terça-feira, 26 de maio de 2009

O Homem ataca...

Na sequência dos ataques verbais e pessoais que têm vindo a ser feitos neste blogue , venho eu agora chamar a vossa atenção para outros ataques que todos nós fazemos diariamente, conscientes ou não, e sem o objectivo de atingir alguém, no entanto atingimos algo , o Planeta Terra.

É com o tema “Consciência Verde” que pretendo sensibilizar para a crise ambiental já há muito instalada, de que tanto se fala e pouco se faz.

Deixando a modéstia de lado , vamos admitir, que nós os seres humanos, somos realmente incríveis, construímos cidades, criamos teorias, inventamos máquinas (…) sempre a pensar , na economia, no conforto, na qualidade de vida, em fim em nós próprios.

Mas que qualidade de vida é esta? Mas que herança vamos deixar aos nossos filhos ? São mascaras de oxigénio, são florestas negras, devastadas pelo fogo?

Não estou a dramatizar estou simplesmente a tentar consciencializarvos para a necessidade ambiental de pôr em prática noções como” desenvolvimento sustentável”, torna-se imperativo encontrar estratégias convergentes e eficazes que envolvam, de forma integrada, todos os sectores da sociedade e gerações de forma a “ pensar globalmente e agir localmente”.

Se cada um de nós fizer pouco será muito para dar resposta à questão abaixo colocada.



5 comentários:

Anónimo,  26 de maio de 2009 às 19:08  

ô dá pra parar?! acredito que se a humanidade, na generalidade, assim o entende-se dava pra parar.
os governos, as religiões, as grandes multinacionais (que agora se escondem atrás da globalização), aos srs do petróleo e a tantos outros que são a minoria, por eles os recursos nunca acabam e se acabarem não é a eles em primeiro lugar.
a consciência ambiental havia de ser ensinada no berço aos que nascem e aos mais velhos obrigatoriedade de terem certificado.
Cumprimentos:
Ordysi

CT,  26 de maio de 2009 às 20:53  

R E C A D O


recebi hoje uma carta do meu amigo A., na qual ele teve a bondade do me comunicar a opinião extremamente lisonjeira, que professa acerca de V.Exª. Madame Loureiro.

Peço, pois, a tão profícua Indigente, aceite os meus mais humildes agradecimentos pela forma como vem aqui, com tamanha singeleza, humildade, e nobreza alertar para a natureza, que grita em todos os minutos que vivemos, pela agressão de que é vítima, pela indiferença que, nós seres humanos a tratamos. Se este assunto nãao fosse tão grave, as nossas palavras seriam, no mínimo risiveis. Porém o tema que esta indigente aqui nos trás, é, por demais grave e sério.
Mas, enfim, a nossa época é, por mais façam, por mais que digam, uma época em que, se não dermos as mãos, o futuro dos nossos vindouros estará hipotecado por nossa culpa, única e exclusivamente nossa culpa.
Os nossos artistas, poetas, pintores, músicos, etc. são em geral tão culpados como eu, como a indigente, como os nossos filhos, porque nas suas representações censuram e apelam à preservaão da natureza, os petas, os pntores, os músicos, etc, fazem outro tanto.
Mas note minha querida indigente E.L. que uma vez saídos de cena conspurcam maaais a natureza do eu, tu e aquele, pobres mortais que só querem viver em paz e em limpeza. Não somos como aquele anúncio televisivo, que, há meia dúzia de anos passava nas nossas televisões e que era visto e ouvido por todos nós: a criança de dizia"quando eu for grande, construa casas, estradas, pontes, arranha-céus! e depois; depois! destruo Tudo!..." É isso mesmo que está a pensar, o homem superou-se a si próprio, chegando a esta trite conclusão: E agora? Agora destruo tudo.

O Homem criou a máquina e é a máquina que neste momento inicia a destruição do Homem.

CT

Titá 26 de maio de 2009 às 21:40  

Antes de mais: Bem vinda Elsa!
Eis aqui um tema pertinente e que deve ser discutido e debatido por todos para que em conjunto consigamos, ainda que por pequenas atitudes no dia a dia, fazer algo que garanta um pouco de futuro.
Há no entanto um longo caminho pedagógico, civivo , de consciencialização a fazer, mas pouco a pouco estou certa que todos obteremos resultados.

Carlos Neves,  27 de maio de 2009 às 20:45  

Bem vinda Elsa!

Os problemas ambientais estão a tornar-se na maior das ameaças para o ser Humano.
Hoje, todos nós, sim, porque se trata de todos nós e não só de alguns, estamos a destruir o nosso planeta, e efectivamente o legado que estamos prontos a deixar aos nossos filhos, é algo de que não nos podemos orgulhar!

É dever de todos nós, contribuirmos para que as coisas levem um rumo diferente, e é importante que as pessoas, todas as pessoas, se convençam que podem fazer alguma coisa para mudar o estado das coisas.

Que os textos, os alertas e os ensinamentos a que vamos poder assistir aqui no nosso espaço, sirvam para encorajar a todos, sirva para consciencializar que, se quisermos, é possivel ter um melhor ambiente e continuarmos a crescer de forma sustentada . Que ninguém deixe que sejam os outros a fazer por nós, o que nós podemos fazer por todos.

Anónimo,  14 de junho de 2009 às 23:53  

Elsa,

é pertinente e actual.

O desenvolvimento sustentável não trata apenas de ambiente, ética e boas príticas ambientais.

Passando à frente o tratado que bem conhece, acrescentaria apenas que o Homem faz e desfaz, mas do muito que faz fá-lo bem. A abordagem ambientalista não deve ser sempre ecoxiita.
Mas sim, Elsa, você é mesmo uma pessoa interessada pelo meio que a envolve. E isso basta para me sentir feliz, hoje.

Mostre-nos mais.

Forte abraço,

P

Enviar um comentário