sexta-feira, 3 de julho de 2009

Sporting Clube de Santar

Julho será o mês dedicado ao Sporting Clube de Santar, uma das mais importantes colectividades de Santar e que no próximo dia 27 completará 32 primaveras.

Pretende-se, para além de recordar a história do SCS após a sua fundação , de recuar muito para além disso, e aproveitar para trazer a história antes da fundação do clube. Certamente que existem diversas pessoas que poderão contar como era antes da fundação do SCS e certamente que haverão imensas histórias para contar e pessoas para recordar.

O Indigente lança o apelo a todos quanto tiverem algo para contar, os que têm acesso ás novas tecnologias que o façam directamente, quem não tem esse previlégio conta com os Indigentes para fazerem chegar a este espaço a suas histórias, para que colaborem, no sentido de se poder efectuar uma recolha abrangente e que possa mostrar a todos a história desse jogo que arrasta multidões, na nossa terra.

9 comentários:

Carlos Aurindo 3 de julho de 2009 às 10:32  

Caro Indigente Carlos Neves

Em primeiro lugar quero fazer um reparo á idade de fundação, porque o SCS foi oficializado em 77 e não fundado. Muitos anos antes já o Santar competia com outras equipas da região com equipamentos á sporting.
Em segundo lugar não me parece que seja fácil fazer uma "recolha abrangente", como a que o Indigente fez com a Banda, porque, para o actual presidente do SCS, o Indigente é "persona non grata".
Em terceiro lugar desejo toda sorte do mundo ao SCS e que conte muitos anos de vida.
Cumprimentos:
Ordysi

Anónimo,  4 de julho de 2009 às 11:35  

Ao Sr.Ordysi(Carlos Aurindo)
Misturar alhos com bogalhos é de muito mau gosto.
O SCS é uma associação com história ,para os Santarenses,para o Concelho ,para o Distrito etc.
Para o Indigente um dos seus propósitos "era" divulgar Santar no seu todo.Eu digo "era" porque me parece que já não é.
O Sr.é um indigente fundador,não deve fazer pressão para nada ser divulgado,porque não é nem numca sera o dono da razão.
As suas questões pessoais serão contra o Presidente do SCS ao que me parece, mas até aí o Sr.tem um local próprio para manifestar o seu descontemtamento se não o faz é porque não quer ou não pode.
Ao que sei o Sr.é o Presidente da ACI"AMIGOS DE SANTAR",não vou nem devo julgar a associação por si(Carlos Aurindo)nem como é que o Sr. lá chegou.
Sinceramente para TODAS as Associações de Santar desejo a maior projecção do Mundo,que levem bem alto o nome desta maravilhosa vila
de Santar.

Santarense

Tiago Sampaio 4 de julho de 2009 às 16:56  

@ Anónimo

Gostaria de esclarecer que o Carlos Isidro não é fundador do Indigente.
Além disso, creio que o Indigente já levantou muita cinza que mais ninguém ousou levantar.

Acha isso um mau trabalho?
Mas também contamos desde já com o seu apoio por um só fim. SANTAR.

Cumprimentos.

S.C.Santar 5 de julho de 2009 às 22:04  

Comunicado da Direcção do Sporting Clube de Santar

5 de Julho de 2009

- Relativamente ao comentário do Sr. Carlos Aurindo no Blog “O Indigente”: “Em segundo lugar não me parece que seja fácil fazer uma "recolha abrangente", como a que o Indigente fez com a Banda, porque, para o actual presidente do SCS, o Indigente é "persona non grata".”

