terça-feira, 19 de maio de 2009

Raridades;



25 comentários:

Titá 19 de maio de 2009 às 11:55  

Sem dúvida, uma raridade!
Fez-me lembrar outra raridade, de um Santar longinquo de há muitos anos, que às vezes por graça conto à minha filha: Os bois do Sr. Ranhados. Eu era miúda e ficava fascinada a olhar para aquela parelha. Já sabia mais ou menos a que horas o Sr. Ranhados voltava para casa e lá ia eu, buscar um sumol ao Sr. Baltazar, sentar-me no "banco da preguiça" com a Prima Antónia, Sra Maria e a Sra Salomé, só para os ver passar.Às vezes ele levava-me na carroça até à fonte da feira e depois lá voltava eu a correr fascinada por aqueles animais.
Ainda não consegui mostrar à minha filhota ( ao vivo) uma parelha de bois, já não os há em Santar e pelo resto do país quase em vias de extinção. Felizmente, aos burros, ainda há quem tente preservar.
Gostei desta fotografia e da imagem de um Santar que já quase não existe, mas que foi a nossa raiz. Quem sabe, um dia, não se faça como em Mafra e se crie um Museu de alfaias agricolas e de imagens rurais do século passado...só para matar as saudades e enganar a nostalgia.

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 15:36  

De facto... raridades...
Mas qual deles?
O de 2 ou 4 patas?

Titá 19 de maio de 2009 às 16:56  

Ambos!
Porque pessoas boas e educadas também já estão em vias de extinção.

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 17:21  

Pois pois...
educadas talvez, mas criadas não.........

RRT,  19 de maio de 2009 às 17:30  

Caríssima Titá, Paulinha como sempre te chamei,
Aceitei o teu convite e vim navegar no novo blog Santarense.

Vejo um grupo bem intencionado e actual que pretende colocar uma Vila on line, que pretende divulgar edifícios e até pessoas ilustres para a terra e vi também que divulgam as vozes de burros que antigamente não chegavam aos céus mas que agora, somente à distancia de um clic, são também aquelas que chegarão aos mesmos sítios.

Santar é assim! É isto mesmo, e por isso os indigentes estão a fazer um bom trabalho. Em abono da verdade. Mas sabem que há filtros nos blogs não sabem Caros Indigentes?

Louvo a intenção de quererem criar um espaço de discussão fruitiva mas espanto-me com tamanho naifismo se contam que serão interpretados em prol da terra e não como novos políticos e emergir.

Permiti-me o cinismo, que aliás já o conheces e sempre mo acusaste, mas a idade também já não me permite outra postura: Vou esperar para ver! Ou este projecto cai por terra ou vai abandalhar-se com criticas, mas línguas, rumores e ser aproveitado para politicas. Está nas Vossas mãos!
Sabes no entanto que apoio este tipo de iniciativas e que torço por todos os indigentes. Alguns, conheço há anos. Outros já não estou a ver quem são, mas é sempre de louvar qualquer acto que tente ir contra a corrente enfadonha.

Andei por aqui cerca de uma hora e não pude deixar de me recordar de quando eras pequena e o Rios e o Fazenda quando te queriam irritar diziam-te que tu eras parecida com o teu tio Zé Mansinho. E tu, irritada, dizias logo: “ Não, eu sou Chicote”.
Miúda, não és! És mesmo como o Tio Mansinho, pois só essa parecença te dava a dignidade e a altivez que tens revelado ao longo deste tempo, engolindo sapos sem responderes ao nível. Admiro-te! E fico espantado com o silêncio dos Barriquinhas que não vieram logo defender a honra.
Resta-me, depois de ter esbanjado o meu cepticismo, deixar os Parabéns a todos os Indigentes e Afins pela iniciativa e deixar votos de felicidades. Voltarei a visitar-vos. Até sempre!
RRT

RRT,  19 de maio de 2009 às 17:32  

Quer dizer, permitem anónimos e uRL's e depois pedem aquelas letras irritantes de acesso. Decidam-se ou é um espaço com direito a admissão ou entra tudo de porta escancarada.
RRT

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 17:51  

Não gostei desse comentário dos burros minha senhora, está a começar mal.

