domingo, 17 de maio de 2009

Renascer

Em Santar hoje foi um bom dia!!

Renasceu uma associação. Espero ver transformadas em realidades, as vontades de quem assumiu hoje a tarefa, de a manter viva e em actividade.
Só o tempo dirá se tenho ou não razão, no desejo que formulo, mas estou certo que será mais fácil com a ajuda de todos.

VIVA SANTAR !!

20 comentários:

Anónimo,  17 de maio de 2009 às 12:43  

A quem assumiu ontem a dificil tarefa de fazer sair do estado de hibernação a Associação Os Amigos de Santar,os meus sinceros votos de maior sucesso.

Gostaria de saber quem são os elementos que dela fazem parte,se possível,obrigado.

Por um Santar melhor!!

Rui Nogueira

Carlos Aurindo 17 de maio de 2009 às 13:20  

Assembleia Geral:
Presidente - Carlos Rodrigues
Vice-Presidente - Carlos Moitas
Secretário - Rui Neves
Concelho Fiscal:
Presidente - Carlos Neves
Secretário - Elizário
Vogal - José Melo
Direcção:
Presidente - Carlos Isidro
Vice-Presidente - Aurélio Rito
Secretário - António Pinto
Tesoureiro - Luís Corgas
1º Vogal - António Pina (Xarila)
2º Vogal - Bruno (Té)
3º Vogal - Tiago Sampaio

Como presidente eleito, quero agradecer a todos os elementos que aceitaram este desafio, assim como o apoio dos sócios que estiveram presentes na assembleia e os que não estiveram.
A Associação "Os Amigos de Santar" precisa de todos. Faço apelo a todos sócios, simpatizantes,colaboradores, povo em geral que nos ajudem a reactivar esta Associação para que ela cumpra os objectivos para que foi fundada.
"Os Amigos de Santar" têm muito para dar
Cumprimentos:
Ordysi

Conceição Tavares,  17 de maio de 2009 às 13:29  

Estrêla funesta

A tal hora e no meio de tal silêncio, o barquinho deslisava mansamente sobre a água tranquila do rio Dão. Dentro dele os dois irmãzitos silenciosos íam-se deixando enlevar naquele ruído suave dos remos abrindo fendas nas águas.
Não! era bem certo que eles não tinham jamais sentido tão poderosa e viva alegria, alegria doida que lhes estravazava o peito traduzindo em energia e cristalizando nos seus lábios um sorriso de orgulho.
Afinal, não é todos os dias que se faz renascer uma ASSOCIAÇÃO!...
Eles estavam muito ufanos do seu feito, livres de admoestações, sósinhos e acima de tudo, independentes. E esta feliz convicção de liberdade alcançada fazia-os muito orgulhosos, além de os encher de alegria. Por cert eles nunca haviam sido tão felizes e quem saba se o seriam jamais.
Porém, a realidade é, ou antes será bem outra. diferente. Diferença que eu gostaria seja para melhor, No entanto o tempo nos dirá se isso acontecerá.
E continuando dentro do pequeno barquito a remos, urgia porem-se a remat.
Remas António? perguntou o do leme. Anda-me tu com o leme disse-lhe com intimidativa o Manel, Vês aquele estrelinha? Deixa que ela faz-se fina, mas havemos de passar-lhe à frente.
Olha o milagre ela está quieta fez o outro convencido da facilidade da tarefa. Ora, está quêda, está quêda, mas sempre à frente de nós! Vá-se lá enterder isto! Plha como brilha!... ó António. De que são feitas as estrêlas? pergunta o Manel. De prata, tá mais que visto,
Então o outro lançando um olhar à vastidão infinita do céu exclamou! Eh! tanta prata!
Devia ser tarde, e eles sem darem fé, enlevados como íam no desejo louco de alcançar a estrela, íam remando,remando, mas os braços já doíam. até que cansados deixaram de remar, e adormeceram.
Manel, Manel acorda olha que estamos perdidos.E mal conheceram a grande responsabilidade em que estavam metidos, desatam a chorar agarrados um ao outro, gritaram: ai quem acode, Jesus nos valha...
Nesse mesmo instante... - e mais longe do que nunca -... a estrela feiticeira acabava de cerrar também a pálpebra

Moral da história: O barco sem timoneiro encalhou, e lá se foi o sonho de alcançar a estrela.

Armando Carvalho 17 de maio de 2009 às 14:51  

@ Conceição Tavares

Caríssima, que bem escreve, mas, felizmente este barco já tem timoneiro.

Pelo que ontem assisti fiquei com a certeza de que os remadores estão prontos e os remos encebados para que não inchem provocados por algum desespero que possa aparecer.

Fiquei também com a certeza que dentro de um mês seremos convocados para assistir a um plano de trabalho que será sério.

