Santar, 31 de Dezembro de 2009
Santar, acorda para o último dia de 2009, com aspecto escuro e chuvoso...
Espaço de discussão em torno de Santar
Santar, acorda para o último dia de 2009, com aspecto escuro e chuvoso...
Rio Dão com força, boa lenha para o "acampamento tradicional"...
Em meu nome, desejo a todos os Santarenses e os demais frequentadores deste espaço o Santo e Feliz Natal, banhado da pura paz.
É o que vos desejo...
Tiago Sampaio
Band Aid 20 - Do they know it's christmas/Feed the world
Bom Natal!
(...) p'ra quem é o porco, pró Pai ou pró ex Genro?????
(...) o Pimentinha já serve bodas!!!!!
(...) o primeiro ganha ao SCS, que tristeza o piso??!!!
(...) assembleia Misericórdia, pouco concorrida!!???
(...) até que sim, sarjetas na Estrada Nova!?!?!
Legendary Tiger Man "Life Aint Enough For You"
(...) e o Papagaio que já é amigo, só d'alguns?????
(...) derrocada atinge carro no prédio do Bica, chove tanto!!?!!
(...) localização da piscina da Freguesia, terreno do Xarila!!!!!
(...) um dia os telhados vão abaixo, Misericórdia e Igreja??!!!
(...) e a iluminação de Natal das ruas de Santar, quê dê!??!?
Liberdade
Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.
Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!
Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.
O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
Fernando Pessoa
Mler Ife Dada - Zuvi Zeva Novi
No próximo Domingo dia 6 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Nelas, António Lobo Antunes, irá apresentar o seu livro seguindo-se de uma sessão de autógrafos.
Para os mais distraídos, António Lobo Antunes (Lisboa, 1 de Setembro de 1942) é um escritor e psiquiatra português, proveniente de uma família da alta burguesia, licenciou-se em Medicina e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu a profissão no Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, dedicando-se desde 1985 exclusivamente à escrita. A experiência em Angola na Guerra do Ultramar como Tenente e Médico do Exército Português durante vinte e sete meses (de 1971 a 1973) marcou fortemente os seus três primeiros romances.
Em termos temáticos, a sua obra prossegue com a tetralogia constituída por A Explicação dos Pássaros, Fado Alexandrino, Auto dos Danados e As Naus, onde o passado de Portugal, dos Descobrimentos ao processo revolucionário de Abril de 1974, é revisitado numa perspectiva de exposição disfórica dos tiques, taras e impotências de um povo que foram, ao longo dos séculos, ocultados em nome de uma versão heróica e epopeica da história. Segue-se a esta série a trilogia Tratado das Paixões da Alma, A Ordem Natural das Coisas e A Morte de Carlos Gardel – o chamado «ciclo de Benfica» –, revisitação de geografias da infância e adolescência do escritor (o bairro de Benfica, em Lisboa). Lugares nunca pacíficos, marcados pela perda e morte dos mitos e afectos do passado e pelos desencontros, incompatibilidades e divórcios nas relações do presente, numa espécie de deserto cercado de gente que se estende à volta das personagens.
António Lobo Antunes começou por utilizar o material psíquico que tinha marcado toda uma geração: os enredos das crises conjugais, as contradições revolucionárias de uma burguesia empolgada ou agredida pelo 25 de Abril, os traumas profundos da guerra colonial e o regresso dos colonizadores à pátria primitiva. Isto permitiu-lhe, de imediato, obter um reconhecimento junto dos leitores, que, no entanto, não foi suficientemente acompanhado pelo lado da crítica. As desconfianças em relação a um estranho que se intrometia no meio literário, a pouca adesão a um estilo excessivo que rapidamente foi classificado de «gongórico» e o próprio sucesso de público, contribuíram para alguns desentendimentos persistentes que se começaram a desvanecer com a repercussão internacional (em particular em França) que a obra de António Lobo Antunes obteve.
Ultrapassado este jogo de equívocos, António Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo. Pouco a pouco, a sua escrita concentrou-se, adensou-se, ganhou espessura e eficácia narrativa. De um modo impiedoso e obstinado, esta obra traça um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX.
