quinta-feira, 7 de maio de 2009

Carta Aberta

Caríssimos,

Confesso, que desta vez, a minha ausência não se deve tanto ao excesso de trabalho que já me caracteriza, mas sim a um sentimento de frustração e desmotivação. Posso até afirmar que, de alguma tristeza.

Quando abracei este projecto (de braços abertos), foi sem dúvida pelas distintivas que me apresentaram:

• o facto de este blog ir permitir a expressão livre de opiniões fundamentadas e sobretudo de sugestões em prol da Vila de Santar. Não aquelas que se emitem no café, informalmente na rua ou na esplanada, mas a opinião bem intencionada, a sugestão construtiva, repleta e útil.

• Foi também a ideia de divulgar e promover esta Terra a outros horizontes, aos conterrâneos que estão longe ou até aqueles que nem conheciam Santar.

• Foi a ideia, de que de alguma forma, estaríamos a contribuir voluntariamente para o progresso. Alertando para aquilo que está mal, mas que pode ser corrigido, sugerindo até caminhos para resolução de problemas.

• Foi a ideia de podermos de uma forma simples e limpa, apresentarmos ao mundo as nossas gentes, os nossos costumes, monumentos, história etc,

• Um espaço apartidário. Não apolítico, mas apartidário ou com a descrição possível e o respeito devido às nossas diferenças ideológicas.

• Mas foi também, e sobretudo, a ideia de um espaço onde a critica seria frontal, directa, mas sempre construtiva.

A verdade é que, ultimamente, quando entro neste espaço e leio alguns dos comentários que por aqui se fazem sinto que o Indigente se está a afastar dos seus primeiros objectivos. Não tanto pelos que nele participam, que acredito que cada um à sua maneira já tenha sentido o mesmo, mas por alguns dos que nos visitam.

Bem sei, que o Indigente é um espaço público, onde todos podem e devem participar, mas por favor, nunca foi um espaço com intenção de maledicência, de escárnio, de ataques pessoais, de indelicadezas. Isso em nada contribui para o progresso e boa imagem da Vila de Santar, que é na verdade o objectivo comum a todos nós, e o qual nunca devemos perder de vista.

Faço aqui um apelo a todos os que têm contribuído para este espaço. Peço-vos que pensem, que reflictam se de facto, é esta a imagem que querem passar da Vila de Santar? Das suas Gentes, das suas Associações, dos seus Órgãos de Poder?

Há criticas a fazer, sim senhor. Há alertas que devemos gritar. Concordo! Há chamadas de atenção que temos obrigação, enquanto cidadãos civilizados, de realizar. Mas, por favor, com educação, dignidade, respeito, civismo. Sem ataques pessoais, sem má-língua. Por favor, falemos todos em prol de Santar e da crítica construtiva e dos objectivos concretos pelo progresso e pela promoção desta Vila.

Sinto que, apesar de tudo o que disse, devo um Bem-haja a todos os nossos visitantes. Mesmo aos anónimos, que por norma não tenho tanto em atenção. Sinto que devo, um pedido de desculpas a todos os que ao visitarem este espaço já se sentiram ofendidos.
E devo, sobretudo, um enorme abraço aos meus Colegas Indigentes, solicitando desde já que, perdoem este desabafo público, mas foi de facto, a razão do meu silêncio.

Deixo aqui uma carta aberta. Deixo aqui o meu apelo.

Atenciosamente,

12 comentários:

