quarta-feira, 20 de maio de 2009

Pensamento;

A Verdadeira Oportunidade

Uma das palavras que mais maltratadas têm sido, no entendimento que há delas, é a palavra oportunidade. Julgam muitos por oportunidade se entende um presente ou favor ou Destino, análogo a oferecerem-nos o bilhete que há-de ter a sorte grande. Algumas vezes assim é. Na realidade quotidiana, porém, oportunidade não quer dizer isto, nem o aproveitar-se dela significa o simplesmente aceitá-la. Oportunidade, para o homem consciente e prático, é aquele fenómeno exterior que pode ser transformado em consequências vantajosas por meio de um isolamento nele, pela inteligência, de certo elemento ou elementos, e a coordenação, pela vontade, da utilização desse ou desses. Tudo mais é herdar do tio brasileiro ou não estar onde caiu a granada.

(Fernando Pessoa, in "Teoria e Prática do Comércio")

14 comentários:

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 12:24  

Mais um belo texto da colecção de onde têm saído os outros.

É uma boa recolha na web que todos podemos visitar em http://unawensblog.blogspot.com/

Coloque mais, mas indique a fonte.

tira nódoas,  20 de maio de 2009 às 17:20  

Com esse trabalho que tem, porque não publica você?

RRT,  20 de maio de 2009 às 19:03  

Muito crucial este post. Mortifero até! Oportunismos!Mas só para quem entender o timing!

Apesar de me terem solicitado para não o fazer não resisti vir colocar alguma verdade nos últimos acontecimentos bombásticos da terra. Isto é uma animação!

A Paulinha teve o cuidado de me dar pessoalmente (telemóvel, mas é o mais pessoal que se consegue a tanta distância)a sua opinião sobre o meu coment. Foi uma atenção que agradeço porque é Barriquinha mas não é de barracadas. Que posso eu dizer? Senão que é um dom que tenho, o de deixar sempre atrás de mim um rasto de caos.ah ah ah

Quando parafraseei essa frase popular, sobre os asnos, referia-me aos comentários gerados algures no tempo deste blog sobre o desgastado SCS e sobre a CV de Santar. A ninguém em particular só de uma forma geral, querendo por fim dizer que se fala muito por aqui e não se diz nada.Puro e tão simples como isto!

Mas como dizia o outro - "chapéus há muitos!" ...e este coube na cabeça de quem o escolheu.

Tinha também como missão alertar a dita para a sua postura naif e para o seu responso "mansinho". Mostrei que Santar é bom, mas nem todos os Santarenses o são e como alguém também teve de o dizer - mulheres bonitas e inteligentes atraem sempre muitos melindres.Cumpri! Ela não gostou!

Por muito que gostemos de Santar não somos Santarenses e esse facto, o de sermos Alfacinhas nascidos e criados irá trazer-te "amargo de boca". "A César o que é de César" e tu mesma perceberás isso!

Não me perderei muito mais por cá, até porque e como previ, já se denota o principio do fim e eu não estarei cá para aplaudir.

Saudações
RRT

Carlos Aurindo 20 de maio de 2009 às 20:51  

@ anónimo (a)

Acabou de me dar uma dica de pesquisa, agradecido. Mais fácilmente indica um endereço do que o nome, mas desta vez não estava certo.
Navegue á sua vontade, o que até acho bem, mas seja você, não se esconda atraz do anonimato.
Se não tiver idade para tal solicite uma autorização.

@ RRT

O pronuncio que previu dificilmente se concretizará, no que depender de mim, porque se a Amiga Titá lhe deu este endereço é porque o achava por bem. Qual bola cristal qual o quê se achar que nos deve vizitar e comentar é bem vindo se não, não queira ser o "tridente", ave de mau agoiro, ou outra coisa da web.
Cumprimentos:
Ordysi

Titá 20 de maio de 2009 às 22:33  

Há sempre pessimistas que agoiram como diz o Amigo Carlos. São os velhos do Restelo, tipicamente Portugueses. Mas estes derrotistas só nos dão ânimo para continuar e melhorar.

Titá 21 de maio de 2009 às 17:28  
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Rodrigues 21 de maio de 2009 às 23:04  

@ RRT

Meu Caro

Falando de oportunismos, logo aparece quem abrace a oportunidade para dizer meia dúzia de patacoadas e parafraseando estes e aqueles dar ares de grande conhecedor, de quase tudo, e até mesmo da nossa terra.
Digo nossa porque não tendo sido nado e criado, por cá, a tenho como minha, Santar é como todos os outros locais deste planeta, tem bom e mau.
Como me parece uma pessoa muito avisada e conhecedora, pelo menos é o que transpira das suas palavras, que até dá concelhos, aceite este meu que é dado de boa vontade, se se perder por cá, fale com qualquer um dos indigentes, que teremos todo o prazer de lhe indicar o caminho de volta, só não o faremos se por azar, quando cá vier, já tenha sido o fim do principio que adivinha, qual Nosterdamus de algibeira.

Cumprimentos

Titá 21 de maio de 2009 às 23:29  

@ RRT
Aproveito a informação do meu Colega, que sobrescrevo, para o informar de que para além da disponibilidade referida , continuo a aguardar o mencionado telefonema, durante o qual terei o cuidado de lhe dar então, pessoalmente, a minha alegada opinião.

