sexta-feira, 1 de maio de 2009

O Indigente e a Politica


Ontem pelas 21.30 Horas no Salão Nobre da Junta de Freguesia decorreu a assembleia da nossa junta , com uma afluência reduzida de interessados a assistir. Foram apresentadas contas relativas ao ano de 2008, que foram aprovadas por unanimidade.
Durante a explanação do senhor presidente da junta foi trazido à baila este nosso espaço, tendo sido caracterizado de forma bastante depreciativa pelo nosso edil, que no entanto, e diga-se em abono da verdade, foi dizendo que até lá havia coisas muito giras.
Eu compreendo que não frequentando o nosso blog, como nos esclareceu, tenha perdido alguns dos momentos de reflexão que se foram fazendo acerca dos mais diversos assuntos, sendo que uns foram mais comentados do que outros, como disse o conhecimento que tem é porque quem o lê, lhe leva essa informação, e pelo que percebi tudo o que leu pareciam ser ataques dirigidos a si ou ao seu trabalho, por pessoas que não se identificam e falam a coberto do anonimato.
O Indigente compreende que quem lhe transmite essas informações sobre o nosso blog, faça uma escolha com a qual nós podemos não concordar, que reflicta a opinião do Indigente ou dos seus utilizadores, de uma forma deturpada e que nada tem a ver com os objectivos do nosso blog.
Dê oportunidade ao contraditório e faça o seu próprio juízo, do que é O Indigente, do que o move e quais os objectivos que pretende alcançar, aprecie o nosso trabalho e critique, porque só com a troca de opiniões e experiências nós podemos evoluir, e que fique esclarecido que nós, não sabemos tudo, mas temos vontade de aprender.
O núcleo d'O Indigente é feito de seis pessoas diferentes, com opiniões próprias e que não têm medo de as assumir, pessoas divergentes em muitos assuntos da côr politica, ao clube de futebol, mas, que no entanto se respeitam nas suas diferenças, como qualquer pessoa civilizada, e que até cumprem critérios de paridade, coisa difícil nos tempos que correm.
Tudo o que ultrapasse este âmbito, está para além da nossa responsabilidade, e não responderemos pelos actos que não temos, mas que por uma questão de democracia não podemos evitar, somos um blog aberto onde todos podem dizer o que quiseram, quer assumam as suas opiniões ou se resguardem no anonimato, não pretendemos ser censores de ninguém, deixamos isso ao escrúpulo ou há consciência de cada um que nos visita, não tolerando somente o baixo nível ou a ordinarice.
Como tive o prazer de lhe esclarecer, O Indigente é parte de um processo de intervenção cívica que tudo fará para inovar, informar e debater, ser interveniente em áreas que em Santar estão completamente virgens. Se quiser entender esse objectivo, como actividade politica, então podemos dizer, que iremos de facto, fazer politica em prol do nosso partido que é Santar e no sentido de engrandecer esse partido
Conte sempre com este blog que não querendo ser partidário das "politicas" baixas dos partidos, não é de todo apolítico e terá sempre a intervenção que os seus mentores acharem necessária, provocando o que gostamos de chamar de "O Efeito Indigente".

14 comentários:

MANUEL HENRIQUES 2 de maio de 2009 às 15:15  

Caros "Indigentes"

Os politicos têm dificuldade em conviver com a critica. Isto verifica-se a nível nacional e local. Os próximos meses vão deixar as pessoas bastante sensíveis à crítica...

Também em Canas de Senhorim a blogosfera ainda é olhada de lado pelos "poderes do dia". Mas todos a lêem e comentam.

Continue o vosso excelente trabalho. Ler o indigente passou a ser um vicio diário.

Reconheço: tenho uma costela santarense. A minha tia bisavó Dores Mascarenhas casou ai e teve ai também os seus filhos. Foi professora primária- tal como o marido na vila. Habitavam na casa contigua, em frente à cruz vermelha. É o meu laço com Santar

Forte Abraço

MANUEL HENRIQUES 2 de maio de 2009 às 15:17  

Já agora, recomendo a vossa visita ao
http://canasempeso.blogspot.com/

Anónimo,  2 de maio de 2009 às 23:26  

mas afinal de contas este presidente tem medo de quê?
tem telhados de vidro, é sr. presidente....
será a falta de algum supositório...
a farmácia da misericórdia, avia-o...
ou não sabe onde fica...

ArmCar 3 de maio de 2009 às 14:52  

Ao ler o POST do Indigente fiquei perplexo e compreensivo.

Perplexo porque uma coisa é falarmos sobre a nossa terra outra é falar de ânimo leve "sobre a nossa terra"; compreensivo pela já acostumada postura do nosso povo.

Relembro aquela frase, atribuida a Gaius Julius Caesar: “Estranho povo este, que não se governa, nem se deixa governar…”, só que agora em parâmetros inversos ...

