quinta-feira, 21 de maio de 2009

O dia em que...

No decorrer das duas ultimas semanas dei comigo a pensar na profusão de comentários que têm invadido o espaço do Indigente, e quase mecanicamente, a minha cabeça começou a encher-se de sentimentos algo contraditórios. Passo a explicar.
Quando fui convidado a colaborar no espaço do Indigente, talvez por acreditar, como acredito, ser este um espaço, fundamental na criação de um pensamento e de uma personalidade santarense, "exigi" que este fosse um local de liberdade, aberto a todos os que,como diz a divisa,quisessem discutir Santar, hoje passados poucos meses, sou forçado a reconhecer que fui algo ingénuo.
Acreditava que Santar tinha mudado mais neste últimos 22 anos, em que escolhi, por minha opção, ficar por aqui, para meu espanto e desilusão, verifico hoje que me enganei.
O que por premissa inicial, era um espaço aberto de discussão, tem vindo a tornar-se uma boa oportunidade de alguns menos corajosos, poderem destilar os ódios e os venenos, de se sentirem ouvidos por alguém, de assumirem o papel de destaque, que se calhar a nossa sociedade não lhes dá.
Nada tenho contra o anonimato, os nicks, os heterónimos e ou pseudónimos, compreendo que existam pessoas que por uma questão de timidez, se sintam melhor, com a solidão da escrita, para exprimirem as suas opiniões, no entanto não entendo que certas pessoas, vazias de ideias e de carácter, venham a este espaço, somente para nos fazer perder tempo, e pior ainda, dando a entender a quem não vivendo em Santar e nos lê, que a boçalidade provinciana e a ignorância, moram na nossa terra.
Pode este meu pensamento parecer elitista, mas não o é de todo, admito os erros ortográficos de quem por força da vida, teve pouca escolaridade,compreendo a dificuldade de expressão de quem lê pouco, ou é menos instruído, tudo isso é irrisório se existir lisura, franqueza, frontalidade e acima de tudo honestidade nessas opiniões.
O aviltamento, a agressão verbal gratuita, o insulto e a flagrante falta de educação , são o escudo de quem nada têm para dizer, como tal deixo aqui o desafio a todos, os que visitam e comentam neste espaço, para ignorarem e não comentarem, os que vomitam neste espaço o fel da sua pequenez de espirito.
Fico por isso a aguardar o dia em que... tudo isso mudar.

7 comentários:

Bruno Pina,  22 de maio de 2009 às 02:44  

Sou inteiramente da tua opinião, espero que a maioria das pessoas se debrucem sobre o que publicas-te, e que comecem a ter um pensamento digno de um santarense.

Tó Neves,  22 de maio de 2009 às 09:15  

Gostei e concordo com o que escreves-te.
Vamos esperar se dá frutos..
Continua.

Titá 22 de maio de 2009 às 17:32  

Partilho a tua desilusão. Esta é a terceira vez, que os autores do blog vêm a público apelar, desafiar ou simplesmente observar a educação ou a falta dela nos comentários. Tal como tu, também me sinto dividida: merecerá ser um espaço aberto a todos? Mas, não o sendo, não estaremos a ir contra os nossos princípios pessoais e até, contra os do Indigente? E, continuando, não estaremos também a ir contra os objectivos primeiros?
Por outro lado, se no inicio me senti honrada pelo convite e feliz, entusiasmada com os objectivos que estabelecemos, neste momento sinto-me triste, desiludida. Tenho um blog pessoal desde 2005, participo em mais três colectivos desde 2007 e nunca tal tinha visto ou me tinha acontecido.
Ainda tive alguma esperança que fosse um desses grupos de miúdos tontos de que tanto falam e que andam por aí na net a comentar em tudo quanto é sitio, mas o registo de entradas neste blog é flagrante e as correspondências não deixam margem para dúvidas. Se foi uma desilusão em relação a Santar, há casos que até foi uma desilusão pessoal.
Tento ser optimista e acreditar que irá melhorar, mas admito que já não sinto tanto entusiasmo e muito menos, ingenuidade para tanto.
Sabes o que te digo? Ainda que não tenha servido para mais nada, valeu a pena esta experiência para conhecer ainda melhor cada um dos indigentes. Se já vos tinha amizade, agora, tenho admiração pela Vossa luta, coragem, empenho, postura e verticalidade. A frase que mais me tem ocorrido nestes últimos dias é “não vale a pena”, mas apesar de tudo, continuo também a dizer: O Indigente está de parabéns!


Ainda mais de parabéns está, com a entrada de uma nova Indigente a quem aproveito para dar já as boas vindas e desejar os maiores votos de sucesso por aqui. Bem-vinda Elsa!

Anónimo,  22 de maio de 2009 às 18:40  

eu não concordo...
acho que aqui é o lugar certo para enxovalhar a malta...
yes
lavar roupa suja...
roupa suja precisa de lixivia para ficar limpa...

Anónimo,  26 de maio de 2009 às 20:16  

Vão falando em lexívia, porque não me importo. No final vão ver quem vos limpa o sebo. Eu nºão tenho medo de ninguém, apareçam e vão ver.
Os cobardes, têm medo de quê? eu não tenho medo de nada e já o provei.

Anónimo,  26 de maio de 2009 às 23:49  

Bons dias ou boas noites dependendo da hora que por aqui passarem vivam.
Minha gente este poste de cima deixa-me um tanto ou quanto transtornado e digo isso do fundo do coração...
Meu povo eu sei que há pessoas bem capazes de se fazerem passar por outras ,mas neste caso em especial esta mesma pessoa já disse para alguém que não vindo ela a este espaço sabe de tudo que por cá se fá-la,também há pessoas assim !!!
Já agora diga-me o quer dizer no final?
Quando diz que não tem medo de ninguém para aparecer,deixo a pergunta quando e aonde? Diz que já deu provas que não tem medo de nada apetece-me dizer-lhe para meter a língua num certo sítio que todos soubemos.
O meu amigo devia beijar o chão que todos nós SANTARENSES pisamos para terminar só mais esta perdoar é uma coisa esquecer é outra não abouze...

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 00:08  

Deixem-se de disparates. Cresçam!

Carlos,

claro que tens razão. Mais que razão, a Equipa do Indigente tem o poder de acabar com esta parvoíce moderasndo os comentários.

Liberdade é bem diferente de libertinagem. Se nada crescentam ao Indigente não se publica e PONTO FINAL. Deixem-se de ameaças que este blog é fantástico.

Abraço,

P

Enviar um comentário