A sua obra prosseguiu numa contínua renovação linguística, tendo os seus romances seguintes (Exortação aos Crocodilos, Não Entres Tão Depressa Nessa Noite Escura, Que Farei Quando Tudo Arde?, Boa Tarde às Coisas Aqui em Baixo), bem recebidos pela crítica, marcando definitivamente a ficção portuguesa dos últimos anos.
Em 2007 foi distinguido com o Prémio Camões, o mais importante prémio literário de língua portuguesa. Em 2008 foram-lhe atribuídas, pelo Ministério da Cultura francês, as insígnias de Comendador da Ordem das Artes e das Letras francesas.
Lobo Antunes foi militante da Aliança Povo Unido, por alguns meses, em 1980.
Em mais um dos meus passeios pela Web, encontrei recentemente o site da Quinta do Sobral. Poderá neste espaço, descobrir os vinhos produzidos por esta quinta Santarense e também os diversos cabazes bem originais de embalagem.
Dêem uma espreitadela em...
http://www.quinta-sobral.com/
(...) pergunta, há lugar para duas bandas em Santar?????
(...) carro esbarrado na noite! as carrinhas sem seguro! e que mais???!!
(...) depois das eleições tudo volta ao normal, até os poisos!!!??
(...) Azeitonas em plena colheita, não admira com aquela vestimenta!!!!?
(...) ballet rose no hotel? quem diria!? mas foi só uma miragem!!!!!
Paço dos Cunhas de Santar – Largo do Paço, Santar, tel. 232 945 452/ 965 667 899.
Cozinha de autor com base nos produtos regionais. Excelente garrafeira. Preço médio: €35
Em terras de Santar
Na pitoresca e vizinha povoação de Santar são outros os ambientes que nos acolhem – sofisticados –, mas igualmente ligados aos prazeres do palato. Dirigimo-nos ao Paço dos Cunhas de Santar, recuperado o ano passado pela Dão Sul e eleito “Enoturismo do Ano 2008”. Trata-se de um belo edifício setecentista que alberga um restaurante, loja de vinhos e winebar. É rodeado por jardins e pela senhorial Casa do Soito, que integra, ainda, 25 hectares de vinha, hortas, pomares e zona arbustiva. Nela se pretende fazer surgir um hotel de charme, condicente com o edifício já restaurado pelo arquitecto Pedro Mateus, com atelier no Porto, que realizou um notável trabalho de reabilitação desta estrutura, erguida à imagem do estilo renascentista italiano.
Apesar do peso da pedra e dos anos, a sensação é a de que se está num edifício contemporâneo – o que, em parte, é verdade, já que o interior foi concebido de raiz, com excepção do lagar. Essa dependência é agora uma sala destinada a encontros de empresas ou refeições para grupos até 120 pessoas ou workshops e provas de vinhos (aconselha-se marcação prévia).
Refira-se que a vizinha e mítica Casa de Santar, solar dos séculos XVII e XVIII, propriedade da condessa D. Tereza de Lencastre de Mello, há 15 gerações na família, está envolvida neste projecto de enoturismo, pelo que o espaço da adega, capela, cozinha velha, sala dos coches e jardins podem ser visitados. Trata-se de uma excelente forma para abrir o apetite, já que no Paço os jovens chefs Luís Almeida e Diogo Rocha, de 22 e 25 anos, respectivamente, nos irão provar porque são já uma referência na região. Propõem cozinha de autor com produtos tradicionais e pratos tão originais quanto peito de codorniz, trufa laminada e telha de cenoura, trouxa de mariscos acompanhada de creme de abóbora, emulsão de coentros e alho francês ou enrolado de polvo com legumes frescos salteados (a carta varia sazonalmente). Quanto às sobremesas, desde o creme de arroz-doce, com semifrio de canela e estaladiço de limão ao pão-de-ló, com sorvete de citrinos e hortelã, todas as escolhas são acertadas. Só tem um senão… deixam algum peso na consciência (pelo menos).