Também como lembrança, apenas para evitarmos cair nos mesmos erros, relembro um extracto de um documento que li, que foi escrito por volta dos anos 40/50, que não posso (agora de memória) precisar e que diz o seguinte:

"Pessoas que se têm por Cristãos que, antes de mais, pensam o mal.

Sem prova alguma pressupõem-no. E não só o pensam como até se atrevem a exprimi-lo num juízo arriscado diante de toda a gente.

Como nascerá esta apreciação injusta dos outros? Dir-se-ia que algumas pessoas usam continuamente uma espécie de lentes que lhes altera a vista.

Não acreditam, por princípio, que seja possível a rectidão ou, pelo menos, a luta constante por se portar bem. Tudo recebem, como reza o velho adágio filosófico, de acordo com o recipiente: na sua prévia deformação.

Para eles até o que existe de mais recto reflete, apesar de tudo, uma posição retorcida que adopta hipocritamente uma aparência de bondade.

Diz S. Gregório: Quando descobrem claramente o bem, esquadrinham tudo, para examinar se há, além disso, algum mal oculto.

Outros há que, por preconceito, ofenderão qualquer pessoa sem ouvir as suas razões.
Depois, bondosamente, talvez concedam ao injuriado a possibilidade de se defender.

Ora isto vai contra toda a moral, pois em vez de produzirem a pretensa prova de falta, concedem o previlégio de demonstrar a sua inocência"

Este extracto, que no seu original se intitula: "Os negociadores da suspeita" chama claramente a atenção para a necessidade de construirmos com seriedade. Do meu humilde canto é o que tenho visto neste blog. Os diversos pontos que aqui tem sido trazidos têm colocado autoridade ao povo de Santar de se sentir uma freguesia muito importante na nossa história colectiva.

Os feitos de tantos Santarenses estão sendo e sê-lo-ão certamente no futuro próximo aqui augurados. Faço votos de que continue a ser essa a postura das nossa gente Santarense.

Acrescento que fiquei triste por ser esta a notícia a abrir o mês de Maio, mas eu não sou o editor!

Um abraço a todos os Santarenses, extensivos, com sinceridade, ao elenco da Junta de Freguesia, mas também, e em especial, a todos
os que entendem que a política tem que ser um acto nobre. De outra forma não é política.

(Nota: apenas invoco o termo "político" como complemento do epitáfio do artigo"

Armando Carvalho

Anónimo,  3 de maio de 2009 às 19:10  

Boa Tarde.Espero sinceramente que dêem continuidade ao vosso excelente trabalho,penso que veio sem dúvida dar um alento especial que faltava á opinião pública dos Santarenses(e não só).No entanto, devo recomendar uma melhoria,que no meu ponto de vista se tornaria muito significativa,ou seja,o facto de obrigar qualquer opinante a assinar,algo como um pedido de mail ou coisa do género.É que desse modo seria muito mais interessante responder directamente á pessoa(s) em causa,sabendo a identidade da mesma.É que devem concordar comigo quando afirmo que não tem interesse estar a responder a pesos-mortos (mitras para os leigos) que não têm sequer o tino necessário para assinar por baixo.

Cumprimentos, Vitorino Morais

Tonhe,  4 de maio de 2009 às 11:03  

Concordo com o que diz Vitorino Morais, este blog veio lançar á discussão publica temas de interesse para os Santarenses, e permite a quem esté fora de Santar saber o que se passa, quer a nivel politico quer de outros assuntos.
Mas a questão de assinar ou não os comentários, depende de cada um, os comentarios pelo seu teor percebe-se se são de pessoas com uma critica positiva ou negativa, bem como o fundamento dos seus comentarios.
Já pensaram que apesar de o 25 de Abril já ter sido á 35 anos, ainda existe uma grande falta de democracia, muito visivel na blogosfera, pois á pessoas que assinam com peseudónimo ou como anónimos, pois ao comentarem algum facto ou efectuarem a sua critica a uma situação, estão sujeitos a preseguições, ou a serem prejudicados pela sua opinião?
Eu próprio já recebi "recados" por alguns comentários que fiz neste blog. Mas para as pessoas que se sentem incomodadas pela opinião publica é porque tem algo a esconder, e na minha opinião quem exerce cargos publicos, sejam eles politicos ou associativos, tem que saber que as suas atitudes serão julgadas na opinião publica, quando boas serão louvadas quando más serão "vaiadas".

Tonhe,  4 de maio de 2009 às 11:10  

Para que o propósito deste blog seja relembrado, sugiro que leiam o post de 06 de Janeiro de 2009 com o titulo "O Indigente", não esqueçam também os comentários associados.

