quinta-feira, 14 de maio de 2009

Não ?

Num qualquer dia, num qualquer café ouvi, relativamente a aves: “Olham-nos de lado, como se perguntassem o que vamos fazer-lhes. É simples: matá-las é a resposta, não sabemos fazer outra coisa” –ao início tudo era casto, agora despeja-se de tudo…
Agora que as horas me passam despercebidas que as tenho por minha conta vim aqui perguntar:
__ A individualidade, a auto-determinação, a saúde mental, o auto-conhecimento, a lucidez, a independência, a liberdade?!
Com o Carlos Paredes e a sua “Raíz” atrás, atrevo-me a escrever neste espaço. E, vejamos que escrever aqui não é para mim um acto fácil que se faça numa qualquer hora; requer cuidados como que se numa redoma estivesse. E penso, para mim, que deverá assim ser sempre que de algo importante se trate.
A sensibilidade não são letras, não são alusões teóricas evidentes de personagens literatas, de intelectuais sublimes – há valores que se erguem acima de tudo isso.
Portanto escrevo, e não chamo a isto “apelo”, porque não me sinto no direito de apelar ao que quer que seja, antes constato como Indigente (que tenho prazer de ser), o meu progressivo aborrecimento com a maldade que aqui cresce. Tenderá a História do Mundo progressivamente para o mal?
Parece-me que grande percentagem dos comentadores que aqui se deslocam vêm com o único intuito de pôr em causa as ideologias que originaram este espaço.
“Construir em vez de combater” como postou o companheiro Carlos Aurindo. Deixou de se construir aqui… surgem inoportunamente nomes conhecidos e desconhecidos, piadéticos e despercebidos que corroem qualquer construção.
A inteligência não existe como una, não vem das letras, dos títulos… vem da educação, vem da convivência com os outros, dos valores que nos passam. E não, a História do Mundo não há-de tender sempre para o mal, e sim, a liberdade existe – tendo limites e sobriedade capaz de discernir uma critica de uma bajulice pegada como as que aqui se encontram, cada vez mais frequentemente.
__“matá-las é a resposta, não sabemos fazer outra coisa…”
__Não?

3 comentários:

Tó Neves (Tonhe),  14 de maio de 2009 às 17:47  

Não? Eu digo Sim!
Rute, gostei de ler!
Tenho que dizer que muita vez me apeteceu responder a alguns “cromos” que destabilizam o Ideal do Indigente, mas contive-me, pois defendo uma postura construtiva e não destrutiva.
È bom que se debatam todos os temas relacionados com Santar, sejam eles de ordem politica, cultural, desportiva ou simplesmente estados de espírito.
Mas esse debate deverá ser feito com altivez, mesmo quem opina de forma diferente, deverá pautar-se pela educação.
Posso dizer, desde que foi criado o Indigente, tenho estado muito mais atento ao que se passa em Santar, e como eu, que estou a viver fora de Santar, muitos outros santarenses por longe dão valor a este espaço.
O meu Sim, é para que os Indigentes continuem a deliciar-nos com o de bom que há em Santar e ao mesmo tempo alertar-nos para o que de menos bom existe ou acontece, sendo que quem for educado e amante da sua terra e das suas gentes, por pior que seja a situação levada a discussão, pautar-se-á pela educação e bom senso, sejam as suas opiniões quais foram.
Um abraço á Rute.

P:S: E essa musica?

Anónimo,  14 de maio de 2009 às 20:11  

Este sim é o caminho certo, basta de falar mal,basta de arrogância basta de pensar que soube-mos alguma coisa, como diria SÓCRATES só sei que nada sei,mas uma coisa tenho a certeza
quanto maior for a nossa capacidade mental maior são as dúvidas que teremos de enfrentar.
Por outras palavras um agradável e viciante
cíclo.
Viver com a difereça será para todos uma mais valia,não acredito que haja aguéml que não nos possa dizer alguma coisa.
Se me permitem e como isto vem a prepósito dedico estas palavras a todos(as) as pessoas que adoram esta terra embora por motivos vários nem sempre por cá possam estar.
Um Grande abraço para um Amigo na Roménia e Saudações especiais para o continente Africano
onde vivem dois Amigos do peito.
Como Coimbra é mais bonita na hora da despedida, também se gosta mais de Santar quanto mais distante se estiver...
Sejão Felizes e até uma próxima.

RRT,  19 de maio de 2009 às 17:37  

Parabéns pela forma cuidade e atenta como escreveu. Parabéns pelo que escreveu. Atenção, às vezes tanto cuidado e contenção não permite emoções e essas também são necessárias à escrita.
Atentamente
RRT

Enviar um comentário