Tal como na hora o fiz quero agradecer a coragem a este grupo de valentões por retomarem o Santarense.

Um obrigado público e sincero aos timoneiros.

Conceição Tavares,  17 de maio de 2009 às 15:23  

Eu sei que o Senhor Engenheiro também tem o dom da escrita. Conheço-o pessoal e intelectualmente. Agradeço o elogio,mas julgo não o merecer, porque sou, por natureza a perguiça personificada. Preciso derenpentismo e do fogo da paixão para alimentar esta minha mania de responder de imediato. Senão a minha barca naufraga qual veleiro sem vela.

Também eu, desejo de todo o coração o êxito destes jovens. Merecem-no. Ficarei à disposição.

Um abraço

Titá 17 de maio de 2009 às 15:45  

Eis uma boa noticia!Parabéns!!!
Uma Associação em prol de Santar que renasce.
A todos, os que se propuseram à concretização deste objectivo, o meu sincero Obrigada e votos de enorme sucesso.
Não vai ser uma tarefa fácil. Fazer renascer é sempre mais dificil do que contruir de raiz, mas acredito neste sonho e tenho fé nestes valentes. Quanto a nós, Santarenses, resta-nos desde já, colocarmo-nos à Vossa disposição para o necessário. Teremos que ser os Vossos remos, para que esta viagem chegue a bom porto.
Parabéns
Bem Haja

BLACKMORE,  17 de maio de 2009 às 16:33  

RUI NOGUEIRA....O homem das "4ou5"caras...uma vez aplaude...outra vez critica...hoje diz uma coisa...ha manha diz outra..."EM QUE FICAMOS".ESTÀ A FICAR IGUAL A"ELES"!!VIVA SANTAR

Anónimo,  17 de maio de 2009 às 18:33  

@ Conceição Tavares

Caríssima é para mim um enorme prazer ler e reler os seus textos,qualquer pessoa um bocadinho observadora vê a maneira como domina a escrita.
Já agora , uma vez que conhece bem o
Sr, Armando Carvalho quando tiver oportunidade
diga-lhe quem é a estrêla funesta.
Continue atenta.

Cumprimentos Santarenses.

Anónimo,  17 de maio de 2009 às 19:29  

gentinha agoirente. Vá mas é para a Carvalha dar a ma lingua que la ja conhecem a sua limgua sibilante

Elsa Loureiro,  17 de maio de 2009 às 23:07  

Continuando a história (…)
Um novo dia renasceu!
E continuando a remar lentamente, como estes timoneiros sempre fizeram, sem nunca deixar encalhar o barco, lá vão indo a navegar. De tal modo, que as próprias estrelas lá do alto olham para eles e perguntam-se: Serão estes timoneiros capazes de prosseguir tal viagem? Vamos esperar, que a noite caia e que eles saibam quais as estrelas que os podem orientar porque quem este conhecimento não tiver corre o risco de se ofuscar com demasiado brilho.
Coragem não lhes falta, vontade também não aliás é motivo para dizer “que força é essa Amigo que trazes no peito (…)” (Sérgio Godinho). Esperamos que com toda esta força eles levem o barco a bom porto.

Anónimo,  18 de maio de 2009 às 00:21  

Ao sr.B....antes não a tinha o 25 de Abril deu-me a LIBERDADE e os meus Pais a HONESTIDADE e SINCERIDADE .

Assino : RUI NOGUEIRA

Tó Neves (Tonhe),  18 de maio de 2009 às 11:44  

Os meus parabéns aos corpos gerentes da Associação Cultural e informativa de Santar “Os Amigos de Santar”.
Gostei de ver no novo elenco directivo, alguns que fundaram a associação e outros que lutaram para que a mesma renascesse.
Uma coisa que sempre gerou alguma confusão foi a questão dos sócios desta colectividade, pois existiam os assinantes do “Santarense”, que não se sabia ao certo se eram sócios ou apenas simples assinantes.
Para que tudo seja transparente, exorto esta direcção a começar um trabalho de base que, a meu ver, começará pela elaboração de estatutos, (caso não existiam), e pela inscrição dos sócios.
Os estatutos são a “lei” fundamental das associações, levando a que toda a sua organização e propósitos, não dêem azo a interpretações dúbias e aproveitamentos pessoais, políticos ou de outra natureza.

Focando agora outro ponto, não entendo ou entendo mal, algumas criticas dirigidas ao Sr. Rui Nogueira, que por acaso é presidente de uma associação de Santar, não sei se por ele ter tomado uma posição politica. Mas como já referi em post’s anteriores, a Sociedade Musical “2 de Fevereiro”, tem estatutos, aprovados! E como tal acho que o Sr. Rui Nogueira a ter que dar explicações publicas sobre as suas tomadas de posição, – que são, e quero salientar, pessoais, não implicando a associação que preside – essas explicações deverão primeiramente ser dadas aos seus pares da direcção e em sede própria aos elementos e sócios.
Este meu comentário não visa questionar as opções pessoais, mas sim remeter para os locais próprios a sua discussão, caso os envolvidos o queiram fazer, sem nunca descurar o excelente trabalho desenvolvido em prol da Banda, de Santar e do concelho de Nelas.