Anónimo,  19 de maio de 2009 às 19:07  

só os Chicotes conseguem manter essa distancia relativizar as coisas e dar importancia só ao que na realidade tem

Rute Loureiro,  19 de maio de 2009 às 19:28  

Coloco-me totalmente contra "filtros", uma vez que cada mente só assimila o que quer... além de que, parto do principio que o primeiro filtro por que devem passar as palavras, é o filtro da EDUCAÇÃO... e quem não tem esse filtro, não tem nada. Ficando, portanto, ao critério de cada um expor, ou não, a sua falta de postura!

Conceição Tavares,  19 de maio de 2009 às 20:26  

Os senhores que estão chocados com os termos em que foi comentada a questão dos asnos, não são os únicos.
Os meus textos poderão ser polémicos para muita gente, nomeadamente para a autora do comentário Senhora D. Teresa Paula,porém na minha mordacidade e ironia procurei sempre respeitar, respeitar, respeitar. Este será o último texto que postarei neste blog.
Lamento que a incompreensão e a falta daquilo que a minha mãe me deu no berço "chá", seja por vezes tão notório nalguma espécia humana.

Agradeço do coração A todos os que me leram, mesmo áqueles que me atacaram.
Não resisto, porém de deixar uma vez um mordaz e verrinoso pensamento:

A QUEM ME LER

A minha cabeça não tem pretensões literárias. Não encerra belezas de estilo, sublimidades de pensamento, nem conceitos filosóficos.
Procura apenas ser verdadeira nos assuntos, imparcial na observação, justa nas apreciações, rigorosa nas citações histórico-literárias, útil áqueles que amam a Língua Portuguesa.
Se estes fins não foram alcançados, o que a crítica inteligente, desapaixona e benévola dirá, dar-me-ei por recompensada do esforço dispendido.

Felicidades para o blog, e para todos os projectos que este punhado de rapazes teve a coragem de encetar.

Até sempre.

Titá 19 de maio de 2009 às 21:49  

Chocada fiquei eu agora. Por esta não esperava.
Ainda hoje, comentava com um primo meu que naõ sabia a razão porque me atacava tanto, nem porque era tão amarga nos seus comentários e afirmava que nem a conheço, nem sei quem é.Creio que em momento algum fui indelicada consigo e até acho, que tive motivos para o ser, mas não fui.
Não percebo mais uma vez a sua acusação, mas confesso-me indignada e cansada desta parvoice.
Quando aceitei o convite para escrever no Indigente, fi-lo com a melhor das intenções e porque acredito que Santar merece ser divulgada por esse mundo fora. Fi-lo também, porque acreditava, que este espaço podia colmatar a ausência do Jornal Santarense, mas nunca em momento algum, o aceitei para provocar, ofender ou incomodar alguém.
Mas numa coisa o Ricardo tem razão. Eu sempre disse que sou Chicota e por essa razão também não me deixarei ofender. Por mim, acaba aqui e agora!
Santar é a sua terra e a Senhora, apesar da amargura e da ironia nas palavras até escreve bem, pena que se perca tanto com insinuações e acusações infundadas.
É por estas e por outras que tantos que tentaram fazer algo por Santar desistiram. Não vale a pena!

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 00:28  

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos Rodrigues 20 de maio de 2009 às 01:18  

@ Titá e @ Conceição Tavares

Minhas caras ao que parece deve haver aqui qualquer espécie de mal entendido, não me parece que as trocas de opinião efectuadas neste blog por ambas ou entre ambas possam ter causado tal atrito.
Até porque a Titá como colaboradora e a Conceição Tavares como comentadora trazem o sal de que este blog também necessita.
A liberdade de uns começa onde acaba a de outros, e não me parece que até agora esse limite tenha sido ultrapassado.
No que toca à minha opinião devemos deixar certos pruridos para trás das costas, e não devemos tomar atitudes radicais, continuo a contar com as duas.

