domingo, 10 de maio de 2009

Personagens Ilustres

Amanhã dia 11 de Maio de 2009 faz exactamente um ano, que Santar ficou irremediavelmente mais pobre, nesse mesmo dia, há um ano atrás, faleceu uma das personagens mais ilustres da nossa terra, refiro-me ao Adrião Polónio de Carvalho, homem de muitas facetas, que durante os anos da sua vida foi deixando um pecúlio intelectual de peso, que Santar não deve esquecer.
Desde sempre ligado ao associativismo e com um cariz politico sempre afirmado, não era pessoa de virar a cara ás lutas que decidia travar, com inteligência e argucia foi um dos tribunos mais visíveis de Santar, principalmente na Assembleia Municipal de Nelas onde durante muitos anos foi deputado, nunca tendo, nesses tempos evitado as lutas que travava em defesa da sua dama, que tanto amava, Santar.
Ao longo deste mês de Maio e a a partir de amanhã, o Indigente vai relembrar o Adrião e as memórias que deixou num grande numero de cidadãos desta terra, tendo sido uma referência para grande parte da minha geração.
Quer pois, o Indigente, prestar homenagem a este companheiro que partiu, mas que nos deixou um legado importante e que nunca se coibiu de transmitir, o amor pela nossa Santar Princesa da Beira.
Deixo pois o desafio a todos os que queiram relembrar o Adrião, que nos contem as vossas histórias por forma a podermos manter este homem vivo na memória colectiva das nossas gentes.

33 comentários:

Anónimo,  10 de maio de 2009 às 14:29  

não era um homem,era um senhor.

Anónimo,  10 de maio de 2009 às 20:30  

O preito que ora se rende ao Adrião Polónio, é, salvo melhor opinião, bonito e revela sentido de gratidão pelo muito que ele amou Santar. Ele cantou-a e decantou-a. Foi realmente um grande apaixonado de uma terra que não foi o seu berço mas que ele adoptou como se o tivesse sido.
Dito o que antecede, importa realçar ainda outros dotes do Adrião. A veia de dramaturgo era uma qualidade inata Senhor das artes e també, porque não em muitas outras áreas da arte. A demonstrá-lo estão as muitas obras cénicas que este Senhor deixou registadas na Sociedade de Autores, e qu, por ironia, algumas levadas a cena por este Povo de Santar de há décadas atrás. Hoje não se encontram, nesta terra, pessoas simples sim senhor, mas que, com a humildade de um povo rural, nunca se coibiu ou teve qualquer prurido de se deixar ensair e representar algumas obras do Senhor de quem falamos.
Considero, pois, que a maior homenagem póstuma que se lhe pode prestar é procurar reunir todo o seu espólio, e, se não for ter demasiada ambição organizar um grupo de gente desta Princesa do Dão para pôr em cena uma das suas muitas peças.
Peço desculpa a todos os que consultam este blog pelo facto de não me identificar. Fica, porém o meu preito e admiração pela inteligência e sabedoria de um dos nossos conterrãneos

Anónimo,  10 de maio de 2009 às 23:29  

é uma vergonha a junta de santar não lhe prestar a devida homenagem...
é presidida por uma pessoa que ...
é triste...
bem mas soube há umas horas atras que não vai ser candidato à junta de santar!!!
será que a coligação psd/cds teve juizo...
bem isaurinha se ele não for candidato, bem assim, sim já voto na coligação...
me desculpem...
ouvi dizer que ele vai outra vez para a farmácia!!!!!!
será verdade??????????????

Anónimo,  11 de maio de 2009 às 11:09  

Ao fim de morrer toda a gente é porreira. Todos são importantes em Santar. Que nos deixaram certas pessoas alem de serem uns bufos e uns lambes cús?

Tó Neves (Tonhe),  11 de maio de 2009 às 11:14  

A junta de Santar devia prestar-lhe a devida homenagem, bem como todas as associações de Santar onde colaborou, que foi quase em todas.
Trabalhei com ele na banda e na Associação Humanitário (Bombeiros) de Santar, ainda muito novo, foi com ele que comecei a gostar do associativismo.
Independentemente dos seus defeitos, todos os teem, há que salientar o bem que fez por Santar, podendo até arriscar que seria bom que alguns dirigentes associativos de agora lhe seguissem o exemplo...

