terça-feira, 13 de outubro de 2009

No dia 12 de Outubro de 2009 nasceu um novo dia

Pois é, todos os que tiveram a sorte de acordar na manhã, ou quem sabe tarde, deste dia constataram que afinal pouco havia mudado, mesmo que a mudança fosse mínima, tomei consciência de que era um dia novinho em folha, que só dependia de mim fazer com que houvesse diferença e esse dia se transformasse num dia único e inesquecível.
Quero com isto dizer, que só depende de cada um de nós, poder alterar o estado de todas as coisas, o nosso empenho pode e deve ser a mola impulsionadora da mudança, seja ela, social, cultural ou politica.
Como concorrente no ultimo acto eleitoral, do qual o partido que representei saiu com uma pesada derrota, não posso ter agora a ousadia de achar que todos estavam errados e só eu certo, e que todos os que votaram num partido que não o meu , são uns bandidos,nada disso.
As eleições são talvez o maior momento de expressão democrática a que temos acesso, e na maioria das vezes desperdiçamos essa oportunidade, de tal forma estamos enquistados numa luta quase sempre pessoal, entre os que estão do meu lado ou contra mim, esquecendo qual a razão maior para esse "momento da verdade", tão cegos que ficamos no remoer de ódios sem sentido.
Todos os que concorremos numas eleições como as do ultimo domingo, devemos nortear essa atitude por razões que sejam válidas, pela crença de que podemos fazer diferente, quem sabe, talvez melhor, já se o fizermos por outros motivos menos nobres, corremos o risco de defraudarmos as nossas próprias consciências,tornando as nossas intenções vãs e inúteis.
Tudo o que foi dito de bom e de mau durante os 15 dias de campanha, deixa desde a manhã de ontem de fazer sentido para uns e tornou-se na carga que terão de transportar durante quatro anos para outros.
Cabe-nos o papel de auxiliar com atitudes, aqueles que democraticamente foram eleitos, deixando que daqui a 4 anos a nossa balança volte a pesar os prós e os contras e a nossa opinião seja nessa altura soberana dos nossos actos.
Até lá e no que me toca pessoalmente, a manhã do dia 12 de Outubro trouxe-me uma Presidente da Câmara que também é a minha assim como um Presidente da Junta que também é o meu, que se comprometeram a "governar-me"assim como a todos os cidadãos do meu concelho e freguesia, por igual e sem distinção partidária.
Não devemos porém, como não o farei,calar a nossa opinião, ou direito sempre que entendermos necessário, desde que os motivos tenham validade , não somente por embirração, inveja ou dores de cotovelo.
Deixo pois pela ultima vez um repto a todos os que escrevem aqui n'Indigente, saiam da trincheira que escolheram, porque a guerra já acabou, respeitem os vencedores e os vencidos, porque a luta é feita de batalhas que se ganham e perdem, e tornem todos os novos dias de hoje em diante únicos, irrepetíveis e inesquecíveis, só depende de cada um de nós.

Atentamente

51 comentários:

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 02:00  

é so cabeças no café do ferreira

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 02:02  

o pessoal do indigente, jornal santarense, etc... queria tomar de assalto o poder politico, correu mal...

António Neves,  14 de outubro de 2009 às 09:05  

Carlos, obrigado pela tua reflexão, assim dá vontade de fazer politica.
Vamos agora arregaçar mangas para uma freguesia e um concelho melhores.

Um abraço amigo

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 10:07  

É assim, desta forma, que os verdadeiros democratas devem reagir quando, na política, como noutras situações em que a vida nos coloca, não atingimos os objectivos a que nos propusemos. Não se deve falar em derrota, porque considero que quando se parte para um projecto que no final não foi conseguido, em preferia dizer: Os objectivos não foram atingidos, ficarão em standbay.?!
O comentário do senhor Rodrigues, demonstra isso mesmo. Vejo que tem um grande fair play e sobretudo a hombridade de cumprimentar lealmente aqueles a quem o projecto foi conseguido com êxito.

Ouros projectos surgirão, e há que enfrentá-los sempre com esse estado de espírito e esse comportamente, porque o povo não é estúpido, e ao contrário do que meia dúzia vomita, ele não se deixa ludibriar.