A Direcção do Sporting Clube de Santar vem por este meio repudiar este comentário. Não chegou ao nosso clube, quer em termos formais ou informais, qualquer pedido de esclarecimento sobre a história do Santar. É por isso de mau tom partir-se do princípio que o Presidente do Santar não colaboraria por considerar o “Indigente” como “persona non grata” quando nada lhe foi pedido. O Santar independentemente de questões pessoais ou políticas teria todo o gosto em facultar a informação que nos fosse pedida e como tal independentemente das crenças que o Presidente da nossa instituição possa ter sobre determinado meio de comunicação social, instituição, etc consegue separar as suas questões pessoais das questões associativas.
Por esta razão parece-nos que é este Sr. que considera o S.C. Santar como “persona non grata”. Mais nos revolta este comentário por o mesmo ser escrito por um dos colaboradores do blog. Se as pessoas que fazem parte do blog, são capazes deste tipo de “discriminação” não se podem depois admirar que o blog que representam não seja tido em consideração como deveria pela nossa instituição. Independentemente disto temos todo o gosto em colaborar e assim sendo informamos que no nosso blog está a informação que conseguimos recolher sobre a história do S.C. Santar.( http://scsantar.blogspot.com/2009/05/historial.html). Para além disto o historial do nosso clube esteve exposto na recente Semana do Município.
Isto leva-nos a pensar que o Sr. Carlos Aurindo está muito mal informado, ou então a agir mesmo de má fé.
O Sporting Clube de Santar continua ao dispor do “Indigente” ou qualquer outro meio de comunicação, para prestar esclarecimentos sobre os mais variados temas.

- Relativamente ao texto do Sr. acima citado no blog “Podemos”: “Desta feita queria questionar a actual Junta sobre investimentos. Como pode a Junta de Freguesia pagar a cobertura das bancadas do SCS e a carrinha de transporte de crianças dormir na rua? Com que critério é elaborado o plano e orçamento anual? Quais os montantes/subsídios atribuídos ás diversas Associações? Há ou não um tratamento, por parte deste executivo, diferenciado ás várias Associações da Freguesia?
Com que propósito?
Eleitoralista?”

A direcção vem esclarecer que a obra da cobertura da bancada central é comparticipada maioritariamente pela Câmara Municipal de Nelas com a alguma ajuda da Junta de Freguesia de Santar. Para que todos percebam, não é a Junta que está a pagar a bancada. Ficamos até satisfeitos com o elogio que sem querer nos fez, pois esta obra é sinal do bom trabalho desenvolvido pela direcção e é sinal do bom relacionamento que temos com as entidades oficiais. A nossa direcção nada tem contra as outras instituições, mas vai continuar a trabalhar em prol da instituição que representa, pois são obras que ficam em Santar. Quantos aos subsídios, cada um que defenda a sua “dama”.

Aproveitamos para agradecer o apoio que a Câmara Municipal de Nelas e a Junta de Freguesia de Santar nos têm concedido.

Não queremos polémica com ninguém e estamos aqui para ajudar outras colectividades como já fizemos anteriormente (por exemplo dos transportes). Não aceitamos é que sejam ditas mentiras acerca do nosso clube.

A Direcção do Sporting Clube de Santar

Condessa das Fontanheiras,  6 de julho de 2009 às 11:58  

Parece-me este comunicado de bom tom e chegado em boa hora.
Parece-me até, que as pessoas representantes das colectividades Santarenses se devem prezar por uma apresentação digna de entidade dirigente, evitando colocar a imagem da "sua instituição" em jogo.
Cumprimentos da Realeza

Carlos Aurindo 6 de julho de 2009 às 12:20  

@ Direcção SCS

Gostei de ler neste Vosso comentário a desmarcação feita ao Manuel Pereira. Como Indigente quero agradecer a Vossa disponibilidade para facultar ao Indigente material da história do SCS. Claro que após a sua oficialização, o SCS, terá mais ou menos documentada a sua história, o mesmo não acontece com a sua história anterior a essa data.
Do pouco que se conhece, são algumas fotografias expostas na sua sede, que não têm data ou legendas. Quanto a taças ou troféus também pouco se sabe, porque estão bem arrumadinhos.

Quanto a eu considerar o SCS "persona non grata", segundo os Srs., só se for esta Direcção que me tenha como tal, porque as anteriores não tiveram razão de queixa.

Do meu comentário no blog "PODEMOS", a questão foi posta á Junta de Freguesia e não SCS, logo para mim tudo que a Direcção do SCS consiga para engrandecer o seu equipamento desportivo, terá da minha pessoa toda a consideração e simpatia.
Não é mentira, que a cobertura das bancadas, foi obra apresentada como sendo obra da Junta.
Parabens, porque nesse aspecto a Vossa Direcção tem trabalhado muito bem.

