segunda-feira, 23 de março de 2009

(In)Diferentes...

Quem por este espaço navega, não pode ficar indiferente à grandeza de Santar, à sua beleza, à sua história, às suas tradições, à sua imponência. Mas também não pode, e não deve, ficar indiferente ao que se tem feito, ou não, pela sua divulgação, pela sua promoção e pelo seu desenvolvimento. Não podemos, de forma alguma, ficar contentes com o mero papel de "cartão de visita" do concelho, chavão tantas vezes apregoado pelos nossos responsáveis politicos, sem que esse papel seja efectivo, e sem que nada se faça para o concretizar de forma convincente. Falta, claramente, a definição de uma estratégia para tornar Santar naquilo que efectivamente pode ser, falta um plano que possa traçar as directrizes que levem a tirar partido de todas as suas potencialidades no sentido de afirmar esta terra como um polo de atracção, capaz de atrair visitantes, capaz de ser dinamico, capaz de vender o seu produto e de gerar riqueza. Hoje o mundo é marcado pela estandardização, face visivél de um processo de globalização imparavél e inevitável. Perante este cenário, surge como inevitável, que o processo de diferenciação se faça pelos factores contrários, ou seja, pela especificidade, pelo pormenor, pela unicidade. É ai que reside o principal motivo que me leva a escrever desta forma, Santar é portador dessas caracteristicas, é diferente, é unico, e como tal tem todas as condições para se diferenciar e de se afirmar. No entanto, e infelizmente, os tempos passam e as oportunidades também, e nem nos podemos queixar da iniciativa privada, aquilo que nos podemos e devemos queixar é da falta de iniciativa de quem a deveria ter e não tem...

7 comentários:

Catarina Pereira 24 de março de 2009 às 00:42  

Correcto, é preciso mudança, e mudança é sinónimo de algo diferente e simples, tudo que é simples é diferente, ser simples não é fácil, mas por mais incrível que pareça é simples.
Aproveitar o que esta feito e adicionar coisas novas (simples) porque ser simples sinónimo de sucesso.

Catarina Pereira 24 de março de 2009 às 01:02  

Como é óbvio sem plano, o plano é falhar " Jim Rohn".
Preciso trabalho de equipa remar todos no mesmo sentido, independentemente dos factores adversos, discordâncias, problemas, etc... só assim podemos levar o barco a bom porto e o caminho é simples mas não fácil. Abraço a todos.

OLHOVIVO 24 de março de 2009 às 22:34  

Eis que um determinado lobby politico chega ás páginas do Indigente e é simples saber quem são. Tenham mas é juízo, pois tiveram a vossa oportunidade e simplesmente não a souberam aproveitar.
Falando em simplicidade e em processos simples logo se vê qual o vosso objectivo, mas não se esqueçam que os inimigos de hoje podem ser o aliados de amanhã, assim haja estômago para isso e pelo que sei há quem tenha estômago para isso e muito mais.
O resaibiamento e a dor de cotovelo ficam-vos tão mal , um pouco de bom senso e decência ficam sempre bem, mas infelizmente ás vezes as pessoas não vêem para alem do seu próprio ego.

Tiago Sampaio 24 de março de 2009 às 22:52  

@ Olhovivo!

Obrigado pelo apoio.
São pessoas assim que nos dão força para continuar.
Será que também já não tiveste a tua oportunidade?

Fica a questão...

Anónimo,  24 de março de 2009 às 23:54  

COMO SANTARENSE QUE SOU E DO QUAL ME ORGULHO MUITO GOSTAVA QUE ESTE BLOG,PARA O QUAL MAIS UMA VEZ TIRO O CHAPEU PELO TRABALHO REALIZADO EM TÃO POUCO TEMPO, NÃO DESCAMBASSE PARA COMENTARIOS MENOS PROPRIOS,ESPECIALMENTE POLITICOS,QUE NÃO SÃO MAIS QUE PURA ESTUPIDEZ DE QUEM NÃO SABE FAZER MAIS NADA.

Carlos Neves 25 de março de 2009 às 08:45  

Caro Olhovivo,

Gostaria de afirmar que os objectivos a que se propõe o Indigente ultrapassam claramenete os da esfera politica. Aquando da sua criação ficou claro que não seriam esses os nossos objectivos, que não iriamos utilizar o blog para fazer politica, independentemente de ser ou não apoiante de alguma força politica,de se ter ou não alguma ambição nessa area. Os objectivos a que se propõe o Indigente são unica e simplesmente os de promover Santar, a sua história, as suas tradições e a sua cultura. Mas também não pode e não deve este espaço, não contribuir para uma discussão aberta e séria acerca das opções que são tomadas e do que se faz ou não pelo crescimento e desenvolvimento de Santar. Em nome pessoal e como membro fundador deste espaço, devo dizer que aquilo que defendo e aquilo que escrevi não é mais do que o que venho defendendo à muitos anos, seja em conversas de amigos, na praça pública ou em locais de discussão politica. Também aquando da criação deste espaço, os seus fundadores se comprometeram a responder a provocações e a comentários menos dignos com altivez e com o sentido do dever que este espaço deve contribuir também para que as discussões em torno dos temas abordados seja efectuada de forma diferente aquela a que muitos se habituaram ao longo dos tempos.

Anónimo,  25 de março de 2009 às 15:07  

Ainda bem que por enquanto se podem dar umas pedradas no charco. Não podem vir para aqui, logo que surja alguém com opinião, dizer que são lobbies e politicos. Santar precisa de discussão, de acção e não de andarmos para ai a tirar o chapéu aos senhores da terra. Isso foi no passado. Já agora para os olhos vivos e para os olhos mais ou menos viciados, porque não dizem que o post sobre a Festa da Vila não é mais que um tomar de partido por um partido, ou será que não é ser partidário mesmo que não seja do partido??? Força Indigentes, para a esquerda e para a direita sem esquecer o centro!

Enviar um comentário