Anónimo,  18 de maio de 2009 às 16:07  

Uma estrela renasceu em Santar: A Associação "Os amigos de Santar".
Não foram os que ficaram parados ou os que não participaram na acção, que fizeram o mundo em que se vive. Dizia uma musica pós 25 de Abril "trabalha amigo que o falar não é ofício, cada dia de trabalho, vale mais que um comício".
Não basta só ter ideias, é preciso tambem metê-las em prática. A coragem demonstrada para desenterrar algo que estava morto é de inaltecer, principalmente pelo Carlos Isidro.
Claro que os textos "cuidados" e o remar ou não contra a maré são aceitáveis, mas o mais importanta é trabalho, trabalho e trabalho.
Deixo um apelo à união dos santarenses, em prol deste projecto, endereçando os parabens à direcção e pronto tambem para dar o meu contributo.

85,  18 de maio de 2009 às 22:05  

@ conceiçao tavares .
gostava de saber o nome do livro de onde tirou este texto sobre o barco a remos.
E LINDOOOOO.

Anónimo,  18 de maio de 2009 às 23:29  

pa cuidado que a conceiçao tavares (ou a sibilina) alem de ter a vassoura, roga pragas e ate desconfio q tem um grato preto.

Conceição Tavares,  19 de maio de 2009 às 10:09  

Se acha que foi de um liro, então convido-o/a a fazer uma viagem até às Livrarias. Eu sei, porque sou grande Leitora, que nas Livrarias existem catálogos muito bem elaboradas e onde é fácil colher elementos. Talvez lá encontre o que procura. Mas sempre lhe digo: que a minha linguagem será tanto ou mais perfeita, quanto melhor e mais perfeitamente for provocada. Por isso, O Senhor ou Senhora, além da provocação irá ter que usar uma linguagem mais selectiva que exprima também as impressões, os afetos e as paixões - numa palavra - oos seus Sentimentos.

Quanto a ter um gato e e rogar pragas, dir-lhe, meu caro/o que sou uma católica convicta, que ama e respeita o próximo. A minha formação educação não me permitem pisar caminhos ínvios nem professar ideais maquiavélicas. E se Você souber ler correctamnente o apanhar o sentido da minha escrita, com certeza, que não existe em todos os textos que escrevo, qualquer palavra de agoiro, antes pelo contrário. Aconselho-o a reler e tentar entrar no âmago das questões.

Ainda lhe digo mais: não uso pseudónios nem nicks, o meu nome é efectivamente Conceição Tavares

Há! não tenho gato e muito menos prêto.

Um abraço.

Bruno Pina,  19 de maio de 2009 às 14:39  

Quero dar um voto de apreço a todas as pessoas que fazem parte da Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direcção da associação "Os Amigos de Santar".
Espero e desejo como membro da direcção contar com o apoio de todos os Sanrarenses.
Desde já o meu muito obrigado!

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 16:16  

Quem não tem categoria, critica as coisas boas que estão escritas por Conceição Tavares.
Não a conheço pessoalmente, mas sinto que tem uma cultura acima da média e com grande poder para se exprimir em prol da sociedade.
Muito obrigado pelos seus textos

Carlos Aurindo 21 de maio de 2009 às 02:40  

@ Bruno (Té)

Seja bem vindo ao blog. Não faça conta do que possa ser dito, o importante é ter a noção das calçadas, em feminino, que nos conduzem a casa. Todo aquele que se prese é criticável, os que não o são, são-no pura-e-simplesmente, não querem fazer parte. Abreviando; o "chisco" vê-se no olho do outro.
Cumprimentos:
Ordysi

Regina Santiago,  24 de maio de 2009 às 00:18  

Não sendo santarense, mas visitante e leitora assídua deste espaço, não sei se ainda atempadamente, venho a esclarecer que a imagem das crianças no barco que acabam por adormecer e consequentemente, sentirem-se perdidas no leito do rio, nada mais é do o plágio da imagem presente no conto "Abyssus Abyssum", cujo autor é um escritor contemporâneo que tem por graça Trindade Coelho! Diz-vos quem sabe!
Já agora, ao contrário do que aconteceu às crianças do conto, que os timoneiros do projecto "Amigos de Santar" jamais "adormeçam" ao leme e saibam, de forma clara e segura, os trilhos a seguir para chegar a porto seguro! Parabéns

Enviar um comentário