Anónimo,  11 de maio de 2009 às 13:43  

Paz à sua alma

Armando Carvalho 11 de maio de 2009 às 17:21  

Confesso que, mesmo sabendo que o Indigente iria dedicar um espaço a relembrar o Adrião, ao ver a notícia tive uma sensação que, agora, passados meia duzia de minutos, sei são de Saudade.

Na medida da disponibilidade do meu tempo, tentarei investir aqui a partilha de alguns belíssimos momentos passados com o Adrião em prol de Santar.

O Santarense Adrião Polónio de Carvalho, nasceu a 23 de Novembro de 1935 e veio a falecer em 11 de Maio de 2008, depois de súbita declaração de doença fulminante.

Vivia com a D. Filomena de Azevedo Dinis e ficaram para relembrar o pai, com quem - a menos de 4 meses da sua partida - reafirmou profundas relações paternais num dos momentos que considerou ser dos mais importantes da sua vida, a Paula Alexandra e o Pedro Adrião.

De entre a sua passagem por organizações de cultura de Santar, relembro:

- Fundador Dirigente do Grupo Cultural e Recreativo de Santar.

- Dirigente da Soc. Filarmónica 2 de Fevereiro

- Dirigente do Rancho Folclórico Corações do Dão

- Dirigente do Rancho Folclórico de Vilar Seco.

- Associação Humanitária de Santar

Possuidor (talvez) de um dos melhores repositórios fotográficos e de apontamentos (de certa forma avulsos) sobre Santar, escreveu (de entre muitas outras coisas registadas na Sociedade Nacional de Autores) um livro sobre Santar de seu nome:

SANTAR ROTEIRO TURISTICO

Com edição da Câmara Municipal de Nelas, foi publicado em 2001, e refere, para além de uma breve nota de abertura do autor, uma introdução e dois percursos distintos, a que se junta um terceiro sobre Casal Sancho e Fontanheiras.

O PERCURSO 1, descreve um passeio pelo centro de Santar, com a possibilidade de iniciar o percurso por 2 entradas distintas. A entrada 1 para quem chega de Santar vindo de Viseu, a entrada 2 para quem chegue a Santar vindo de Nelas, a entrada 3 para quem vem de Canas de Senhorim, passando por Carvalhal Redondo e a entrada 4 para quem vem de Cabanas de Viriato, Tondela ou das termas de S. Gemil.

Entramos depois na visita própriamente dita sob o título SAIDA PARA A VISITA, onde se percorrem as ruas e monumentos

O PERCURSO 2 apresenta-nos SANTAR POR FORA, com algumas das maravilhas que os nossos antepassados nos legaram.

O PERCURSO 3 apresenta-nos Casal Sancho e as FONTANHEIRAS.

Para terminar o roteiro são enumerados os Monumentos classificados e os que estão propostos para classificação pelo PDM.

Referem-se ainda as Festas, Feiras e Romarias, Artesanato e Gastronomia, para além de Colectividades, Associações, Hotelarias não ficando esquecida a ROTA DO VINHO DO DÃO.

Era um gosto ouvi-lo ...

Onde quer que ele esteja - Um grande abraço

Um santarense,  11 de maio de 2009 às 17:35  

Por hábito, costume navegar por inúmeros sites, a fim de analisar determinados comportamentos. Tenho por norma e princípios nunca julgar quem quer que seja. Mas hoje fiquei desagradavelmente em choque. Conheci muito pouco o Senhor Adrião, portanto não era, para mim mais do que um homem com uma cultura acima da média, grande amante desta linda terra e que deliciou aqueles que, como ele, também eram cultos e que por isso mesmo bebiam dessa mesma cultura. Poderá e há, com certeza, pessoas que não têm a mesma opinião acerca da forma como estou a descrever esta personagem, respeito total e cabalmente a opinião dos outros.
Dado o que antecede, repudio o facto de haver alguém que se esconde sob o anonimato para vomitar bravatas sem qualquer edução ou respeito por uma pessoa que já não pode defender-se. Talvez seja por isso mesmo, por não poder defender-se que o nosso bravo opinador tenha vindo espalhar a sua frustração acerca do nosso falecido conterrâneo.