Viva a Democracia

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 10:46  

Cumprimentos ao Carlos Rodrigues.
de ti nao era de esperar outra coisa.
espero que todos sigam a tua ideia e que ajudem com criticas positivas a desenvolver a nossa Terra.
Tenho a certeza que quem não subscrever este teu comentario e continuar a enveredar pela má lingua não terá lugar em Santar
Cumprimentos

Carlos Aurindo 14 de outubro de 2009 às 11:20  

@ anónimo das 2:02

caro anónimo, pode-me justificar o porquê do seu comentário?
se não vejamos:
os indigentes, começando por mim, a única motivação ao escreverem neste blog é, de acordo com os princípios d'O Indigente, somente a divulgação/discussão mais alargada de Santar. como várias vezes já o escrevi eu, fui um dos Indigentes convidado, tenho responsabilidade em duas ou três rubricas aqui postadas, mas fui aqui ene vezes criticado e mal tratado, a par de outros Indigentes, por anónimos como você. vocês sim é que denegriram com a vossa língua suja e falta de educação este espaço, que é de todos os Santarenses. digo-lhe que recorrer ao anonimato não é mais do que um acto de covardia, maldade e hipocrisia. posso-lhe assegurar que os comentários retirados por mim e pelos outros Indigentes, são de uma linguagem muito imprópria, pouco dignificantes de pessoas que se dizem Santarenses. se um dia sair do anonimato poderá, se o entender, consultar os comentários retirados e ver, se tivemos ou não razão.

como deve saber o SANTARENSE é um jornal que estava moribundo, a anterior Direcção já não o publicava á mais de 6 anos.
por diversas vezes o Presidente da ACI e Director, o quis "despachar", entregaria-o a quem a ele se dirigisse. acontece que eu sou um dos sócios fundadores, não poderia concordar de forma alguma com o que se estava a passar. depois de ter falado com todos os Fundadores e ter reunido um grupo para "pegar" na ACI, decidiu-se falar com o Sr. Abade para marcar eleições. depois de ter estado afixado as convocatórias, a essas eleições só concorreu uma lista, você não pode dizer nunca que a ACI foi tomada de assalto, senão aonde estava a sua lista ou outra qualquer?
a ACI é uma Associação da qual eu tive o prazer de a ajudar a fundar e neste momento ser o seu Presidente da Direcção. a ACI já por diversas vezes demonstrou que em Santar há um lugar de direito próprio, quanto mais não seja fazer chegar Santar aos quatro cantos do mundo através do SANTARENSE.

pense bem antes de proferir palavras em vão, você nem ninguem AMA mais Santar do que nós.

cumprimentos:
Ordysi

P.S. já agora deixe-se ser covarde e assuma-se dando a cara

Titá 14 de outubro de 2009 às 11:30  

Há muito que tenho evitado dizer o que quer que seja no Indigente, mas hoje, ao ler o Post do Carlos Rodrigues não consegui deixar de sentir um imenso orgulho neste Amigo de longa data e aqui proferir algumas palavras.
Carlos, mais uma vez tiveste à altura dos acontecimentos com imensa ombridade e dignidade. São pessoas como tu que podem usar a palavra democracia e verticalidade na sua verdadeira ascençao.

Quero deixar também umas palavras ao CArlos Aurindo: Amigo por favor, ignora a mesquinhez. Nada tens que justificar ou provar. A Tua capacidade de luta e a tua cidadania civica está provada desde o momento em que contra tudo e todos, decidiste com os restantes elementos, arregaçar mangas e pegar em algo que estava moribundo e passar por toda uma série de afazeres e responsabilidades em prol de um povo e em prol dos que lutam lá fora pela vida.
Podias, como tantos outros, fingir que nunca existiu o Santarense, mas em vez disso SAntar já tem outra vez um Jornal e isso só pode ser motivo de orgulho para todos.

Continuem assim
Continuem com o bom trabalho
Vocês são pessoas extraordinárias!

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 12:33  

antes das eleições nao havia democracia, depois de perderem ja há... deixa me rir

Carlos Rodrigues 14 de outubro de 2009 às 12:55  

@ Anónimo das 12:33

Meu caro

Se o seu comentário se refere ao post aqui colocado pela minha pessoa, desafio-o a provar o sentido da sua afirmação.
Quando, como, onde e em que condições ouviu da minha boca questionar a democracia, de quem, antes e depois das eleições.
São pessoas como o senhor que me deixam a pensar se vale mesmo a pena, mas creio no final, que mesmo podendo ser maltratado vou manter a postura em que acredito.Já agora também acho que se deve rir, porque rir faz bem e pode ser que dissolva o fel que parece trazer acumulado.

