quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Pensamentos;

Ser Capaz


A falência própria não tem que ver por força com o «não se ser capaz». Tem que ver com o não se ser capaz de se escolher aquilo de que também se é capaz; não tem que ver com o não se poder, mas com o não se aceitar o que se pode; não é forçosamente um problema de capacidades mas a escolha daquela que deve ser. Mas escolher a que deve ser, já exige em nós a capacidade disso. De modo que se não é capaz de se ser capaz.


Vergílio Ferreira, in 'Conta-Corrente IV'

3 comentários:

Maria Isabel Tavares,  29 de outubro de 2009 às 18:05  

A obra que Virgilio Ferreira nos legou, é vasta e por muito que me custe reconhecer, pouco conheço dela, mas não será com certeza, motivo para sentir a incapacidade de ser capaz de reconhecer a lacuna que, imperdoavelmente, nunca fui capaz de colmatar.
Impõe-se assim, antes da minha própria falência, que urgentemente me penitencie desta falha na minha modestíssima biblioteca, tenho a certeza, de que irei ser capaz de suprir esta ausência ser capaz de escolher mais alguma obra deste autor. Porque nada na vida tem a ver com o que se pode, mas sim com o que se é capaz.
Na vida de uma pessoa não é necessáriamente preciso ter coragem, e forçosamente também não será um problema assumir e aceitar, ou não, o que pudemos fazer, mas ter a coragem do que queremos e sermos capazes de encetar a luta que o nosso ser, é capaz de não querer ser capaz.

AbJeu 30 de outubro de 2009 às 16:09  

Antes de mais, os meus parabéns ao Indigente, não só por permitir que me sinta sempre “perto” de Santar, como também pela relevância dos temas que apresenta.

Em relação ao pensamento "Ser Capaz", permitam-me um pensamento antigo mas sempre actual e que, em parte, reflecte a realidade de muitas pessoas - de Santar…ou não. "Ninguém possui mais domínio da vida alheia que quem menospreza a própria", Francisco de Quevedo.

Ser capaz, é ter-se domínio sobre a própria vida, ser capaz é fazermos da nossa vida o que bem entendermos…é saber onde termina a nossa liberdade e começa a dos outros!

Cumprimentos,
AbJeu

Maria Isabel Tavares,  30 de outubro de 2009 às 18:38  

Parabéns Abjeu, eu nunca, por mais que tentasse, conseguiria ser tão claro e ao mesmo tempo tão sintético. É o que eu costumo dizer: Quem sabe, sabe.

Enviar um comentário