In "Revista: Rotas & Destinos" / Canas em Peso
(...) avenida 25 Abril em nova fase de requalificação.....
(...) bluff, Posto Médico não fecha!!!!!
(...) bob-o-construtor zangou-se com as máquinas, abandonou-as????
(...) novo Lar à vista, parece que é desta!!???
(...) SCS vence rival de longa data, boa.....
Trovante - Xácara das Bruxas Dançando
(...) as Azeitonas, de tão gordas, expectantes?!?!?
(...) ultima hora, todos despedidos do Hotel??!!!
(...) ouve-se que o Posto Médico vai fechar!!???
(...) e a CVP, já tem Direcção? ou não?????
(...) pequena rotunda, tem água a mais!!!??
Carne de porco com castanhas (6 pessoas)
1,5 kg de carne de porco (entremeada)
2 dl vinho branco
6 dentes de alho
1kg de castanhas assadas
Sal (qb)
Corta-se a carne em bocados regulares (com cerca de 5cm) e põe-se a marinar de um dia para o outro com o vinho branco, alho e sal.
No dia seguinte, retira-se o alho e levam-se os rojões a cozer no vinho da marinada. Quando estes tiverem um aspecto de cozido, escoa-se o vinho e acrescenta-se a gordura (óleo, azeite, banha, etc) e levam-se novamente ao lume até ficarem louros. Quando os rojões estiverem quase prontos, acrescentam-se as castanhas para que estas tomem o gosto dos rojões. Por fim, serve-se acompanhado com maça crua fatiada.
Bom Apetite!
Esta semana, mais propriamente na quarta feira, celebrou-se a obra de João Aguardela. O Indigente deixa aqui um vídeo do seu projecto a solo, Megafone.
Para os mais interessados, os discos estão disponíveis para download legal aqui.
Receita para 4 pessoas
Ingredientes:
2 kg de míscaros
1,5 dl de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta
Preparação:
Fontanário nas Fontanheiras, sem água, limpeza ou asseio...
O que entende ser mais necessário para Santar no próximo ano e que deveria ser prioridade das entidades politico-administrativas:
Mais investimento Cultural
25 (36%)
Mais investimento Social
8 (11%)
Mais investimento Desportivo
5 (7%)
Mais investimento Areas de Lazer
10 (14%)
Mais investimeno Area Ambiental
21 (30%)
Votos apurados: 69
Numa altura em que serão apresentados Planos e Orçamentos para o o próximo ano, devemos pois ter em conta aqueles que são os anseios da população. Sabendo que as sondagens valem o que valem, não deixa de ser um bom exercício consultar a opinião dos leitores do nosso blog, sobre quais são as suas expectativas para o futuro da nossa terra.
Ás perguntas que fizemos durante as ultimas duas semanas, ficou claro pela percentagem de respostas quais os anseios de investimento e em que áreas, os santarenses, gostariam de ver aplicados os seus impostos, tendo definido pela votação, as prioridades que gostariam de ver cumpridas.
A amostra, não sendo numerosa (69 Votantes) deixa no entanto pistas para quem de direito poder interpretar, o grosso dos votos apontou a Cultura e o Ambiente como as áreas mais carenciadas em Santar.
Estruturas como o Museu do Vinho e o Multiusos, tem definitivamente que sair do papel onde de facto já cumpriram o seu dever e tornar-se realidades, cada vez mais as pessoas tomam consciência de que, somente uma sociedade culta tem possibilidades de melhorar as suas condições de vida, daí a aposta no Ambiente como factor estabilizador fundamental para qualquer sociedade.Uma sociedade culta e educada, vive melhor com uma salubridade ambiental garantida julgo ser isso que pensam 46% dos votantes.
Para Isso é necessário que na nossa freguesia se cumpra a requalificação da ETAR de Santar e a construção da de Casal Sancho, promessas eleitorais da força politica vencedora das ultimas autárquicas, que queremos ver cumprida no decorrer deste mandato e não somente começada em ano pré eleitoral.
O Desporto e Lazer embora com menos expressão em termos de votação não deixam de ter o seu lugar e a sua importância, devendo no entanto ser diversificadas as suas áreas de intervenção, sendo que nos últimos anos o investimento tem sido quase que exclusivamente direccionado para o futebol.