Tambem não é mentira, que o Vosso Presidente (Manuel Pereira), tenha dito em publico mais do que uma vez, que o Indigente deveria estar fechado, pois na sua opinião, a divulgação de Santar e suas gentes não necessitam de um espaço assim.

Quero por ultimo desejar ao SCS muitos anos de vida.
Cumprimentos:
Ordysi

Titá 6 de julho de 2009 às 13:03  

Segui o conselho da Direcção do SCSantar e fui consultar os dados históricos no site do clube.
Tal como o Carlos Aurindo,também eu não pude deixar de reparar numa lacuna factual que se prende com a história anterior à oficialização do clube.
Sem a boa vontade,dedicação e empenho pessoal de um pequeno grupo de Santarenses ( alguns já nem estão entre nós) que por amor à terra tudo fizeram , talvez essa oficialização nem acontecesse.
Felizmente o SCP guarda um registo desses tempos, das imensas burocracias necessárias e soube atempadamente felicitar esses Homems, congratulando-os pelo empenho na criação de filiais.
É lamentável que se omitam determinados factos da história da Vila, os quais infelizmente se irão perder na memória dos que por ela lutaram.
No entanto, congratulo a Direcção do SCS pelo seu comunicado e agradeço já a boa vontade e a promessa manifestadas para a partilha de informação com o Indigente.
Fico a aguardar, com profunda curiosidade a explanação desse material, dessa história e quem sabe, com alguma outra boa vontade, a justiça a nomes de pessoas a quem o clube deve muito, seja finalmente exposta.
Para quem não entenda do que falo, deixo já aqui um pequeno pormenor: Quando o ano passado o Senhor Presidente do Clube foi a casa do meu pai, receber o pagamento das quotas, tive oportunidade de lhe dizer pessoalmente, o que achava da omissão de certos factos históricos sobre o clube. Falei-lhe de alguns nomes e expus-lhe a situação. Percebo por comentários anteriores que não é um fã do Indigente. respeito a sua opinião, mas como lhe disse o ano passado, continuo a aguardar que aqui ou no site do Clube se faça justiça aos nomes daqueles que deram tudo o que tinham para que hoje existisse o SCSantar.

Tó Neves,  6 de julho de 2009 às 14:51  

O propósito de solicitar informação e imagens do Sporting Clube de Santar, é o de enriquecer a história das associações de Santar, neste caso do SCS, ao "jeito" do que se fez com a banda.
Com a ajuda do "indigente" obtiveram-se histórias e imagens que enriqueceram e documentaram o historial da banda.
O mesmo se pertende agora com o SCS, a recolha de informação e imagens que andem dispersas, sobretudo pelos santarenses que passaram pelo clube, fossem eles dirigentes ou jogadores, e que ajudem a melhor compreender a história do clube antes da sua oficialização, pois a partir dai é muito mais fácil recolher elementos, aliás estes já estão no blogue do clube.
E penso que, como se fez com a banda, toda a informação e imagens, serão postas á disponibilidade do clube, para assim enriquecer o seu historial.

Como exemplo, a foto que publiquei, e que retirei das "Memórias do Pirolito".

Lembro-me, quando éra criança, de a "sede" - que éra mais uma arrumação - ser numas lojas na casa do "menino", onde estavma as chuteiras, bolas e demais material.
Também me lembro, que antes da oficialização e nos anos que se seguiram, os emigrantes traziam ofertas ao Santar, sobretudo bolas de futebol.

Tenho 38 anos de idade, e lembro-me de alguns destes promenores, do que não se lembrarão pessoas mais velhas? Que poderão assim contribuir para o enriquecimento do historial do "S".

Unknown 10 de julho de 2009 às 21:17  

é pena fazerem a festa neste dia!!! porque maior parte dos conterraneos nao se encontram em santar!!!!
como por exemplo o meu caso...
gostaria muito de assistir mas infelizmente nao posso!!!
kuando fizerem festas pensem em fazer no mes de agosto pois é o mes onde maior parte das pessoas estao de ferias!!!!

cumprimentos

Enviar um comentário