Anónimo,  4 de maio de 2009 às 12:36  

Bom Dia,caro Tonhe,percebo claramente a ideia das perseguições a que se refere e inclusivé já tinha reparado que foi vítima dos tais "recados".No entanto (e independentemente do estatuto social que cada um ocupa) nao me parece que comentar algo e esconder-se por trás de um nick qualquer (apesar de eu identificar 90 por cento das pessoas que aqui opinam) seja uma atitude frontal e honesta.A pessoa até pode escrever exactamente a mesma coisa,mas quando não está lá o "verdadeiro" por baixo...hum...já não tem valor algum.É como jogar ténis contra uma parede,não tem ninguém de valor que lhe devolva a bola.

Cumprimentos, Vitorino Morais

Tonhe,  4 de maio de 2009 às 14:37  

O nickname que uso é uma alcunha da época de estudante, que logo no primeiro comentário foi associado de quem éra, pelo que a maioria dos visitantes deste espaço sabem quem é o Tonhe.
Mas por incrivel que pareça, o primeiro "recado" que recebi, foi de um comentário que assinei com o meu nome e esse "recado" não foi dado por este meio...

Cumprimentos, António Neves

Vitorino Morais,  4 de maio de 2009 às 15:29  

Ah...assim sim!
Esqueça lá os recados,se foram feitos é porque a sua opinião já causou moça e isso já é muito positivo.Quanto á parte das perseguições não tenha receio,o que mais há para aí são mitras disfarçados de Tarzans-Tabordas.Escumalha pura.

Cumprimentos, Vitorino Morais

PINTTO,  5 de maio de 2009 às 09:52  

Bom dia contarrâneos:
permita que haja um ponto de ordem à mesa: Deixem-se de ataques pessoais e coloquem para discussão temas de interesse para o nosso Santar. Nunca esqueçam que qualquer ideia por mais idiota que possa parecer é sempre bem-vinda.Foram os grandes idiotas que nos deram as grandes invenções. Penso, mas é só a minha opinião, que ideias novas não têm surgido. Já pensaram certamente que a igreja tem o tecto a desabar e as obras urgem? Que o telhado da misericórdia está um caus? Que falta um serviço de vountariado de apoio ao turismo? Que falta um aproveitamento de espaços tal como atrás do coreto? Que Santar é um poço de músicos e pouco se tem feito para a sua divulgação e a realização de uma festa convívio era sempre vista com bons olhos? E podiamos inumerar montes de situações que não têm soluções à vista e que nós todos com o nosso contributo de troca de ideias poderíamos e devia-mos ajudar a resolver é o nosso dever como santarenses e cidadãos.
Fico muito feliz com o excelente trabalho aqui realizado, que vou começar a estar mais atento e contribuir com ideias para sermos cada dia mais fortes e melhores.
Li aqui tambem que se ia realizar uma assembleia extraórdinária para O Santarense, alás nunca houve nenhuma ordinária, mas espero que seja concorrida embora não saiba onde se vai realizar, para se por de pé mais um projecto interessante para Santar. É disto que Santar precisa. FORÇA

cumprimentos pintto

António,  5 de maio de 2009 às 14:46  

Vai entrar em obras a casa velha que está junto do adro da igreja parouquial de Santar. Era de bom grado que via, que se recuasse o muro paralelo à estrada municipal, para eatacionamento. Apelo às entidades competentes para que dentro do possível negociassem o terreno, para alem se ser necessário podia embelezar mais um espaço digno na nossa terra.
agradecia tambem a opinião dos santarenses sobre este assunto.
António

Carlos Rodrigues 6 de maio de 2009 às 22:22  

@ António

Devo confessar que já dei comigo a pensar o mesmo, nos domingos em que vou buscar a minha filha à catequese, essa ideia não é de todo descabida, no quadro presente de alargamento dessa via nas zonas tidas como necessárias, até porque não seria necessário muito mais espaço, não sendo por isso que o proprietário possa vir a levantar problemas, julgo eu.
Como sei que o nosso presidente da Junta não frequenta o nosso espaço, deixo aqui o pedido, a quem lhe faz chegar a informação, para o alertar desta situação, senão assim que tiver o prazer de o ver, eu próprio lhe falarei desta situação pessoalmente.
Certamente tornaria o lugar mais aprazível e seguro nos dias de festa ou maior afluência.
Sabe António, é nestas pequenas coisas que o Indigente pode ser útil, deixo desde já o convite a que tiver opinião sobre este caso em particular a possa partilhar.

Tira nódoas,  7 de maio de 2009 às 14:20  

Ouvi dizer que vão arrancar as obras de colocação de passeios na avenida 25 de Abril. É preciso lembrar que os senhores mandadadores cá da urbe, não se esqueçam da iluminação da respectiva. peço encarecidamente, que tirem os postes "mamarrachos" e coloquem candeeiros nos passeios com electrificação subterrânea. Estes que existem não são mais que parecidos com estendais da roupa. Isto já não se usa.

Enviar um comentário