Onde estão os tanques de aprendizagem prometidos no tempo da "outra senhora", e os desportos Indoor, já era tempo de pensar a sério nisso, Santar já merece um pavilhão para desportos colectivos, há que aproveitar o POVT do QREN que 2013 é já ao virar da esquina, depois disso ainda vai ser mais difícil.Finalizo com as zonas de lazer e contacto com a natureza, Santar precisa de jardins, parques de merendas, zonas de lazer infantil, parques com temáticas da natureza, entre outros.
Não basta dizer que Santar é a "Jóia da Coroa", é preciso que esta seja lapidada e polida de forma a que os forasteiros e também os locais possam usufruir do seu brilho.
Ás vezes muito mais do que dinheiro, o que é preciso e imaginação e vontade, se a houver por parte dos responsáveis, tenho a certeza que só temos a melhorar.
Cabe pois a todos nós fazer com que as promessas sejam cumpridas, se não pedirmos o que achamos precisar, jamais seremos atendidos.
Atentamente
(...) triste e abandonada, eis que jaz junto à rede de vedação??!!!
(...) as chuvas trazem à luz do dia a qualidade das obras começadas!!!!!
(...) já com ar-condicionado, Pimentinha vive dias muito frios!!!!!
(...) preocupação crescente, água de rede e fornecimento eléctrico!!???
(...) horário da missa de Finados, bem ou mal?????
Realizou-se no passado dia 30 de Outubro, a Assembleia Geral da Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola Secundária de Nelas, tendo sido eleitos para o próximo biénio os seguintes elementos:
Assembleia Geral
Presidente: António da Costa Quintas
Vice-Presidente: Arminda Almeida Pais Dias
Secretária: Maria Isabel Paiva Pinto
Conselho Fiscal
Presidente: Artur Jorge Santos Ferreira
Relatora: Maria Alexandra Tavares Magalhães Brandão
Secretária: Isabel Maria Sobral Silva Ferreira
Direcção
Presidente: António Manuel Silva Liberato
Vice-Presidente: António Manuel Fernandes Neves
Tesoureiro: Vitor Luciano Silva Correia
1º Secretário: Cândida Paula Santos Loureiro Figueiredo
2º Secretário: Elsa Sofia Barros Mendes Viana
Vogais: António João Gonçalves Moreira
Paulo Manuel Pinto Pereira
Maria Adriana Pinto Viegas Jesus Saúde
António Miguel Niza Loureiro
A nova direcção da Associação, convida todos os pais a terem uma intervenção activa na educação dos seus filhos/educandos, para tal estamos ao vosso dispor, para qualquer contacto utiizem o endereço electonico da Associação: apesnelas@sapo.pt
A Internet tem destas coisas. Diria, mais a blogosfera. O Indigente tem sido atacado desde á uns meses largos para cá por ofensas e falta de educação por parte de certa gente.
Isto faz com que se comece a tornar uma bola de neve, e faz com que nós, Indigentes, tenhamos que tomar alguma decisão neste tema que começa a ser algo pesado para este espaço.
Não é isso que queremos mostrar. Não é a falta de educação e o ataque pessoal que queremos transmitir, queremos sim, dignificar e debater uma terra que é nossa e um bem comum onde todos nascemos e vivemos e há qual só queremos o melhor. Somos bazófias, sim, somos, e este espaço deu para entender isso.
Sendo assim, o Indigente encontra-se neste momento com os comentários moderados (finalmente dirão alguns), pelo que os comentários escritos pelos interessados, terão aprovação por parte dos administradores deste espaço.
Esperamos que com isto, possamos ter um espaço melhor, educado e sem ataques!
Obrigado pela vossa compreensão.