Anónimo,  25 de maio de 2009 às 13:08  

Senhor RRT, mas que raio de nome!... Gostaria de o cumprimentar, mas apenas pela simples razão, de que sou, por princípio um homem educado. Mas o que me trás aqui, não é tanto o seu comentário, que esse é tão oco que cheira a alguém a quem o mesmo foi encomendado.

Mas gostaria de deixar-lhe um conselho, se como desconfio, o seu discurso foi encomendado, dê, meia volta volver, regresse à sua condição de simples mortal sem conteúdo, e não venha agredir verbalmente, pessoas que são honestas e trabalhadoras, dão de si aquele que têm. Se o que dão é pouco, na sua imodesta opinião, para os Santarenses é precioso. Não venha meu caro rapaz/rapariga, conspurcar com a sua intelectualidade de meia tigela, a mente dos nossos Indegentes.

Anónimo,  25 de maio de 2009 às 20:17  

Estou verdadeiramente confuso e gostava de ser esclarecido do seguinte:

O Sr. RRT, vem a este local, mandar boacas e alvitrar opiniões que sinceramente me deixam a pensar. Como a minha mãe me costuma dizer: "estás a delirar" mas sei que não estou, porque para tentar perceber dois posts aqui pespegados fiquei deveras confundido.
Num comentário a um membro deste blog, o sr. RRT, vem tecer os mais rasgados encómios, que é bela que é um anjo que Santar não mudou, que as pessoas são aquilo e aqueloutro. Mas pelo que me foi julgado entender este senhor é unha e carne com o membro que depois de ver a reacção de, pelo menos dois indigentes, a este comentário, vem muito simplesmente, com o "ar" mais inocente deste mundo, dizer " Há sempre pessimistas que agoiram como diz o amigo Carlos.
São os velhos do Restelo tipicamente portugueses.
Mas estes derrotistas só nos dão ânimo para cccontinuar e melhorar" (SIC)
Então minha Senhora em que ficamos? Este senhor que, ao que tudo indica é seu intimo, vem a este local ofender, com o aval de um membro deste mesmo local, todos aqueles que nobremente depositaram a sua confiança na Senhora, isso é, no mínimo terem dados perólas a porcos.
Considero, que a Senhora dada a situação, só tem um caminho para sair com dignidade da posiçãao que o seu amigo RRT a colocou. Sabe com certeza qual é? não? Então vejo-me na obrigação de a esclarecer. Apresente o seu pedido de desculpa s aos membros deste blog pela situação que o seu amigo lhes criou.
Não se esqueça, minha senhora, que foi por palavras suas que nós soubemos que RRT é pessoa da sua amizade
Eu usarei o chavão conhecido de todos aqueles que são portugueses e sabem português "Com amigos destes, não precisamos de inimigos"

Tenha, minha senhora, maior cuidado com as pessoas a quem dá a sua amizade.

Com amizade

Anónimo,  26 de maio de 2009 às 11:19  

Que tristesa, que feio afinal são os indegentes que já se viram uns contra os outros e encomendam os discurssos.
Como filho da terra eu é que pesso desculpa à Tita pela persseguissão aqui feita. Olhe que ainda á boa gente em Santar e que gostou de a ver por aqui. cumprimentos sinceros.

João Semedo,  26 de maio de 2009 às 13:31  

ao sr, anónimo
Julgo que o meu amigo anónimo, não compreendeu o reparo que antes do deu foi aposto. Tive o cuidado de ler e voltar a ler o post a que o amigo ou amiga se refere, e francamente não quero defender ninguém mas também não quero dar razão a quem não a merece. Pelo que percebi, foi exactamente o contrário daquilo que comenta. Os indigentes não estão virados contra outro qualquer indigente, o RRT é que é amigo de um dos indigentes e pelo que li, este pagou-lhe da mesma forma que Judas fez a Jesus, não digo que RRT tenha recebido 30 moedas, mas que foi ingrato para a sua amiga Titá, lá isso foi. Não devemos subverter as situações temos isso sim de chamar a atenção para que não se cometam julgamentos injustos.
Vivam todos os indigentes

Anónimo,  3 de junho de 2009 às 12:43  

Olhe e quem pede desculpa por si e pelos anónimos e por todas as conceições que prespagaram aqui ofensas?
OC

joão Semana,  5 de junho de 2009 às 20:41  

O sr, anónimo de 3 de Junho de 2009 pelas 12,34 vem aqui e em duas frases mal alivanhadas, diz que todos os anónimos e quejandos vêm aqui pespegar ofensas à direita e à esquerda.

Tenho andado por aqui e não li em nenhum comentário fosse de quem fosse, ofensas a ninhures. Vejo sim, uma convivência saudável, onde quem não concorda com quem, di-lo honestamente sem que tenha em mente ofender quer quer que seja.

Só um espirito deformado como o do meu amigo anónimo, vê aquilo que não existe. Porque meu amigo, julgo que já ouviu muitas vezes, que, cada cabeça cada sentença.

Veja-se ao espelho, aquele espelho que tem em casa e que o tem retratado desde que veio a este mundo, pergunte-lhe: espelo meu, espelho meu, quem é mais estúpido do eu?

Sabe com certeza a resposta do seu grande amigo espelho? Estúpido como tu, SÓ TU!...

Um abraço do João Semana

Enviar um comentário