Carlos Aurindo 8 de maio de 2009 às 13:54  

Amiga Titá
Em tudo,da tua carta aberta, concordo com o conteúdo. Para reforçar a ideia as minhas "curtas" nunca tiveram intenção de tratar mal ou despresar seja quem for, mas sim meras chamadas de atenção para as situações do dia a dia em Santar. Lamento, tal como todos nós "Indigentes", alguns comentários menos felizes que foram postados. Sendo "O Indigente" um espaço de opinião livre é fácil, surgirem comentários que não são mais do que "ataques" a outros comentários. Pessoas existem em Santar, como se calhar no resto do mundo, que outra coisa não sabem fazer se não "desancar" outros para esconder as suas próprias limitações.
Foi muito generoso da tua parte o pedido de desculpa que formulaste em nome do "O Indigente", como já alguém proferiu "fazer bem não importa a quem". Assumiste-o, e bem, que este espaço foi criado a pensar em quem nos visita, santarenses ou não, um espaço de construção de Santar e em prol da nossa cultura mas deverá tambem ser visto como um meio de cultivo e de entreajuda, porque só TODOS conseguiremos levar o barco a bom porto.
Grato pelo teu post.
Cumprimentos:
Ordysi

Armando Carvalho 8 de maio de 2009 às 17:38  

Querida Titá!

Foi também por isto que Deus criou a mulher!

A sensibilidade, o carinho, o cuidado, o amor, mas a determinação e firmeza de teres colocado este post é a expressão máxima do teu sentimento de "Construir Santar".

Bem haja pela coragem

Anónimo,  9 de maio de 2009 às 01:00  

hihihihihihih
qualquer dia mais uma coisa de santar que vai à vida
o lixivias ta a trabalhar bem
não gosta de criticas
hihihihihih
biba a isaurarinha abaixo o lixivias

Bloco de Esquerda,  9 de maio de 2009 às 10:05  

um puxão de orelhas de uma maneira educada muito bem.

Sibilina,  11 de maio de 2009 às 20:34  

Uma linda chamada de atenção, mas, cuidado, não vá o feitiço virar-se contra o feiticeiro.
Já li coisas melhor copiadas, de qualquer forma valeu o esforço, mas cuidado não vá o autor, por obra do acaso, ler esta prosa e pensar "onde é que já li isto"?

Titá 13 de maio de 2009 às 20:08  

@Sibilina,

A acusação que faz é grave!
Não me ofende porque estou tranquilissima, mas sendo uma mulher de direito seria no minimo estranho deixar passar uma acusação deste calibre.
Desafio-a a trazer até aqui o original a que se refere, bem como o autor alegadamente lesado.

Conceição Tavares,  13 de maio de 2009 às 20:18  

Titá! que singeleza!
O nome Faz-me pasmar! Tudo em ti é incerteza, A alguém queres enganar
Tens vaidade na beleza
E doçura no olhar
Tenho dó do coração
Que pretendes enganar

Branca de Neve? não és(...
Eu não o posso dizer
Eu juro, por minha fé, que o meu olhar não me engana
E o que ele enxerga, mais me pareces cigana

Desculpa Titá, não resisti pôr-te a pensar
mas não pretendo ofender uma pessoa que estimo com muito carinho.

Anónimo,  13 de maio de 2009 às 23:07  

Lol...imagina se quisesse ofender!
sem comentários. Felizmente estás muito acima disto.
Bj

Sibilina,  15 de maio de 2009 às 20:00  

Mas que raio!... há anónimos que só falam entredentes



"e não podemos extreminá-lo?"

Anónimo,  17 de maio de 2009 às 18:14  

Se eles tivessem juizo mais depressa a exterminavam a si...lol

Sibilina,  18 de maio de 2009 às 15:58  

É pena que os "anónimos desta praça, além de se esconderam nisso mesmo, sejam tão curtinhos de espírito e inteligência. por isso é que:
A oriente o sol vem caminhando, saindo da fumarada do horizonte, pssando da cor de sangue a bronze líquido, e à medida que se aprumam trazem a escandecência naúseas de veneno e de angústia ao constatarem a eua pequenez que mais parece inteligência de galinha (não querendo ofender a pobre galinha)

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 01:08  

Há anónimos que se escondem mas não são cobardes. Estimulam quem trabalha. Há para aí pseudónimos arrogantes e convencidos que apenas querem protagonismo. A idade é sinónimo de sabedoria. A sabedoria é sinal de humildade. Quem é velho e não é humilde jamais será sábio.

Enviar um comentário