Os nossos Tortulhos serão o equivalente aos haggis escocês;
Hardcore @ Pavilhão Atlântico (Gravado 18-Abr-2008 e transmitido na RTP1 a 27-Set-2008). GNR (Grupo Novo Rock) + Banda Sinfónica da GNR (Guarda Nacional Republicana)
Ainda bem que as horas que tenho não me têm permitido visitar este espaço! É com vergonha que exponho este endereço ao mundo e com constrangimento que digo que pertenço ao mesmo povo que todos vós, que vomitam aqui diariamente palavras mal articuladas, indicadoras da pouca educação e da verdadeira ignorância que mora em muitas portas deste Santar!
Não me estendo, até porque já o fiz demasiadas vezes mas continuo a notar variadíssimas formas de discordar do que quer que seja, e com ponderação, educação e bom senso consegue-se chegar a uma boa discussão! A liberdade ergueu-se por isso mesmo, para que cada um de nós possa expor pensamentos, possa verbalizar e comunicar a sua posição! Aqui, dá-se não uma troca de ideias mas talvez uma corrida virtual em que no fim se escolherá o indivíduo mais boçal.
E o que disse o Sócrates?! Isto:
“As pessoas precisam de três coisas: prudência no ânimo, silêncio na língua e vergonha na cara.”
Eu concluo que se calhar deviam largar um bocadinho o teclado e trabalhar mais …. pela vergonha, pelo silêncio e depois por outra qualquer realidade que vos falte!
A utilização da blogosfera tem sido alvo de diversos debates que focam, principalmente, a necessidade de se criar uma conduta para a boa utilização destes espaços online.
Nos últimos tempos há uma tendência para levar a blogosfera a auto-regulamentar-se, antes que alguma lei venha limitar a liberdade de expressão nos blogues.
Entre os abusos e a liberdade total como escolher ?
Abdicar da liberdade absoluta de expressão será matar a blogosfera ?
Mas dar voz a ofensas e calúnias sob anonimato, pondo em causa princípios fundamentais, como o direito à defesa e à justiça, não é absolutamente condenável?
Apresento a seguir algumas “normas”, que na minha opinião, deveriam ser seguidas por quem comenta neste blogue:
Assumir a responsabilidade pelo que se escreve mas também por comentários inseridos no blogue, não permitir comentários inaceitáveis – difamações, ameaças e linguagem imprópria.
Não aceitar comentários anónimos. No limite, aceitar pseudónimos.
Não escrever "online" o que não seria capaz de dizer à pessoa cara a cara.
Ser Capaz
Depois de tantos pedidos, eis que foi reposta Vitrina de afixação obrigatória.
(...) é p'ra valer, a Loira reconquista o solar!!?!!
(...) se fora foi com o direito, em casa foi com o outro?????
(...) esquisitas as Azeitonas, é com ou sem bicha????!
(...) força homens e mulheres, mandato com muito trabalho??!!!
(...) o que dizer, parque infantil dá lugar a depósito de gaz!!!!!
Foi hoje 24 de Outubro a tomada de posse do candidato eleito democraticamente e de forma expressiva pelas pessoas residentes na freguesia de Santar. Penso que nesta eleição reside uma prova de confiança em relação a quem se recandidatou a esta eleição com um único e simples objectivo de continuar a trabalhar para as pessoas e para a Terra de Santar. Penso ter a certeza de que será com lealdade ao povo de Santar que o sr. Presidente da Junta irá cumprir as funções que lhe acabaram de ser investidas.
Também hoje todos os membros da assembleia de freguesia assumiram funções, que espero eu, sejam desempenhadas com, equilíbrio, equidistância, objectividade e bom senso na condução dos trabalhos a realizar neste ciclo eleitoral sempre norteados para os interesses dos Santarenses.
Em democracia perde-se e ganha-se e em democracia quando se perde, temos que saber aceitar a derrota, e não esquecer os ideais pelos quais pugnamos. Com mais ou menos vantagem podemos lutar de forma cívica pelos nossos ideais e pelo nosso Concelho.
É tempo de olhar para o futuro e não ficar preso a ressentimentos do passado, até porque, os tempos actuais não estão para devaneios e a crise ainda está latente, por isso quem governa deve faze-lo bem e de forma ponderada.