Titá 11 de maio de 2009 às 20:26  

Sem dúvida, um SAntarense a recordar e a quem Santar deve uma enorme homenagem.
Tenho orgulho de o ter conhecido e de ter travado consigo longas conversas.Aprendi muito com o Adrião.
Santar foi a sua paixão. Deixou obra, deixou espólio, que os orgãos de autoridade da Vila têm o dever de conservar e divulgar.
Saudade!

Anónimo,  11 de maio de 2009 às 20:43  

... muitas saudades,obrigado.

Anónimo,  12 de maio de 2009 às 00:00  

A memória do Sr.Adrião Polonio

Em meu nome e em nome da sociedade Musical 2 de Fevereiro o nosso muito Obrigado por o que nos deu e o que nos deixou.

Rui Nogueira

Anónimo,  12 de maio de 2009 às 00:30  

coitado de quem vá...
se existe algo para lá da morte, pobre polónio, tantas voltas que está a dar no tumulo, por causa da lixivia...

Anónimo,  12 de maio de 2009 às 10:49  

Em memória a um grande Amigo, deixo aqui a minha gratidão por tudo que aprendi e curti com "Velho Vagabundo", assim era chamado pelo Rios.
Até sempre
Ordysi

Conceição Tavares,  13 de maio de 2009 às 15:32  

"Quero ser toda a vida estudante,
Eternizar a ilusão d'um instante"

Foi assim que em anemna cavaqueira com o Adrião, num passado não muito distante, o nosso dramaturgo,poeta. associativista, tribuno que também foi, polémico sim senhor,como aliás o são todos aqueles que, como ele, dissertavam sobre assuntos que para o comum dos homens, quase nada do que os filisofos dizem faz sentido.
Mas, Continuando a citação a sua veia de artista rumou para o destino seguinte que ele e não eu, tinha traçado e concluindo aquilo que era o seu pensamento rematou:
"Quem o disse, viveu a vida
Que hoje nos foge.
E assim, a ilusão perdida
Ficará sem guarida
No coração
Amante desta vida
Qu hoje me foge"

Foi assim, que poucos meses antes do seu passamento, ele rematou a amena cavaqueira entre eu e ele iniciada.

Obrigada Adrião,que a vida depois de ti, te dê o valor que te negou durante TI.

Anónimo,  13 de maio de 2009 às 17:00  

Assim sim,vale a pena vir a este espaço...
Senhoras e Senhores o mundo está a transbordar de pessoas doentes e egoístas que apenas olhão
para o seu nariz.
Também nesta área haverá muita coisa a mudar para que todos nós possamos viver em plena armonia.
Deixo o meu apêlo a quêm não poder praticar o bem pêlo menos que não faça o mal,quem semeia ventos colhe tempestades.
Quero chamar á atenção por o facto deste meu comentário bem como mais dois ou trêz estarem em anónimo não deixa de ser contra os meus princípios, mas entendo que ainda não estão reundidas as condições para que possa sêr como deve.
Cumprimentos Santarenses para todos os Amigos espalhados por este mundo além.

Elsa Loureiro,  13 de maio de 2009 às 22:47  

É de facto uma personalidade a recordar, “ o Adrião”, que apesar da sua aparente passividade era uma pessoa dinâmica. Fez muito por Santar como já foi mencionado, provavelmente poderia ter feito muito mais, mas penso que lhe foi difícil, pois um trabalho em prol de uma sociedade não pode ser individual deve ser colectivo com a ajuda dos membros dessa mesma sociedade. E num local de tanta beleza como Santar construir e manter é uma tarefa árdua, pois quando se sobe uma escada, estão dois a ajudar e quatro a tentar derrubar. É este o espírito que infelizmente se vivência entre alguns Santarenses, basta constatar as intervenções deprimentes que se têm vindo a fazer neste blogue por quem se mantém no anonimato.
Mas anónimo ou não a mensagem que se está a passar é de Santar, para o Mundo, ao dizer mal da nossa gente estamos a dizer mal da nossa Terra. Devemos começar a adoptar uma postura diferente, apoiar e ajudar quem tenta construir algo.
Pode ser que desta forma, haja um dia alguém que nos faça uma homenagem.
Elsa Loureiro