Um Beijo à Titá

Respeitosos cumprimentos à Conceição Tavares

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 03:37  

Minhas lindas meninas afinal de contas já são crecidinhas e sabeduria é coisa que não vos falta.
A nossa Letrada CONÇEIÇÃO TAVARES até pode ter alguma razão! Mas também acredito que hoje ela não é a mesma pessoa que há uns dias atráz, por o bem e esse sim é o seu discurso que por cá tem tentado passar.
Mas minha Irmã Beirã, você com essa formação com essa maturidade já deve estar habituada ao confronto de ideias, daí nós pensarmos que estamos correctos e quando menos espera-mos vem alguém a dizer que a ( belicámos ).
Isso é a vida é viver...
A TITÁ uma linda menina ,que também deve explicações há MÃE NATUREZA por sêr generosa consigo , a meu vêr e não quero julgar ninguém porque não quero n ... devo n... posso , quêm sou eu ?...
Mas TITÁ , deixa que te diga uma coisa tu não gostas mais de SANTAR do que eu a CONCEIÇÃO ou qualquer SANTARENSE, que se preze .
Como ativista anónimo e por vezes também tem de ser assim , não somos todos iguas,pois uns falão muito, mas fizerão ou fazem pouco, não vamos por aí ,isso é política.
Minhas Senhoras:
Este espaço não é o mesmo sem vós por cá e como disse e a meu ver bem a Iluminada Indigente RUTE , teremos de colucar um filtro nisto.
Nos dias de hoje temos de saber dividir o lixo e só por isso que hezistem os éco-pontos!!!...
Tenham muita, mas muita saúde e se não fôr hoje num futuro próximo digam mais alguma coisa fasendo o favôr.

Cumprimentos , Santarenses.

ÓBRIGADO.

Armando Carvalho 20 de maio de 2009 às 10:58  

@ Conceição Tavares @ Titá

Tenho lido o Indigente cada vez de forma mais rápida, mas não menos profunda, não menos interessada, não menos apaixonada, mas o dia só tem 24 horas…

Primeiro (vamos lá a respeitar as idades … ) minha caríssima Tavares:

Os seus textos são brilhantes e trazem o SOL Maior a esta terra de músicos e muitas outras coisas. Falo-lhe em tons musicais porque quem tão bem escreve musicará qualquer lugar. Foi este o caso deste blog! Agradeço-lhe muito todos os seus textos (Mesmo o dos Às armas …) – vi-a no seu melhor! Por Santar Republicana! Confirmei-a valente.

Peço-lhe que retome a sua escrita. Por favor não se afaste, porque sinceramente penso que está a tomar uma atitude precipitada e desnecessária.

Ao ter regressado a Santar (como disse) por certo deixou de ter que olhar para as matas lá das Lisboas ou dos Seixais (aquelas onde eventualmente levava os netos a passear ou quiçá algum deles aprendeu a andar) para lembrar (e chorar saudades) de Santar. Como está cá, por favor não se afaste.

Agora querida Titá:

Não leves a mal o que a Conceição te disse. Se o fez é porque gosta de ti (só pode) e tem expectativas elevadas a teu respeito (como eu e todos os que te querem bem).

A exclamação do anónimo é isso mesmo! Brado de espanto reflexo de que isto é mero fumo sem fogo, de que isto não é nada. Os nossos amigos espanhóis têm uma frase de que gosto particularmente: No passa nada!

Permitam-me que vos dedique uma frase que adapto de São Leão Magno:

“Que a nossa cruz seja o ceptro da nossa força”.

Post Scriptum:

Dêm ambas um presente de aniversário ao nosso amigo Sardas e retomem os POSTS.

Um abraço e feliz aniversário ao nosso Sardas.

Titá 20 de maio de 2009 às 11:22  

@Carlos Rodrigues,
Antes de mais, Parabéns! Muitos Parabéns e felicidades!

Quando disse que por mim acaba aqui e agora não queria com isso dizer que acabava a minha participação com os Indigentes, mas sim a atenção que dispensei a comentários que não o mereciam. Como disse a Rute Loureiro e bem, devemos ser nós a assimilar o que queremos. O RR tem razão em dizer que fui inocente ao pensar que a discussão iria ser em torno de Santar e não em torno das pessoas que aqui participam. Lamento Senti-me ofendida com acusação e respondi, mas acabou!Não voltará a acontecer.

Tó Neves,  20 de maio de 2009 às 14:13  

Tanta coisa por causa de um burro (uma foto de).
Esta foto alem de lembrar tempos antigos, é muito recente, pois trata-se de um funcionário da CM Nelas, (a pessoa que pega no burro pelas redeas, para que os anónimos não me interpretem mal), cuja função foi recolher o burro para colocar na Quinta da Cerca, onde estão a ser colocados e tratados os exemplares desta raça que os proprietários abandonam ou já não querem, contribuindo assim para a preservação de uma espécie em vias de extinção.