Atentamente

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 12:58  

Titá, li o teu comentário, e concordo com o que aqui deixaste, não em tudo mas em grande parte. Já deixei ao Senhor Rodrigues as palavras que ele merecia: Respeito e incentivo à continuação do seu ideal.
Em democracia, é uma honra saber perder, O Senhor Rodrigues, como sempre, com o seu charme e educação, soube vir aqui dizer isso mesmo: DEMOCRACIA.Um beijo para ti, Titá

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 13:19  

sabe que na politica, nao é preciso escrever e falar bem mas sim ser objectivo e pratico, e manias deixadas para tras... viva o lixivias

Titá 14 de outubro de 2009 às 14:24  

Concordo com o Rodrigues, riam, que rir faz bem e talvez destile o fel que caracteriza as vossas palavras.

Agora vou, tenho outras polémicas para resolver no meu blog...desta vez por causa da Maitê Proença...tonta

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 14:47  

SANTAR FICARÁ BEM SERVIDO...
VENHA O RELVADO PROMETIDO PARA O ESTÁDIO...
A CURTO PRAZO E NÃO DAQUI A 4 ANOS PERTO DAS PROXIMAS ELEIÇÕES...

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 15:05  

...ai a Maitê Proença!!!

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 15:12  

o relvado ! Para quê?
Ó minha gente quando é que vocezes abrem os olhos e encaram o futebol como um desporto de meia dúzia, não digo que não seja intressante,mas se virmos bem as coisa haverá afazeres mais perioritários.

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 15:18  

Realmente isto aqui é pior que felgueiras,ao menos eles tiveram coragem para mudar!!!
A lixivia vai queimar Santar!

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 15:40  

A tita escreveu uma carta à tal Maitê proença no facebook e no blog dela que tá genial, tá demais..deixem lá estas discussoesitas parolas e vão lá ver e participar q ainda aprendem qq coisita c a malta dela
aquele tipo de discussao no facebook é que deviam fazer aqui

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 15:49  

Quem anda a arder é a tua irmã.
vê se te lavas essa boca com o dito desinfectante, par cheirares bem e não teres mau halito.
vais ficar mais quatro anos á espera pode ser que nessa altura tenhas hipoteses, isto é se não morreres antes com o veneno que destilas.
mas cuidado porque apanhasse mais depressa um mentiroso que um coxo.
cuidado.
quem te avisa teu amigo é(salvo seja)

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:52  

venha o RELVADO...

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:54  

Relvado para quê essa equipa nem ordenados têm...

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:54  

Relvado para quê?
Para ser queimado pelo lixivias!!!!!

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:56  

DIZ O PINA QUE TINHA 1000 VOTOS SÓ EM CANAS (HAHAHAHA) PPM

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:58  

A LIXIVIA É DE QUE MARCA...

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 16:59  

FORÇA PPM...
Ganharemos daqui a 4 anos...e nós sim iremos relvar o estádio.
Só acredito quando vir...

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 17:01  
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Joaquim André,  14 de outubro de 2009 às 17:05  

Certamente haverá aqui muito boa gente que não faz nenhum...
Força Santar...
Juntos venceremos...
Os 3 elementos da lista vencedora terão qualidades suficientes para fazer de Santar uma vila histórica!
Abraço Santarenses

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 17:07  

Joaquim André ao poder!!!

jOAQUIM aNDRÉ,  14 de outubro de 2009 às 17:16  

ESTES OTÁRIOS SEMPRE A ESCREVER EM ANÓNIMO

Tiago Sampaio 14 de outubro de 2009 às 17:47  

@ Anónimo das 17.01

Comentário removido por linguagem impropria

Carlos Rodrigues 14 de outubro de 2009 às 18:43  

@ Anónimos

O mal de se fazer um post n'Indigente é mesmo este,todos fazem logo o possível para desvirtuar o sentido do post.
Eu respeito todas as opiniões contrárias e não me importa que discordem de mim, no entanto para sermos mais claros, digam com o que não concordam, não se escudem na confusão do ataque baixo, feito ás escuras.
É preciso que se assumam posições, mesmo como anónimos, que enriqueçam a discussão. Todos temos direito à diferença das nossas opiniões, devemos é expor e defender essa diferença.
Tenham ao menos essa coragem, pois as mais humildes opiniões podem ser muito importantes.

Vamos a isso.

Atentamente

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 21:16  

todos diferentes ...
mas todos iguais ...
isso , seria óptimo.

mas,também só depende de nós próprios...

respeitarmo-nos para respeitar e por sua vez sermos respeitados.

vivam um dia de cada vez.

M T,  14 de outubro de 2009 às 21:32  

afinal o lixivias e de boa qualidade como diz o anonimo das 17.02 e neo blanc nada mau.

Anónimo,  14 de outubro de 2009 às 23:53  

a inveja é um sentimento muito feio,
pior do que isso é não se saber perder
mais grave ainda é não saber dizer mais do que umas quantas baboseiras.

já chega , enxerga-te um bucadito,ainda estás a tempo de mudar.

ps. depois não venhas dizer que não te avisaram.