Anónimo,  14 de maio de 2009 às 10:54  

Homenagem é para quem a merece e não para quem a quer. Santar esteve farto e continua a estar de lambe cús. Na hora certa são todos uns cobardes. estes comentários de meia tigela, só servem para essa meia tigela. Mudanças de fundo e ideias inovadoras precisam-se em Santar, nada de fachadas.

Tó Neves (Tonhe),  14 de maio de 2009 às 11:00  

Ao sr. Anónimo

MOSTRE-NOS AS SUAS MUDANÇAS E IDEIAS INOVADORAS...

Conceição Tavares,  14 de maio de 2009 às 11:49  

Já vim a terreiro, prestar a minha homenagem a tão popular figura.
Fico triste e porque não? doente ao ler alarvidades que este Anónimo escreve.
Ninguém pode obrigá-lo a pensar e a agir com edução.
Faça a sua apologia,mesmo que negativa, mas faça-a sem traumas, ressabiamentos insonsos, u que nos levam a pensar que em Santar só há pessoas mal formadas. Não e Não. Também há pessoas bem formadas, e estas são graças a Deus em maior quantidade.
Deixe de se esconder sob a capa do aonimato. Se se julga com tanta razão, seja Homem, dê a cara. E mais não digo!...

tira nódoas,  14 de maio de 2009 às 12:00  

Tanta escaramuça, por causa de um nome. Entretenham-se com coisas importantes.

Anónimo,  14 de maio de 2009 às 22:02  

No melhor pano cai a nódua e em verdade não se pode agradar a toda a gente diz o povo e com razão de que quêm fá-la no barco quer embarcar,para esse senhor que deve ter a lígua bem maior duque a bouca com algumas frustações há mistura sempre que tentar se expôr faça um sacrifício para pensar e diga as coisas de outra maneira não há nada pior duque falar mal das pessoas e elas não se poderem defender...
Já agora medite nisto, não há más pessoas, mas sim pessoas menos boas...

Carlos Rodrigues 14 de maio de 2009 às 22:15  

Como diria o meu amigo Adrião:
"Os cães ladram, mas a caravana passará até os cães se cansarem de ladrar"
Já eu digo:
-Obrigado Adrião por me teres dado oportunidade de aprender um pouco, do muito que tinhas para ensinar.
Mais uma vez Obrigado !

Anónimo,  18 de maio de 2009 às 17:35  

Mais pessoas ilustres:

D. Mariazinha enfermeira
D. Arnaldo
Sr. Xavier
Sr. professoar Pinto
Sr. Felícia parteira
Dr. Lucília Paiva
Sr. carlos Sampaio (barriquinha)

Não podem ser só motivos políticos a eleger alguns e esquecer outros.

Conceição Tavares,  18 de maio de 2009 às 20:23  

Concordo com a evocação da Srª D. Mariazinha, ajudou muita gente. Paz à sua alma.Ponto
Concordo com a Srª D. Felícia. Foi ela que me ajudou a ver este Sol Nascente,e à grande maioria dos Santarenses que foram nascituros à sua(dela) época. Ponto
Concordo Com o nome da Srª. Drª. Lucília Teixeira de Matos Paiva, obreira meritória no apoio aos nossos amados idosos, a quem muito respeito.Ponto e vírgula
No que toca ao Senhor Xavier, também não ponsso deixar de render-lhe o meu tributo, além de cumprir com a sua profissão, deu de si muito mais do que aquilo que a profissão lhe impunha. Reticências quanto aos restantes.
E justifico esta minha posição que poderá e será com certeza polémica para muitos Santarenses: Assim, estas individualidades faziam o que a sua profissão lhes exigia, salvo o nosso saudoso "Barriquinha" que amava a músiva e dela, que eu saiba, não tirava qualquer proveito, os dois restantes eram pagos para fazerem o seu trabalho. Se não for assim, então a qualquer bom profissional que se tenha aposentado ou falecido teríamos de lhes render homenagem. Não meus amigos, homenagem rendemos nós a quem nesta terra e os quais por via disso conhecemos, mas só pelo facto de nos terem deixado. Respeito-os a todos em geral e a ninguém em especial. E vamos deixar a política de parte, porque isso daria pano para, não umas mangas, mas centenas de milhar de mangas.