Tal como refere Sêneca, "Quando o vencedor depôs as armas, convém ao vencido também depor o ódio", porque se a liberdade significa alguma coisa , será sobretudo o direito de dizer aos outros aquilo que eles não querem ouvir.
Ao contrário da visão mais imediatista, as discussões existem para que as partes envolvidas, sejam lá quantas forem, ponham as suas discordâncias à prova.
Através da exposição e defesa de ideias todos os envolvidos ganham por se tornarem aptos a perceber melhor este ou aquele ponto de vista sobre uma determinada situação e, muitas vezes, até outras situações que se apresentam durante o debate. É um momento único onde bem podemos explicar tanto quanto podemos aprender algo sobre seja lá qual for o assunto pertinente à conversa, e os seus assuntos periféricos, por assim dizer.
Eu disse conversa, porque é exactamente isso que uma discussão é e precisa necessariamente ser entendida, uma discussão é, exactamente, uma conversa! Uma conversa entre partes que, muito antes de impor, querem e precisam entender mais e melhor as diferentes ideias sobre o que quer que seja o assunto em questão.
Essa conversa, que é a forma mais racional e objectiva de se analisar uma boa discussão, tem a sua placidez quebrada pelos integrantes do grupo, nós, os homens, ainda primatas que, em algum lugar escuro nos recônditos dos seus intelectos guardam a pata empunhando o galho de árvore o qual serve muito bem para impor sua "superioridade", um equívoco imperdoável esse, o de se ver "acima da média", seja nas religiões, na política ou em qualquer outra área do "conhecimento" desse grupo que habita o planeta.
Admito que a figura é quase ofensiva, mas não existe lá muita diferença entre dois ou três comentadores diferentes, debatendo e berrando as suas visões pessoais, e dois ou três primatas berrando sobre quem vai ficar neste ou naquele galho, ainda mais se os galhos estiverem à mesma altura.
Quando foi a última vez que tentou defender uma ideia ou uma posição específica? E por quanto tempo conseguiu abester-se aos factos e ao cerne da questão, sem tropeçar em assuntos periféricos, motivos equivocados, consequências escusatórias ou desculpas esfarrapadas das suas próprias dúvidas, às vezes apenas para não dar o braço a torcer, com certeza perdendo uma excelente oportunidade de aprender um pouco mais sobre alguma coisa ou, até mesmo, dar um breve exemplo de rectidão?
Não estou aqui para dizer como procederem - e quem sou eu para isso? - mas por favor, pensem só por um momento: como seria a sociedade, sobretudo a Santarense, se nestes últimos tempos houvesse mais vontade de entender e, aí sim, poder rebater o que o outro está a dizer ao invés de, apenas, fazê-lo calar-se com um galho qualquer ou alguma inquisição estúpida?
A um Amigo não se Empresta nem se Compra
Pretende-se com o lançamento desta sondagem, somente, saber qual a área para que deve ser direccionado e realizado o investimento em Santar.
Gostaríamos de saber quais as pretensões do comum dos cidadãos para a sua terra, o que será mais importante para cada um de nós. Tendo votado, deixe a sua sugestão de quais as obras que entende necessárias dentro da área de investimento que escolheu.
Tentemos pois fazer algo de interessante, com o objectivo de mostrar a quem de direito que os Santarenses também tem as suas próprias ambições, necessidades e ou expectativas.Sem pretender forçar alguém ou insinuar seja o que for, vamos pois fazer deste espaço, que agora abro, um espaço de intervenção e cidadania.
Atentamente
(...) SCS entra com o pé direito, ganhar fora é...!!!!!
(...) obras paradas, estão todos de férias?????
(...) proximamente reabertura do hotel!!!!?
(...) o Zé está quase na reforma, quem o substituirá???!!
(...) multibanco, quase sempre sem dinheiro!!?!!