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 08:54  

O Lixivias faz tudo que quer da camara, só não faz mais por Santar porque não quer!!!
Isso de meter mulheres na lista é uma obrigação...Caso contrário já as tinham convidado anteriormente

Joaquim André,  15 de outubro de 2009 às 09:57  

Santar merece muito mais que este lavar de roupa suja...
Vamos mobilizar a população para o melhoramento da mesma e não auto-destrui-la.
Abraço Santarense

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 11:58  

Apoiado Joaquim andré. Até hoje foi a primeira vez que um frequentador deste blog, veio com uma proposta tão positiva.

Que ela tenha sido lida e aceite, por todos aqueles que não sabendo o que dizer de positivo, só vêm aqui insultar. Porque uma coisa é não concordar com os temas outra coisa é dizer asneiras só porque tem que dizer alguma coisa.

Qundo eu cá voltar e verificar que a sua proposta está a ser usada, nesse dia assinarei todos os meus comentários, mas só a partir desse dia.

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 12:47  

Joaquim André ao poder...
Tu sabes que se te tivesses candidatado ganhavas ao lixivias...

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 14:21  

Não vale a pena!...

Duque de Bragança,  15 de outubro de 2009 às 14:37  

Daqui a 4 anos quero a Condessa a Presidente da Junta

Joaquim André,  15 de outubro de 2009 às 14:37  

Confusões a mais neste blog...
Lutem por esta bela terra...
Abraço Santarense

AS,  15 de outubro de 2009 às 14:53  

Quero felicitar os vencedores da Junta de Freguesia de Santar pela vitória e que lutem estes próximos 4 anos como fizeram na campanha.

JF,  15 de outubro de 2009 às 14:57  

Meus caros,

Esta é a primeira vez que escrevo neste espaço, e como tal, quero começar por saudar todos os Santarenses e em particular os Indigentes, a quem comprimento de forma particular pela criação deste espaço de debate e troca de ideias, sobre a nossa terra.
Na ressaca das eleições autarquicas, quero tambem saudar todos os eleitos, de todas as forças politicas, que terão a partir de agora a responsabilidade de gerir os destinos da nossa terra.
Espero de todos eles o seu empenho e dedicação, em prol da concretização das inumeras promessas eleitorais, que espero não se fiquem por promessas e se tornem realidades.
As ultimas eleições ditaram uma maioria do PSD, mas tambem uma renovação nos membros da Assembleia de Freguesia, com a eleição de gente nova, novos rostos, dos quais espero pela sua juventude e desapego aos "tachos" uma nova forma de estar na assembleia de Freguesia.
Tambem para o elenco da Junta de Freguesia se perspectivam alterações, atendendo ao facto de termos um elemento feminino (3º elemento eleito pelo PSD)que certamente irá trazer algo de novo a um executivo que de facto já necessitava de rejuvenescimento.
Espero que todos mereçam o voto que o povo vos confiou e não desiludam os Santarenses.

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 15:02  

Joaquim André deves fazer parte dessa comandita toda, xulos.
Sinceramente é muito elogio para quem nada fez.

Anónimo,  15 de outubro de 2009 às 15:39  

Se quizessem mulheres no puder tinham votado no MPT, isso de ter elementos femininos abaixo dos 3 primeiros é como o outro, agora duvido que o ex. n.3 passe a número 4...
Alguem vai sair do puleiro!

Joaquim André,  15 de outubro de 2009 às 15:45  

Assumam o que escrevem, seja verdade, seja mentira.
Abraço Santarense

Alexandre 16 de outubro de 2009 às 11:33  

Carlos,

Parabéns pela forma democrática como encaras o resultado e perspectivas o futuro.

Cumprimentos

Anónimo,  16 de outubro de 2009 às 15:21  

Não há relva sim a ambulância com pessoal ja na viatura...........eheheheh

socrates,  18 de outubro de 2009 às 00:32  

Na realidade a maior parte destes comentários são deprimentes!... era suposto que tudo isto fosse verdadeiramente mais interessante...contudo, mais não consegue ser, do que um baço espelho dos seus intervenientes... Vivam os Pseudo-Iluminados Indigentes de Santar. Congratulo-me com o vosso blog assim como com as vossas "Reflexões"...

Anónimo,  22 de outubro de 2009 às 17:23  

Ó Frei Tomáz tu até metes nojo...
Como diz o português, comes com todos.
Tem juizo pá com o teu comentário. és um limpa água do capote...Comes com uns e danças com outros...
António Silva

Enviar um comentário