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 16:35  

Algum dia tinha que ser. A Sra. D.Conceição atacou muitas vezes nem tanto pelo que se escrevia mas á pessoa como até reparos fisicos a outros dos que aqui escrevem.quem nao se sente não é filho de boa gente

TIRA NÓDOAS,  20 de maio de 2009 às 17:27  

Dá-me vontade de rir. Como é possível um burro, originar tantos comentários. Ou somos nós os burros que lemos estas tretas de quem despeja ideias tontas, ou não temos nada para fazer como eu neste momento. Essa senhora comenta tudo. Parece a dona de toda a verdade, ataca tudo e todos. Mas afinal quem pensa ela que é. O que pretende ensinar e onde quer chegar? deixe-se disse e comente outras coisas que não sejam de burros. VALHA-ME DEUS.

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 18:22  

Não acredito que tenha sido a Titá a escrever que ela tem sido mais educada e doce do que o que esta escrito, mas se foi só disse aquilo que muitos pensam pois essa senhora Conceiçao ou simbilina só tem atacado e derrotado chamádo a si as atenções.Diz-se muito culta e escreve muitas palavras mas as atitudes sao de quem não tem educação nenhuma.Ate parece que apareceu só para estragar parece inbeija

Anónimo,  20 de maio de 2009 às 18:26  

cá p mim o RRT até é a conceiçao q andava mortinha por uma cena e ninguem lhe ligava.

manuel Matias,  20 de maio de 2009 às 23:54  

É triste e de lamentar que alguém que nao tem a coragem de se identificar comente o que quer que seja, tal acto só demonstra o carácter de quem comenta, assim sendo so fica visivel que, a cobardia é o rosto dos impotentes e incapacitados da sociedade Santarense.Sem outro tipo de qualquer comentário, saudações para todos.

Ass: Manuel Matias

Anónimo,  15 de junho de 2009 às 00:31  

Quem vai à guerra dá e leva mas é de mau tom estar sempre a "malhar". Se a senhora tem netos devia ser mais delicada e dar o exemplo de verdadeira cidadã, tolerante e humilde. Se quer protagonismo, crie o seu espaço e indique o lugar para a irem LÁ comentar e bajular.

Caramba. Basófias.

Anónimo,  14 de agosto de 2009 às 23:36  

De tanto ouvir falar mal deste indigente, de tantas criticas negativas ouvir, tive curiosidade e vim ver... ao abrir vi a fotografia da burra... achei uma certa graça!Enfim.
Sinto pena e uma certa tristeza que ao perder-se tempo com coisas destas, tb.não se perca tempo com o seguinte:
Peço aqui ao Sr.fotógrafo Carlos Fazenda que tenha tb algum tempo livre para fotografar um tamque que o sr.corgas , casado com a filha do olho branco,teve o desplante em plena zona histórica,e zona pubica, acimentar ao chão,esse próprio tampe sem autorizaçao de ninguém.Esse tamque encontra-se ao fundo de uma escada de pedra,(Desculpem não vivo em Santar, não sei o nome da rua...) casa que antes era dos Pais do Zé pais e que foi comprada por ele(Esta casa está pegada á casa do Sr.falecido Voltazar).Tudo isto porque imbirrou que não quer o caixote do lixo nesse sitio,caixote esse que esteve lá anos segudos.O caixote do lixo sempre foi colocado nesse sitio porque a casa é desabitada e ninguem a atiliza.Tudo isto porque este homem come do mesmo tacho do lexivias, e este lexivias que é um corrupto que todos conhecemos só quer marcar calendário.
Como frizei inicialmente,sinto-me triste com estas situações.Como é possivel perder tanto tempo com tantas futilidades, e coisas como estas passarem despercebidas.A ti Carlos Fazenda , fico á espera de ver esta fotografia do tamque.É uma vergonha para Santar termos um presidente de Junta tão ignorante e tão insencivel.A culpa de Santar estar nesta situação, é toda nossa...enfim que homem corrupto nos governa que compactua com estas situações e muitas outras.Isto porque os vizinhos já foram á junta reclamar e o sr.Presidente fez o favor de os tratar mal e que fossem era governar as casas deles porque ali mandava ele. Enfim!!!

Carlos Alberto C.Liberto,  11 de setembro de 2009 às 20:31  

Gostei de O INDIGENTE.Tenho saudades da minha terra e sua gente.Parabéns a todos,voltarei mais vezes.

Enviar um comentário