Ornatos Violeta - Capitão Romance
No mundo escolar, encontra-se todo o tipo de pais. O pai atento e preocupado, que vai à escola com regularidade, que participa nas reuniões de pais, nas actividades da escola; o pai que só vai à escola quando é convidado a ir, que não aparece nas reuniões porque não tem tempo, não participa nas actividades porque considera ser uma perda de tempo; o pai perfeitamente despreocupado do filho, que não sabe nem quer saber se está tudo a correr bem na escola, que anda completamente alheado dos problemas do seu filho; e depois há ainda aquele pai que fica de repente muito preocupado com o seu filho, quando lhe aparece em casa uma participação grave do seu educando e então é altura de “castigar” a escola pelos desastres cometidos pelo seu filho e claro, não foi essa a educação que lhe deu. É cada vez mais importante sensibilizar os pais para participarem activamente na vida escolar dos seus educandos.
È com tristeza que quando se chega a uma reunião de pais, apenas comparecem 3 ou 4, como sucedeu ontem (15 de Outubro), na Escola Secundária de Nelas!
A Associação de Pais está a desenvolver um trabalho com vista á participação dos pais na gestão da escola, a que a nova Lei de gestão escolar obriga, pelo que exorto todos os pais a comparecerem na próxima assembleia que irá ter lugar no dia 30 de Outubro.
Brevemente publicarei a convocatória.
Se houver pais de Santar interessados em pertencer aos corpos sociais da Associação de Pais da Escola Secundária de Nelas, façam o favor de enviar o V/ contacto para apesnelas@sapo.pt,.
Bem e Corrupção
Master.D Portugal dá início a um curso inédito no nosso país
Portugueses podem preparar-se para concorrer aos cargos públicos em Espanha a partir de hoje
· Anualmente, abrem mais de 2.000 vagas para o cargo de Auxiliar Administrativo em Espanha e apresentam-se cerca de 60.000 pessoas nas provas de admissão;
· De acordo com a legislação espanhola, as funções administrativas podem ser desempenhadas por qualquer cidadão da União Europeia com mais de 16 anos e com habilitações literárias ao nível do 10º ano ou curso profissional equivalente;
· Na categoria mais baixa, o salário correspondente a um auxiliar administrativo deverá rondar os 13.000 euros por ano, mais subsídios e prémios à parte.
Lisboa, 12 de Outubro de 2009.- A Master.D Portugal, líder ibérica em formação à distância e assessoria empresarial, abre novas portas aos portugueses que pretendam integrar os quadros da função pública em Espanha.
Por desconhecimento, a grande maioria dos portugueses nunca ponderou a possibilidade de candidatar-se a um cargo público noutro país, que não o seu de origem. No entanto, de acordo com a legislação espanhola e em conformidade com o direito comunitário de livre circulação de trabalhadores entre países membros da UE, todos os cidadãos com mais de 16 anos e habilitações literárias ao nível do 10º ano - ou curso profissional equivalente -, podem aceder aos cargos públicos de administração local em Espanha. Os empregos públicos estão abertos a todos os cidadãos do espaço europeu, excepto os que impliquem uma participação directa ou indirecta no exercício do poder público e de funções que tenham por objecto a salvaguarda dos interesses do Estado ou das Administrações Públicas, nomeadamente, Forças Armadas, Corpos de Segurança do Estado, Órgãos constitucionais, Conselho de Estado, Banco de Espanha e Centro Superior de Informação da Defesa.
Atenta a esta realidade e uma vez que os portugueses optam, cada vez mais, por procurar trabalho no país vizinho, a Master.D Portugal, desenvolveu o curso de Auxiliar Administrativo de Organismos Locais em Espanha. Desde o início do ano, abriram mais de 1750 vagas para este posto em Espanha, sendo Madrid, Andaluzia e Valencia as comunidades autónomas que registam um maior número de contratações para estas funções.
O curso de Auxiliar Administrativo de Organismos Locais em Espanha tem por base uma abordagem intensiva das questões administrativas e de temas transversais de cultura geral, requisito fundamental no acesso a estas funções. O curso será realizado unicamente em castelhano para que o aluno possa desenvolver simultaneamente as suas capacidades linguísticas. A metodologia de ensino semi-presencial, o plano curricular elaborado por especialistas nesta área e os serviços multimédia disponíveis nos centros de formação Master.D Portugal, permitem fazer um seguimento personalizado da evolução do aluno. Adicionalmente, a companhia informará os seus alunos das convocatórias para as provas de selecção em cada uma das províncias espanholas.
