quinta-feira, 28 de maio de 2009

Consciência Verde

Observe!


Eu própria nunca tinha reparado, talvez porque passo de carro, atitude incorrecta, para além de poluir o ambiente ainda me passam despercebidas situações como esta.
Esta pequena lixeira estava, porque agora já foi limpa, em pleno coração de Santar, a aproximadamente 15 metros de um caixote do lixo. E como esta existem milhares no mundo inteiro.
É possível que o ser humano continue a tratar o lixo desta forma?
O próprio significado da palavra, transmite a impressão de que o lixo é algo sem valor, sem importância e que deve ser deitado fora.
Ainda hoje perante tão graves problemas ambientais, muitas vezes, o lixo é tratado com a mesma indiferença da época das cavernas, quando ainda não era verdadeiramente um problema, pois devido à pequena quantidade que era gerada a própria natureza tinha facilidade em reciclá-lo.
No entanto, actualmente a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e o sua má gestão, para além de provocar gastos financeiros significativos, provoca graves danos ao meio ambiente e compromete a saúde e o bem - estar das populações.

Uma atitude ambiental sensata consiste em modificar o nosso comportamento em relação aos resíduos que originamos, e portanto devemos fazer o que está ao nosso alcance, a reciclagem.
Elsa Loureiro

6 comentários:

pk.vagabundo,  30 de maio de 2009 às 12:11  

bem visto elsa e bela foto.
nos dias em ke vivemos ja nao se devia ver coisas destas,mas infelizmente ainda ha gente ke nao liga.
so pensam em livrar-se do lixo de casa e deita-lo nao importa onde.
continua.

Bao 31 de maio de 2009 às 15:48  

É bom ver alguém preocupar-se com estes assuntos.

Felizmente as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para as questões ambientais, mas infelizmente alguns ainda fazem tudo como antigamente.

Anónimo,  1 de junho de 2009 às 12:01  

o PROBLEMA É GOSTAREM MUITO DE ANDAR DE CARRO.
O RESTO PASSA AO LADO.

CT,  1 de junho de 2009 às 14:02  

VERDE TÃO VERDE, O SONHO QUE PARA NÓS É APENAS UMA QUIMERA?

A crise de energia e ambiental é um facto e este facto pode ser observado e constatado por todos nós.

Tudo o que neste mundo e nesta vida se produz, tem grande importância para os habitantes deste planeta, que o homem teima em destruir.

Já tive oportunidade de escrever qualquer coisa a este respeiro neste mesmo local, possivelmente, terá passado despercebido, no entanto ele ainda está aposto.

Eu assumo a minha quota-parte de responsabilidade na contribuição para o aumento da conspurcação do nosso planeta em geral e de Santar em particular.

Infelizmente não sou a única. Tu que estás aí atrás, e tu que estás atras de mim, também aquele que está à minha esquerda, todos fingindo que não vêm, não ouvem, não falam.

Não cuidamos do lixo que levamos da nossa casa e é, indiscriminadamente despejado no primeiro contentor que se nos depara, quanto mais perto melhor, porque o saco pesa e há que nos desfazer-mos de tão incómodo e malcheiroso embrulho.

Os nossos carros poluem, as nossas culturas também, porque são tratados com produtos químicos que se espalham pela atmosfera.

Façamos como grandes figuras de todo o mundo, como por exemplo Al Gore, tornou-se o guru da revolução verde; Leonardo de Caprio, ídolo verde, quem viu o filme Titanic e foram milhões a ver este filme, ele gritava na proa do navio "sou rei do mundo" e esses milhões viram o jovem Leonardo "morrer" por causa de um transatlântico que nem o facto de ser luxuoso ofereceu segurança aos seus passageiros.

O mundo tem evoluído muito, porém, nem sempre da melhor forma, ou nem sempre a favor de perservação da natureza, o mundo não tem cuidado dos seus filhos. Claro que o homem na sua ambição treslocada, só pensa no progresso pernicioso e maléfico, mata os seus filhos minuto após minuto, chora-os durante uma hora, mas logo a seguir volta a matar.

Fazer um mundo VERDE está na minha mão, na tua na do teu filho nos nossos vizinhos. Claro que só com estes intervenientes não é possível chegar à boa qualidade do ar que respiramos, mas na nossa esfera de acção, se todos cumprirem, se de duzentos em duzentos metros existirem vidrões, papelões e outros, nós aqui, em Santar, poderemos tornar o ambiente mais agradável, vamos ter que nos fiscalizar uns aos outros em defesa dos nossos filhos, netos e demais vindouros.

Reporto-vos para o comentário RECADO que aqui postei, ainda não há muitos dias.

Serei demasiado ambiciosa ao expor o meu ponto de vista quanto à poluição, aqueles que me lerem dirão que deliro, mas não, serei talvez lírica devido a este meu sonho, mas não deixem que o meu lirismo morra sem sequer experimentarem dar-lhe a prosa que ele necessita.

Carlos Aurindo 3 de junho de 2009 às 23:46  

A fotografia de belo não tem nada, e nós a necessitar de uma sede.
Hoje já está limpa, vou-vos enumerar a quantidade de "lixo" retirado:
- 1/2 reboque de tractor tábuas e eras
- 3 sacos de despojos (sacos de lixo de 100 ltrs)
- 10 se...
- 1 1/2 de "razulho"
Cumprimentos:
Ordysi

Anónimo,  14 de junho de 2009 às 23:19  

Elsa,

a fotografia fica para exemplo futuro e ainda bem que registou.

Felizmente está tudo limpo, afirmação sua e do Carlos.

Foram vocês que activaram a limpeza do local?

Em qualquer dos casos, é um excelente exemplo de civismo e cidadania.

Parabéns a vocês.

Abraço-vos,

P

Enviar um comentário