Carlos Rodrigues 19 de maio de 2009 às 00:54  

@ Anónimo

Meu Caro

O Indigente é um "menino" recente mas de certeza que terá espaço para recordar muitas personagens ilustres, mesmo na lista que acrescenta ainda poderei juntar mais uns quantos, como o Arturinho, A Viscondessa , o abade Escada entre outros para não engrossar muito a lista, e não retirar completamente o véu,sabe a politica nada tem a ver com o trazer o Adrião a este espaço,nós não temos uma visão tão redutora como a sua, ele é felizmente um dos muitos Personagens Ilustres que a nossa terra deu ao mundo.
Todos os que a memória lembrar terão de certeza espaço.

antónio,  19 de maio de 2009 às 17:41  

O que este anónimo disse para mim está extremamente correcto. Pergunto se querem homenagiar alguém, porque não seguem uma ordem cronológica. Para sermos imparciais, basta isto para eu discordar desse mesmo anónimo. Parece que a nível de homenagens estamos a começar pelo fim, a não ser que esteja enganado.

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 17:57  

Grande Adrião! Até um dia destes pá!

Aproveito e faço sugestão de nomes para as merecidas homenagens e consequentes invejas: Rios, Lipa, Pinóquio, Tojinha, Carlos e o Hoquei..eheheheh a esta altura já houve quem caisse da cadeira!

Sr. Tavares, Orlando Bica, o Quim Paulo, Sr. Baltasar e Maria da Quinta, Sr. Pedro da Feira, O Enfermeiro, o Aires Ferreira, o Joaquim Cego, o Bernardo, os Antena 1 e tantos tantos, ...
Em Santar só se vê a calhandrice, Louvar está escasso e mesmo assim, só depois de mortos.
RRT

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 18:21  

Ó meu estás a abacalhar.

Carlos Rodrigues 20 de maio de 2009 às 01:52  

@ RRT

Meu caro

Para alem desses ainda faltam de certeza outros tantos, como disse anteriormente, ainda bem que Santar é rica em pessoas peculiares e ilustres. A seu tempo lembraremos as mais castiças, e das quais citou algumas, eu só não queria levantar tanto o véu, já você decidiu mostrar a "noiva" até á lingerie.

Bem Haja

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 09:14  

Meu caro RRT, a sua presença neste local é simplesmente mediocre, não sabe nada e não diz nada. Como as pessoas têm a cabeça tão oca. Passa o tempo e ficam na mesma.

Unknown 20 de maio de 2009 às 18:43  

Parabéns aos indigentes pela criação deste espaço! Não posso ficar indiferente a esta secção. Gostaria de recordar o senhor Bernardo, progenitor do homenageado, cuja lembrença guardo com carinho no cofre dos tesouros infantis. Em relação à lista de ilustres por vós sugerida, permitam que faça uma simbólica homenagem ao Sr. Xavier com quem tive o prazer de partilhar serviço voluntário e a quem tenho como um Mestre.
Abraços.Catarina.

Sandra,  29 de maio de 2009 às 15:27  

Queria dar os parabéns a todos os indigentes por este blog e por dar oportunidade a todos os Santarenses de se exprimirem.Para aqueles que estao longe da terra é uma boa maneira de nos sentirmos perto.Continuem com o bom trabalho. Parabéns.

Unknown 1 de junho de 2009 às 19:00  

Cara conceição,
Então quer dizer que não se deve homenagear quem se distingue no exercício da sua profissão? Estranho...

Enviar um comentário