O Auxiliar Administrativo deverá integrar um organismo público local, geralmente os Ayuntamientos (equivalente às nossas Câmaras Municipais), tendo a seu cargo distintas tarefas de âmbito administrativo.
As vantagens de pertencer aos quadros públicos em Espanha são semelhantes aos benefícios de que dispõem os funcionários públicos no nosso país: integração nos quadros, estabilidade e segurança de permanência na função e prémios salariais por antiguidade. Nas palavras de Pedro Frutuoso, Director Geral da Master.D Portugal, “a estabilidade profissional é um factor fundamental para qualquer trabalhador. Os contratos provisórios e o sistema de recibos verdes – método cada vez mais frequente no nosso país para colaboradores regulares-, criam maior tensão uma vez que oferecem poucas garantias de estabilidade ou possibilidade de integração nos quadros da empresa. Esta situação pode ser bastante desalentadora, sobretudo para os mais jovens que se vêem obrigados a trabalhar em condições precárias e nas quais os salários são substituídos por ajudas de custo vergonhosas. Não é de estranhar que estes jovens procurem outras oportunidades no exterior.”
Existem diferentes categorias para as funções de auxiliar administrativo em Espanha e, na categoria mais baixa, o salário destes profissionais deverá rondar os 13.000 euros por ano, mais subsídios e prémios à parte.
Apesar das condições aliciantes, os candidatos devem ter presente que se apresentam milhares de pessoas às designadas “oposições” (provas de admissão) em Espanha e que o processo de selecção é bastante rigoroso. As provas são realizadas em igualdade de condições para todos os candidatos e o domínio da língua espanhola é fundamental.
Pedro Frutuoso sublinha que “em Espanha, a aposta na meritocracia faz com que a selecção dos funcionários públicos seja cada vez mais exigente e que o grau de dificuldade aumente progressivamente. A criação do curso de Auxiliar Administrativo em Portugal pretende dotar os nossos alunos de um leque de conhecimentos abrangente e que lhes permita estar à altura destas provas, podendo competir com os restantes cidadãos da União Europeia.“
Em Espanha, mais de 60.000 pessoas concorrem todos os anos às provas de selecção para os cargos de auxiliar administrativo, podendo desempenhar estas funções nas Câmaras Municipais, Governos Autónomos, Gabinetes de Administração Pública e Deputações Provinciais.
Requisitos para o posto de Auxiliar Administrativo de Organismos Locais em Espanha:
- Nacionalidade espanhola ou ter a nacionalidade de algum dos Estados membros da União Europeia;
- Ter 16 anos de idade ou mais;
- 10º ano ou curso profissional equivalente;
- Ter conhecimentos de espanhol falado e escrito;
- Não padecer de nenhuma doença ou deficiência física que impeça o desempenho das funções correspondentes;
- Não possuir nenhuma sanção penal ou disciplinar em qualquer das administrações públicas que inabilite o exercício de funções públicas.
Sobre Master.D:
Master.D, empresa líder em formaçao à distância, conta actualmente com 45 centros repartidos por Portugal, Espanha, Brasil, Grécia e China. Dispõe de uma rede comercial de 300 pessoas e mais de 450 colaboradores docentes, dos quais 80% detêm título superior e os 20% restantes são técnicos superiores.
Master.D é a primeira empresa a nível nacional com um sistema de qualidade em conformidadade com a norma ISO 9001:2008 para design, desenvolvimento, produção, edição e para o ensino de cursos de formação aberta, contínua e ocupacional nas modalidades à distância, semi-presencial e presencial.
A companhia está acreditada pela DGERT e dispõe de um método de preparação exclusivo, o Sistema P8.10, que combina o ensino à distância, através de um formador especializado e o ensino presencial, dirigida por um orientador-treinador.
Para mais informações de Imprensa:
Newsline Gabinete de Imprensa e Comunicação
Dulcineia Gonçalves
Tlf: +351 21 330 38 68
dgoncalves@newsline-pr.