiantar-me muito mais nesta critica, mas prometo que utilizarei o Indigente para repetir este ALerta que considero URGENTE.

Anónimo,  27 de março de 2009 às 12:51  

É pena que apenas mostrem as fachadas, deveriam mostrar também o telhado que está à beira do culápso. Se o telhado for abaixo toda a beleza deste idifício deixa de existir façam alguma coisa para que isso não aconteça.
Dirígido à Santa casa da Mesericórdia.

Anónimo,  7 de julho de 2011 às 21:28  

Santar, é a Vila mais bonita do país, pois tem vários edificios de alto gavarito, só quem não conhece.Se por ventura o telhado se encontra nessas condições, aqui deixo um apelo ás entidades competentes para o efeito"Vejam essa situação façam o favor"
S.João da Madeira
ManuelTavaresPereira

Enviar um comentário